
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Desde que Roger Schmidt se mudou de armas e bagagens para a Catedral, em maio de 2022, e começou a orientar o Benfica, os encarnados já atiraram para o fundo das redes por 73 vezes, num somatório em que figuram todas as competições onde estão inseridos esta temporada.
Vamos a númerosEsta estatística é, em média, mais elevada à da época anterior (2021/2022), quando as águias foram treinadas por Jorge Jesus e por Nelson Veríssimo; e acentua-se se olharmos para as bolas paradas – mesmo deixando os lances de penálti de fora. É que, até agora, já são 10 os ‘tiros’ apontados pelos encarnados em lances estudados e treinados pelo plantel, contra apenas nove, no decorrer de toda a última temporada. Estes factos mostram que, 13,7% dos golos faturados pelas águias (73), são estudados e de bola parada. Mesmo não contabilizando os penáltis que o Benfica soma esta temporada, a percentagem é bem superior à do ano transato, em que o Glorioso colecionou apenas 8% de golos neste tipo de lances – nove em 112 golos.
As contas não ficam por aquiNestes dados não figuram os quatro pontapés da marca de castigo máximo convertidos pelos atletas do Benfica. O ‘rei dos penáltis’, João Mário, acertou três vezes, enquanto Chiquinho atirou uma vez certeiramente, através destes lances trabalhados no… no balneário.
Fotografia de Benfica
Treinador setubalense fez a antevisão ao duelo dos oitavos-de-final do Mundial de Clubes entre os encarnados e os blues que acontece este sábado
|
Bruno Lage fez a antevisão ao Benfica - Chelsea, na madrugada deste sábado, 28 de junho, sendo que assegurou que os encarnados estão bastante motivados para enfrentar os londrinos. Com os quartos-de-final à vista, as águias procuram fazer história no Mundial de Clubes.
"A equipa está com a enorme ambição de prosseguir em frente na prova. Sabemos que é difícil, mas não é impossível", começou por confirmar Bruno Lage, em conversa com os jornalistas. O técnico do Benfica, ainda, continuou, e analisou a partida que se avizinha.
Bruno Lage: "Sabemos que é difícil, mas não é impossível"
"É um jogo e neste momento temos um conhecimento profundo da forma como o Chelsea joga e, uma vez mais, sinto que preparámos o jogo muito bem. Sinto a equipa motivada e com enorme ambição de seguir em frente na prova", completou o treinador do Benfica, na conferência de imprensa, junto dos jornalistas.
Recorde-se que o Benfica e o Chelsea medir forças nos oitavos-de-final do Mundial de Clubes. A partida está agendada para o próximo sábado, às 21h00, no Bank of America Stadium, em Charlotte. O encontro ficará marcado pelo reencontro entre Enzo Fernández e os adeptos do Glorioso, após a saída conturbada do argentino da Luz.
Para este duelo, Bruno Lage tem o plantel na máxima força. Álvaro Carreras e Andrea Belotti já cumpriram castigo e estão novamente à disposição, assim como Florentino Luís e Renato Sanches. Por fim, Manu Silva, Alexander Bah e Tomás Araújo não viajaram com a comitiva do Benfica para Miami e continuam a integrar o boletim clínico, pelo que não estão aptos para ir a jogo frente ao conjunto da Premier League.
Na antevisão ao duelo com o Chelsea, treinador das águias acabou por revelar mais do que devia e confirmou a contratação de mais um jogador
|
Bruno Lage acabou a 'descair-se' durante a antevisão ao Benfica - Chelsea, confirmando a contratação de um novo reforço. Ao abordar a renovação de Nicolás Otamendi, o treinador das águias acabou por dizer mais do que devia, adiantando-se na oficialização de mais uma peça-chave para o plantel.
"A conversa era precisamente nesse sentido [de reforçar a equipa]. [Rui Costa disse que] tínhamos acabado de contratar o reforço e estava a ser informado que finalmente o Otamendi tinha renovado e que iria ser anunciado hoje [sexta-feira]", afirmou o treinador do Benfica, sem mencionar o nome do novo reforço do Clube da Luz.
Bruno Lage: [Rui Costa disse que] tínhamos acabado de contratar o reforço"
Ainda assim, tudo aponta que seja Amar Dedic. O lateral-direito tem acordo fechado com o Benfica há algumas semanas e só faltará mesmo a oficialização da contratação, uma vez que o jogador já deixou o Salzburg para rumar a Lisboa e fazer os habituais exames médicos e físicos.
Além disso, o jovem defesa, também, já assinou o contrato até 2030, ficando-se a aguardar que o Benfica confirme, oficialmente, a contratação de Dedic. Recorde-se que, o reforço da ala direita era uma das prioridades para Bruno Lage, olhando-se também para o setor ofensivo, que irá perder Belotti, após o Mundial de Clubes.
Em 2024/2025, com a camisola do RB Salzburg, Amar Dedic – avaliado em 12 milhões de euros - marcou presença em 35 embates: 12 na Liga Austríaca, 11 na Liga dos Campeões e dois na Taça da Áustria. Nos 1.924 minutos somados, concretizou seis assistências. O próximo reforço do Benfica ainda participou em 10 encontros pelo Marselha, onde esteve cedido até final da época, registando uma assistência.
Treinador das águias abordou a possível vinda do antigo camisola 79 da formação da Luz, comentando o eventual interesse encarnado
|
João Félix é um dos jogadores que poderá estar a caminho do Benfica, protagonizando um regresso neste verão. Nesse sentido, Bruno Lage foi confrontado sobre o possível interesse da estrutura encarnada na contratação do avançado português. Durante a conferência em antevisão ao duelo com o Chelsea, o treinador não se escondeu.
"Falamos dele desde que saiu. É muito especial para o Benfica e para mim, mas está de férias e se calhar está a dormir a esta hora, está do outro lado do Mundo", afirmou Bruno Lage, confirmando que existe uma ligação pessoal com o jogador formado no Seixal.
Bruno Lage: "Falamos dele desde que saiu"
Refira-se que, tal como o Glorioso 1904 avançou em exclusivo, Bruno Lage quer muito contar com João Félix no plantel de 2025/2026 de forma a poder ajudar o ex-avançado do Benfica a 'renascer das cinzas'. Muito se fala de uma possível vinda do internacional português, especialmente, depois de não ter sido incluído no plantel do Chelsea para o Mundial de Clubes.
Além disso, a 'nega valente' de João Félix ao Flamengo acaba por dar esperança à estrutura de Rui Costa e a Bruno Lage de que o craque poderá ver com bons olhos um regresso ao Benfica. Vale a pena recordar que, o atleta não entra nos planos de Maresca no Chelsea para a próxima temporada, pelo que uma saída está a ser estudada.
Na temporada que agora terminou, entre o Chelsea e o Milan, João Félix – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – realizou 41 encontros. Nos 1.965 minutos em que foi utilizado, o avançado formado no Benfica apontou 10 golos e fez duas assistências. O internacional português tem contrato com os blues até junho de 2031 e uma cláusula de rescisão fixada nos 350 milhões de euros.