RUI PINTO DESCARTA-SE DE ‘MERCADO DO BENFICA’, MAS LANÇA FARPAS AO CRIADOR
‘Hacker’ está a ser julgado no âmbito do processo Football Leaks desde 2020
Ana Marisa Ventura
Texto
data
25 de Outubro 2022, 13:12
‘Hacker’ está a ser julgado no âmbito do processo Football Leaks desde 2020

Depois de mais um julgamento em que responde por um total de 90 crimes, Rui Pinto, de 34 anos, voltou a aparecer em mais uma sessão com a habitual camisa azul. Uma sessão em que o hacker português negou ser o autor do blogue ‘Mercado do Benfica’, assumindo apenas a responsabilidade pelas informações obtidas no caso ‘Luanda Leaks’, como refere o jornal ‘A Bola’.

“Não sou eu o criador do ‘Mercado do Benfica’. Era alguém que eu conhecia e ligado ao Football Leaks. O interesse na caixa de correio de João Medeiros [um dos três advogados do Benfica] não era meu. Não sou o autor do ‘Mercado de Benfica’ e tive várias discussões com o autor. A partir do momento que ele conseguiu essa informação, eu queria que ela fosse para o Football Leaksou para o consórcio de jornalistas e ele, por estupidez ou teimosia, criou o ‘Mercado do Benfica’”, disse.

Rui Pinto, a quem o Ministério Público imputa a autoria do bloque, garante que levou “uma facada nas costas” e que terá sido outra pessoa envolvida no processo Football Leaks a ignorar os seus pedidos para que os dados fossem entregues ao consórcio de jornalistas. No julgamento houve ainda espaço para Rui Pinto revelar “discussões” e atacar estes atos: “Tivemos muitas discussões. Olhando para a divulgação da caixa de correio de João Medeiros, isso foi uma canalhice. Lamento profundamente que aquilo tenha acontecido, mas não vou pedir desculpa por uma coisa que não fiz”,
vincou, considerando “lamentável”.

O português, de 34 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada.

Fotografia de Rui Pinto 

  Comentários