Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Fev 2026 | 11:26 |
José Mourinho vai aguardar até ao último minuto para saber se pode contar com Fredrik Aursnes e Amar Dedic. A um dia de defrontar o Real Madrid, os dois atletas, apesar de serem dados como prontos para competir, ainda não têm a sua presença no duelo europeu garantida para o treinador do Benfica.
Segundo noticiou o jornal A Bola, a decisão final do treinador do Benfica terá como base o rendimento que os dois atletas irão apresentar no derradeiro treino que as águias vão realizar esta segunda-feira, com vista à preparação da receção ao Real Madrid, no Estádio da Luz.
No caso do norueguês, o mesmo sofreu uma lesão muscular na passada quinta-feira, 12 de fevereiro, que o deixou de fora da partida contra o Santa Clara. No entanto, o médio tem dado uma resposta positiva; contudo, as próximas horas vão ser cruciais para que o Special One perceba se Aursnes pode ir, ou não, a jogo.
Dedic também é outro nome que suscita preocupação e expectativas. No caso do bósnio, o facto de o defesa ter sido gerido nos últimos encontros deu a entender que a sua condição física já conheceu dias melhores. No entanto, os problemas com o camisola 17 não ficam por aqui. Como a mesma fonte deu conta, o lateral vai também dar início ao Ramadão, o que poderá complicar ainda mais as coisas.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes - avaliado em 17 milhões de euros - já disputou o total de 40 jogos oficiais: 21 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.20 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio registou quatro golos e sete assistências.
Presidente dos encarnados tem estado de olho nos atletas em questão e, em conformidade com Direção, deve colocar um novo plano em marcha
16 Fev 2026 | 10:56 |
O Benfica está a preparar-se para fechar mais dois dossiês. Pelo que foi apurado, as águias, lideradas por Rui Costa, vão também avançar com as renovações de José Neto e de Daniel Banajaqui, numa altura em que a oficialização do prolongamento do vínculo de Anísio Cabral deve acontecer muito em breve.
Segundo deu conta o jornal Record, na edição desta segunda-feira, 16 de fevereiro, o Clube da Luz deve apresentar uma proposta idêntica à que foi oferecida ao ponta-de-lança. Ao que tudo indica, o novo contrato será válido até ao verão de 2031, onde irá constar uma cláusula de rescisão na ordem dos 60 milhões de euros.
No entanto, à semelhança do que aconteceu com Anísio Cabral, o Benfica só deverá oficializar estes processos depois dos atletas atingirem a maioridade. No caso de José Neto, o lateral-esquerdo apenas irá fazer 18 anos no próximo dia 19 de abril. Daniel Banajaqui, por sua vez, será maior de idade a partir de 24 de março.
Ainda assim, tal como o Record deu conta, José Neto e Daniel Banajaqui são apenas dois dos vários nomes que o Benfica procura estender o vínculo nos próximos tempos. Na lista da SAD encarnada, também estão a ser estudados os dossiês de outros atletas que fizeram parte da seleção nacional que conquistou o Campeonato do Mundo de sub-17.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, José Neto - avaliado em 3 milhões de euros - já realizou o total de 23 partidas oficiais: oito na Liga Portugal Betclic, oito na Liga Portugal Meu Super, quatro na UEFA Youth League, uma na Liga Portugal Betclic, uma na Liga dos Campeões e uma no Campeonato Nacional sub-19. Nos 1.463 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa registou um golo e quatro assistências.
Antigo internacional português foi titular frente ao Santa Clara e ajudou a alcançar o triunfo nos Açores, na 22ª jornada do Campeonato Nacional
16 Fev 2026 | 10:26 |
Titular nos últimos dois jogos (Alverca e Santa Clara), Rafa Silva já "mudou" a forma de jogar do Benfica. O antigo internacional português colocou a equipa de José Mourinho a praticar um futebol distinto do que jogava com Georgiy Sudakov.
Os dados do site "GoalPoint" mostram que o avançado de 32 anos começa a levar a equipa encarnada às costas, com as suas arrancadas pelo tapete verde. Trata-se de um estilo de atacar bem diferente do que do internacional ucraniano.
Contratado ao Besiktas em janeiro, Rafa já marca a diferença nas conduções progressivas (soma 4, em 7), tendo perdido a bola apenas uma vez. Explicando, conduções progressivas são acelerações com bola que aproximam as águias das balizas adversárias em mais de 25 por cento da distância de partida.
Sudakov é mais de distribuir, como indicam os dados da Opta. Com uma eficácia de passe de 82,33 por cento, o internacional ucraniano é o segundo jogador do Benfica que mais oportunidades de golo cria na Liga Portugal Betclic, com 35, apenas superado por Fredrik Aursnes, que regista 38.
Esta temporada, com a camisola do Besiktas e Benfica, Rafa Silva - avaliado em 5 milhões de euros - realizou 20 jogos oficiais: Quatro na Liga Portugal, 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.572 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Pouco mais de 24 horas antes da partida frente aos merengues, José Mourinho tem mais uma dor de cabeça em relação ao plantel das águias
16 Fev 2026 | 10:23 |
O Benfica prepara a receção ao Real Madrid de olhos postos nos cartões amarelos. Pelo que se sabe, o plantel encarnado conta com três futebolistas, todos eles fundamentais, em risco de falharem o encontro da segunda mão, no Estádio Bernabéu, caso sejam amonestados por uma cartolina amarela.
Segundo noticiou o jornal Record, José Mourinho já está a par da situação, contudo, a mesma fonte aponta que o Special One não irá abdicar de utilizar os atletas em questão, tendo em conta a exigência que a partida com os merengues representa. Os casos mais sensíveis são os de Nicolás Otamendi, Samuel Dahl e Dodi Lukebakio.
Começando por Otamendi, o capitão, que recentemente completou 38 anos de idade, é totalista na prova milionária, tendo competido todos os minutos nos oito jogos já realizados. Até à data, o argentino viu o amarelo frente ao Chelsea e Leverkusen e tem gerido a sua folha disciplinar nos encontros frente ao Ajax, Nápoles, Juventus e Real Madrid.
O caso de Dahl é semelhante. O sueco realizou sete partidas na Liga dos Campeões, tendo sido alvo de sanções disciplinares nas partidas contra o Ajax e Real Madrid. O atleta de 22 anos entra agora em campo, pela primeira vez esta temporada, em risco de falhar o próximo compromisso europeu.
Por fim, Dodi Lukebakio - que pode ser a grande novidade - conta com dois cartões em três partidas realizadas na Liga dos Campeões. O belga não escapou às sanções impostas diante do Newcastle e Leverkusen. No entanto, ao contrário dos restantes colegas, o camisola 11 não deve começar a partida com o Real Madrid como titular e pouco se sabe se vai somar minutos.