Futebol
Juventus - Benfica é palco de reencontro tensa entre Mourinho e Spalletti
20 Jan 2026 | 14:47
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Jan 2026 | 17:17 |
A saída do Benfica marcou profundamente o percurso de Kika Nazareth, que recordou esse momento numa entrevista recente ao canal catalão Betevé. A internacional portuguesa, que assistiu no último jogo do campeonato espanhol, admitiu que a mudança para o estrangeiro foi emocionalmente exigente, assumindo que o processo de adaptação não foi simples.
"Chorei e sofri muito"
"Foi difícil para mim adaptar-me ao Barcelona, chorei e sofri muito, mas sou melhor futebolista agora», confessou, ao abordar os primeiros meses longe da Luz.
A transferência concretizou-se a 4 de julho de 2024, a troco de meio milhão de euros, encerrando um ciclo no Benfica onde era uma das principais referências do futebol feminino. A mudança implicou também lidar com um novo estatuto competitivo, num plantel repleto de internacionais. "Gosto do protagonismo, mas sei bem a equipa que represento e as jogadoras que temos e há oportunidades para todas", explicou, contextualizando a exigência interna.
"Foi muito frustrante"
"Quando estava lesionada, só pensava que não conseguia mostrar o que valia. Foi muito frustrante", revelou, acrescentando que a experiência de acompanhar os jogos fora de campo acabou por ser formativa. «Aprendi muito a ver os jogos da bancada», sublinhou, mostrando a frustração sentida nos períodos em que esteve afastada dos relvados por lesão.
Nesta temporada, com a camisola do Barcelona, Kika Nazareth realizou 19 jogos: 13 na Liga F, cinco na UEFA Women's Champions League e um na Copa da Rainha. Nos 793 minutos que esteve em campo, a atleta marcou cinco golos e fez seis assistências.
De viagem para Turim, para defrontar a "Vecchia Signora", José Mourinho, técnico das águias, deixou talento encarnado encostado em Lisboa
20 Jan 2026 | 16:09 |
O Benfica viajou esta terça-feira para Turim, na Itália, onde quarta-feira defronta a Juventus na sétima e penúltima jornada da fase de liga da Champions League. José Mourinho não convocou Henrique Araújo, ponta de lança de 24 anos.
O avançado madeirense perdeu espaço nas opções do técnico português ao longo da época. Os últimos minutos somados com o Manto Sagrado aconteceram no triunfo, por 2-0, frente ao Atlético, na Taça de Portugal. Nessa partida, o avançado atuou apenas 12 minutos, confirmando o estatuto secundário na hierarquia ofensiva definida pelo "Special One".
Henrique Araújo está mesmo de saída do Benfica nesta janela de transferências de janeiro. O Vitória de Guimarães surge como uma hipótese bastante forte. O emblema minhoto tem demonstrado vontade real em garantir o jogador para reforçar o ataque. A possibilidade de continuar a rodar na Liga Portugal Betclic agrada, permitindo manter o nível competitivo numa equipa ambiciosa que luta na tabela.
Na presente temporada, Henrique Araújo — avaliado em 2 milhões de euros — disputou apenas 12 jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça, um na Taça de Portugal e outro na Segunda Liga. Nos 135 minutos em que esteve em campo, o avançado não fez qualquer golo ou assistência.
Samuel Soares, Alexander Bah, Joshua Wynder, Nuno Félix, João Veloso, Richard Ríos e Dodi Lukebakio lesionados, e Sidny Cabral, que não está inscrito na UEFA, não serão também opção.
Confira a lista de convocados do Benfica:
Guarda-redes: Anatoliy Trubin, Diogo Ferreira e Arnas Voitinovicius
Defesas: Amar Dedic, Samuel Dahl, Daniel Banjaqui, José Neto, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, António Silva, Rui Silva e Gonçalo Oliveira
Médios: Fredrik Aursnes, Enzo Barrenechea, Leandro Barreiro, Manu Silva, João Rego, Diogo Prioste e Georgiy Sudakov
Avançados: Rodrigo Rêgo, Gianluca Prestianni, Andreas Schjelderup, Bruma, Franjo Ivanovic e Vangelis Pavlidis
Luciano Spalletti, treinador da "Vecchia Signora", tem "dores de cabeça" para o encontro da sétima jornada da Liga dos Campeões
20 Jan 2026 | 15:30 |
A Juventus cumpriu o último treino antes da receção ao Benfica, agendada para as 20 horas de quarta-feira, a contar para a sétima jornada da fase de liga da UEFA Champions League. A "Vecchia Signora" vai entrar em campo pressionada, depois da derrota na Serie A com o Cagliari, e sem Rugani, Milik e Vlahovic.
Na derradeira sessão de trabalho antes do duelo com as águias, Luciano Spalletti não pôde contar com os três atletas. Apesar das ausências, Luciano Spalletti conta com os portugueses João Mário e Francisco Conceição e aguarda pela chegada de reforços no mercado de inverno.
Para o duelo europeu, o treinador italiano pensa em colocar a estrela Kenan Yildiz no banco. O extremo turco é o melhor marcador da equipa com 8 golos, mas devido ao calendário intenso até ao dia 8 de fevereiro, o jovem de 20 anos não deverá ser uma das primeiras escolhas.
Benfica e Juventus chegam ao encontro da Champions League de resultados diferentes. Os encarnados venceram o Rio Ave, por 2-0, na Liga, enquanto os "Bianconeri" perderam no terreno do Cagliari, no "Calcio". Na prova milionária, o conjunto italiano está em zona de play-off, com nove pontos. A equipa de José Mourinho soma seis pontos, a um do Copenhaga, Nápoles e Qarabag, últimas equipas em zona de play-off.
O Benfica tem encontro marcado com a Juventus para a próxima quarta-feira, 21 de janeiro, às 20h00, em Turim. Ainda durante o dia de hoje, o português vai fazer a antevisão da partida, na companhia de um jogador, às 19h00.
Clube da Luz joga tudo no encontro em Turim, de forma a alimentar esperança de chegar à próxima fase desta edição da Liga dos Campeões
20 Jan 2026 | 15:24 |
O Benfica joga o futuro na Liga dos Campeões esta quarta-feira, 21 de janeiro, no reduto da Juventus. A equipa encarnada, liderada por José Mourinho, vai tentar conquistar os três pontos, de forma a conseguir chegar à fase seguinte da competição milionária. Confira algumas informações a respeito do duelo.
Depois de um triunfo consistente diante do Rio Ave, José Mourinho espera que a equipa ganhe balanço frente à Juventus, a fim de conseguir conquistar os três pontos necessários para continuar vivo o sonho de assegurar a presença no playoff da Liga dos Campeões.
Com base nas informações apuradas no treino desta terça-feira, 20 de janeiro, o Special One conta com algumas ausências importantes. Anatoliy Trubin será o guarda-redes entre os postes. A defesa deverá ser constituída por Amar Dedic, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi e Samuel Dahl.
No meio-campo, Richard Ríos continua a ser a grande ausência. Por isso, Mourinho deve apostar em Enzo Barrenechea, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov e Andreas Schjelderup. O homem mais adiantado deverá ser Vangelis Pavlidis.
Vale a pena recordar que o duelo está agendado para esta quarta-feira, 21 de janeiro, com um lugar no playoff em jogo, e conta com transmissão na Sport TV. Atualmente, o Benfica ocupa o 25.º lugar da classificação, com seis pontos, enquanto a Juventus surge no 17.º posto, com nove pontos amealhados.