Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

AFINAL, HOMENAGEM PROMETIDA NÃO FOI ESQUECIDA: FENÓMENO DO BENFICA VAI MESMO SER (RE)LEMBRADO NA LUZ

Cerimónia acontecerá este sábado, dia 28 de janeiro

Bandeira Branca edit
Bandeira Branca edit

  |

Icon Comentário0

Este sábado, dia 28 de janeiro, o Pavilhão Fidelidade vai ser palco do jogo de basquetebol entre o Benfica e a Oliveirense, da 19.ª jornada da Liga Betclic e segundo o site oficial do Clube informou, ao intervalo da partida acontecerá uma homenagem a Henrique Vieira, antigo capitão e treinador das águias, que faleceu em julho de 2022 e cuja homenagem já tinha ficado prometida pelo Glorioso.

Tal como o nosso Jornal avançou, em exclusivo, no dia 6 de dezembro, a Direção encarnada tinha decidido realizar uma homenagem ao número 5 das águias, que faleceu vítima de doença prolongada, porém, tal não aconteceu e o Clube da Luz não justificou, até ao momento, o porquê da inexistência da mesma (Saiba mais AQUI).


Contudo, em comunicado no site encarnado, o Glorioso anunciou, na passada sexta-feira, dia 27 de janeiro, que “a homenagem a uma das grandes figuras do basquetebol nacional” irá acontecer esta noite, no intervalo do jogo da 19.ª jornada da primeira fase da Liga Betclic, altura em que a gigante lona vermelha com o número 5, usado por Henrique, deverá juntar-se, no topo da bancada do recinto, às de Valter Neves e Carlos Lisboa, que também viram os seus números retirados.


Para a cerimónia o Benfica convidou, segundo informa o jornal ‘A Bola’, mais de 80 pessoas, entre antigos jogadores, treinadores, elementos do staff, etc. que privaram com o fenómeno do basquetebol durante as 11 temporadas que vestiu a camisola do Glorioso como jogador, bem como as restantes cinco em que assumiu funções de treinador da modalidade.

Henrique Vieira ficou marcado na história do basquetebol e na memória dos Benfiquistas como uma referência gigantesca na modalidade. Chegou à Luz em 1981/82, após ter entrado no basquetebol português através da Académica (1976/77), tendo passado pelo Ginásio Figueirense e Atlético CP antes de chegar aos encarnados.


A data não terá ficado ao acaso, uma vez que o português também orientou a Oliveirense – durante oito temporadas -, rival do Benfica na noite deste sábado.

Como jogador, Henrique Vieira conquistou sete títulos nacionais pelas águias, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça. Enquanto treinador, totalizou dois Campeonatos Nacionais, uma Taça Hugo dos Santos, duas Supertaças, dois troféus António Pratas e uma Supertaça Luso-Angolana.


Modalidades

É mais uma final para o Benfica! Glorioso utiliza domínio com chave para o sucesso

Turma encarnada garantiu o passaporte para a última etapa da competição com uma vitória clara

Benfica domina o encontro e garante mais uma final
Benfica domina o encontro e garante mais uma final

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol feminino do Benfica recebeu o GDESSA Barreiro este domingo, 21 de abril, no jogo 3 das meias-finais do play-off da Liga Betclic Feminina. As encarnadas acabaram por vencer por 73-63. A partida contou com os seguintes quartos: 26-15; 41-32; 53-45 e por fim 73-63. Eugénio Rodrigues optou por colocar hoje Keilanei Cooper, Sara Iparragirre, Raphaella Monteiro, Isabela Quevedo e Letícia Soares no cinco inicial. No banco de suplentes, tinha à disposições as atletas Marta Martins, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Artemis Afonso, Madalena Marques e Carolina Cruz. 

As pontuadoras desta partida foram: Keilanei Cooper (20 pontos), Isabela Quevedo (19 pontos), Raphaella Monteiro (17 pontos), Lara Martins (7 pontos), Artemis Afonso (6 pontos) e Letícia Soares (4 pontos).  As vencedoras da Taça de Portugal (confira AQUI as imagens da festa), que vinha, da vitória por 51-43 do jogo 2, entraram com tudo neste encontro, que decidia tudo quanto à competição, garantiram uma diferença de 11 pontos logo no primeiro quarto. Ao intervalo, já venciam por 41-32.  


Na segunda metade do embate, as atletas encarnadas colocaram o pé no acelerador, acabando por triunfar o terceiro quarto, por 53-45. As últimas decisões ficaram para o último período, com as águias a carimbarem o triunfo, acabando por vencer por 73-63.

Depois desta vitória, o Benfica, orientado por Eugénio Rodrigues, vai defrontar o União Sportiva, que superou o Esgueira no outro embate da meia-final da competição. O jogo está agendado para o dia 27 de abril, sábado, no reduto do adversário, com hora marcada para as 11h00. 



Modalidades

Benfica mostra quem manda em casa ao arrasar adversário com 'mira apontada' ao Porto

Encarnados continuam a lutar pela conquista do título com nova vitória

Benfica volta a trazer a festa em casa com triunfo
Benfica volta a trazer a festa em casa com triunfo

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Benfica defrontou e venceu o CD Póvoa, por 101-77, este sábado, dia 20 de abril, em jogo a contar para a 21.ª jornada da fase regular da Liga Betclic, com os encarnados a reforçar a sua posição na classificação. 

Os melhores marcadores dos encarnados, que já haviam batido o Sporting, na semana passada foram: Eduardo Francisco (8 pontos), Diogo Gameiro (3 pontos), Makram Ben Romdhane (5 pontos), Trey Drechsel (13 pontos), José Barbosa (2 pontos), José Silva (9 pontos), Aaron Broussard (11 pontos), Ivan Almeida (12 pontos), Daniel Relvão (4 pontos), Terrell Carter (14 pontos), Toney Douglas (8 pontos), Betinho (12 pontos).



Os pupilos de Norberto Alves não tardaram em colocar o pé no acelerador, vencendo os dois primeiros quartos, recolhendo aos balneários a triunfar. Na segunda metade do encontro, os encarados não quiseram perder tempo, alargando a vantagem e terminando o terceiro período a vencer novamente. Por fim, no último quarto, as águias acabaram por perder, mas a vitória não fugiu por 101-77.

Depois desta vitória, o Benfica (38 pontos) ocupa a segunda posição da tabela classificativa, com o Porto a assumir a liderança em igualdade pontual, depois de ter vencido o Sporting por 86-72. O Oliveirense fecha o pódio, somando 36 pontos.


A equipa treinada por Norberto Alves volta a entrar em campo no próximo dia 27 de abril, no sábado, para defrontar o Portimonense na 22.ª jornada da fase regular da Liga Betclic Basquetebol. O encontro tem arranque marcado para as 15h00 e será disputado no reduto dos algarvios.


Modalidades

Brincar é no parque! Benfica vence nos Açores e deixa Porto e Sporting a olhar para cima

Encarnados deslocaram-se ao reduto adversário, somando mais um triunfo, este sábado, dia 13 de abril

A equipa do Benfica foi  aos Açores, triunfando e deixando o Sporting e Porto no segundo e terceiro lugar
A equipa do Benfica foi aos Açores, triunfando e deixando o Sporting e Porto no segundo e terceiro lugar

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Benfica defrontou e venceu o SC Lusitânia, por  este sábado, dia 13 de abril, em jogo a contar para a 20.ª jornada da fase regular da Liga Betclic. Os parciais do encontro foram: 11-39; 27-67; 51-83 e 73-113. 

Os melhores marcadores dos encarnadosque há haviam batido o Sporting, na semana passada foram: Terrel Carter (15 pontos), Betinho Gomes (15 pontos), Makram Ben Romdhane (14), Diogo Gameiro (14 pontos),  Thomas Drechsel (13 pontos) e Ivan Almeida (12 pontos). 

Os encarnados optaram por ir a jogo com José Silva, José Barbosa, Trey Drechsel, Makram Ben Romdhane [C] e Terrell Carter na formação inicial, deixando assim Eduardo Francisco, Diogo Gameiro, Betinho Gomes, Sérgio Silva, Daniel Relvão e Ivan Almeida no banco de suplentes. 


Os pupilos de Norberto Alves não tardaram em colocar o pé no acelerador, vencendo os dois primeiros quartos, recolhendo aos balneários a triunfar, com o marcador a apontar 67-27. Na segunda metade do encontro, os encarados não quiseram perder tempo, alargando a vantagem e terminando o terceiro período a vencer por 83- 51. Por fim, no último quarto, as águias consolidaram a vitória, triunfando por 113-73, nos Açores. 


Depois desta vitória, o Benfica (37 pontos) sobe à primeira posição da tabela classificativa, ultrapassando definitivamente o Porto (36 pontos), quer perdeu este sábado diante da Ovarense. O Sporting fecha o pódio, somando 34 pontos. 

A equipa treinada por Norberto Alves volta a entrar em campo no próximo dia 20 de abril, no sábado, para defrontar o CD Póvoa na 21.ª jornada da fase regular da Liga Betclic Basquetebol. O encontro tem arranque marcado para as 17h00 e será disputado no Pavilhão Fidelidade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Basquetebol feminino do Benfica reencontra caminho para triunfo
Modalidades

Basquetebol feminino do Benfica reencontra caminho para triunfo

 

Icon Comentário0
Confira aqui os triplos decisivos no jogo entre o Benfica o GDESSA
Modalidades

Confira aqui os triplos decisivos no jogo entre o Benfica o GDESSA

 

Icon Comentário0
Basquetebol do Benfica volta a mostrar que brincar é no parque
Modalidades

Basquetebol do Benfica volta a mostrar que brincar é no parque

 

Icon Comentário0