Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirBasquetebol
|
0Este sábado, dia 28 de janeiro, o Pavilhão Fidelidade vai ser palco do jogo de basquetebol entre o Benfica e a Oliveirense, da 19.ª jornada da Liga Betclic e segundo o site oficial do Clube informou, ao intervalo da partida acontecerá uma homenagem a Henrique Vieira, antigo capitão e treinador das águias, que faleceu em julho de 2022 e cuja homenagem já tinha ficado prometida pelo Glorioso.
Tal como o nosso Jornal avançou, em exclusivo, no dia 6 de dezembro, a Direção encarnada tinha decidido realizar uma homenagem ao número 5 das águias, que faleceu vítima de doença prolongada, porém, tal não aconteceu e o Clube da Luz não justificou, até ao momento, o porquê da inexistência da mesma (Saiba mais AQUI).
Contudo, em comunicado no site encarnado, o Glorioso anunciou, na passada sexta-feira, dia 27 de janeiro, que “a homenagem a uma das grandes figuras do basquetebol nacional” irá acontecer esta noite, no intervalo do jogo da 19.ª jornada da primeira fase da Liga Betclic, altura em que a gigante lona vermelha com o número 5, usado por Henrique, deverá juntar-se, no topo da bancada do recinto, às de Valter Neves e Carlos Lisboa, que também viram os seus números retirados.
Para a cerimónia o Benfica convidou, segundo informa o jornal ‘A Bola’, mais de 80 pessoas, entre antigos jogadores, treinadores, elementos do staff, etc. que privaram com o fenómeno do basquetebol durante as 11 temporadas que vestiu a camisola do Glorioso como jogador, bem como as restantes cinco em que assumiu funções de treinador da modalidade.
Henrique Vieira ficou marcado na história do basquetebol e na memória dos Benfiquistas como uma referência gigantesca na modalidade. Chegou à Luz em 1981/82, após ter entrado no basquetebol português através da Académica (1976/77), tendo passado pelo Ginásio Figueirense e Atlético CP antes de chegar aos encarnados.
A data não terá ficado ao acaso, uma vez que o português também orientou a Oliveirense – durante oito temporadas -, rival do Benfica na noite deste sábado.
Como jogador, Henrique Vieira conquistou sete títulos nacionais pelas águias, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça. Enquanto treinador, totalizou dois Campeonatos Nacionais, uma Taça Hugo dos Santos, duas Supertaças, dois troféus António Pratas e uma Supertaça Luso-Angolana.
Turma de Norberto Alves foi a jogo este domingo, 2 de fevereiro, em nova ronda do Campeonato Nacional, somando mais um triunfo
|
0A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este domingo, 2 de fevereiro, o Imortal. Os encarnados acabaram por vencer, por 95-83 em jogo referente à 14.ª jornada do Campeonato Nacional. Os parciais do duelo foram: 26-13 | 50-31 | 69-49 | 86-76.
Para este encontro, Norberto Alves apostou em Diogo Gameiro, Aaron Broussard, Betinho Gomes, Ahmaad Rorie e Tyler Stone de início. José Barbosa, Tiago Filipe, Daniel Relvão e José Silva foram os suplentes eleitos pelo treinador luso para o duelo com o Imortal.
Os marcadores do Benfica na partida foram: Ahmaad Rorie (10), Diogo Gameiro (10), Aaron Broussard (13), José Silva (10), Betinho Gomes (12) e Tyler Stone (23), Tiago Filipe (4) e Daniel Relvão (4).
Vindos de um triunfo frente à Oliveirense, o basquetebol do Benfica entrou com tudo na partida. No entanto, no primeiro quarto, os encarnados não encontraram resistência por parte da equipa da casa, vencendo o primeiro quarto por 26-13. As águias conseguiram, depois, distanciar-se e ao intervalo já venciam por 50-31.
No regresso das cabines, o basquetebol do Benfica continuou a mostrar a sua superioridade e no final do terceiro quarto já se encontrava a liderar por 69-49. No derradeiro parcial, a turma de Norberto Alves não baixou os braços e só terminou após o cronómetro ter chegado ao fim, tendo alcançado um triunfo por 86-76.
Depois deste encontro, o basquetebol do Benfica centra atenções no duelo com o Galitos. A partida está agendada para o próximo dia 5 de fevereiro, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, numa partida referente à jornada 1 da fase de grupos da Taça da Liga, com início marcado para as 21h30.
Antigo basquetebolista do Clube da Luz foi aposta do técnico em nova ronda da prova norte-americana
|
0Os Boston Celtics triunfaram na madrugada de quinta-feira, 29 de janeiro, contra o Chicago Bulls, no TD Garden. A equipa de Neemias Queta saiu vitoriosa do duelo por 122-100, onde o destaque da partida foi o letão Kristapz Porzingis, que marcou 34 pontos. Entretanto, o poste ex-Benfica voltou a entrar em campo contra os Bulls, mas esteve longe de jogar o tempo desejado.
Neemias Queta jogou apenas 1:43 minutos e não conseguiu marcar nenhum ponto, nem somar nenhum ressalto na partida. Apesar de tudo, o jogador ainda conseguiu contribuir com uma assistência. Vale lembrar que Neemias jogou dezenove minutos contra os Rockets e teve bons números. Na equipa dos verdes e brancos, o melhor marcador foi Kristaps Porzingis que marcou 34 pontos, além de ter realizado 11 ressaltos e ter feito mais três assistências, assim, o letão saiu da partida com um duplo-duplo na conta.
Por um lado, a estrela dos Celtics, Jayson Tatum, esteve novamente em baixa no duelo, com apenas 33% de aproveitamento na quadra, isto é, só converteu cinco dos 15 lançamentos que tentou em jogo. Por outro lado, a boa notícia é que após diversos jogos com lesões e dificuldades, os Boston Celtics finalmente têm o quinteto titular completo para competir ao mais alto nível, só faltando Al-Horford e Sam Hauser para completar o leque de opções.
Já na parte de Chicago, os destaques foram Coby White e Patrick Williams, que deixaram a partida com 16 pontos cada e foram os melhores marcadores dos Bulls na partida. Além disso, outro jogador teve destaque no jogo, mas negativo. Trata-se de Lonzo Ball, que acabou o jogo com míseros 25% de aproveitamento nos seus lançamentos.
Assim sendo,a equipa de Neemias volta a entrar em quadra na madrugada de sexta-feira para sábado e irá enfrentar o New Orleans Pelicans. Os Celtics mantêm-se como segundos colocados da conferência leste, com 33 vitórias e 15 derrotas na época.
Atleta já reagiu ao facto de passar a envergar o Manto Sagrado, não escondendo a felicidade por vestir agora de águia ao peito
|
0Rui Costa prometeu acertos no plantel de Bruno Lage, mas foi a turma de Norberto Alves que viu chegar um reforço nesta quinta-feira. Os dirigentes do Benfica oficializaram a contratação de Felix Terins, que vai integrar a equipa de basquetebol das águias até ao final da presente temporada desportiva.
Em declarações aos meios do Clube da Luz, mais precisamente à BTV, o internacional sueco, que chegou proveniente dos eslovacos do Patrioti Levice, não escondeu a felicidade por envergar agora o Manto Sagrado do Benfica. "Estou muito feliz por estar aqui. Eu sei que é uma grande organização, um grande clube. Todos me falaram dos adeptos, dos rivais, dos dérbis… E eu acho que ser parte deste grande clube é sempre uma honra, mas também um grande desafio", começou por mencionar.
Felix Terins - Estou muito feliz por estar aqui. Eu sei que é uma grande organização, um grande clube
"Estou aqui há quase dois dias, e ontem foi a primeira vez que estive aqui no Clube, no grande pavilhão. Tem muitas salas, muitas modalidades, muita coisa, e isto só mostra o quão grande é a organização", realçou Felix Terins, que passou a descrever o ser perfil dentro da quadra. "Descrever-me-ia como um jogador com energia. Eu gosto de jogar a bola, de jogar à defesa, ser enérgico e apoiar os meus companheiros", disse o mais recente reforço do Benfica.
"É sempre bom sentirmo-nos apreciados. Mesmo que não tenha estado lá por muito tempo, foi apenas metade da temporada, sinto-me muito honrado por ter tocado tantas pessoas e sentir o amor dos adeptos, do clube e de toda a gente em volta. Foi bom ver o quão grande foi o impacto e quantas pessoas toquei durante um período tão curto", afirmou.
Felix Terins - Eu gosto de jogar a bola, de jogar à defesa, ser enérgico e apoiar os meus companheiros
"Sei que deram tudo há dois anos, na Turquia, na qualificação para a Champions League… Costuma dizer-se 'se não consegues vencê-los, junta-te a eles", referiu, , revelando acompanhar a turma de Norberto Alves. Por fim, o atleta acabou por deixar uma mensagem aos adeptos do Benfica. "Obrigado, pessoal, por me receberem. Quero experimentar a atmosfera do Benfica. Vemo-nos nos jogos", concluiu o base sueco.