Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Jan 2026 | 15:49 |
Enzo Barrenechea está no centro das atenções após uma publicação nas redes sociais relacionada com o Clássico frente ao Porto, a contar para a Taça de Portugal. O médio argentino do Benfica tentou justificar a mensagem inicialmente partilhada, recorrendo a apenas cinco palavras para esclarecer a sua intenção.
Horas depois de publicar duas stories no Instagram alusivas ao encontro com os dragões, Barrenechea sentiu necessidade de explicar o texto que acompanhava a primeira imagem. “HDMP. Vemo-nos em breve”, escreveu o jogador, gerando de imediato polémica entre adeptos e comentadores. Em espanhol, a sigla HDMP é habitualmente interpretada como um insulto, equivalente a “Hijos de Mil P…”, o que levou muitos a associar a mensagem a uma provocação dirigida ao Porto e que poderá levar a um castigo disciplinar.
Contudo, o médio encarnado apresentou uma versão alternativa para o significado da sigla. Numa nova storie, Enzo Barrenechea explicou que HDMP correspondia a “Humildade, Disciplina, Muito trabalho e Paixão”, procurando assim afastar qualquer conotação ofensiva da mensagem original.
A recuperar de lesão, o médio esteve em dúvida até perto da hora do jogo no Estádio do Dragão. Apesar de ter sido convocado por José Mourinho e de ter viajado com a equipa para o Porto, Barrenechea não saiu do banco, num encontro que terminou com a eliminação do Benfica, derrotado por 1-0.
O camisola ´5` – avaliado em 15 milhões de euros – realizou até agora 29 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Supertaça e um na Taça da Liga. Nos 2.374 minutos em que esteve em campo, o médio marcou um golo e fez uma assistência.
Treinador português de 62 anos lançou a partida frente aos vilacondenses, em duelo válido para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic
16 Jan 2026 | 15:38 |
José Mourinho virou o chip da sua equipa para o campeonato, esta sexta-feira, preparando-se agora para medir forças com o Rio Ave, em Vila do Conde, este sábado, de olhos postos na recuperação de dez pontos para o destacado Porto, com quem perdeu no Clássico (1-0).
"A moral é alta pela confiança que retirámos de um jogo muito bem conseguido, com exceção do mais importante: o resultado. Há a tristeza que tem de se transformar progressivamente em determinação, força e energia. Jogámos há dois dias um jogo exigente no Norte. Voltámos ao Sul, regressamos ao Norte e vamos jogar contra uma boa equipa. Estamos motivados para dar 'caça', respeitosamente, às duas equipas que estão à nossa frente. Depois do empate em Braga, queremos voltar às vitórias no campeonato", começou por dizer em declarações exclusivas à BTV.
Dificuldades frente ao Rio Ave: "É uma equipa difícil, que está bem e tranquila, numa posição que não está preocupada em olhar para baixo, como já tinha dito sobre o Estoril. Olha para cima com estabilidade. É uma equipa física, com muita gente experiente, forte e atacantes de qualidade. Normalmente, é uma equipa que defende com um bloco baixo, uma linha de cinco compacta a tentar o contra-ataque com perigo. Fizeram um ótimo jogo em Barcelos. É um adversário com argumentos suficientes para termos um jogo difícil", vincou de seguida o experiente treinador de 62 anos.
José Mourinho foi ainda desafiado a explicar a lesão de Richard Ríos, sofrida no decorrer da partida no Estádio do Dragão, garantindo que não será opção nos próximos três jogos, diante de Rio Ave, Juventus e Estrela da Amadora, sem mencionar a partida frente ao Real Madrid.
"Richard Ríos? Obviamente que não está bem... É uma lesão que é difícil de prever quanto tempo será. Quando a decisão é não cirúrgica, precisa de algum tempo para reforçar a zona, para se sentir mais confortável, de forma a poder jogar. Sem querer antecipar, mas falando dentro daquilo que é o mais imediato com Rio Ave, Juventus e Estrela da Amadora, diria que está 100% fora destes [jogos]", confessou.
"Special One" falou sobre equipa vilacondense , equipa que defrontará as águias no início da segunda volta do campeonato nacional
16 Jan 2026 | 15:13 |
José Mourinho reconhece que o Rio Ave irá criar dificuldades. Na antevisão feita à BTV, o treinador do Benfica respondeu a algumas perguntas, deixando elogios ao próximo adversário das águias. O encontro com os rioavistas está agendado para 17 de janeiro, às 20h30.
"Equipa que está bem"
"É uma equipa que está bem, tranquila, com uma posição na tabela que não está preocupada em olhar para baixo, olha para cima", comentou o treinador de 62 anos. O "Special One" ainda falou sobre as qualidades técnico-táticas do 10. º classificado da liga, que prometem dar dores de cabeça às águias.
"É uma equipa física, com atacantes de qualidade, com gente rápida, que normalmente defende com uma linha de 5 e contra-ataca com perigo, fizeram um ótimo jogo em Barcelos. É um adversário com argumentos suficientes para nos dar um jogo difícil".
Para este jogo, não está disponível Richard Ríos. O médio colombiano sofreu uma luxação no ombro direito durante o clássico da passada quarta-feira, não irá passar por operação cirúrgica e falha os próximos compromissos frente a Juventus e Estrela da Amadora.
O próximo encontro do Benfica está marcado para sábado, dia 17 de janeiro de 2026. A partida terá início às 20h30 e será disputada no Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde. O duelo é válido para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, onde as águias querem terminar a prova, pelo menos em lugar de qualificação para a Champions League.
Técnico encarnado fez a antevisão ao jogo contra o Rio Ave do próximo sábado, dia 17, a contar para a 18. ª jornada da Liga Portugal Betclic
16 Jan 2026 | 14:43 |
José Mourinho fez, esta sexta-feira, a antevisão ao Rio Ave - Benfica, relativo à 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Em conferência de imprensa, o “Special One” foi questionado sobre a lesão de Richard Ríos e não vê cenário satisfatório para o internacional colombiano.
J. Mourinho sobre R. Ríos: "Não está bem"
"Não está bem. É uma lesão que é difícil de prever quanto tempo será, mas quando a decisão é não cirúrgica precisa de algum tempo para poder reforçar a zona, para se sentir mais confortável", afirmou o treinador das águias. Apesar da incerteza do período de recuperação total do médio de 25 anos, Mourinho deixou uma garantia.
"Sem querer antecipar cenários, neste prazo de 10 dias diria a 100% que estará completamente fora". Isto significa que Ríos não só falhará a deslocação a Vila do Conde, mas também não vai dar o seu contributo nos jogos frente a Juventus e Estrela da Amadora .
De lembrar que Richard Ríos decidiu não ser operado após sofrer uma luxação no ombro direito, evitando uma paragem que ditaria o fim precoce da sua participação na atual temporada desportiva. Uma operação obrigaria a um tempo de recuperação extenso, colocando em risco a condição física necessária para representar a seleção no Mundial.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Richard Ríos - avaliado em 22 milhões de euros - leva 32 encontros disputados: 16 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.622 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez duas assistências.