Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Rui Dias dá conselho a Rui Costa sobre titular do Benfica: "Preparar já a sucessão"

Futebolista do Clube da Luz tem dado que falar nas últimas semanas fruto de ter cometido alguns erros que prejudicaram as águias

Glorioso 1904
Glorioso 1904

31 Out 2024 | 10:38 |

Icon Comentário0

Rui Dias considera que Rui Costa deve começar a preparar a sucessão de Nicolás Otamendi no Benfica. Num artigo de opinião no jornal ‘Record’, o comentador considera que o internacional argentino já não tem condições para ser titular da turma de Bruno Lage. Recorde-se que, tal como avançado num Exclusivo Glorioso 1904, o plano das águias passa por segurar o defesa-central. 


Rui Dias: “Otamendi revela debilidades”


Otamendi entra em campo disposto à lotaria do tudo ou nada; do oito ou oitenta; do fracasso ou da glória que, num Mundo de mediatismo exacerbado, precisam de nomes próprios. Nele coabita o pecado sul-americano de prestigiar as ganas, a contundência, a picardia, o espírito do xerife arrogante nem sempre aconselhável a elementos cujo escrutínio é muito apertado e a responsabilidade grande em demasia”, começa por afirmar Rui Dias.


Otamendi revela debilidades nos apoios perdendo assim vantagem para o atacante; nem sempre temporiza na relação com os adversários diretos e corre todos os riscos mesmo quando é o último homem. Mas como é possível um defesa com tantas debilidades ter sido tão reconhecido, atuado em grandes clubes e chegado tão longe na carreira? Como pode ter mais de 600 jogos como profissional, mais 119 pela seleção da Argentina?”, defende Rui Dias.

Rui Dias: “Otamendi vive agruras só ao nível dos primeiros tempos com a camisola encarnada”


“Para lá das qualidades técnicas e físicas, é um líder da cabeça aos pés, uma referência pelo exemplo, nos treinos e nos jogos; pelas opções que toma em defesa do grupo, pelo modo como aglutina vontades, desperta os inertes, tranquiliza os nervosos e é a voz de cada um no universo que é o clube. Qualquer equipa é mais forte com um jogador que associe tantas qualidades a um prestígio planetário indiscutível”, considera Rui Dias.

“Na quinta época na Luz, Otamendi vive agruras só ao nível dos primeiros tempos com a camisola encarnada. E compreendem-se as razões: tem somado erros, alguns graves, e a sua presença no onze implica o afastamento de António Silva, um dos mais promissores centrais da Europa, com 20 anos, potencial negócio milionário para o Benfica e um dos jogadores mais queridos dos adeptos”, argumenta Rui Dias.

“Campeão do Mundo, com 25 títulos conquistados como profissional, tem resistido a sucessivas falhas comprometedoras, que excedem em larga escala as simples imprecisões técnicas; não são domínios mal feitos, passes transviados, interceções frustradas, caprichos da bola; são erros estruturais, o mais importante dos quais a perda de marcação em zonas problemáticas e a má avaliação dos tempos de contenção, que abrem autoestradas a adversários mais rápidos. Na memória coletiva só têm lugar os desvarios que acabam em golo. Mas o número total é muito maior”, afirma Rui Dias.

“As falhas que o penalizam são mais profundas do que a idade avançada – são consequência de um perfil futebolístico imutável –, prova de que o tempo não lhe trouxe tranquilidade e sabedoria para moderar os ímpetos juvenis trazidos do berço. O Benfica deve preparar já a sucessão, ir ao mercado de inverno e desenhar despedida condigna a um jogador que, sem se dar por isso, caminha para os 200 jogos de águia ao peito”, finaliza Rui Dias.


Futebol

José Mourinho comenta inseguranças no Benfica - Sporting: "Eles sabem que..."

Apesar do claro domínio no segundo tempo, treinador setubalse indicou que equipa está ciente dos erros que cometeu nos minutos iniciais da partida

No rescaldo do encontro, alguns dos jogadores foram visados por José Mourinho pelos erros cometidos no arranque do Benfica - Sporting. Fotografia: SL Benfica
No rescaldo do encontro, alguns dos jogadores foram visados por José Mourinho pelos erros cometidos no arranque do Benfica - Sporting. Fotografia: SL Benfica

06 Dez 2025 | 09:44 |

Icon Comentário0

José Mourinho não hesitou em apontar o dedo aos seus jogadores. No final da partida — que terminou com um empate — o treinador do Benfica assumiu que a equipa sabe que cometeu erros no início do encontro e que a reação do público gerou alguma insegurança, pelo menos até ao empate.


José Mourinho: "Eles sabem que erraram"


Presente na conferência de imprensa, que decorreu no Estádio da Luz, José Mourinho fez a sua análise às incidências do encontro. "A questão — e eu já lhes pus essa questão — é por que razão fizeram aquilo. Eles sabem que erraram", começou por explicar o treinador das águias aos jornalistas.


"O guarda-redes sabe que errou, o Enzo sabe que errou, o António... quem está lá dentro sente a reação do público e houve intranquilidade", acrescentou, admitindo que os seus jogadores acusaram a pressão nos minutos iniciais, o que acabou por ser prejudicial.

José Mourinho: "O golo do empate volta a pôr as coisas no patamar zero"


"O golo do empate volta a pôr as coisas no patamar zero. Na segunda parte não tivemos nenhum pontapé de baliza porque o Sporting não rematou. O Trubin não toca na bola", afirmou, por fim, José Mourinho, frisando que as águias foram muito superiores no segundo tempo.

Recorde-se que o segundo dérbi da temporada terminou com um empate a um golo. Pedro Gonçalves abriu o marcador para os leões e Georgiy Sudakov restabeleceu a igualdade ainda antes do intervalo. Com este resultado, o Benfica corre o risco de ficar ainda mais longe do Porto.


Futebol

Após o Benfica - Sporting, José Mourinho 'atira-se' a adversário: "Intocável"

No rescaldo do encontro, treinador da formação encarnada reconhceu falta para vermelho, contudo, aponta que houve dualidade nos critérios aplicados

No final da partida entre o Benfica e Sporting (1-1), José Mourinho deixou críticas à dualidade de critérios displinares no dérbi. Fotografia: SL Benfica
No final da partida entre o Benfica e Sporting (1-1), José Mourinho deixou críticas à dualidade de critérios displinares no dérbi. Fotografia: SL Benfica

06 Dez 2025 | 09:19 |

Icon Comentário0

José Mourinho considera que houve um jogador do Sporting que foi intocável no dérbi. No final da partida, o treinador do Benfica evitou comentar a expulsão de Gianluca Prestianni e apontou o dedo ao facto de um futebolista dos leões ter passado ao lado das sanções disciplinares, apesar de, na opinião do técnico, ter cometido faltas merecedoras de cartão.


José Mourinho: "Nos amarelos, que já estava à espera, há um jogador do Sporting que é intocável"


No final do encontro, que terminou com um empate entre os rivais, o Special One começou por apontar um exemplo. "Nos amarelos, que já estava à espera, há um jogador do Sporting que é intocável", adiantou José Mourinho, sem revelar o nome do jogador de Rui Borges.


"Manda no jogo, faz as faltas que quer e, mais uma vez, sai do jogo sem amarelo. Relativamente a esse jogador é que há uma dualidade de critérios", acrescentou José Mourinho. Contudo, o possível cenário é que o treinador do Benfica estivesse a falar de Morten Hjulmand.

José Mourinho: "O capitão do Sporting faz uma falta igual na primeira parte, a única diferença é que agarra"


"O capitão do Sporting faz uma falta igual na primeira parte, a única diferença é que agarra. Não lesiona, mas agarra com a mesma intenção: parar um contra-ataque. Este não é o cartão que condeno", atirou José Mourinho, frisando que houve uma diferença nos critérios.

"Árbitro? Já brinquei com ele e disse-lhe que pode sair à rua, que ninguém o vai chatear", acrescentou, por fim, o Special One, em tom irónico. Recorde-se que Benfica e Sporting dividiram os pontos no Estádio da Luz e que, em caso de triunfo dos dragões, as águias ficam mais longe do Porto.


Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Obrador pode ter solução à vista para calvário no Benfica

Lateral espanhol não conta para José Mourinho e pode estar de saída. Há vários interessados no concurso do defesa e Rui Costa já definiu o plano de marcha

Rafael Obrador tem interessados na La Liga. Benfica admite emprestar ou vender o lateral que não joga com José Mourinho
Rafael Obrador tem interessados na La Liga. Benfica admite emprestar ou vender o lateral que não joga com José Mourinho

06 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sport Lisboa e Benfica está a trabalhar na resolução do futuro de Rafael Obrador tendo em vista a próxima janela de transferências. Segundo apurou o Glorioso 1904 em exclusivo, a estrutura encarnada procura colocar o lateral-esquerdo, que tem sentido notórias dificuldades de afirmação e adaptação desde que chegou à Luz, conforme já tinha sido avançado pelo nosso Jornal.


Regresso às origens em cima da mesa


A solução para o calvário do jogador de 21 anos parece passar pelo regresso ao seu país natal. Existem clubes da La Liga e da segunda divisão espanhola que já manifestaram interesse em contar com os serviços do defesa, vendo nele um potencial por explorar que não tem tido espaço para brilhar em Portugal.


A situação de Rafael Obrador no plantel é delicada. O atleta ainda não somou qualquer minuto sob o comando técnico de José Mourinho, sendo uma carta fora do baralho para o treinador português. As dificuldades de adaptação ao futebol nacional e à exigência tática de um candidato ao título têm sido um entrave à sua progressão na equipa A.

Rui Costa define condições do negócio


A SAD liderada por Rui Costa não fecha a porta a nenhuma modalidade de negócio, desde que salvaguarde o investimento. O Benfica está disponível para um empréstimo com opção de compra – por um valor superior ao custo de aquisição do jogador – ou até para uma venda definitiva, caso surja uma proposta que agrade financeiramente aos cofres da Luz.

Na equipa principal do Benfica, Rafael Obrador - avaliado em 2 milhões de euros - realizou apenas uma partida, ainda nos tempos de Bruno Lage, diante do Tondela, num triunfo por 3-0, onde até deixou boas indicações. Adicionalmente, o atleta disputou dois encontros pelo conjunto secundário das águias, tendo feito uma assistência.

Perguntas Frequentes sobre Rafael Obrador

  • Rafael Obrador vai sair do Benfica? Sim, é provável que saia em janeiro devido à falta de minutos.
  • Que clubes estão interessados? Clubes da La Liga e da segunda divisão de Espanha.
  • Obrador joga com Mourinho? Não, o jogador não somou qualquer minuto com o treinador principal.
  • Qual o valor de mercado? O lateral está avaliado em 2 milhões de euros.
  • Até quando tem contrato? O vínculo termina em junho de 2030.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


José Mourinho lamenta expulsão e avalia atitude da equipa no Benfica - Sporting: "É difícil"
Futebol

José Mourinho lamenta expulsão e avalia atitude da equipa no Benfica - Sporting: "É difícil"

05 Dez 2025 | 23:22

Icon Comentário0
José Mourinho explica como preparou o Benfica para o dérbi: "Falar de fragilidades do Sporting é..."
Futebol

José Mourinho explica como preparou o Benfica para o dérbi: "Falar de fragilidades do Sporting é..."

05 Dez 2025 | 23:11

Icon Comentário0
José Mourinho deixa reparo depois do Benfica - Sporting: "Começámos mal..."
Futebol

José Mourinho deixa reparo depois do Benfica - Sporting: "Começámos mal..."

05 Dez 2025 | 23:02

Icon Comentário0