Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jan 2026 | 08:52 |
Rafa Silva está de regresso ao Benfica, depois de uma aventura de um ano e meio na Turquia. Oficializado durante o dia de ontem, 22 de janeiro, o internacional português espera começar a sua segunda passagem pela Luz com o pé direito e já tem um objetivo em mente.
Segundo deu conta o jornal A Bola, na edição desta sexta-feira, 23 de janeiro, o craque português está apenas a seis golos de chegar à marca redonda de 100 finalizações com o Manto Sagrado do Benfica. Número que, no decorrer desta temporada, o avançado de 32 anos pode muito bem pulverizar.
Depois da oficialização de ontem, é mais do que certo que o novo dono da camisola 27 — Bruma ficou com o número 7 — se apresente hoje no Seixal, para dar início aos treinos com os novos companheiros de equipa e alguns velhos conhecidos do plantel. Ao que tudo indica, Rafa Silva corre para entrar nas opções de José Mourinho já no encontro frente ao Estrela da Amadora, agendado para 25 de janeiro.
Os números do negócio não foram divulgados por nenhuma das partes, contudo, a imprensa nacional e internacional apontam que o Benfica terá pago uma quantia a rondar os cinco milhões de euros, onde ainda podem ser acrescentados 2M€ em variáveis. Rafa Silva assinou contrato válido por duas temporadas e meia, até ao verão de 2028.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em cinco milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Diretor do nosso jornal analisou resultado negativo frente à Juventus e ainda deixou críticas à forma como destinos do Clube da Luz têm sido geridos
23 Jan 2026 | 03:00 |
Bernardo Alegra assume que a causa para a derrota do Benfica em Turim foi a falta de “qualidade individual”. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o diretor do nosso jornal esteve a analisar o resultado diante da Vecchia Signora, que levou a que as contas na Champions se complicassem, e muito. Além disso, o conhecido adepto falou também de José Mourinho e da contratação de Rafa Silva.
Bernardo Alegra: “Acho que o resultado se resume a isto: falta de qualidade individual”
“Acho que o resultado se resume a isto: falta de qualidade individual. Sinceramente, não acho que o Benfica tenha perdido o jogo taticamente”, começou por dizer Bernardo Alegra, em entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, onde comentou o rescaldo da derrota em Turim.
“O problema é que raramente os lances de perigo se transformaram em perigo real, algo que já tínhamos visto com o Porto. E isso acontece essencialmente por falta de qualidade”, constatou Bernardo Alegra ao nosso jornal, apontando o que não permitiu ao Benfica sair de Turim com um resultado diferente.
Bernardo Alegra: “Não vejo outra hipótese a não ser ganhar jogo a jogo e esperar o melhor, porque o pior já é garantido”
Questionado sobre a continuidade de José Mourinho, o diretor do Glorioso 1904 foi direto: “Com certeza que tem condições. E, sinceramente, espero que fique nesta e na próxima época para, de uma vez por todas, também ele se responsabilizar pelos resultados”. “Não vejo outra hipótese a não ser ganhar jogo a jogo e esperar o melhor, porque o pior já é garantido”, apontou, sobre as futuras ambições do Benfica.
Confirmada a contratação de Rafa Silva, Bernardo Alegra deixou a sua opinião sobre a transferência: “Acho um negócio ruinoso, sobretudo do ponto de vista moral, porque, do ponto de vista desportivo, tendo em consideração a qualidade do nosso atual plantel, até pode ser positivo a curto prazo”. Deixou, por fim, em conversa com o Glorioso 1904, uma crítica ao estado atual do clube: “O Benfica tem vindo a perder os seus valores. Já não se dá ao respeito”.
Futebolista foi apresentado ao final da tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro, horas depois do Besiktas confirmar acordo total entre clubes
22 Jan 2026 | 19:09 |
É oficial! Rafa Silva está de regresso ao Benfica. O anúncio foi feito ao final da tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro, através dos meios de comunicação oficiais dos encarnados. No boletim informativo, as águias dão algum contexto em torno do negócio e do contrato do atleta. Horas antes, a imprensa já tinha dado conta de quanto iria receber no Clube da Luz.
No comunicado, partilhado no site oficial dos encarnados, é possíveller a seguinte informação: "O avançado Rafa, de 32 anos, é reforço da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica". Está confirmado assim o regresso do antigo internacional português.
Na mesma note, as águias dão conta número que o futebolista irá utilizar, tal como a duração do seu novo vínculo com o Clube da Luz: "O novo dono da camisola n.º 27 das águias transferiu-se do Besiktas para o Glorioso, assinando um contrato válido até 2028".
Chega assim ao fim a novela de Rafa Silva. Recorde-se que toda esta situação começou no passado mês de novembro de 2025, quando o futebolista entrou em rota de colisão com o treinador e a direção do Besiktas, recusando-se a jogar pelo clube e exigindo que gostaria de abandonar as águias negras no mercado de inverno, onde o Benfica foi apontado como a escolha do jogador.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em cinco milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Confira o vídeo partilhado pelo Benfica:
Jovem formado no clube encarnado foi um dos convocados de José Mourinho para o encontro da Liga dos Campeões, frente à Juventus
22 Jan 2026 | 17:58 |
Daniel Banjaqui foi convocado por José Mourinho para a deslocação das águias ao terreno da Juventus e o atleta revelou o jogador que mais o surpreendeu desde que começou a trabalhar na equipa principal : Manu Silva, que foi contratado na última época ao V. Guimarães.
"Rendi-me"
"Manu foi quem mais me surpreendeu. Nunca o tinha visto jogar, não conhecia. Rendi-me. É muito bom, tem muita técnica", revelou o jovem de 17 anos, que pode fazer todo o corredor direito, em declarações à Sport TV, antes do encontro que se realizou em Turim.
O internacional pelas camadas jovens da seleção nacional, e que foi campeão mundial sub-17 no último ano, não escondeu a felicidade de estar num palco como a Liga dos Campeões. "É um sonho de criança, não esperava que fosse tão cedo. Estou muito contente de estar aqui".
"Agora é continuar a trabalhar"
"O Mundial e o Europeu é muito bom, mas já passou. Agora é continuar a trabalhar. O próximo objetivo é fazer a estreia na Liga e Champions", anotou o defesa-direito que fez os primeiros minutos na equipa principal, diante do Farense, a contar para a Taça de Portugal, e pode estar a renovar o seu contrato.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Daniel Banjaqui - avaliado em 1 milhão de euros - realizou 16 jogos: oito na Segunda Liga, quatro na Youth League, três na Liga Revelação e um na Taça de Portugal. Nos 897 minutos que esteve em campo, o defesa marcou um golo.
Mercado mexe; Rui Costa pensa em avançado italiano para reforçar o Benfica
22 Jan 2026 | 16:46