Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa pondera ir ao mercado por um reforço de peso no Benfica
23 Jan 2026 | 17:16
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Voleibol
22 Set 2024 | 09:30 |
Depois de ter ganho 3-0 ao Río Duero Soria, a equipa masculina de voleibol do Benfica carimbou presença na final da Taça Ibérica. O jogo das meias-finais foi disputado no sábado, dia 21 de setembro e, apesar de os primeiros sets serem equilibrados, os encarnados estiveram mais vezes na frente.
O primeiro set prolongou-se durante perto de 40 minutos, com nenhuma equipa a abrir o marcador nos minutos iniciais. As águias conseguiram, porém, no final, vencer por 30-28, após os seus três pontos seguidos. O segundo set continuou renhido, mas já com uma superioridade do Benfica a ‘espreitar’. O 2.º parcial terminou com as águias a levarem a melhor por 25-22.
O terceiro e último set foi o mais ‘agitado’. O Benfica chegou a perder por três pontos mais do que uma vez, mas nunca baixou os braços e recuperou, marcando quatro pontos seguidos e fechando o duelo por 26-24, vencendo, assim, o jogo por 3-0. Este domingo há dérbi com o Sporting, que vem ‘embalado’ da vitória com o CV Guagas. A partida tem relógio para as 18h00 e uma das equipas levará a Taça Ibérica.
Em declarações após o jogo, Marcel Matz, treinador do Benfica, admitiu que “foi um jogo difícil” e que a equipa adversária sabia “trabalhar com velocidade”: “A equipa do Río Duero Soria sabe trabalhar com velocidade, arrisca bastante, causou-nos dificuldades no sistema de bloqueio/defesa. Pelo nosso lado, acho que conseguimos controlar o jogo, acreditámos até ao fim, fizemos uma boa recuperação no 3.º set, quando estávamos com uma desvantagem de dois/três pontos, e conseguimos chegar à final, que vai ser um dérbi”, disse.
Sobre o Dérbi deste domingo, o treinador admitiu que a equipa tem tido uns dias corridos, mas que espera que a taça acabe nas suas mãos: “A rotina não está fácil, vamos descansar hoje, preparar teoricamente o jogo de amanhã [domingo], nada de treino, e tentar valorizar as coisas que vimos fazendo bem, e corrigir as que não têm saído tão bem”, esclareceu Matz.
“Esta Taça Ibérica ficará seguramente em Portugal, oxalá na posse do Benfica”
Segundo rumores apurados, Clube da Luz entende que atleta, apesar de ser uma das figuras de peso, viu o seu ciclo nas águias chegar ao fim
29 Jan 2026 | 03:00 |
Kyra Holt não deve continuar no Benfica, pelo que apurou o Glorioso 1904. Neste Exclusivo, o nosso jornal adianta que o Clube da Luz não vai avançar com a renovação do contrato da voleibolista, uma das figuras de proa da formação encarnada em 2024/25.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que a voleibolista norte-americana, uma das atletas mais importantes do plantel às ordens de Henrique Furtado, não vai continuar de águia ao peito em 2026/27. Apesar do seu estatuto, o Benfica entende que o ciclo de Kyra Holt terminou, depois de ter renovado no início desta época.
Ao que o nosso jornal apurou, o Clube da Luz, em total entendimento com o departamento de modalidades, acredita que é altura de fazer uma remodelação do plantel vermelho e branco. Aliás, sabe o Glorioso 1904, esse plano já entrou em marcha durante o mês de janeiro, com a chegada de novos reforços.
Assim, o nosso jornal acredita que, face à temporada menos conseguida da equipa de voleibol, que não tem correspondido às expectativas depois de ter conquistado o campeonato nacional na época anterior, o Benfica irá proceder a várias mudanças na modalidade, sendo Kyra Holt uma das figuras que deverá abandonar o clube.
No Benfica, desde 2024/25, a oposta tem sido uma das figuras mais importantes da equipa. Até ao momento, a norte-americana já conquistou um campeonato nacional e uma Supertaça com as águias. Na presente temporada, a voleibolista já disputou 20 partidas oficiais, nas quais contabilizou cerca de 264 pontos.
Na tarde desta quarta-feira, 28 de janeiro, formação vermelha e branca não foi capaz de segurar resultado anterior e acabou com um dissabor na boca
28 Jan 2026 | 16:50 |
É o concretizar de mais um adeus à Europa. A equipa de voleibol do Benfica viajou até à Turquia, onde disputou a passagem aos quartos-de-final da CEV Challenge Cup, contra o Altekma. Apesar do equilíbrio registado, a equipa da casa acabou por seguir em frente, ao derrotar as águias na conjugação dos resultados e no golden set.
Pablo Natan, Valerii Todua, Lucas França, Japa, Tiago Violas, Felipe Banderó e Ivo Casas (L) foram as escolhas iniciais de Marcel Matz para a partida da segunda mão da prova. No banco de suplentes, o canarinho contou ainda com Diogo Fevereiro, Vasco Lopes, Peter Wohlfahrtstätter, Nivaldo Gómez, Murad Khan, Kelvi Geonavi, Tomás Natário, Francisco Pombeiro e Bernardo Silva (L).
Depois de vencer a primeira mão, o Benfica até entrou melhor, ao vencer o primeiro set, dando vantagem às águias. O parcial ficou favorável para o Glorioso em 25-19. No entanto, o Altekma, a precisar de vencer para continuar em frente, conseguiu empatar o encontro ao vencer o segundo set pelo mesmo resultado.
No terceiro set, a equipa da casa foi mais superior e conseguiu operar a reviravolta no marcador, assegurando a vantagem na partida ao triunfar por 25-20. No entanto, a correr atrás do prejuízo, o Benfica não deitou a toalha ao chão e voltou a empatar o duelo ao vencer o quarto parcial por 25-22.
Porém, a partida ainda estaria longe de terminar e o Altekma, na sua última esperança, triunfou na negra, assegurando um triunfo no tempo regulamentar por 3-2 (15-11 no parcial). Com este resultado, foi necessário recorrer ao golden set para descobrir o vencedor. No final, o Altekma acabou a sorrir, ao vencer por 15-13.
Emblema encarnado não teve dificuldades para vencer turma nortenha e está no segundo lugar da tabela classificativa da Liga portuguesa
24 Jan 2026 | 16:23 |
A equipa de voleibol do Benfica derrotaram a formação da Académica de Espinho por 3-0, este sábado, dia 24 de janeiro, em jogo da 16.ª jornada da fase regular da Liga UNA Seguros. O Clube da Luz confirmou assim o bom momento e somou o terceiro duelo consecutivo a ganhar.
No Pavilhão Arquitecto Jerónimo Reis, as águias triunfaram com os parciais de (25-19), (25-21) e (25-20). Com o triunfo diante da formação nortenha, o Benfica continua no segundo lugar do Campeonato Nacional com 42 pontos, mas em igualdade pontual com o Sporting (menos um jogo).
Com esta vitória - a 19.ª em 23 jogos esta temporada - os comandados de Marcel Matz continuam a correr atrás do prejuízo, depois da derrota frente aos leões na ronda 14. De recordar que o primeiro critério de desempate continua a ser o maior número de vitórias.
O próximo encontro do Clube da Luz está marcado já para a próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Altekma, em jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da CEV Challenge Cup. O encontro diante está marcado para as 14h00, em Esmira, na Turquia. No primeiro jogo, as águias venceram por 3-2.
Para levar de vencida a equipa contrária, o emblema encarnado convocou: Pablo Natan, Murad Khan, Lucas França, Tiago Violas, Japa, Valerii Todua e Ivo Casas, Peter Wohlfahrtstatter, Francisco Pombeiro, Nivaldo Gómez, Felipe Banderó, Kelvi Geonavi, Tomás Natário e Bernardo Silva.