Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rafa Silva está fora do jogo com o Marítimo. De acordo com o jornal A Bola, o jogador do Benfica tem gripe e não será opção para Roger Schmidt, na visita aos insulares.
Depois de perder Gonçalo Guedes, uma peça importante para a rotação do plantel, o alemão vê-se agora sem um dos pilares dos encarnados para a visita à Madeira.
O Glorioso 1904 tinha incluído o avançado português no seu onze provável para o encontro da 24.ª jornada, pelo que deverá ser substituído por David Neres, com Schjelderup a ver cada vez mais perto uma estreia ao serviço da equipa principal das águias.
Rafa Silva – avaliado em 23 milhões de euros – conta com 35 jogos, 12 golos e seis assistências, esta temporada de águia ao peito.
Águias irão ter reencontro com duas formações oponentes bem conhecidas e irá um duelo de estreia com a formação da Nova Zelândia
|
0O sorteio do Mundial de Clubes da FIFA, realizado na última quinta-feira, dia 5 de dezembro, definiu que o Benfica, orientado por Bruno Lage, pertence ao Grupo C, onde o Glorioso irá medir forças com os alemães do Bayern Munique, os argentinos do Boca Juniors e os neozelandeses do Auckland City. O Mundial de Clubes irá decorrer entre 15 de junho e 13 de julho do próximo ano, nos Estados Unidos da América.
O evento de ontem ditou também que, o Clube da Luz irá iniciar o percurso na nova competição da FIFA, com uma estreia diante o Boca Juniors. A segunda jornada será uma novidade, contra o Auckland City. Por fim, os encarnados irão concluir a fase de grupos com uma partida diante a formação da Baviera que, recorde-se, já defrontou o Glorioso no início de novembro, para a Liga dos Campeões.
Boca Juniors
Traçando o perfil das equipas que irão defrontar o Benfica, comecemos pela formação argentina, orientada por Fernando Gago, O Boca Juniors tem um plantel que, está atualmente, avaliado em 92 milhões de euros. O nome mais sonante da formação sul-americana é Edinson Cavani que, em 2020 esteve muito próximo de assinar pelo Glorioso. O avançado uruguaio é o segundo melhor marcador da equipa, com quatro golos, estando apenas atrás de Miguel Merentiel (7). Ao todo, o conjunto de Buenos Aires conquistou 35 Campeonatos Nacionais e seis Taças dos Libertadores, ganhando o estatuto de um dos emblemas mais emblemáticos do futebol mundial.
Auckland City
O segundo adversário do Clube da Luz é formação neozelandesa, liderada pelo técnico Albert Riera. O Auckland City é o atual vice-campeão da liga da Nova Zelândia, depois de terem perdido na final contra o Birkenhead. O plantel do conjunto neozelandês está avaliado em cinco milhões de euros e foi fundado em 2004. Teoricamente é considerado o adversário mais acessível do Grupo C.
Bayern Munique
A fechar a fase de grupos, o Glorioso volta a medir forças com o conjunto alemão, depois dos pupilos de Bruno Lage terem perdido 1-0, em jogo a contar para a Champions. O conjunto bávaro, orientado por Vincent Kompany, está avaliado em 936 milhões de euros, fazendo dos alemães, a equipa mais valiosa do grupo. No palmarés, o Bayern conta com a conquista de seis Ligas dos Campeões e 33 Campeonatos Nacionais, as últimas 11 ligas foram conquistadas de forma consecutiva, até que o ciclo foi quebrado, na temporada passada, pelo Bayer Leverkusen.
Presidente do Clube da Luz estabeleceu a prioridade de ataque para o defeso de janeiro, que está muito perto de abrir
|
0Ao fechar portas a saídas em janeiro, Rui Costa definiu outras estratégias para o mercado de inverno. O Benfica vai ao ataque à procura de uma solução para o flanco direito, que conta com Alexander Bah e Issa Kaboré, atualmente.
De acordo com informações adiantadas pelo jornal A Bola, esta sexta-feira, 6 de dezembro, a contratação de um lateral-direito voltou a entrar nos planos dos responsáveis encarnados, face à falta de rendimento de Kaboré. Com o internacional pelo Burquina Faso apontado à saída já em janeiro, o Benfica pretende reforçar o plantel de Bruno Lage com uma nova solução para competir com Alexander Bah.
A mesma fonte garante que o reforço da zona central fica adiado para um próximo mercado de transferências, tendo existido a preferência para 'trancar portas', ao invés de deixar sair um dos três centrais (Otamendi, Tomás Araújo e António Silva). Apesar do camisola 4 do Benfica estar a ser associado a uma mudança para Itália, tendo a Juventus atenta, Rui Costa já deixou a promessa de que os jogadores encarnados só saem em janeiro se um clube se chegar à frente e pagar a cláusula de rescisão respetiva.
Com as finanças em vista, o Benfica optou, então, por dar prioridade a um reforço do setor direito, também, muito pela questão da urgência de dar soluções a Bruno Lage nessa posição. Alexander Bah tem sido alvo de muitos problemas físicos esta época e Issa Kaboré não convenceu, por isso, as águias querem garantir um lateral-direito o quanto antes, aproveitando, então, a janela de janeiro para dar uma prenda ao treinador do Glorioso.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Alexander Bah – atualmente avaliado em 13 milhões de euros – foi opção em 15 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões e um na Taça da Liga. Nos 1.206 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa direito de 26 anos apontou duas assistências e um golo.
Alexander Bah chegou ao Benfica no verão de 2022, deixando o Slavia Praga a troco de 8 milhões de euros. Ao todo, de águia ao peito, o lateral já fez 89 partidas, onde apontou quatro tentos e somou 12 passes para golo, conquistando um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).
Até ao momento, com a camisola do Benfica, Issa Kaboré – atualmente avaliado em 10 milhões de euros – realizou apenas seis encontros. Nos 192 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 23 anos não deixou as melhores indicações, sendo que Bruno Lage acabou mesmo por adaptar Tomás Araújo a lateral-direito.
Lateral do Estrela da Amadora foi o mais recente atleta apontado como possível reforço na ala direita, com Rui Costa a pensar em soluções para o plantel
|
0Danilo Veiga está no radar do Benfica como possível reforço do flanco direito encarnado. Com Kaboré apontado a uma saída, Rui Costa pretende garantir um novo lateral para fazer competir, internamente, com Alexander Bah. Perante este novo interesse, há quem deixe a garantia ao Presidente de que o atleta do Estrela da Amadora encaixa no sistema de jogo das águias.
É o caso de Pedro Tiba, jogador do Chaves, mas que já partilhou balneário com o novo alvo do Benfica. Em declarações ao jornal Record, o antigo companheiro de Danilo Veiga detalha o perfil do jovem atleta, deixando fortes elogios ao lateral referenciado pelos encarnados.
"Tem uma margem de progressão muito grande, tem muito para crescer. Tem características de jogador de equipa grande. É um lateral com muita propensão ofensiva, que define bem no último terço, é rápido, com uma boa capacidade física. Espero, sinceramente, como ex-companheiro de equipa, que continue a dar passos seguros na carreira"
Pedro Tiba: É um lateral com muita propensão ofensiva, que define bem no último terço, é rápido, com uma boa capacidade física
"Ele chegou muito jovem ao Gil Vicente, começou logo a jogar, a titular. Impôs-se rapidamente. Ele tem muita capacidade ofensiva, capacidade técnica, realmente não é surpreendente vê-lo a evoluir. Pode surpreender, apenas por ser tão rápido"
Pedro Tiba, no entanto, recusa fazer comparação com o atual titular indiscutível da ala direita do Benfica, Alexander Bah. Apesar disso, o atleta do Chaves deixa a garantia de que Danilo Veiga encaixa exatamente no perfil de jogo dos encarnados.
"O Bah já é um jogador feito, que já tem a sua forma de jogar. A idade é diferente. O Danilo tem condições para melhorar. E vê-se nele muita vontade de aprender, é um jogador muito humilde, que gosta de ouvir os mais velhos, respeita as ideias dos treinadores e está mesmo sempre disposto a aprender", começou por apontar.
Pedro Tiba: As características dele assentam melhor em equipas mais ofensivas
"Por isso, acredito que mais cedo ou mais tarde, a continuar neste nível, terá uma oportunidade num grande. Com todo o respeito pelo Estrela da Amadora, sabemos que está numa equipa mais modesta e as características dele assentam melhor em equipas mais ofensivas", frisou Pedro Tiba.
Na presente temporada, ao serviço do emblema da Amadora, Danilo Veiga - atualmente avaliado em 800 mil euros - participou em 11 partidas: 10 na Liga Portugal Betclic e uma na Taça de Portugal. Nos 925 minutos registados, o defesa de 22 anos soma duas assistências.
No papel de titular indiscutível, Danilo Veiga reforçou o Estrela da Amadora, em 2024, proveniente dos croatas do HNK Rijeka, que representou por dois anos. Antes de rumar para a sua primeira aventura fora de Portugal, o lateral português esteve ao serviço do Gil Vicente (2022/23), FC Felgueiras 1932 (2021/22), Paços de Ferreira (2020/21) e o Porto (2014/15 a 2020/21).