Futebol
A dois dias do Porto - Benfica, Bruma continua a dar motivos para sorrir
12 Jan 2026 | 16:46
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
12 Jan 2026 | 18:04 |
José Mourinho visita o Porto no jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal com um objetivo claro - vencer pela primeira vez no Dragão como adversário. Aos 62 anos, o técnico do Benfica tem um registo equilibrado frente aos dragões – três vitórias, dois empates e três derrotas –, mas nunca conseguiu triunfar na casa portista.
O percurso histórico de Mourinho frente ao Porto remonta a 2001, quando orientava a União de Leiria e perdeu por 2-1 diante da equipa de Octávio Machado. Posteriormente, como treinador do Chelsea, visitou o Dragão três vezes, somando um empate e duas derrotas, sem que os resultados tivessem implicações práticas, já que o Chelsea tinha garantido o apuramento nas fases de grupos da Liga dos Campeões.
Ao serviço do Benfica, Mourinho registou recentemente um empate sem golos contra os dragões na 8ªjornada da Liga Portugal Betclic. Apesar de não ter vencido, destacou-se um feito relevante: o Benfica foi a única equipa que conseguiu manter a baliza intacta em casa do Porto desde a chegada de Francesco Farioli.
Na Taça de Portugal, Mourinho tem um percurso imaculado ao serviço do Benfica: venceu todos os quatro jogos que disputou, sem sofrer golos. Esta temporada, os triunfos surgiram frente a Chaves, Atlético e Farense, todos por 2-0. O clássico frente ao FC Porto é, assim, uma oportunidade de somar um feito inédito, mantendo a tradição de sucesso na prova e tentando quebrar um tabu que se mantém desde o início do século.
O Benfica defronta o rival azul e branco esta quarta-feira, a partir das 20h45, com transmissão televisiva na RTP 1, em duelo que vale a passagem às meias-finais da prova rainha. No lote dos quatro melhores da prova rainha, uma das vagas já foi ocupada pelo Torreense, que deixou a União de Leiria pelo caminho (3-1).
encarnados, liderados pelo presidente, tentam fechar este dossiê sobre a contratação do internacional português de 32 anos, ligado ao Besiktas
12 Jan 2026 | 17:55 |
Rafa Silva pode ser o segundo atleta, acima dos 30 anos, a custar milhões ao Benfica. Pelo que foi apurado, o Clube da Luz, que pretende o regresso do futebolista, pode ter de pagar ao Besiktas para contratar o português e, caso isso aconteça, será a segunda vez que algo deste género ocorre sob a liderança de Rui Costa.
Segundo revelou o jornal Record, desde que Rui Costa assumiu a presidência das águias, em 2021, o Clube da Luz já contratou vários jogadores com idades iguais ou superiores a 30 anos, mas sem gastar um único cêntimo; ainda assim, existe uma exceção a essa regra.
Além de Rafa Silva, cujo regresso ao Benfica poderá implicar o pagamento de uma quantia a rondar os 5 milhões de euros, no inverno de 2024 os encarnados fecharam a contratação de Bruma, junto do Braga, por uma verba a rondar os 4,5 milhões de euros. O extremo – que está de regresso aos treinos – foi, até à data, a única exceção.
Além disso, José Mourinho já fez saber que pretende contar com Rafa Silva e, caso o regresso se concretize, será mais um atleta, acima dos 30 anos, a reforçar o clube. Em memória recente, perduram nomes como Jonas, Ángel Di María ou Nicolás Otamendi, que enverga a braçadeira de capitão.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Süper Lig, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador, que tem contrato válido até junho de 2028, apontou cinco golos e somou três assistências.
Antigo futebolista reconheceu que problemas na defesa encarnada são complicados de resolver, contudo, frisa que existem sempre soluções
12 Jan 2026 | 17:24 |
João Manuel Pinto defende que o Clássico pode ser uma grande oportunidade para Gonçalo Oliveira. Segundo o antigo futebolista, que vestiu tanto a camisola do Benfica como a do Porto, os encarnados não podem ficar dependentes das ausências de Nicolás Otamendi e de António Silva e devem arriscar.
João Manuel Pinto: “Há uns tempos, Mourinho disse que tinha muita qualidade no Seixal”
“Há uns tempos, Mourinho disse que tinha muita qualidade no Seixal, portanto penso que não pode estar preocupado. Não pode dizer uma coisa hoje e amanhã outra. A Liga 2 também é muito competitiva, o Benfica tem de ter soluções e estar preparado para castigos e lesões”, começou por dizer João Manuel Pinto, a respeito da possibilidade do Benfica apostar na titularidade de Gonçalo Oliveira.
“O Benfica não pode só depender de Otamendi e de António Silva”, adiantou o antigo atleta do Clube da Luz. De seguida, João Manuel Pinto deixou uma garantia sobre o jovem, visto como o sucessor do capitão das águias, frisando que o mesmo será um 'excelente central'.
João Manuel Pinto: “Às vezes temos de procurar soluções e elas até estão na academia”
“Às vezes temos de procurar soluções e elas até estão na academia. Nos momentos em que o Benfica teve problemas de lesões no centro da defesa, recorreu a jovens e funcionou; lembro-me do António Silva, do Rúben Dias e do David Luiz”, assumiu o ex-atleta do Benfica.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Gonçalo Oliveira – avaliado em 2 milhões de euros – leva 16 encontros disputados: 11 na Segunda Liga e cinco na UEFA Youth League. Nos 1.395 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jovem defesa-central, que tem contrato até 2027, marcou quatro golos e fez duas assistências.
Antigo atleta da formação encarnada explicou todos procedimentos e abordagens feitos pelo Clube da Luz na evolução dos jovens futebolistas
12 Jan 2026 | 16:54 |
José Precatado, antigo jogador do Benfica, abriu o jogo a respeito da sua passagem pela formação. À conversa com a imprensa nacional, o futebolista português levantou o véu sobre os bastidores no Seixal e ainda deixou alguns elogios a João Neves, uma das referências.
"Se alguém disser que não gostaria de jogar no Benfica, estará a mentir"
"Se alguém disser que não gostaria de jogar no Benfica, estará a mentir", declarou o atual extremo do Mafra. O jovem internacional pelas camadas jovens portuguesas destacou a intensidade dos treinos e a disciplina necessária para crescer num dos maiores clubes de Portugal, em entrevista exclusiva ao jornal Desporto ao Minuto.
Apesar de atualmente jogar no Mafra, Precatado, de 21 anos, mantém a ligação afetiva ao Benfica e acredita no impacto da formação encarnada: "A experiência no clube dá bases sólidas para crescer, aprender e evoluir. O Benfica ensina a disciplina, a entrega e a forma de lidar com desafios que se mantêm ao longo da carreira".
“Ele [João Neves] sempre foi muito diferenciado”
“Ele [João Neves] sempre foi muito diferenciado. É uma pessoa cinco estrelas e, tecnicamente, acabava por ser mais evoluído do que todos nós. Havia vídeos e entrevistas que mostravam a humildade e a forma de ser dele. As coisas nunca lhe subiram à cabeça”, não poupando elogios ao médio do Paris Saint- Germain. Para o avançado, João Neves, que venceu recentemente a Supertaça Francesa, como Gonçalo Ramos, é um exemplo de talento aliado a caráter, algo que a formação do Benfica procura reforçar.
José Precatado, que atua na Liga 3, somou até agora 35 minutos na atual temporada ao serviço do Mafra. O extremo defendeu o Benfica entre 2019 e 2024, e venceu um campeonato nacional de juniores em 2021/2022.