Futebol
Oficial! Rui Costa é o mais votado, mas não é eleito Presidente do Benfica
26 Out 2025 | 16:55
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
27 Out 2025 | 10:49 |
Orkun Kökçü está a viver um pesadelo desde que trocou o Benfica pelo Besiktas. O antigo médio das águias leva 14 encontros pelo histórico emblema turco, mas, até ao momento, não marcou qualquer golo. O melhor que o atleta de 24 anos conseguiu foi fazer uma assistência, o que é muito curto para o investimento que nele foi feito.
No mercado de verão de 2025, e depois de uma bronca com Bruno Lage no Mundial de Clubes aquando de uma substituição, a saída de Orkun Kökçü tornou-se inevitável. A relação do médio com o técnico do Benfica não era, de todo, a melhor, o que forçou o Clube da Luz a negociar com o Besiktas no último defeso.
Nesse momento, outro dos fatores que pesou, e muito, para a estrutura do Benfica foi o facto de não ter sido o primeiro episódio de indisciplina de Orkun Kökçü. Com Roger Schmidt no comando, o internacional turco já tinha dado que falar, concedendo uma polémica entrevista onde afirmou que gostava de representar o Liverpool.
Agora, e depois do pesado investimento de 30 milhões de euros, Orkun Kökçü não está a convencer os adeptos do Besiktas. A assistência conseguida recentemente frente ao Konyaspor não é, de todo, suficiente e os adeptos exigem mais de uma das estrelas da equipa. Os maus resultados do emblema onde jogam também David Jurásek e Rafa Silva - que marcou recentemente - não ajudam.
Com a camisola do Benfica, Orkun Kökçü – avaliado em 28 milhões de euros – realizou 98 encontros, tendo marcado 19 golos e feito 22 assistências. O internacional turco, que chegou oriundo do Feyenoord a troco de 28 milhões de euros, conquistou uma Taça da Liga (2024/25) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023)
Encarnados entram em ação na próxima quarta-feira, às 20h45, no Estádio da Luz, e objetivo é garantir qualificação para a final four da prova
27 Out 2025 | 08:35 |
Carlos Macedo é o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o Benfica – Tondela, dos quartos-de-final da Taça da Liga. Esta será a terceira ocasião em que o juiz de 39 anos apitará um encontro dos encarnados, sendo que nos dois primeiros jogos as águias venceram, o que pode ser um bom auguro para José Mourinho, que deixou elogios a jogador do Clube da Luz.
Carlos Macedo terá como assistentes Luís Costa e João Macedo, enquanto Diogo Rosa será o quarto árbitro. Cláudia Ribeiro e Vasco Marques serão o VAR e AVAR, respetivamente.
Na primeira vez em que Carlos Macedo dirigiu um encontro do Benfica, as águias venceram o AFS, por 4-1, com golos de Di María, João Mário, Tiago Gouveia e Anthony Correia (auto-golo). Curiosamente, a partida também dizia respeito à Taça da Liga, edição de 2023/24, dessa feita para a fase de grupos, fase que foi agora extinta.
Na segunda ocasião, Carlos Macedo voltou a apitar um Benfica – AFS, que terminou com goleada dos encarnados, por 6-0, com finalizações certeiras de Tomás Araújo, Vangelis Pavlidis, Zeki Amdouni, Kerem Aktürkoğlu, Andrea Belotti e Nicolás Otamendi. O jogo dizia respeito à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25.
O Benfica – Tondela está agendado para a próxima quarta-feira, 29 de outubro, às 20h45, no Estádio da Luz. O jogo diz respeito aos quartos-de-final da Taça da Liga e objetivo da turma de José Mourinho passa por defender o título conquistado na temporada transata, numa final diante do Sporting, decidida nas grandes penalidades.
Avançado do Clube da Luz assinou uma grande temporada em 2024/25, mas está a ver o seu espaço diminuir no plantel encarnado e quer mais tempo de jogo
27 Out 2025 | 03:00 |
Cristina Martín-Prieto quer mais minutos nos jogos importantes do Benfica. O nosso Jornal revela, neste Exclusivo Glorioso 1904, que a avançado do Clube da Luz não estará totalmente satisfeita com a forma como tem sido utilizada nas partidas mais importantes das águias até ao momento.
Cristina Martín-Prieto chegou ao Benfica no verão de 2024, como uma das contratações mais sonantes da equipa encarnada. A ponta-de-lança, internacional pela Seleção espanhola, assinou uma grande temporada, tendo apontado 30 golos e realizado cinco assistências, num total de 37 partidas.
Neste arranque de temporada tem visto, no entanto, o seu espaço diminuir no plantel do Benfica. A equipa de futebol feminino das águias disputou, até ao momento, oito partidas oficiais em 2024/25 - Cristina Martín-Prieto foi titular em apenas quatro dessas.
A avançado espanhola acabou por participar nessas oito partidas oficiais do Benfica, mas saiu do banco em metade delas. Um fator que piora a situação para a jogadora espanhola é que arrancou como suplente nalguns dos mais importantes jogos da temporada, como por exemplo, a Supertaça com o Torreense, ou os dois jogos da Liga dos Campeões, com Arsenal e Juventus.
A verdade é que os números da ponta-de-lança também estão a sofrer com esta quebra de minutos. A jogadora marcou "apenas" por duas vezes esta temporada - curiosamente, fez um bis num jogo em que começou a titular, e acabou substituída aos 60 minutos, contra o Damaiense.
Presidente encarnado foi a votos pela posição que ocupa atualmente, e triunfou na primeira volta, superando João Noronha Lopes, segundo classificado
26 Out 2025 | 17:11 |
Rui Costa expressou o seu agradecimento aos adeptos encarnados, e explicou ainda o orgulho pela participação nas eleições do Benfica, que bateram recordes históricos. O atual Presidente encarnado já reagiu à vitória na primeira volta do processo eleitoral.
"Quero, enquanto presidente do Sport Lisboa e Benfica, expressar o meu profundo orgulho pela vitalidade democrática do nosso clube. O Sport Lisboa e Benfica e os seus sócios deram, uma vez mais, uma plena demonstração da sua inigualável grandeza – em Portugal e no mundo", começou por escrever Rui Costa.
O atual Presidente encarnado enalteceu, depois, o dia histórico que se viveu no Clube da Luz: "Estabelecemos um novo recorde mundial num dia intenso de democracia, pluralismo e respeito pela história e pelos valores do Sport Lisboa e Benfica".
"Foi, também, um dia de inexcedível demonstração de profissionalismo e de paixão pelo clube por parte de todos os colaboradores que tornaram possível que um ato eleitoral de dimensão tão extraordinária decorresse com inesquecível lisura e exemplaridade", atirou, depois, Rui Costa.
Terminou, com novo agradecimento: "Em nome pessoal e da direção que tenho a honra de liderar, expresso o meu sincero agradecimento a todos os sócios, a todas as candidaturas e a todas as pessoas envolvidas neste ato eleitoral, que ficará para sempre inscrito como um dos momentos mais marcantes da história do nosso Sport Lisboa e Benfica".
Oficial! Rui Costa é o mais votado, mas não é eleito Presidente do Benfica
26 Out 2025 | 16:55
José Mourinho explica mudanças na defesa do Benfica: “Não posso fazer isto"
26 Out 2025 | 15:46
Treinador do Arouca queixa-se depois de derrota com o Benfica: “Não nos foi permitido”
26 Out 2025 | 15:40