
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O treinador do Benfica, Roger Schmidt, compareceu na zona de entrevistas rápidas da Sport TV, depois da vitória frente ao Rangers, por 1-0, onde analisou a passagem aos quartos-de-final da Liga Europa. O técnico alemão destaca as transições do Benfica como segredo da vitória.
"Não podemos comparar os dois jogos, foram completamente diferentes. Hoje esperava um jogo mais aberto. Acho que jogámos muito bem, defendemos muito bem e não lhes demos chances para marcar", começou o germânico, não utilizando a partida no Estádio da Luz como termo de comparação.
"Tivemos momentos para transição e podíamos ter marcado mais cedo. Marcámos o golo e defendemos com paciência, lutámos muito, com um grande espírito, e estamos felizes por ganhar", continua destacando as transições, que surgem principalmente por Rafa, como essenciais.
"Não há segredo, somos bons nas transições com jogadores rápidos na frente. Foi o momento chave, mas acho que é importante ter uma boa organização defensiva. Estivemos muito bem, fizemos um grande jogo defensivamente".
A equipa de Roger Schmidt volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 17 de março, para defrontar o Casa Pia na 26.ª jornada da Liga Portugal. O encontro será realizado no Estádio Municipal de Rio Maior e tem apito inicial marcado para as 18h00.
Preparativos estão a decorrer a todo o vapor e o setubalense conta com experiência que lhe garante que não há impossíveis frente ao colosso alemão
|
Na reta final da fase de grupos do Mundial de Clubes, o Benfica prepara a derradeira jornada, onde vai medir forças com o Bayern Munique, já qualificado para a fase seguinte da prova. Para assegurar uma presença nos oitavos de final, as águias precisam de apenas um empate e Bruno Lage conta com três atletas que sabem, por experiência, que é possível contrariar o colosso bávaro.
Com um registo negativo frente aos alemães (3 empates e 10 derrotas), o setubalense espera que o conhecimento de Leandro Barreiro, Ángel Di María e Bruma possa reverter essa tendência. Começando pelo médio luxemburguês, que foi titular frente ao Auckland City, fez parte da sua carreira na Alemanha, ao serviço do Mainz. Contudo, o camisola 18 é o único que conseguiu marcar ao campeão germânico, com dois tentos apontados em dois triunfos distintos, ambos por 3-1. Além disso, Barreiro também foi utilizado num terceira vitória, por 2-1. Pondo isto, o seu registo é de 3 triunfos e 6 derrotas.
Quanto ao camisola 11 do Benfica, que com uma vasta carreira no futebol europeu, onde representou vários clubes de topo, o seu registo contra o Bayern Munique é equilibrado, mas pode ser considerado positivo (4 vitórias e 5 derrotas). Bateu os bávaros com as cores do Real Madrid, por 2-1 e 1-0. Mais tarde, já a representar o PSG, Fideo testemunhou mais duas vitórias, por 3-0 e depois 3-2.
Por último, mas não menos importante, Bruma também sabe como ferir o colosso da Baviera. Em 2018, o internacional português, que chegou do Braga em janeiro, foi titular pelo RB Leipzig, que derrotou o Bayern Munique por 2-1. Apesar do seu registo ser negativo (1 triunfo e dois desaires), o camisola 27 das águias sabe que nada é impossível.
Este vai ser o segundo confronto entre o Glorioso e o conjunto de Vincent Kompany, o primeiro embate aconteceu na 3.ª jornada da fase de liga da Champions, no Allianz Arena, onde o Benfica saiu derrotado por 1-0. O novo encontro, a contar para o Mundial de Clubes, está agendado para terça-feira, 24 de junho, às 20h00 (hora de Portugal Continental).
Com o Clube da Luz atento às opções no mercado, o empresário norte-americano poderá complicar as negociações de Rui Costa por alvo para os encarnados
|
Thiago Almada é um dos alvos do Benfica para 2025/2026 e Rui Costa até já sabe quanto é que John Textor pretende receber com a possível transferência do médio para a Luz. O proprietário do Lyon e do Botafogo não é cauteloso nas exigências, apontando para uma verba de 40 milhões de euros.
De acordo com o jornal A Bola, John Textor não pretende facilitar a vida ao Benfica, exigindo, assim, um valor bastante alto pelo passe do médio cobiçado por Bruno Lage para a próxima época. Embora Rui Costa tenha um 'trunfo' nas negociações, o processo poderá não se verificar assim tão fácil como se esperava.
Ainda assim, apesar do valor pedido pelo dono do emblema brasileiro, as negociações estão a decorrer e Rui Costa está a tentar fechar a contratação de Thiago Almada o mais rápido possível. Refira-se que, o jogador esteve a cumprir empréstimo no Lyon, outro dos clubes sob alçada de Textor, e já tem regresso programado ao Botafogo, de Renato Paiva.
Este plano, no entanto, poderá sofrer alterações, caso o Benfica consiga fechar a contratação do médio argentino. Em vez de fazer as malas e regressar ao Botafogo, Thiago Almada poderá protagonizar um desvio e rumar ao Clube da Luz, neste defeso de transferências, sendo anunciado como reforço de verão para o plantel de Bruno Lage.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço dos franceses do Lyon, conjunto pelo qual esteve cedido, Thiago Almada - atualmente com um valor de mercado fixado nos 25 milhões de euros - foi aposta em 20 encontros: 16 na Ligue 1 e quatro na Liga Europa. Nos 1.209 minutos em que esteve em campo, o internacional argentino, que é um dos sonhos do Benfica para o meio-campo, apontou dois golos e realizou quatro assistências.
Camisola 10 conta com um pretendente, que aproveita tensão para 'atacar' o mercado para negociar o passe do futebolista turco, neste verão
|
Orkun Kokçu passou uns dias 'tremido' no Benfica, face à discussão com Bruno Lage. Apesar desse momento já pertencer ao passado, há quem ainda aproveite essa situação. É o caso do Fenerbahçe, orientado por José Mourinho, que mostrou interesse no camisola 10 dos vermelhos e brancos.
Face à importância que Kokçu tem na Turquia, o momento polémico com Bruno Lage fez correr muita tinta nos meios de comunicação turcos, acabando por despertar as atenções do Fenerbahçe. A equipa de José Mourinho 'aponta a mira' ao médio internacional, tentando negociar o passe do jogador junto dos dirigentes do Benfica, com Rui Costa à cabeça, segundo informações adiantadas pelo jornal A Bola, esta segunda-feira, 23 de junho.
O presidente do Fenerbahçe, Ali Koç, não pretende ver mais uma época sem sucesso e, com José Mourinho no comando, quer construir uma equipa capaz de fazer frente aos rivais e sair por cima. É nesse sentido que Kokçu integra os planos dos turcos de Istambul, sendo visto como uma grande estrela pelos responsáveis do emblema da Turquia.
Refira-se que, o Benfica não tem planos de vender Kokçu, porque, mesmo depois da 'zaragata' com Bruno Lage, o compatriota de Akturkoglu assume uma grande importância no 'miolo' da turma encarnada. Além do Fenerbahçe, recorde-se, o Liverpool, também, é um clube que tem estado atento à situação do camisola 10 nos quadros da Luz.
Na temporada de 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.