Futebol
Bomba! Ruben Amorim regressa ao ativo; Ex Benfica vai treinar emblema com 7 Champions
15 Jun 2026 | 11:43
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
12 Fev 2026 | 12:09 |
José Mourinho lançou o encontro frente ao Santa Clara, que será jogado no Estádio de São Miguel. Na manhã desta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, o treinador do Benfica alerta para a necessidade de pontos para continuar na luta pelo título confirmou um regresso importante aos convocados. Confira tudo o que o Special One disse.
Que jogo espera?
"Eles precisam de pontos, mas nós precisamos mais do que eles. Eles têm uma boa equipa. Obviamente, estão naquela situação, mas vão sair. Não me parece que seja uma equipa para ter problemas. Nós, sim, precisamos muito de pontos, para podermos olhar para cima. Se olhássemos para baixo, a distância que nos separa do quarto classificado é significativa, mas nós olhamos para cima, e, olhando para cima, somos nós que desesperadamente precisamos de pontos. O campo é, seguramente, um problema. Há estádios na I Liga em que os 'standards' são verdadeiramente baixos para uma Liga que se quer de alto nível, e também com as condições climatéricas das últimas semanas, é possível que esteja ainda pior do que aquilo que normalmente está. Mas, pronto, também trabalhámos, esta semana, a pensar nisso, no melhor modo de podermos ultrapassar essas dificuldades extra. Viajamos para os maravilhosos Açores com o objetivo de lutar muito, trabalhar muito, para podermos voltar com os pontos de que precisamos".
Benfica cada vez mais perto da liderança
"Foi sempre uma coisa que disse que fazia parte da minha própria cultura e ética profissional, que vai de acordo com aquilo que é a cultura do Benfica, que é, independentemente das classificações, dos objetivos e de o momento ser melhor ou pior, há coisas que não são negociáveis nem aceitáveis, e uma delas é baixar os níveis de motivação, concentração e trabalho porque o momento não é bom. O facto de, agora, nos termos aproximado ligeiramente do primeiro e do segundo classificados não nos motiva a trabalhar. Esta equipa trabalha sempre muito. Desde que cheguei, tem sido uma das coisas com a qual não tenho tido absolutamente nenhum problema. A equipa trabalha bem, tem uma atitude quase sempre boa, e, agora, temos um período com dois jogos importantíssimos para o campeonato, este e o AVS, em Lisboa, intercalados com mais dois Benfica - Real Madrid, que são uma alegria de jogar".
Boletim clínico
"O Lukebakio vai para jogo, já passou aquele período em que... O Bah e o Ríos estão. O Lukebakio vai para jogar, o Ríos e o Bah iniciaram aquele período que se alongará por mais uma ou duas semanas. É bom, porque, neste momento, já estão a trabalhar com a equipa. Banjaqui e José [Neto] estão integrados, sem qualquer tipo de problema, mas, esta semana, temos Santa Clara, nos Açores, e Felgueiras, aqui, no sábado. Temos de pensar bem para onde é que vamos, porque a nossa equipa B também nos interessa. Dedic está melhor. Estamos a falar antes do treino, onde vamos avaliar todas estas pequenas coisas. Já dei a garantia do Lukebakio, porque já está numa fase do processo em que treina sem nenhuma limitação. Vamos ver".
Pré-temporada do Clube encarnado arranca dentro de dias e o novo treinador terá várias ausências importantes devido ao Mundial
15 Jun 2026 | 12:50 |
Marco Silva prepara-se para iniciar os trabalhos no Benfica Campus a 25 de junho e terá desde logo a oportunidade de conhecer de perto algumas das principais promessas da formação encarnada. Com vários jogadores ausentes devido ao Mundial, o treinador contará com reforços vindos das equipas B, sub-23 e sub-19.
Ao todo, nove jovens deverão integrar o estágio de pré-temporada. Três deles já têm lugar praticamente garantido no plantel principal: o lateral-direito Daniel Banjaqui, o lateral-esquerdo José Neto e o ponta-de-lança Anísio Cabral, todos campeões do mundo de sub-17 por Portugal.
As ausências de Amar Dedic, Tomás Araújo, Richard Ríos, Fredrik Aursnes, Andreas Schjelderup e Dodi Lukebakio obrigam a uma reconfiguração do grupo de trabalho. No eixo defensivo, Rui Silva e João Fonseca surgem como candidatos naturais a ganhar espaço. Já no meio-campo, nomes como Miguel Figueiredo, Tiago Freitas e Gonçalo Moreira podem receber uma oportunidade importante.
Nas alas ofensivas, a concorrência promete ser intensa. Jaden Umeh, Olívio Tomé e Rodrigo Rêgo - que pode sair - estão entre os jovens mais bem colocados para integrar os trabalhos da equipa principal e tentar convencer Marco Silva durante as primeiras semanas da preparação.
Os internacionalistas presentes no Mundial terão direito a férias após a competição, o que prolongará a oportunidade para os jovens mostrarem o seu valor. Para muitos deles, esta poderá ser a primeira grande montra junto do novo treinador do Benfica e o início de uma caminhada rumo à equipa principal.
Jornalista desportivo não entende os julgamentos feitos a elemento fundamental da estrutura do Clube encarnado e defende na sua crónica
15 Jun 2026 | 12:49 |
A falta de conquistas tem levado a massa associativa benfiquista a indignar-se perante o trabalho de Rui Costa. O presidente do Benfica tem sido o principal alvo das críticas mas Rogério Azevedo defende-o, dizendo que não faz sentido julgá-lo.
R. Azevedo: "Críticas a Rui Costa? Não faz sentido"
"Seis milhões de benfiquistas queixam-se de que o Clube foi imensamente prejudicado na final da Taça de Portugal de 2025. E que foi prejudicado no último Famalicão - Benfica. E que foi prejudicado no penálti assinalado contra o Benfica e a favor do Arouca quando Otamendi, em 2024/2025, no chão e de cabeça, acertou num adversário. E que foi prejudicado no penálti assinalado contra o Benfica por mão de António Silva, já esta época... Porém, muitos desses seis milhões de benfiquistas são depois os primeiros a erguer o saco de pancada à sua frente e desatam às murraças a uma só figura: Rui Costa. Faz sentido? Não", escreveu, no seu texto de opinião ao jornal 'A Bola'.
O jornalista reforça que os benfiquistas devem escolher o culpado com coerência. "Escolham, por favor. Escolham o vosso culpado para a derrota do Benfica na final da Taça de Portugal de 2025. Pode ser Luís Godinho. Ou Tiago Martins. Ou Renato Sanches. Ou Viktor Gyökeres. Ou Bruno Lage. Ou Matheus Reis. Ou todos juntos. Escolham os culpados do penálti de Otamendi, do penálti de António Silva e de todas as outras vezes em que o Benfica foi prejudicado. Mas, se acham que houve um culpado (ou mais) exterior ao Benfica, por que razão depois esticam o dedo na direção do mesmo saco de pancada?", reforçou.
R. Azevedo: "O desporto mais praticado foi bater no saco de pancada"
Rogério Azevedo afirma que bater em Rui Costa foi o desporto mais praticado no país. "O desporto mais praticado em Portugal nos últimos largos meses, meus caros, não foi futebol, atletismo, andebol, padel ou bilhar. O desporto mais praticado foi um só: bater no saco de pancada", pode ler-se.
Para finalizar, o jornalista defende que o presidente fez bem em contratar Marco Silva. "Errou ao esperar tanto tempo para receber 15 milhões de euros e contratar Marco Silva? Não. E, sobretudo, não errou ao não cair na tentação de fazer da apresentação de Marco Silva uma espécie de acerto de contas. Fosse ou não com José Mourinho", concluiu.
Futebolista explicou também o contexto difícil da sua adaptação ao futebol português e ao Clube da Luz, mas refere que não guarda mágoa
15 Jun 2026 | 12:44 |
Sidny Lopes Cabral não guarda qualquer mágoa da passagem pelo Benfica, onde esteve apenas seis meses, e fala com tranquilidade sobre esse período da carreira, agora ao serviço do Trabzonspor. O jogador abordou ainda a relação com José Mourinho e reconheceu que não conseguiu mostrar a sua melhor versão.
O ala abordou também o momento atual de Cabo Verde, numa antevisão ao duelo frente à Espanha no Mundial: “Estamos todos entusiasmados com o Campeonato do Mundo e especialmente com o jogo contra a Espanha. Quero jogar contra todos os melhores jogadores de Espanha. É uma grande honra”, disse entrevista à Radio Marca.
O jogador recordou depois a experiência no Benfica com o 'Special One': “É um excelente treinador, foi uma honra trabalhar com ele. É um treinador que deixa uma marca na carreira dos jogadores e que pode ajudar a que alcancem a melhor versão deles mesmos”.
Sidny explicou também o contexto difícil da sua adaptação ao futebol português e ao Clube da Luz: “O tempo que passei com ele foi curto e tive a que me adaptar, porque, no espaço de um ano, vim do terceiro escalão na Alemanha para Portugal, e, depois, para o Benfica”.
Sidny sobre Mourinho: “Não alcancei o meu melhor nível com ele"
Além do mais, reconheceu que não atingiu o nível esperado, mas deixou uma reflexão sobre o que poderia ter sido a sua evolução: “Não alcancei o meu melhor nível com ele, mas acredito que, se tivesse ficado e trabalhado mais tempo com ele, teria alcançado o meu melhor”.
Bomba! Ruben Amorim regressa ao ativo; Ex Benfica vai treinar emblema com 7 Champions
15 Jun 2026 | 11:43
Negócio fechado! Atacante que fez 76 jogos no Benfica está a caminho do Galatasaray
15 Jun 2026 | 11:45
Apontado à saída, Tomás Araújo já revelou as suas intenções aos responsáveis do Benfica
15 Jun 2026 | 09:32