
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pizzi, um dos nomes mais acarinhados da história do Benfica, partilhou o balneário com Ruben Amorim. Contudo, nunca passou pela cabeça do novo reforço do Estoril que o companheiro de equipa viesse a ser treinador. Dez anos depois de terem sido colegas no Glorioso, o ex APOEL fez uma revelação sobre o atual timoneiro do Manchester United.
Em conversa no podcast ‘Jogo pelo Jogo’, o antigo atleta do Benfica explicou que nunca imaginaria Rúben Amorim no comando técnico de uma equipa de futebol e explicou o porquê de ter essa ideia: “Era um palhaço autêntico, era muito bom, entravas no balneário e era outra coisa sempre muito bem-disposto”.
No entanto, voltou a reforçar a ideia de que nunca tinha pensado nesse possível futuro para o antigo Benfiquista: “Nunca pensei que ele desse o treinador que é agora, nem pensava que ia para treinador. Não dava nada por ele. Em ambiente de treino não estará como estava connosco, deve saber dosear as coisas”.
Pizzi sobre Rúben Amorim: “Nunca pensei que ele desse o treinador que é agora, nem pensava que ia para treinador”
De seguida, o antigo capitão das águias recordou as altura em que trabalhou com Jorge Jesus e depois com Bruno Lage: “Jorge Jesus taticamente é perfeito, adorava jogar com ele, foi ele que me trocou de posição da ala para 8. Mal me viu tocar na bola disse 'vou te meter aqui”. Sobre o setubalense, Pizzi explica que voltou a apreciar o futebol: “O Bruno Lage foi o treinador com quem mais desfrutei a jogar, com o Rafa, o João Félix, o Grimaldo, o André Almeida, o Seferovic… parecia automático”.
Pizzi sobre Bruno Lage: "Foi o treiandor com quem mais desfrutei a jogar"
Sobre o final de carreira como futebolista, Pizzi explicou que pretende continuar ligado ao desporto: “Gostaria de estar ligado ao futebol. Para ser treinador a vida vai continuar a ser a mesma ou pior, tenho a minha família e já andámos tanto de um lado para outro”.
Dados estatísticos revelam que o eixo defensivo dos encarnados esteve seguro e disse “presente” durante competição da UEFA
|
Os defesas do Benfica, António Silva e Nicolás Otamendi, entraram no top-5 de jogadores com mais cortes na última edição da Liga dos Campeões. A dupla defensiva dos encarnados, que estiveram ao todo 1.805 minutos em ação, somou em conjunto 129 cortes. O capitão das águias registou 69, ficando assim em 3º lugar, enquanto o jovem formado no Seixal, posicionado em 5º na lista, terminou com 60.
António Silva e Otamendi ficaram atrás apenas da dupla defensiva do campeão europeu Paris Saint-Germain: Marquinhos (92) e Willian Pacho (72), ocupam o 1º e 2º lugar da lista, respetivamente. Recorde-se que o Benfica completou, no total, 12 jogos na Liga dos Campeões, com cinco vitórias, cinco derrotas e dois empates.
Nessas partidas, a turma de Bruno Lage contabilizou 21 golos marcados, mas sofreu 19 tentos. Após terminar em 16.º lugar na Fase de Liga, o Clube da Luz eliminou o Monaco no play-off de acesso aos oitavos-de-final da prova com um agregado de 4-3 para os encarnados.
Nos oitavos-de-final, frente ao Barcelona, o Benfica, que já tinha defrontado os catalães na Fase de Liga, naquele histórico 5-4 favorável à equipa de Hansi Flick, acabou por ser eliminado da Liga dos Campeões num agregado de 3-1. O capitão das águias Otamendi, que está em destaque na estatística da UEFA, marcou o único golo para os encarnados.
Recorde-se que, estes dados surgem numa semana de muita agitação sobre o futuro do eixo defensivo do Benfica. Segundo a imprensa argentina, Otamendi tem interessados na América do Sul, nomeadamente do Vélez Sarsfield, que quer contar com o defesa central para o restante da temporada. O argentino termina contrato com o Benfica no dia 30 de junho.
Visto como um dos alvos do Glorioso para a próxima temporada, as informações mais recentes sobre o futebolista podem arrefecer o interesse das águias
|
Numa altura em que as abordagens por Franco Mastantuono, da parte do Benfica, se encontram em stand by, surgem notícias que podem não ser do agrado da estrutura encarnada, liderada por Rui Costa. Segundo as novidades, o Real Madrid deu um passo firme nas intenções de contratar o jovem do River Plate.
Segundo o que escreveu o diário Marca, o colosso espanho voltou a mostrar vontade em retomar à mesa de negociações e tentar assegurar a assinatura do argentino de 17 anos. Segundo a mesma fonte, numa clara demonstração de interesse, os merengues enviaram um emissário à Argentina para conduzir as conversas com o emblema de Mastantuono.
Vale recordar, que o interesse do Real Madrid em Franco Mastantuono não é recente. O gigante espanhol, que procura fechar a contratação de Álvaro Carreras junto do Benfica, tentou assegurar os serviços do jovem argentino em 2024, contudo, o namoro ficou por aí, uma vez que o médio, na altura, renovou contrato com a sua equipa.
Para piorar ainda a situação, além da nova equipa de Xabi Alonso, o Glorioso conta também com a concorrência direta de outros emblemas como o PSG e o Manchester City. No entanto, perante as notícias que foram saindo nos últimos dias, o colosso francês, recentemente coroado campeão europeu, está muito próximo de fechar o negócio. Porém, o River Plate já fez saber que o prodígio de 17 anos penas irá sair em janeiro de 2026.
Franco Mastantuono tem uma cláusula de rescisão cifrada nos 45 milhões de euros. Na temporada de 2025, que se encontra a decorrer, o médio - atualmente avaliado em 30 milhões de euros - realizou até ao momento 19 encontros oficiais. Nos 1.483 minutos em campo, o argentino apontou sete golos e quatro assistências.
Informação é avançada pela imprensa local, que reforça o facto do atual campeão turco estar adiantado nas negociações com atleta, que está apontado à Luz
|
Más notícias para Rui Costa, que viu ficarem mais complicadas as intenções de contratar Bernardo Silva. Nos últimos dias, têm surgido informações que o Galatasaray poderá ultrapassar o Benfica e assegurar um acordo com o médio do Manchester City, que está apontado a uma saída da formação inglesa.
Segundo escreveu o jornal turco Fanatik, o recém coroado tricampeão turco já estará a negociar diretamente com o internacional português. No entanto, pelo que foi apurado, desconhece-se se o emblema de Istambul, um dos rivais de José Mourinho, já chegou a qualquer tipo de acordo com os citizens pelo jogador apontado a um regresso ao Benfica.
Numa altura em que o médio de 30 anos deu a entender que não pretende continuar em Manchester, vários são os clubes que estão interessados na sua contratação. No entanto, para mal do Benfica e de Rui costa, o Galatasaray já se terá diantado face à concorrência e pretende oferecer ao camisola 20 dos ingleses um contrato válido por três temporadas, com mais uma de opção.
Caso este negócio avance e se concretize, o Glorioso vê fugir assim um dos seus principais alvos para reforçar o plantel nos próximos anos. Por outro lado, no capítulo dos regressos, Nélson Semedo continua em cima da mesa, mas em banho-maria. Já Rúben Dias, um dos nomes mais sonantes da formação, não descartou um possível regresso à Luz, contudo, afirmou que não é um tema que seja prioritário nesta fase da sua carreira.
Bernardo Silva - atualmente avaliado em 38 milhões de euros - tem contrato com o Manchester City até ao verão de 2026. Na temporada de 2024/25, o criativo português marcou presença em 49 partidas oficiais com as cores dos citizens. Nos 3.902 minutos em que esteve em campo, apontou cinco golos e fez quatro assistências.