Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
12 Jan 2026 | 08:30 |
Nicolás Otamendi vai falhar o próximo compromisso do Benfica, diante do Porto, e José Mourinho já definiu o plano alternativo. Gonçalo Oliveira perfila-se como a escolha mais provável para assumir a titularidade no clássico escaldante frente aos dragões. O jovem central deve merecer a confiança total do técnico para este duelo de elevada exigência e responsabilidade.
As preocupações aumentam para o Benfica, uma vez que António Silva permanece em dúvida para o jogo. Com a incerteza clínica, falta definir quem renderá Nicolás Otamendi ao lado de Tomás Araújo. Gonçalo Oliveira - que está na mira de gigante europeu - surge como a possibilidade mais sólida para fechar o setor recuado e tentar travar as investidas do perigoso ataque portista.
O impedimento resulta da recente expulsão de Nicolás Otamendi na prova anterior. O capitão viu o cartão vermelho direto nas meias-finais da Taça da Liga, diante do Braga, falhando assim a importante deslocação ao reduto do Porto. Esta baixa de peso obriga a reajustes forçados e imediatos na estratégia defensiva das águias.
O clássico está marcado para a próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2026. O encontro terá início às 20h45, no Estádio do Dragão. A partida decisiva é válida para os quartos de final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, prometendo emoções fortes, e terá transmissão na RTP 1.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Gonçalo Oliveira - avaliado em 2 milhões de euros - leva 16 encontros disputados: 11 na Segunda Liga e cinco na UEFA Youth League. Nos 1.395 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jovem defesa-central, que tem contrato até 2027, marcou quatro golos e fez duas assistências.
Rivais lisboetas disputam alvo neste mercado de transferências, mas concorrência pode deixar águias e leões em posição muito complicada.
12 Jan 2026 | 07:47 |
Alex Amorim, atualmente no Alverca, entrou no radar das águias para a próxima época. Contudo, os encarnados não estão sozinhos na corrida pelo médio, visto que o Sporting também monitoriza atentamente a evolução do jogador. A disputa entre os dois gigantes de Lisboa promete aquecer os bastidores do futebol nacional.
Para lá do interesse dos dois clubes portugueses, o atleta consta na lista de emblemas europeus de renome, como o Milan ou o PSV. Esta cobiça internacional, vinda de Itália e dos Países Baixos, traz dificuldades acrescidas a leões e águias. A entrada de tubarões estrangeiros na equação pode inflacionar o preço e complicar qualquer abordagem inicial.
Existe outro fator complexo nesta operação financeira. O emblema ribatejano detém apenas 50% dos direitos económicos do craque, pertencendo a outra metade ao Fortaleza. Esta divisão do passe faz com que o Alverca suba as exigências financeiras para libertar o médio num futuro próximo.
O centrocampista é visto como um talento puro, apresentando uma enorme margem de progressão para o futuro. Com apenas 20 anos, o futebolista assumiu-se rapidamente como uma das grandes figuras da equipa e também da Liga Portugal Betclic, demonstrando uma maturidade acima da média
Nesta temporada, ao serviço do Alverca, Alex Amorim – avaliado em 2,5 milhões de euros – realizou 19 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.603 minutos em que esteve em campo, o atleta, que tem contrato até junho de 2028, marcou dois golos.
Clube brasileiro coloca fasquia elevada para libertar atleta que agrada bastante ao Clube da Luz, o que pode complicar o negócio
12 Jan 2026 | 07:32 |
O Benfica - que terá reforço surpresa para a segunda metade da época - está interessado na contratação de Facundo Torres. A informação foi avançada pelo especialista em mercado Ekrem Konur, garantindo que as águias seguem atentamente o pupilo de Abel Ferreira. O internacional uruguaio surge como um alvo para reforçar o ataque dos encarnados nesta janela de transferências de inverno.
O Palmeiras estará a exigir uma verba situada entre os 30 e os 35 milhões de euros. De acordo com a mesma fonte, o clube não pretende facilitar a saída deste ativo importante. Esta exigência financeira elevada pode complicar bastante as negociações entre os dois emblemas.
O atleta, que chegou ao plantel de Abel Ferreira em 2025 oriundo do Orlando City, quer sair do verdão. A vontade do craque passa inequivocamente por rumar à Europa. O futebolista sente que está na altura ideal para dar o salto competitivo na carreira e testar as suas capacidades num campeonato do Velho Continente.
O sul-americano é um extremo canhoto, que pode atuar nos dois corredores com grande facilidade. O avançado destaca-se por ser muito forte no um contra um e possui uma capacidade de finalização bastante apurada. Estas características técnicas agradam muito ao Benfica, que vê nele o desequilibrador perfeito para agitar o plantel.
Na temporada 2025, com a camisola do Palmeiras, Facundo Torres – avaliado em 13 milhões de euros – realizou 61 jogos: 29 no Brasileirão, 14 no Paulista, 11 na Copa Libertadores e quatro no Mundial de Clubes. Nos 3.637 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou 10 golos e fez cinco assistências.
Atleta não conta para José Mourinho no Clube da Luz, sendo que somou minutos pela última vez a 21 de novembro, na Taça de Portugal
12 Jan 2026 | 07:20 |
O Vitória de Guimarães está interessado na contratação de Henrique Araújo. A informação foi avançada pelo site Mais Futebol, garantindo que o emblema minhoto segue atentamente a situação do atleta do Benfica. Os vimaranenses veem no jovem uma excelente oportunidade de mercado para reforçar o ataque nesta janela de transferências de inverno.
O interesse dos conquistadores explica-se pela incerteza em torno de Nélson Oliveira. Curiosamente, o antigo jogador do Benfica termina contrato no final da época e o futuro permanece em aberto. A direção vitoriana procura precaver uma eventual saída, identificando no camisola 39 o perfil ideal para suceder ao experiente veterano.
O Benfica está disposto a negociar o atleta a título definitivo neste mercado de transferências. Conforme avançou em Exclusivo o Glorioso 1904, a estrutura liderada por Rui Costa não coloca entraves à venda do passe. A SAD encarnada pretende encontrar uma solução financeira que satisfaça todas as partes.
O jogador não conta para José Mourinho e está infeliz na Luz. O avançado esperava ter mais oportunidades na equipa principal, mas a utilização tem sido escassa sob as ordens do técnico sadino. O descontentamento com a falta de minutos motiva a procura urgente por um projeto onde possa jogar com regularidade.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Henrique Araújo — avaliado em 2 milhões de euros — disputou apenas 11 jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Portugal. Nos 135 minutos em que esteve em campo, o avançado não fez qualquer golo ou assistência.