

O Observatório do Futebol (CIES) destacou, esta segunda-feira, dia 24 de outubro, a formação do Benfica, num estudo que indicou que as águias são o segundo clube na Europa a formar mais jogadores no ativo nas 31 primeiras ligas europeias de países membros da UEFA.
O Clube encarnado formou 73 jogadores, sendo que o CIES considera como clubes de formação “aqueles em que os futebolistas jogaram pelo menos três anos entre os seus 15 e 21 anos de idade”.
Este estudo teve por base o “Atlas Demográfico” do CIES, além das “big-5”, estiveram também em análise as primeiras ligas de Portugal, Turquia, Grécia, Chipre, Roménia, República Checa, Israel, Escócia, Polónia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Sérvia, Rússia, Bulgária, Bielorrússia, Noruega, Suíça, Finlândia, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Croácia, Países Baixos e Eslovénia. Não sendo consideradas, assim, ligas como as de Montenegro, Albânia, Macedónia do Norte, Kosovo, Islândia, Luxemburgo, Malta, Letónia, Lituânia e Estónia.
O Ajax é o clube que lidera esta classificação e o Dínamo Kiev é o último da tabela. O Sporting é também referido nesta publicação do Observatório do Futebol.
Fotografia de Benfica






