
Futebol
Estreia na Liga Portugal Betclic: Cinco curiosidades antes do Estrela Amadora - Benfica
16 Ago 2025 | 10:44
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Ago 2025 | 12:48 |
Uma das dúvidas em torno do jogo entre o Benfica e o Estrela Amadora é a integração de Kerem Akturkoglu, que nos últimos dias tem vivido uma ‘novela’ sobre a sua transferência para o Fenerbahçe. Questionado sobre o caso do turco, José Faria assume que o camisola 7 não vai jogar contra os tricolores.
José Faria: “Acho que não vai jogar”
Na conferência de imprensa, onde lançou o duelo frente aos encarnados, o timoneiro dos tricolores assumiu que o turco não será opção: “Acho que não vai jogar. Colocando-me um pouquinho do outro lado, se tivesse um jogador que tivesse uma forte possibilidade de sair, iria preocupar-me em trabalhar aqueles com quem posso continuar no futuro, principalmente porque eles têm dado boa resposta”.
Reconhecendo as suas qualidades, José Faria afirmou que o turco é um sonho para qualquer treinador: “Sabemos que é um jogador com muita capacidade. Sabemos que é um jogador que em certos momentos do jogo, quando a fadiga começa a pesar, tem discernimento para entrar e para acelerar e para criar muitos equilíbrios nas situações de um contra um. Tê-lo de fora para entrar é um privilégio que qualquer treinador gostaria de ter”.
Vale a pena recordar que Kerem Akturkoglu encontra-se sem saber qual vai ser o seu próximo passo na carreira. De momento, as negociações entre o Benfica e o Fenerbahçe não estão a correr bem, no entanto, a precisar de novos reforços, as águias procuram fechar este processo da forma mais célere possível.
Em 2024/25, ao serviço do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 24 milhões de euros – marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências.
Clube da Luz está determinado em garantir uma contratação importante para a posição de extremo direito neste mercado de transferências
16 Ago 2025 | 12:23 |
O Benfica vai ao mercado para trazer um extremo-direito para a Luz ainda este verão. As águias têm a posição identificada há muito, e querem garantir que a janela de transferências não fecha sem que um reforço importante chegue a Lisboa para reforçar o plantel de Bruno Lage.
É um dado cada vez mais certo. Já no Mundial de Clubes, tinha ficado explícito que as águias queriam contratar um lateral-direito e um extremo-direito no mercado de transferências de verão. Dedic chegou à Luz entretanto, e tapou a primeira lacuna, mas o jogador para a posição de ataque está ainda por ser confirmado.
Apesar de Aursnes ter ocupado essa posição, por vezes, no arranque da temporada, o dossier não está fechado na Luz. Bruno Lage considerará que a equipa ainda precisa de um extra da qualidade na posição específica, e já foram muitos os alvos que o Benfica tentou neste defeso.
Moussa, do Feyenoord, era um dos alvos prioritários, mas os 30 milhões de euros exigidos pelos neerlandeses fizeram o interesse encarnado arrefecer. Amoura é outro dos nomes que tem sido muito falado nos últimos dias, mas o Wolfsburgo também estará a pedir valores bastante elevados pelo ponta-de-lança, que continuaria sem resolver os problemas encarnados.
Resta perceber, agora, se o Benfica vai manter a aposta em Amoura, e tentar forçar a saída do jogador do emblema da Bundesliga, ou se vai procurar novo alvo este mercado. A contratação de um extremo ganha ainda mais força com a saída iminente de Kerem Akturkoglu do Clube da Luz.
Horas antes do pontapé de saída do encontro de estreia das águias, timoneiro dos tricolores recoonhece dificuldades mas garante que equipa vai dar tudo
16 Ago 2025 | 12:22 |
Ainda no lançamento da partida que vai marcar a estreia do Benfica, frente ao Estrela Amadora, José Faria, apesar das dificuldades, sente-se confiante da sua equipa. Em antevisão ao duelo, o timoneiro de 39 anos afirmou que o plantel está preparado para enfrentar um grande como os encarnados.
José Faria: “Temos que ter um Estrela muito forte, a roçar a perfeição”
Depois de ter abordado a possibilidade das águias não fazerem poupanças, o técnico português assegurou que a equipa tem de ser ‘perfeita’: “Sim, acredito muito nisso, na nossa capacidade de adaptar em função da equipe que temos. E para jogar contra um clube gigantesco como o Benfica”.
Afirmando de seguida que o plantel está motivado para fazer uma grande partida frente a um clube das dimensões dos vermelhos e brancos: “Um dos grandes mundiais, temos que ter um Estrela muito forte, a roçar a perfeição. Em relação à parte motivacional, estes jogos são os mais fáceis, porque todos eles querem jogar, toda a gente quer estar neste palco”.
José Faria: “Obviamente que afeta, porque nós somos intervenientes e cada um tem o seu papel”
Por fim, reconheceu que a sua ausência da partida frente ao Benfica pode surtir algum efeito indesejado: “Obviamente que afeta, porque nós somos intervenientes e cada um tem o seu papel. Foi entendido que joguei a bola para retardar o jogo, não o fiz com essa intenção. Sinceramente, acho que foi uma decisão um pouco precipitada, exagerada”
Vale recordar que a partida entre o Glorioso e o emblema tricolor está agendada para a noite deste sábado, 16 de agosto, com o pontapé de saída a ser dado a partir das 20h30, no Estádio José Gomes, a contar para a 2.ª jornada da Liga Portugal betclic.
Presente na antevisão para lançar partida frente aos encarnados, técnico português assume que equipa vai ter um jogo difícil e não espera poupanças
16 Ago 2025 | 11:11 |
Prestes a apadrinhar a estreia do Benfica na nova edição da Liga Portugal Betclic, José Faria não acredita que vá haver facilidades na receção às águias. Em conferência de imprensa - depois de Bruno lage ter lançado a partida - o timoneiro do Estrela Amadora afirma que o foco está no Glorioso.
José Faria: “Acredito que o foco vai estar muito neste jogo, pelo menos no campeonato do Benfica”
Presente na sala de imprensa da equipa da Reboleira, o treinador, questionado pelos jornalistas, começou por garantir que a atenção vai estar no Clube da Luz: “Acredito que o foco vai estar muito neste jogo, pelo menos no campeonato do Benfica. Não jogaram na primeira jornada e acredito que vão querer entrar bem no campeonato, com um bom resultado”.
Sobre a possibilidade de Bruno Lage fazer poupanças frente aos tricolores, o português de 39 anos assume que não vai acontecer: “E sendo um míster ágil, parece-me que vão colocar a carne toda na assador, não parece que haja algum tipo de poupança. Até porque estão numa fase de consolidar processos, estão numa fase de integração de alguns jogadores novos na equipa. Criar dinâmicas e vitórias é muito importante”.
José Faria: “Não parece que haja algum tipo de poupança”
Por fim, agradeceu a ‘simpatia’ de Bruno Lage em frisar que o único treinador que pretendia falar era sobre si: “Por isso é um privilégio estar a ser associado no meio de dois treinadores deste patamar, dois exemplos. Agora espero que sim, espero que amanhã possamos surpreender e que no dia seguinte se fale do José Faria”.
Vale recordar que a partida entre o Glorioso e o emblema tricolor está agendada para a noite deste sábado, 16 de agosto, com o pontapé de saída a ser dado a partir das 20h30, no Estádio José Gomes, a contar para a 2.ª jornada da Liga Portugal betclic.