Tiago Godinho
Biografiado Autor

21 Mar 2024 | 10:59

Icon Comentário 0
Tiago Godinho

Num período de quatro meses o trabalho abnegado de seis Benfiquistas, com a presença do Vice-Presidente, Jaime Antunes, permitiu apresentar um documento que até aos dias de hoje não é do conhecimento dos associados do Sport Lisboa e Benfica


Hoje, dia 21 de março, faz 2 anos que a comissão de revisão estatutária - apresentada publicamente no dia 18 de novembro de 2021 (confira mais AQUI) - entregou à Direção do Sport Lisboa e Benfica a sua proposta de revisão estatutária.


Num período de quatro meses o trabalho abnegado de seis Benfiquistas, com a presença do Vice-Presidente, Jaime Antunes, permitiu apresentar um documento que até aos dias de hoje não é do conhecimento dos associados do Sport Lisboa e Benfica.


A falta de transparência e respeito pelos associados do Clube, merece a cronologia de todo este processo:

2020

No pré-eleições do Sport Lisboa e Benfica, quatro das cinco candidaturas, nomeadamente as de João Noronha Lopes, Rui Gomes da Silva, Bruno Costa Carvalho e a do movimento Servir o Benfica, encabeçada por Francisco Benítez, em todas unanimidade em promover uma revisão estatutária, que entre outras alterações, permitisse:

O fim do voto eletrónico nas Assembleias Gerais Eleitorais do Clube e nas ordinárias;

Eleição para os três órgãos que constituem os órgãos sociais do clube em listas separadas;

Limitação de mandatos nos eleitos para os órgãos sociais, com destaque para a Presidência do clube;

Criação de regulamento eleitoral para um maior controlo e transparência na eleição dos órgãos sociais;

O fim da discriminação entre sócios efetivos e correspondentes, terminando com a limitação dos últimos de poderem ser eleitos para os órgãos sociais, entre outros;

A única candidatura que não considerou este tema relevante, era a liderada pelo incumbente, Luís Filipe Vieira.

Outubro de 2020, eleições do Sport Lisboa e Benfica, com a maior participação de sempre até essa altura, mas manchadas pelo não acompanhamento dos órgãos de comunicação do Sport Lisboa e Benfica, pelo voto eletrónico que só a lista do incumbente defendeu e por um processo de recolha de urnas digno de um qualquer regime totalitário;

Dezembro de 2020, movimento Servir o Benfica apresenta publicamente a sua proposta de revisão estatutária (saiba mais AQUI)

2021

Abril de 2021, movimento Servir o Benfica entrega pedido de AGE ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Rui Pereira (ver mais AQUI)

02 de junho de 2021, reunião do movimento Servir o Benfica com o Presidente da Mesa da Assembleia Geral para definir data e logística da AGE;

12 de junho de 2021, demissão do Dr. Rui Pereira de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, com a exposição de motivos que passo a transcrever:

“Por verificar que não conto com o necessário apoio dos corpos sociais, e em particular do Presidente e da Direção, para a convocação da reunião extraordinária da Assembleia Geral, concluo que deixei de reunir essas condições, que considero cumulativas e imprescindíveis”

07 de julho de 2021, o Presidente da direção do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, detido, sendo suspeito e passo a citar "As suspeitas são de fraude ao Fundo de Resolução e de abuso de confiança por parte de Luís Filipe Vieira perante o próprio Benfica". (saiba mais AQUI)

17 de setembro de 2021, Assembleia Geral Extraordinária, com ordem de trabalhos alterada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral em substituição, Dr. Pires de Andrade, impedindo a votação de um regulamento eleitoral. Participação significativa de associados do clube (a mais participada na última década) com compromisso durante a respetiva reunião do Presidente em exercício, Rui Costa, de aceitação de um regulamento eleitoral.

18 de setembro, às 02h:11m, 2021, comunicado da Mesa da Assembleia Geral a garantir que AG Eleitoral agendada para 09 de outubro de 2021 será realizada através de voto físico depositado em urna (confira mais AQUI).

19 de setembro, comunicado da direção do Sport Lisboa e Benfica a garantir cobertura do ato eleitoral pelos órgãos de comunicação do clube.

24 de setembro, comunicado do Sport Lisboa e Benfica com apresentação do Regulamento Eleitoral acordado entre a direção, a Mesa da Assembleia Geral e o movimento Servir o Benfica.

Outubro

Campanha eleitoral, com debate na BenficaTV, com entrevistas com os 2 candidatos e acompanhamento regular dos órgãos de comunicação do Sport Lisboa e Benfica, nomeadamente BenficaTV e jornal O Benfica. Num processo à altura da gloriosa história do Sport Lisboa e Benfica.

Ambas as candidaturas defendem necessidade de processo de revisão estatutária.

09 de outubro, Rui Costa eleito Presidente do Sport Lisboa e Benfica, na AG Eleitoral mais participada de toda a história do Sport Lisboa e Benfica.

10 de outubro, tomada de posse de Rui Costa, com a presença da esmagadora maioria dos candidatos aos órgãos sociais da lista derrotada, movimento Servir o Benfica, encabeçada por Francisco Benítez.

Novembro

18 de novembro, apresentada comissão de revisão estatutária pela direção do Sport Lisboa e Benfica com a presença do Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

2022

21 de março, entrega da proposta da comissão de revisão estatutária.

2023

21 de março, um ano da entrega da proposta. Silêncio da direção e da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica, apesar das inúmeras manifestações, públicas e privadas, do movimento Servir o Benfica ou de outros associados do clube.

14 de julho, Direção do Sport Lisboa e Benfica apresenta no site do clube a sua proposta de revisão estatutária. Informa associados que até ao final do mês de outubro de 2023 está disponível a receber sugestões dos restantes associados (ver mais AQUI).

16 de julho, é pública envio de carta assinada pelos membros da comissão - com exceção do Vice-Presidente, Jaime Antunes -, a criticar o processo e a pedir ao Presidente da Direção para publicar proposta original (confira mais AQUI)

18 de julho, carta enviada por mais de 300 associados dirigida aos Presidentes da Direção e da Mesa da Assembleia do Sport Lisboa e Benfica, a solicitar esclarecimentos sobre o processo, e a divulgar a proposta entregue pela Comissão. Sem resposta.

02 de novembro, movimento Servir o Benfica divulga proposta de revisão estatutária que enviou dentro do tempo definido pela Direção no dia 14 de julho.

18 de novembro, é do conhecimento público teor integral da carta enviada pelos membros da comissão de revisão estatutária. Clube informa que enviou mensagem aos membros da comissão.

2024

21 de março, dois anos da entrega da proposta elaborada pela comissão de revisão estatutária.

Dois anos passaram, dois anos de silêncio e de incompreensível falta de transparência por parte da Direção e do Presidente da Mesa da AG.

Os "radicais" dos associados do clube, façam eles parte ou não do movimento Servir o Benfica, o que querem é simples: um processo que dignifique a história do Sport Lisboa e Benfica.

Como?

- Com a calendarização e marcação das AGE para o início da revisão estatutária;

- Com a informação do modo de funcionamento dessas reuniões;

- Com a divulgação atempada das reuniões para garantir a maior participação possível dos associados do Sport Lisboa e Benfica.

A revisão estatutária é demasiado importante para estar dependente de tacticismo relacionado com resultados desportivos. É um processo que merece reflexão e a maior participação possível, se o comportamento da Direção é lamentável, o que dizer do comportamento do representante dos associados do Sport Lisboa e Benfica, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral?

Nem uma palavra sobre o processo revisão estatutária, em linha com a sua atuação nestes quase 3 anos:

Quando afirma que não consegue convocar reuniões de AG para aprovar as quase 10 atas das reuniões de AGs que estão por aprovar, devido à indisponibilidade dos pavilhões (num clube que têm dois pavilhões, até seria cómico, não fosse isto suceder no clube que amo).

Quando exorta e branqueia o passado recente fazendo rasgados elogios aquele que foi detido em exercícios de funções pesando sobre o mesmo a acusação de ter lesado o Sport Lisboa e Benfica.

Quando está quase a fazer 2 anos sem responder às questões enviadas pelos sócios que na AGE de setembro de 2021 foram sufragados para auditar o processo eleitoral de 2020, de facto é impossível esperar outro tipo de comportamento.

Concluo, no último mês sofremos desportivamente uma derrota humilhante no estádio de um dos nossos principais adversários, mas a verdadeira humilhação é ter órgãos sociais que não fomentam a participação dos associados - as palavras a dizer o oposto são bonitas mas não tem correspondência com as ações - e não percebem ou não querem entender, que o Sport Lisboa e Benfica só se tornou o colosso sem igual em Portugal, pela força da sua massa associativa, sem unanimismos mas com uma participação singular dos seus associados.

Respeitem a história do Sport Lisboa e Benfica! Definam um calendário para a revisão estatutária e não tenham medo da participação dos associados. Quem receia os sócios do Sport Lisboa e Benfica, não é digno de o representar, seja enquanto dirigente, treinador ou jogador.

Viva o Sport Lisboa e Benfica!


+ opinião
Tiago Godinho
Tiago Godinho

20 Set 2024 | 15:24

Icon Comentário0

Os Estatutos

No dia de amanhã vamos ter a 2 ª AGE da revisão estatutária do Sport Lisboa e Benfica.

Tiago Godinho
Nuno Campilho

18 Set 2024 | 06:00

Icon Comentário0

Lost in Translation

Mantém-te acordado, Benfica, não voltes a fechar os olhos e a marcar passo, pois não haverá uma segunda oportunidade o tempo, que não há, espere por ti

+ opinião
Tiago Godinho
Tiago Godinho

Os Estatutos

No dia de amanhã vamos ter a 2 ª AGE da revisão estatutária do Sport Lisboa e Benfica.

20 Set 2024 | 15:24

Icon Comentário0
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

APONTAMENTO – Vermelho e Branco: Foco no futuro

O mano Luís Filipe Vieira é passado que não volta. O mano Rui Costa é presente que não se renova. Segue a palavra aos sócios para as alternativas de futuro.

20 Set 2024 | 06:00

Icon Comentário0
Nuno Campilho
Nuno Campilho

Lost in Translation

Mantém-te acordado, Benfica, não voltes a fechar os olhos e a marcar passo, pois não haverá uma segunda oportunidade o tempo, que não há, espere por ti

18 Set 2024 | 06:00

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER