Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
30 Jan 2026 | 11:27 |
A saída de Andreas Schjelderup foi congelada, para já. Pelo que foi apurado, o Benfica está perto de mudar de ideias em relação ao futuro do extremo nas águias, durante este mercado de inverno. E, ao que tudo indica, José Mourinho está por detrás desta decisão.
Segundo revelou o jornal Record, na edição de hoje, 30 de janeiro, o Clube da Luz irá tomar uma decisão nas próximas horas a respeito do futuro de Schjelderup, com base no que foi testemunhado na partida frente ao Real Madrid, onde o extremo nórdico foi a grande figura do encontro, ao bisar.
Segundo a mesma fonte, José Mourinho ficou bastante satisfeito com o rendimento do avançado e terá pedido, junto da Direção, liderada por Rui Costa, para congelar a saída do jogador, uma vez que viu, por fim, o que a camisola 21 pode oferecer à equipa no futuro imediato.
Além disso, a imprensa italiana adianta que o Benfica vai proceder à renovação de contrato com Schjelderup, apesar do facto de haver vários interessados na sua contratação. Pelo que foi apurado, o mais recente pretendente a perguntar pelo norueguês foi a Lazio.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup — avaliado em 14 milhões de euros — realizou 26 jogos: 13 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.236 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou quatro golos e fez três assistências.
No rescaldo da vitória europeia, são conhecidas diretrizes por detrás da estratégia montada pelo treinador português de 63 anos
30 Jan 2026 | 10:52 |
A última jornada da Liga dos Campeões ficou marcada por vários momentos épicos, incluindo a vitória do Benfica diante do Real Madrid. No rescaldo de mais uma ronda europeia, a imprensa nacional tentou desvendar a estratégia de José Mourinho, que conduziu as águias à fase seguinte da prova.
Segundo noticiou o jornal Record, José Mourinho, desde o arranque dos preparativos para o embate com os espanhóis, pediu sempre uma equipa aguerrida, algo que se comprovou dentro de campo, com o Benfica a ser bastante superior aos merengues em vários aspetos.
A estratégia, conforme explica o diário desportivo, passou por explorar, ao mesmo tempo, as fragilidades que os blancos vinham a apresentar nas últimas partidas, o que também acabou por correr como o Special One — muito satisfeito na conferência de imprensa — pretendia.
A mesma fonte revela que a preparação para o jogo frente ao Real Madrid começou logo no duelo com o Estrela da Amadora, onde José Mourinho procurou poupar alguns dos jogadores, como foi o caso de Amar Dedic e Tomás Araújo, sabendo que ambos teriam de estar no pico das suas forças para defrontar um adversário como os merengues.
No final da partida, que carimbou a passagem das águias à fase seguinte da competição, José Mourinho mostrou-se muito satisfeito com o trabalho realizado pela sua equipa, destacando a capacidade de jogar olhos nos olhos contra o emblema de Madrid, vencedor crónico da Liga dos Campeões.
Conselho de Disciplina partilhou mapa de castigos referente à 19.ª jornada do campeonato, e águias não ficaram bem vistas uma vez mais
30 Jan 2026 | 10:31 |
O mau comportamento dos adeptos voltou a ser o centro das atenções. Na divulgação dos mapas de castigo, o Benfica foi punido com uma multa bastante severa devido às ações que os seus simpatizantes tiveram na última partida das águias, na Liga Portugal Betclic.
Segundo foi revelado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, o Benfica foi condenado a pagar uma coima a rondar os 16 mil euros. Em causa está a presença de tarjas e de atividade pirotécnica que se verificou no Estádio da Luz, contra o Estrela da Amadora.
Segundo foi possível evidenciar, o CD da FPF — que viu a multa ser aprovada pelo TAD — penalizou o Benfica em cerca de 6.375 euros pela presença de quatro tarjas que foram penduradas no topo sul da Catedral, juntando ainda a quantidade de pirotecnia que foi deflagrada.
No entanto, o valor da coima não ficou por aqui. Aliada à quantia aplicada por causa das tarjas, o Benfica vai ter de pagar ainda mais 9.560 euros por causa dos engenhos deflagrados nas bancadas 10, 11 e 12, que seriam destinadas a acolher os adeptos visitantes, neste caso, os da equipa do Estrela da Amadora.
Recorde-se que o Benfica acabou por vencer a formação tricolor por quatro bolas a zero, contando com golos apontados por Vangelis Pavlidis, que bisou na partida, assim como os de Sidny Cabral e Anísio Cabral. Agora, a equipa liderada por José Mourinho prepara-se para defrontar o Tondela, encontro da 20.ª jornada do campeonato.
Figura anteriormente orientada pelo Special One, referiu hipótese de se deparar com técnico do Clube da Luz, depois de longos anos
30 Jan 2026 | 10:00 |
Com a recente vitória do Inter frente ao Dortmund por 2-0, comandada por Cristian Chivu, as águias de José Mourinho têm a hipótese de enfrentar o clube italiano, no 'play-off' da Liga dos Campeões. Com isto, o ex defesa-central dos Nerazzurri, na altura treinado pelo Special One, poderá enfrentar o seu antigo técnico, em plena noite europeia.
Cristian Chivu: "Este resultado pode dar-nos muita confiança e autoestima"
"Conseguimos o que merecíamos! Vamos focar-nos no que fizemos, não no que não conseguimos. Não foi nada fácil contra esta equipa e este público, que oferece muita energia. Praticámos um futebol sério e maduro. Este resultado pode dar-nos muita confiança e autoestima", afirmou Chivu, que evitou falar sobre um eventual confronto com José Mourinho.
"Só penso no confronto com Davide Nicola [treinador da Cremonese] no domingo. Será o jogo mais importante da temporada, porque vamos dormir aqui. Amanhã [esta quinta-feira] viajaremos de volta e vamos treinar. O próximo jogo é sempre o mais importante", atirou.
Cristian Chivu: "A humildade é a palavra-chave para este grupo"
No final, Chivu fez questão de felicitar toda a sua equipa pelos feitos desta temporada: "O mérito é destes rapazes, da sua capacidade de compreender as nossas exigências. A humildade é a palavra-chave para este grupo. São 25 jogadores que fazem o seu melhor para serem protagonistas, porque sabem que podem alternar entre destacar-se e ajudar a equipa."
"Mostramos sempre humildade, independentemente do adversário, podemos ganhar ou perder, mas nunca devemos perder a nossa atitude e mentalidade", completou, focado no próximo desafio. Recorde-se que, no toca ao 'play-off', para além do emblema italiano, o Benfica - que tem novos detalhes sobre a condição de Barrenechea - também tem a hipótese de enfrentar Real Madrid, outra vez.