
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A partida do próximo sábado continua a fazer correr muita tinta na imprensa portuguesa. Dessa forma, e de acordo com o jornal A Bola, que fez um registo entre Anatoliy Trubin e Rui Silva, onde o guardião do Benfica, que tem sido aposta de Bruno Lage, acaba por ser superior em algumas estatísticas.
No próximo sábado, 10 de maio, Benfica e Sporting vão protagonizar o "Dérbi dos Dérbis". As preparações para o jogo decisivo já começaram e as comparações também não escapam. A dúvida começa pela baliza, afinal, quem tem o melhor guarda-redes? Quem é melhor, Trubin ou Rui Silva? Números não enganam.
O ucraniano terá um adversário ao seu nível no campeonato, sendo que o guardião leonino foi contratado para ser dono da posição e desde que chegou, não cedeu dúvidas a Rui Borges e foi titular. Do outro lado, Samuel Soares ainda ameaçou a presença de Trubin no onze inicial, mas muito mais por mérito do suplente, do que propriamente por demérito do número 1.
Quando comparamos em termos de golos sofridos no campeonato, o camisola 1 do Benfica sofreu 26 golos em 30 partidas, ou seja, 0,87 tentos cedidos por jogo. Além disso, o ucraniano deixou de sofrer remates certeiros em 12 ocasiões, totalizando 43% dos jogos com 'clean sheet'. Outro fator que dá destaque a Trubin são os penáltis, que nem o leão nem qualquer outro supera o guardião da Luz.
Já Rui Silva, tem menos golos sofridos do que o Benfiquista, porém, disputou apenas 15 jogos pelo Sporting este ano, metade do seu adversário. Ao todo, foram 12 golos sofridos, o que totaliza 0,82 tentos por jogo. Além disso, 33% das partidas que disputou não sofreu golos. Na marca de onze metros, o sportinguista não fez sucesso e sofreu todos os penáltis.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 45 duelos: 12 na Liga dos Campeões, 30 na Liga Portuguesa e três na Taça da Liga. Nos 4.500 minutos disputados dentro das quatro linhas, o guardião internacional pela Ucrânia sofreu um total de 46 golos.
Timoneiro setubalense continua a preparar o duelo que se realiza no próximo sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz, acabando por poder vir a ter uma surpresa
|
Bruno Lage pode estar a preparar uma cartada para apresentar no Dérbi frente ao Sporting. Apesar de ainda não estar apto, tendo mesmo falhado o treino da passada segunda-feira, Zeki Amdouni pode vir a ser uma surpresa no Benfica e marcar presença no duelo do próximo sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz.
Para isso, os encarnados têm uma espécie de 'plano' em marcha. Segundo revela o jornal desportivo Record, na edição desta quarta-feira, o atacante tem feito os tratamentos e dependendo da reação poderá mesmo integrar o leque de opções. A estratégia passa assim por ir reavaliando o craque até ao jogo. Certo é que a vontade do futebolista é de ir a jogo.
No entanto, de acordo com informações avançadas pela mesma fonte, Amdouni, que ainda não está a 100 por cento, depois de ter saído lesionado frente ao Estoril, na jornada 32 da Liga Portugal Betclic, está deste modo "na luta" para conseguir sair da enfermaria do Benfica. O helvético, recorde-se, deu lugar a Schjelderup na Amoreira, saindo com queixas.
O Dérbi eterno, vale destacar, está então agendado para o próximo sábado, 10 de maio, na Catedral do Benfica. Pupilos de Bruno Lage vão defrontar o Sporting de Rui Borges pelas 18h00, na 33.ª jornada do Campeonato Nacional, num duelo que pode decidir quem será o campeão nacional da presente temporada.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Zeki Amdouni – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – foi aposta de Bruno Lage em 43 encontros: 11 na Liga dos Campeões, 24 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal e ainda dois na Taça da Liga. Nos 1.372 minutos que disputou, o avançado internacional suíço marcou nove golos e realizou ainda duas assistências de águia ao peito.
Juiz português foi o nomeado esta quarta-feira, 7 de maio, para arbitrar o duelo frente ao Sporting no próximo sábado, partida que pode definir o Campeão
|
João Pinheiro vai ser o senhor do apito no Dérbi entre o Benfica e o Sporting, duelo que se realiza no próximo sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz, partida essa que pode vir a consagrar os encarnados como os novos Campeões Nacionais. Porém, o nome do juiz nos últimos (grandes) encontros em que esteve em campo com as águias está envolvido em algumas polémicas.
Começando pelo primeiro grande duelo em que João Pinheiro marcou presença, Vangelis Pavlidis acabou por ser o 'prejudicado'. Ao recuar à primeira volta do Campeonato, quando o Benfica recebeu o Porto no Estádio da Luz, o juiz da partida não deixou 'saudades'. O camisola 14 dos vermelhos e brancos acabou por ser uma vítima, ao ver um golo limpo ser anulado por fora-de-jogo. Porém o 'erro' do árbitro acabou por não ter impacto no resultado, isto porque as águias de Bruno Lage golearam os dragões, na altura ainda com Vítor Bruno no banco, por quatro bolas a uma.
No entanto, as 'falhas' de João Pinheiro não se ficam por aqui, quando se trata a jogos de destaque. Em janeiro deste ano, na final da Taça da Liga, o juiz voltou a 'tramar' o Benfica. Com o duelo empatado, o árbitro fez 'vista grossa' e ignorou uma mão na bola de João Simões, acabando por não assinalar uma grande penalidade a favor da turma de Bruno Lage, que curiosamente viria a conquistar o troféu através do desempate da marca dos 11 metros.
Contudo, nem tudo são más notícias para o Benfica. As águias de Bruno Lage podem tirar um ponto favorável da nomeação de João Pinheiro. No seu historial, o juiz apitou 34 jogos dos encarnados, sendo que nessas partidas, o Clube da Luz saiu vitorioso em 23 ocasiões, tendo empatado seis e perdido cinco vezes.
O Dérbi eterno, vale destacar, está então agendado para o próximo sábado, 10 de maio, na Catedral do Benfica. Pupilos de Bruno Lage vão defrontar o Sporting de Rui Borges pelas 18h00, na 33.ª jornada do Campeonato Nacional, num duelo que pode decidir quem será o campeão nacional da presente temporada.
Clube vermelho e branco vai receber no próximo sábado, dia 10 de maio, às 18h00, a turma dos leões, no Estádio da Luz, na jornada 33 da Liga Portugal Betclic
|
O final da época está a aproximar-se. No entanto, ainda há muita coisa para se descobrir no contexto nacional. No próximo, Benfica e Sporting vão a campo para, possivelmente, descobrir quem será o novo Campeão português. Contudo, a rivalidade fica apenas dentro de campo, já que fora deles, tanto Rui Costa como Frederico Varandas estarão na tribuna presidencial do Estádio da Luz para assistirem o dérbi juntos.
O encontro entre o Presidente do Clube da Luz e o representante máximo do Sporting já havia acontecido na primeira volta, quando o líder dos leões abriu as portas ao ex-jogador para assistir ao Dérbi a seu lado. Contudo, não existia certeza que isso voltaria acontecer na segunda volta e a informação só foi confirmada agora.
Assim sendo, juntamente com Rui Costa e Frederico Varandas estarão outras figuras do futebol português, como o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, e o novo líder da Liga, Reinaldo Teixeira. Agora, resta assinalar que numa política de reciprocidade, as águias irão disponibilizar mais lugares do que está regulamentado, tal como os leões fizeram no primeiro jogo.
Assistir à partidas de futebol ao lado do seu adversário é um gesto simbólico de fair play que nem sempre acontece no futebol. O duelo contra o Porto, por exemplo, Rui Costa não foi convidado por André Villas-Boas para assistir ao confronto junto ao presidente do emblema do Norte.
Vale recordar que o Benfica recebe o Sporting no Estádio da Luz no próximo dia 10 de maio, em duelo válido para a 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A partida pode decidir quem será o campeão português na época 2024/25 e está agendada para ter início às 18h00, na Catedral dos vermelhos e brancos.