![Andebol do Benfica volta à ação e 'aproxima-se' do Sporting e Porto](/storage/media-items/image/2024/10/benfica-andebol-alexis-borges-ander-izquierdo_20241022081029.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
|
Finalizada a realização do Campeonato do Mundo de andebol, que decorreu na Noruega, durante o mês de janeiro, as provas de clubes voltam a ser retomadas após a interrupção competitiva e o Benfica não foge à regra. Já a contar com a presença de Gustavo Capdeville, que ajudou Portugal a alcançar um histórico quarto lugar na prova, as águias já preparam o regresso aos pavilhões.
Com as emoções que os Heróis do Mar protagonizaram, o Benfica, tal como o Porto, nesta semana, mais concretamente, terça-feira, 11 de fevereiro, vão retomar a participação nas competições europeias, nomeadamente a realização da 1.ª jornada do ‘Main Round’ da Liga Europeia, o equivalente à segunda fase da prova continental.
Na primeira ronda da fase de qualificação para as eliminatórias da Liga Europeia, o Benfica vai viajar até ao País Basco, no norte de Espanha, onde irá medir forças com a formação local do Bidasoa Irun, que se qualificou para o ‘Main Round’ com 4 pontos amealhados da primeira fase.
Já o Glorioso, regressa à competição com apenas 2 pontos. Recorde-se, que apenas os vencedores dos grupos é que passam diretamente aos quartos de final, já os segundos e terceiros classificados terão de disputar um playoff.
Aos microfones da BTV. Jota González fez a antevisão da partida frente aos bascos e reconheceu que a formação anfitriã tem muita qualidade no seu jogo. “São uma equipa muito rápida no contra-ataque, têm jogadores muito grandes e uma defesa muito forte. Geralmente defendem em 6x0 e jogam um andebol muito rápido”, explicou o técnico espanhol das águias.
No último sábado, a ilha da Madeira ficou marcada por um verdadeiro “duelo de titãs”. Equipa das águias acabou por dilatar a vantagem no Campeonato Nacional
|
No passado sábado, dia 8 de fevereiro, a equipa de andebol feminino do Benfica visitou a pérola do atlântico – ilha da Madeira – num jogo referente à 1.ª Fase do Campeonato Nacional. A equipa do Clube da Luz acabou por vencer a turma da casa, Madeira SAD, por 27-16.
A primeira parte no Pavilhão do Funchal foi marcada pela grande entrada possante do Benfica. A turma de Luís Monteiro, treinador do Benfica, encontrou a vantagem desde cedo. As águias começaram por estar a ganhar por três bolas a zero, que, pouco tempo depois – mais concretamente aos 15 minutos – aumentaram a vantagem para cinco golos (8-3). A consistência das encarnadas foi incessante, fazendo com que estas, mesmo a 5 minutos do intervalo, mantivessem a diferença dividida por cinco golos (11-6). Até à data, domínio por parte das atletas Benfiquistas.
Foi então que, ainda antes do período de descanso, a equipa da casa mostrou o porquê de ser uma das equipas mais competitivas do Campeonato e a rival direta do Benfica. Depois de algum tempo de sufoco, e beneficiando do menor acerto das encarnadas em termos de finalização, as madeirenses conseguiram aproximar-se no marcador. Assim, conseguiram ainda ir para intervalo com apenas um golo de desvantagem (11-10).
Logo após o início da segunda meia hora de jogo, a formação do Madeira SAD, ainda conseguiu o empate no marcador (12-12), mas a imediata resposta do Benfica foi cabal. Tanto a agressividade no processo defensivo, como a taxa de acerto no ataque à baliza adversária aumentou, fazendo com que as águias saíssem – disparadas – para a liderança. O jogo acabou por terminar 27-16, vitória clara do Clube da Luz por 11 golos de diferença.
O Benfica, após este triunfo, conseguiu afastar-se ainda mais da equipa perseguidora e principal rival na luta pelo título, cravando uma diferença – à condição – de 10 pontos. De notar que o Madeira SAD tem menos dois jogos do que as águias, nos quais estas somam 15 vitórias e um empate. A 17.ª jornada do campeonato, que terá lugar no dia 15 de fevereiro (sábado), contará com um embate entre Benfica e o CALE – que ocupa a oitava posição – às 15h00, no Pavilhão n.º 2 da Luz.
Turma de Jota González recebeu o adversário em casa e deu passo importante para encurtar a distância sobre os eternos rivais na classificação
|
A equipa de andebol do Benfica foi a jogo, este sábado, 8 de fevereiro, para medir forças com o Águas Santas. Os encarnados, que vinham de uma vitória, acabaram por triunfar, vencendo por 34-24, em duelo relativo à jornada 19 do Campeonato Nacional.
Depois de uma pausa para o Mundial de andebol, onde Gustavo Capdeville, guardião do Benfica, esteve em destaque, a equipa de Jota González regressou à ação. Ao que a partida diz respeito, os encarnados não tiveram qualquer problema em assumir o seu favoritismo desde o início. Ainda assim, o adversário, que jogava no reduto da Luz, deu algum trabalho ainda. No entanto, ao intervalo, o Benfica vencia por 16-13.
No regresso dos balneários, os encarnados voltaram a ser demolidores, e o encontro do Campeonato Nacional acabou por virar um autêntico passeio. Dessa forma, e sem nunca abrandar o ritmo, a turma de Jota González carimbou mais uma vitória, com o marcador a definir o 34-24.
No que toca à classificação, o Benfica de Jota González assume o terceiro lugar, com 51 pontos, a um ponto do Porto e do Sporting, que ainda vão jogar a atual ronda. Os dragões estão em segundo lugar, enquanto os leões são líderes do Campeonato Nacional.
Agora, o andebol do Benfica volta à quadra para medir forças com o CD Bidasoa. O duelo, que será disputado no Pabellón Polideportivo Artaleku, em Espanha, está agendado para 11 de fevereiro, para as 19h45. O encontro vai valer para a jornada 1 do Grupo II da EHF European League.
Leões superam adversário, em modo poupança, e garantiram presença na fase seguinte da competição. Agora, a turma de Alvalade vai ter pela frente o Glorioso
|
Está confirmado! O que não tem faltado no decorrer desta temporada desportiva são duelos intensos entre o Benfica e o Sporting, desde o futebol ao basquetebol, passando pelo hóquei e andebol. Na passada quinta-feira, 6 de fevereiro, ficou confirmado a realização de mais um dérbi da Segunda Circular, entre águias e leões, desta vez a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de andebol.
O encontro entre os dois rivais de Lisboa ficou marcado depois de os verdes e brancos terem carimbado o passaporte, após um triunfo folgado, frente ao ACD Funchal, da segunda divisão da modalidade. Em modo poupança, os leões não ficaram por meios termos e derrotaram os madeirenses por 42-23 e asseguraram sem problemas, uma vaga na ronda seguinte da prova rainha.
A turma de Alvalade viajou até à capital do Arquipélago da Madeira, na última quinta-feira, 6 de fevereiro, onde bateram de forma elucidativa, o conjunto local. No pavilhão madeirense, os lisboetas não deram qualquer hipótese e, apesar de terem apresentado uma equipa secundária, dominaram todo o encontro. Ao intervalo, o conjunto leonino já vencia por 21-11. No final da partida, o melhor marcador foi o islandês Orri Thorkelsson, com 10 golos apontados.
Depois deste triunfo dilatado da parte do Sporting, já se sabe qual vai ser o próximo adversário do Benfica. O sorteio da prova emparelhou os encontros dos dois rivais de Lisboa e ambos vão medir forças nos oitavos de final da Taça. Recorde-se, que o Glorioso carimbou a passagem à fase seguinte, depois de ‘esmagar’ o modesto ADC Benavente por 44-10, o encontro decorreu na tarde de 21 de dezembro de 2024.
A última vez que o Benfica e o Sporting se defrontaram na Taça de Portugal, foi na temporada de 2022/2023. Na altura, o duelo decorreu no Pavilhão da Luz, a 8 de abril de 2023, partida a contar para os quartos de final, onde os leões sairam triunfantes por 30-34. O novo encontro, agora no Pavilhão João Rocha, está marcado para o próximo dia 22 de março, às 15H30.