
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
É oficial: Marta Martins, que atua na equipa de basquetebol feminino do Benfica, renovou contrato com o Clube, segundo deram conta os encarnados, este domingo, dia 13 de agosto.
Em declarações à BTV, a base garante que este passo é um “privilégio”, enaltecendo a “grande responsabilidade”. “Estamos a representar uma instituição que vai muito para lá do que se possa imaginar. Tem os seus valores e a sua mística”, disse.
“Ambições e objetivos muito bem definidos enquanto equipa, e também individualmente, que isso é importante para os jogadores. Gosto imenso do conceito de equipa, principalmente aqui no Benfica, e já conheço tanto as jogadoras que ficam, como as que vêm de novo. O mais importante é representar o Benfica, que é aquilo que gosto de fazer”, disse a atleta, destacando as suas ambições.
Com o objetivo de “ganhar tudo”, a craque de 22 anos deixou claro o seu propósito. “Voltar a conquistar aquilo que conquistámos, e, como é óbvio, reconquistar aquilo em que falhámos. Falo do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal”, referiu.
Marta Martins alinhou em 163 jogos, somando 872 pontos, com o Manto Sagrado.
https://x.com/modalidadesslb/status/1690724611489419264?s=61&t=LoBm2E9-4Dn0W-lhypLiJA
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Antigo basquetebolista do Benfica está em situação de risco nos Estados Unidos e assistiu à saída de diversos companheiros
|
A época 2024/25 da NBA já terminou com os Oklahoma City Thunder a sagrarem-se os novos campeões. Desta forma, as equipas norte-americanas já estão a preparar a próxima temporada, onde muitos jogadores mudaram de clubes, como é o caso de Jrue Holiday e Kristaps Porzingis, que deixaram os Boston Celtics nos últimos dias e assistiram uma reformulação dentro dos verdes e brancos.
O conjunto de Neemias Queta enfrentava problemas financeiros no final da última temporada e sabia que estava 'obrigada' de trocar algumas estrelas que estavam no plantel, como foi o caso de Jrue Holiday e Kristaps Porzingis. O ex-Benfica agora aguarda ansiosamente para os próximos movimentos do emblema no mercado de transferências e espera somar mais minutos na próxima época.
O base norte-americano foi o primeiro a receber a notícia da saída dos Boston Celtics. O campeão nas Olimpíadas de Paris - que foi trocado por Anfernee Simons - rumou para os Portland Trail Blazers. O camisola 4 não ficou nada feliz com a situação e já informou que não pretende jogar em Oregon e pretende representar outro emblema na NBA.
Já o poste, nascido na Letónia, reforçou os Hawks. O movimento envolveu três equipas da NBA, sendo que o conjunto de Atlanta recebeu duas picks de Draft além do camisola 8. Os Boston Celtics deram as boas-vindas a Georges Niang e mais uma escolha de segunda ronda. Além disso, os Nets receberam a escolha 22 deste draft e Terance Mann.
Assim sendo, a preparar a época 2025/26, os Boston Celtics selecionaram três jovens jogadores no Draft da NBA, sendo um deles o poste Amari Williams, que disputa minutos com Neemias Queta nesta próxima temporada. O camisola 88 espera ganhar mais oportunidades com Joe Mazzulla e ser o substituto perfeito para a saída de Porzingis.
Dossiê está resolvido e atleta vai deixar a equipa dos vermelhos e brancos para poder rumar para a Espanha, onde irá reforçar equipa da segunda divisão
|
Felix Terins não vai continuar de águia ao peito na equipa de basquetebol na próxima temporada. O sueco foi dispensado do conjunto orientado por Norberto Alves, após não ter sido muito utilizado pelo técnico recém-campeão nacional ao longo da segunda metade da última temporada.
Segunda avança o jornal A Bola, o atleta já tem viagem marcada para a Espanha, onde irá reforçar o CB Tizona, que figura na segunda divisão do campeonato hispânico. Depois de ter reforçado o Benfica para colmatar algumas ausências por lesão, Felix Terins faz as malas e deixa a Luz.
O extremo ainda conseguiu celebrar o Tetracampeonato Nacional do Benfica, contudo, acabou por não ter um impacto muito grande na equipa de Norberto Alves. O timoneiro não utilizou Terins de forma frequente, o que acabou por tornar a passagem do sueco na Luz um pouco mais infeliz.
Na altura em que reforçou o Benfica, Felix Terins não escondeu o entusiasmo. "Estou muito feliz por estar aqui. Eu sei que é uma grande organização, um grande clube. Todos me falaram dos adeptos, dos rivais, dos dérbis… E eu acho que ser parte deste grande clube é sempre uma honra, mas também um grande desafio", afirmou, à BTV, depois de assinar pelas águias.
Na temporada de 2024/2025, com a camisola do Benfica, Felix Terins foi aposta de Norberto Alves em 14 partidas, tendo alcançado a marca dos 74 pontos e 24 assistências. O extremo fica com um Campeonato Nacional no palmarés, depois da turma dos vermelhos e brancos ter conquistado o tão desejado Tetracampeonato de basquetebol.
Reveja aqui a conquista do Tetracampeonato:
Encarnados tiveram de suar na temporada 2024/25, que chegou agora ao fim. Campeão pelas águias concedeu uma entrevista, onde fez o balanço da jornada
|
A equipa de basquetebol do Benfica sagrou-se tetracampeã, depois de ter batido o Porto no jogo 4 da final. Em entrevista à Agência Lusa, Norberto Alves - que viu Betinho fazer um balanço - garantiu que esta foi a " época mais difícil" da sua carreira, considerando que a Liga esteve mais forte nesta temporada.
Norberto Alves: "Foi a época mais difícil da minha carreira"
"Esta temporada foi, sem dúvida, a mais difícil, quer no Benfica, quer na minha carreira já longa. Caracterizou-se logo a seguir à pré-temporada por uma quantidade completamente anormal de lesões sucessivas que nos comprometeram a qualidade do trabalho diário, houve um momento que foi preciso ser muito resiliente e resistente em termos mentais, porque de um plantel de 12 jogadores tínhamos apenas seis a treinar", começou por referir.
O treinador do Benfica acabou por evidenciar o "salto" dado pela equipa: "Este ano a Liga foi mais forte, o Porto estava muito forte, sem dúvida nenhuma, o Sporting num processo de alguma renovação mas também se encontrou mais para o fim, a Oliveirense esteve forte, a Ovarense muito bem também e, depois, equipas que causam sempre dificuldades para ganhar como o Vitória de Guimarães ou o Galitos do Barreiro, que fez uma parte final da época muito boa. Mas, realmente, o nosso grande adversário foram as circunstâncias que encontrámos no dia-a-dia".
Norberto Alves: "Este ano vamos diretamente à Champions que é uma competição que nos exige estar sempre no limite, não pode haver maus momentos para se poder vencer"
Norberto Alves falou ainda da qualificação para a Liga dos Campeões. "Este ano acontece algo pela primeira vez que é apurarmo-nos diretamente, ou seja, não vamos ter de disputar os 'qualifiers' para conseguir entrar na Champions League, e isso também se deve ao facto de, também pela primeira vez, nas últimas três épocas uma equipa portuguesa ter lá estado sempre. Fomos sempre com o grande mérito de ir aos 'qualifiers' e ali, em 10 dias, fazer vários jogos contra campeões de outros países e ganhá-los para ir à Champions", disse.
Por fim, o técnico destacou a grandeza da Champions: "Este ano vamos diretamente à Champions que é uma competição que nos exige estar sempre no limite, não pode haver maus momentos para se poder vencer. É um grande prémio para a equipa, para o clube e para os rapazes, vamos preparar essa competição, sabendo que, sem dúvida nenhuma, temos de estar sempre nos limites".
"É outro mundo e para nós é muito difícil competir a esse nível, não temos dúvidas sobre isso, mas não nos impede de ir com a ambição de ganhar cada vez mais jogos porque este ano foi o mais difícil para nós, por causa das lesões, jogámos muitos jogos sem os melhores jogadores, mas provámos que podemos competir a esse nível e ganhar jogos. Vamos querer fazê-lo outra vez, sem dúvida", concluiu.
Com a vitória no Clássico frente ao Porto – a 37.ª em 47 encontros na presente temporada –, o basquetebol do Benfica conseguiu conquistar o tão desejado tetracampeonato, fazendo a festa no Dragão Arena. O Glorioso arrecadou o 31.º Campeonato Nacional, juntando-o às 23 Taças de Portugal, 4 Troféus António Pratas LBP, 13 Taças da Liga e 15 Supertaças.
Recorde a conquista do Tetracampeonato do Benfica: