Jaime Amores
Biografiado Autor

16 Dez 2022 | 11:17

Icon Comentário 0
Jaime Amores

Já em relação aos nossos prodígios da formação, intransigência total e nenhuma disponibilidade para deixar sair quem tanto deve ao Clube que deles fez jogadores e homens.

Ao contrário do que a máquina de propaganda montada em torno de Luis Filipe Vieira nos quis fazer acreditar nos últimos anos, nunca o Benfica viu sair um jogador do plantel profissional por via de ter sido acionada a cláusula de rescisão inscrita no seu contrato. A realidade é que quem disser o contrário, mente e farto de mentirosos no Benfica estou eu. Alguns ainda lá andam, já que os Órgãos Sociais são compostos em boa parte pelos mesmos nomes do mandato anterior e o departamento de comunicação mantém-se inalterado, à parte da saída do adepto do Barcelona, Nuno Farinha.


Nem Simão, nem Manuel Fernandes, nem Fábio Coentrão, nem Witsel, nem sequer João Félix foram vendidos “pela cláusula”, nem sequer pelo valor das mesmas e muito menos se pode dizer que o Benfica não queria vender estes jogadores, mas não podia fazer nada. Mais uma vez, quem o disser, mente.

A único fundo de verdade e que serviu para tentar (e conseguir) enganar benfiquistas é o facto da SAD ter faturado ao Clube comprador o valor da cláusula (no caso do João Félix, até faturou acima da cláusula). No entanto, não só não foi esse o valor a entrar nos cofres da SAD, como é mentira que o Benfica nada pudesse fazer para o evitar.


Serve esta introdução para deixar clara a minha desconfiança em relação às palavras do Presidente Rui Costa no passado sábado, onde garantiu à jornalista da BTV que “não irá sair nenhum jogador, a não ser que seja pela cláusula, como é óbvio”. Infelizmente, nada tem sido óbvio no que toca a transferências no Benfica para além do facto de muita boa gente ter ganho milhões de euros com o Clube sem que nada o justificasse ou que isso significasse qualquer mais-valia para o Sport Lisboa e Benfica. As palavras do Presidente vieram no seguimento das notícias que dão conta do interesse de meia Europa em Enzo Fernandez, Gonçalo Ramos e António Silva. Sendo muito claro, em relação ao mercado de janeiro, tudo o que não seja o depósito integral do valor da cláusula será, mais uma vez, mentir aos sócios.

No final da época cá estarei para nova análise, mas no caso de Enzo Fernandez admito que (apenas e só no final da época) se possam negociar com os interessados formas de pagamento dos 120 milhões da cláusula – sem que exista lugar ao pagamento de 1 cêntimo a intermediários – pois terá sido com a promessa de sermos a melhor “ponte” para o topo do futebol europeu que o convencemos a vir espalhar a sua magia durante este ano. Já em relação aos nossos prodígios da formação, intransigência total e nenhuma disponibilidade para deixar sair quem tanto deve ao Clube que deles fez jogadores e homens.


+ opinião
Jaime Amores
Tânia Tadeu

13 Nov 2025 | 09:36

Icon Comentário0

O que 'lixou' João Noronha Lopes?!

João Noronha Lopes perdeu menos pelas ideias e mais pela forma. A sua comunicação nunca conseguiu rivalizar com a emoção e o simbolismo de Rui Costa.

+ opinião
João Antunes
João Antunes

Só existe um Benfica. E é de todos, todos, todos… todos os Benfiquistas!

Temos de fechar o ciclo das divisões e da política dentro do Clube. Ser exigente e pedir sucesso não é fazer oposição — é amar o Benfica.

17 Nov 2025 | 11:52

Icon Comentário0
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

Apontamento Vermelho e Branco: A mudança da continuidade

Os soldadinhos em filinha indiana e em modo robô foram, de novo e ainda em maior número, votar na mudança da continuidade.

14 Nov 2025 | 03:00

Icon Comentário0
Tânia Tadeu
Tânia Tadeu

O que 'lixou' João Noronha Lopes?!

João Noronha Lopes perdeu menos pelas ideias e mais pela forma. A sua comunicação nunca conseguiu rivalizar com a emoção e o simbolismo de Rui Costa.

13 Nov 2025 | 09:36

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER