Futebol
Conheça Mónica Jorge: a nova responsável máxima do futebol feminino do Benfica
13 Nov 2025 | 12:53
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
13 Nov 2025 | 14:54 |
Números revelam que impacto de José Mourinho foi menor em relação a Bruno Lage. Pelo que foi apurado, ambos os treinadores assumiram o comando técnico do Benfica na mesma situação, contudo, a 'chicotada' psicológica do setubelense teve um efeito mais rápido no plantel do que tem sido a do Special One.
Ambos treinadores partilham mais do que apenas a cidade de Setúbal. Os dois tanto tiveram uma primeira passagem pelo Benfica, saíram e regressaram, com Mourinho a render Bruno Lage. No entanto, o impacto que o treinador de 49 anos teve na equipa sentiu-se mais rapidamente quando rendeu Roger Schmidt, do que agora, com o Special One a substituir o setubalense.
Assim, o jornal A Bola comparou o percurso dos treinadores nos 12 primeiros encontros à frente do comando técnico do Benfica que, por curiosidade, corresponde ao exato período, incluindo as pausas para as seleções. Observando os n~umeros, verifica-se que José Mourinho tem menos triunfos e mais desaires em comparação com o compatriota. Além disse, o Benfica do Special One tem menos golos concretizados.
Por outro lado, apesar do Clube da Luz estar a realizar uma péssima campanha na Liga dos Campeões, em comparação à edição do ano passado, a culpa em torno desta paupérrima campanha não morre solteira. José Mourinho e Bruno Lage são ambos treinadores por detrás das exibições dos encarnados nas competições europeias.
Quanto às mexidas no plantel e idas ao mercado, Bruno Lage recebeu no passado mês de janeiro quatro reforços, como Samuel Dahl, Manu Silva, Bruma e Andrea Belotti. O Special One, por sua vez, aguarda pela abertura do mercado de transferências, mas já sabe que vai ter uma chegada de peso.
Segundo notícias apuradas, informações avançadas pelo nosso jornal dão garantia de decisão tomada pelo Presidente dos encarnados
13 Nov 2025 | 14:35 |
É Exclusivo Glorioso 1904 confirmado! Rui Costa vai deixar partir nome de peso. Segundo foi adiantado pela imprensa, o hoquista Lucas Ordóñez prepara-se para terminar o seu ciclo competitivo no Benfica. Assim, o argentino não irã fazer parte das contas dos encarnados em 2026/27.
A temporada ainda não vai a meio, mas o Clube da Luz já sabe que não irá contar com o argentino de 37 anos - tal como o Glorioso 1904 tinha assumido. Segundo escreve o jornal A Bola, na edição desta quinta-feira, 13 de novembro, o hoquista é o próximo atleta que o Benfica procura 'despachar'.
A mesma fonte esclarece que a saída de Lucas Prdóñez faz parte do plano traçado pela estrutura vermelha e branca, que tem ordens claras para ver sair os atletas mais velhos, de forma a criar espaço para integrar as jovens promessas do clube, a fim de fazer uma renovação do plantel que trabalha às ordens de Edu Castro.
O futuro do argentino de 37 anos, que faz 38 anos no próximo mês de abril, coincide com a estratégia por detrás da partida de Carlos Nicolía, que deixou o Clube da Luz no final da temporada passada. Com a saída do outro atancantes, o Benfica conseguiu então promover, a tempo inteiro, a integração de Viti, hoquista das águias que tem apenas 19 anos de idade.
A partida de Lucas Ordóñez, que chegou na época de 2018/19, proveniente do Barcelona, irá marcar o fim de um ciclo de oito temporadas de águia ao peito, onde conquistou um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal, duas Supertaças e três Elite Cup. Na presente temporada, o camisola 9 já realizou nove encontros e assinou cinco golos.
Poucos meses antes do mercado de transferências de inverno, estrutura encarnada dá boas notícias sobre plantel à equipa técnica do Special One
13 Nov 2025 | 14:15 |
José Mourinho já sabe que irá receber um reforço de peso. Pelo que foi apurado, o treinador do Benfica viu assim confirmado o seu pedido para o mercado de inverno e, ao que tudo indica, irã ter uma grande 'prenda de natal' à sua espera, dada pela estrutura encarnada, liderada por Rui Costa.
Segundo foi adiantado pelo jornal O Jogo, o Clube da Luz prepara a ida ao mercado para fechar a contratação de mais um avançado, a fim de fazer concorrência a Vangelis Pavlidis, titular indiscutível no plentel dos encarnados. Assim, adianta a mesma fonte, tanto o treinador, como o Presidente estão em sintonia.
O diário desportivo informa desta decisão da parte do Benfica como um claro sinal que os restantes elementos do ataque, neste caso, Franjo Ivanovic e Henrique Araújo, perderam ainda mais espaço no plantel, algo que tem vindo a acontecer desde que Bruno Lage deixou o comando técnico das águias.
Pelo que se entende, José Mourinho pretende contar com um avançado que tenha impacto imediato, a fim de conseguir resultados no momento. Por outro lado, no caso dos camisola 9 e 39, amboas atletas são vistos como nomes para o futuro do clube, nomeadamente o croata. No que diz respeito ao mercado, Andreas Schjelderup poderá estar na porta de saída, uma vez que as águias já definiram o seu preço.
Vangelis Pavlidis - avaliado em 35 milhões de euros - tem tido um rendimento inconsistente neste arranque de época. Em 2025/26, o camisola 14 do Benfica realizou até ao momento 22 partidas oficiais entre provas nacionais e europeias. Nos 1.763 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atacante assinou 14 golos e duas assistências.
Atleta não será opção do técnico até final do ano, o que limita bastante as escolhas do timoneiro encarnado, que tem calendário bastante preenchido
13 Nov 2025 | 13:57 |
José Mourinho só vai contar com Alexander Bah em 2026. Depois de algumas informações a dar conta de que o internacional dinamarquês poderia regressar mais cedo do que o previsto, os novos dados apontam que o lateral do Benfica será baixa para José Mourinho até final do ano, o que complica as escolhas do técnico.
Um dos motivos que explica o atraso na recuperação de Alexander Bah, contrariamente, por exemplo, a Manu Silva, é que, durante o período de recuperação, o lateral-direito teve de fazer uma artroscopia. O exame extra obrigou a trabalho adicional do internacional dinamarquês de 27 anos.
Assim sendo, ao dia de hoje, José Mourinho conta com Amar Dedić para a lateral-direita do Benfica. Para lá do internacional pela Bósnia e Herzegovina, Fredrik Aursnes também pode atuar naquela posição, apesar de ser uma adaptação. Leandro Santos, jovem da formação, não tem sido opção.
Lembrar que o último encontro de Alexander Bah pelo Benfica data do dia 8 de fevereiro de 2025. Na receção ao Moreirense, em que os encarnados venceram por 3-2, o lateral-direito foi escolha inicial de Bruno Lage, mas acabou por se lesionar com gravidade no joelho. Nessa mesma partida, Manu Silva também sofreu do mesmo mal.
Em 2024/25, Alexander Bah – avaliado em 10 milhões de euros – foi opção em 29 encontros do Benfica: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. Nos 2.175 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa-direito de 26 anos fez dois golos e três assistências.
Conheça Mónica Jorge: a nova responsável máxima do futebol feminino do Benfica
13 Nov 2025 | 12:53
Gonçalo Moreira brilhou na UEFA Youth League pelo Benfica e já tem tubarões à perna
13 Nov 2025 | 12:45
José Mourinho vai ter reforço importante no Benfica, mas há quem tenha ‘medo’
13 Nov 2025 | 12:34