Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Depois de já ter garantido a contratação de Zeki Amdouni para a equipa do Benfica, Rui Costa segue para a próxima lacuna no plantel de há quem garanta que as águias estão bem encaminhadas no negócio por... Ricardo Velho.
Depois de ter sido dado como um alvo demasiado caro, agora, segundo informa o jornal Record, esta quarta-feira, o guarda-redes do Farense volta a ser apontado ao Glorioso, estando mesmo próximo de ser um dos próximos reforços a ser fechados neste mercado.
"As negociações com o Farense por Ricardo Velho estão bem encaminhadas. O guardião pode ser o próximo reforço garantido pelos encarnados. Ao que Record apurou, depois dos algarvios terem remetido para os 10M€ da cláusula de rescisão do jogador, de 26 anos, os dois clubes já conversam por valores bem mais baixos, com a cedência de atletas por parte das águias", pode ler-se no diário desportivo acima referido.
Além do nome do guardião do Farense, a SAD liderada por Rui Costa tem também em cima da mesa Rui Silva, do Bétis, e Robin Risser, que representa atualmente o Estrasburgo. Atualmente o guarda-redes do conjunto espanhol está mais longe do Glorioso.
Importa recordar que, no empate a uma bola, na temporada passada Ricardo Velho foi o 'trunfo' do Farense. O guarda-redes dos algarvios, esteve em grande destaque e impediu os três pontos da turma encarnada. O guardião português de 26 anos efetuou um total de 13 defesas no encontro da última noite, nove delas a remates dentro da área e sete a remates de perto, tendo evitado 2.7 golos segundo dados da GoalPoint.
Em 2024/25, Ricardo Velho – atualmente avaliado em 3 milhões de euros - marcou presença em três embates, somando oito golos sofridos nos 270 minutos totalizados. Já em 2023/24, o guardião foi opção no clube algarvio em 35 partidas (3.150 minutos): 32 na Liga Portugal Betclic e três na Taça da Liga.
Equipa administrativa dos encarnados sofreu remodelações e tem novos nomes
|
0Depois da saída de Luís Mendes, a pasta das finanças ficou vazia e o gestor Nuno Catarino é o nome mais provável de entrar no Conselho de Administração da SAD do Benfica e assumir tal cargo, segundo adianta o jornal Record. Descrito como fervoroso Benfiquista, de acordo com a mesma fonte, Catarino assumirá também a posição de CFO, integrando a Comissão Executiva, que atualmente conta com Rui Costa e Lourenço Pereira Coelho. José Gandarez é outro nome, desta vez para passar de vice-presidente suplente a administrador.
Uma das prioridades de Rui Costa é reforçar e alargar a comissão executiva do Benfica e Nuno Catarino, que esteve ligado à McKinsey, uma das mais prestigiadas consultoras mundiais, é a aposta do Presidente para a área financeira. Com formação no Instituto Superior Técnico e MBA pela Harvard Business School, Nuno Catarino é considerado o homem certo para assumir uma pasta fundamental e que foi interinamente entregue a Paulo Alves, um financeiro da estrutura do Benfica, quando Mendes decidiu sair, o ano passado.
Após a demissão, o Benfica recorreu a uma empresa de recrutamento para preencher o lugar vazio. Depois de avaliados e selecionados os nomes e apesar de nada estar garantido, a escolha poderá assim recair em Catarino. Lembre-se que Luís Mendes integrou a lista que venceu as eleições de 2021 e que depois rescindiu funções quer na Direção do clube, quer no Conselho de Administração da SAD.
Ultimamente, a sociedade desportiva tem somado baixas. A comissão executiva perdeu Domingos Soares de Oliveira e depois o sucessor, Luís Mendes, mas nunca houve qualquer entrada. Em 2023, também a administradora Gabriela Rodrigues Martins deixou as funções. Recentemente, o Benfica perdeu igualmente o diretor jurídico, Gustavo Silva. Tudo isto obriga, agora, a uma reorganização da equipa que trabalha lado a lado com Rui Costa.
Todas estas mudanças a nível interno poderão refletir-se nas mais diversas áreas e não só em entradas para a comissão executiva da SAD. Todas as alterações devem ser em breve oficializadas e comunicadas à Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários.
Lateral-direito está praticamente fechado no Clube da Luz, que já garantiu a contratação de Zeki Amdouni
|
0Zeki Amdouni está aí a 'rebentar', porém não é o único reforço a caminho do Benfica. Segundo informa, esta terça-feira, o jornal Record, o acordo por Zakaria El Ouahdi, lateral-direito do Genk, está iminente, com o defesa marroquino a estar a um passo do Clube da Luz.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, os dirigentes do Benfica já terão um entendimento com os responsáveis do Genk, pelo que o negócio deverá rondar os 8 milhões de euros, fixos, mais 2 milhões em função de objetivos. Apesar do emblema belga estar a apontar a venda para os 10 milhões, Rui Costa arregaçou as mangas e conseguiu convencer o clube a abrir mão do atleta por menos 2 milhões.
Depois de não querer dar sequer 8 milhões, o Benfica acabou por se aproximar das exigências do Genk, após vários capítulos na 'novela', com o negócio a estar agora praticamente fechado.
Recorde-se que, no que toca ao 'ataque' ao mercado, com Amdouni aí a chegar e com El Ouahdi quase fechado, fica apenas a faltar 'na lista de compras' de Rui Costa um guarda-redes e um extremo. Com a saída de João Mário, as águias poderão ir buscar também mais um médio.
Na temporada passada, Zakaria El Ouahdi – atualmente avaliado em 4,5 milhões de euros – marcou presença em 26 partidas ao serviço do Genk: 23 na Liga da Bélgica, duas na Taça da Bélgica e uma na Liga Conferência. Nos 2.126 minutos totalizados, o lateral apontou quatro assistências.
É de referir que, o atleta marroquino mudou-se para o Genk no início da temporada transata, chegando do Molenbeek, a troco de 2,5 milhões de euros, equipa que representou por duas temporadas. Durante o seu processo de formação, Ouahdi também jogou ao serviço do FC Rupel-Boom, da Bélgica.
Ainda não é certo que o futebolista continue a envergar o Manto Sagrado, com a saída a ganhar força, novamente
|
0Afinal Arthur Cabral ainda pode deixar o Benfica neste mercado de verão e o destino mais provável volta a ser o Corinthians, que, mesmo tendo contratado Héctor Hernández, continua de olho no ponta-de-lança de Roger Schmidt. Para garantir o camisola 9, o emblema brasileiro poderá receber uma 'mãozinha' do... Southampton.
De acordo com informações avançadas, esta quarta-feira, 28 de agosto, pela imprensa canarinha, o emblema inglês está interessado em garantir Yuri Alberto, existindo já uma oferta de 4 milhões de euros pelo empréstimo, tendo ainda a opção de compra de 18 milhões. Esta proposta é vista como irrecusável pelo timão. Todavia, esta transferência terá de ocorrer até sexta-feira, altura em que o mercado de verão encerra em Inglaterra.
Com este encaixe financeiro, apesar de estar em contrarrelógio, o Corinthians, que já teve também Benjamín Rollheiser na mira, poderá assim avançar por Arthur Cabral. Recorde-se que a SAD liderada por Rui Costa aceita uma saída a título de empréstimo, todavia a opção de compra terá de estar fixada nos 20 milhões de euros.
Recorde-se que, no sentido contrário do avançado brasileiro está Zeki Amdouni, que chega hoje a Lisboa para reforçar o Benfica. O negócio com o Burnley também já tem valores em cima da mesa.
Na temporada 2023/24, ao serviço do Benfica, Arthur Cabral – avaliado em 14 milhões de euros – realizou 43 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.962 minutos que disputou, o brasileiro apontou 11 golos e fez três assistências. Já nesta época, o camisola 9 foi a jogo com o Estrela da Amadora, somando 4 minutos.
Arthur Cabral chegou ao Benfica no verão de 2023, oriundo da Fiorentina, a troco de 20 milhões de euros, mais 5 por objetivos, para colmatar a saída de Gonçalo Ramos, que rumou ao PSG. O atleta de 26 anos tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.