Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jan 2026 | 10:50 |
O Aston Villa garantiu a sua presença nos oitavos de final da UEFA Europa League, após conquistar uma vitória crucial por 1-0 na visita ao Fenerbahçe. Jadon Sancho marcou o único golo a meio da primeira parte, e com este triunfo, a equipa de Birmingham soma agora 18 pontos, igualando o líder Lyon. Kerem Aktürkoğlu, antigo avançado do Benfica - que recebe boas notícias - que em tentativa de empatar o encontro, também marcou, mas o lance foi anulado.
O Fenerbahçe começou mais ativo, mas o Villa foi ganhando ímpeto e atacando com mais perigo. Os visitantes adiantaram-se no marcador aos 25 minutos. Um cruzamento de Cash pela direita foi desviado por Yuksek, e Sancho, de cabeça, colocou a bola no canto da baliza.
No final da primeira parte, Sancho desperdiçou a oportunidade de dilatar a vantagem, após receber a bola de Rogers na área, mas o seu primeiro toque foi muito fraco. Isso permitiu que os defesas se organizassem e o remate foi bloqueado. Em seguida, Rogers enviou a bola para a baliza, mas antes houve um ressalto nos pés do árbitro, pelo que o golo não foi validado.
No início da segunda parte, Sancho falhou outra excelente oportunidade. Bizot, por sua vez, fez uma defesa excecional após um remate à queima-roupa de Talisca, que entrou como suplente. Aos 63 minutos, um remate de Matty Cash de cerca de 25 metros embateu na trave. Três minutos depois, Yuksek marcou um autogolo, mas este foi anulado, uma vez que Sancho estava em posição de fora de jogo.
Aos 75 minutos, Aktürkoğlu, pensou ter empatado o jogo, mas após a intervenção do VAR, o golo foi anulado ao ex-Benfica devido a um fora de jogo prévio de Durán. Até ao final, a pressão dos anfitriões não surtiu efeito. O Fenerbahçe ocupa atualmente a 16.ª posição com 10 pontos e a última jornada da fase de grupos será disputada na próxima semana.
Depois de várias voltas e reviravoltas, negócio pelo italiano está fechado e encarnados viram atenções para outros alvos no mercado
23 Jan 2026 | 10:49 |
Já existe fumo branco sobre o futuro de Lorenzo Lucca. Conforme as novas informações apontam, o avançado italiano vai deixar o Nápoles e rumar a Inglaterra, para ser o reforço de inverno do Nottingham Forest. Nota-se que o Benfica, liderado por Rui Costa, já tinha hipotecado o negócio pelo transalpino.
A confirmação foi dada por Fabrizio Romano, que deu conta do sucesso da parte da equipa inglesa em convencer o jogador a rumar à Premier League, visto que Lucca tinha intenções de ficar em Itália, apesar de ter o desejo de sair do Nápoles. O Pisa, que estava interessado na sua contratação, ficou de mãos vazias.
Na mesma publicação, feita na rede social X, antigo Twitter, o especialista partilha detalhes sobre o negócio. Ao que tudo indica, o Nottingham Forest vai pagar cerca de 1 milhão de euros pelo empréstimo do antigo alvo do Benfica, até ao final da presente temporada. No mesmo contrato, ficou estabelecida uma cláusula de compra que, na junção das variáveis, pode chegar aos 40 milhões de euros.
Vale a pena recordar que o Benfica já tinha desistido do negócio. Assim, nos últimos dias, a imprensa nacional, nomeadamente o jornal Record, deu conta do interesse dos encarnados em Jeff Ekhator, avançado italiano que tem dado nas vistas com a camisola do Génova, onde tem sido uma aposta recorrente.
Na presente temporada, ao serviço do Nápoles, Lorenzo Lucca — avaliado em 25 milhões de euros — realizou 23 jogos oficiais: 16 na Serie A, cinco na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Itália. Nos 595 minutos disputados, o avançado, que tem contrato válido até junho de 2028, apontou dois golos.
Com a oficialização por parte do Clube, relativa ao regresso do internacional avançado português à Luz, o mesmo deixa um recado ao emblema turco
23 Jan 2026 | 10:26 |
Rafa Silva - que continua a dar que falar - recorreu às redes sociais para publicar uma mensagem de despedida do Besiktas, pouco tempo depois do clube turco ter confirmado o regresso do avançado ao Benfica. Uma mensagem dirigida aos jogadores, staff e adeptos, mas que deixa a direção do clube de Istambul de fora.
Rafa: "Quero agradecer a toda a gente no Besiktas"
"Quero agradecer a todos os jogadores, staff e aos adeptos do Besiktas. A maneira como me apoiaram e o amor que me mostraram foram realmente incríveis e serei eternamente grato por isso. Tudo de bom para vocês", escreveu, nas histórias da rede social Instagram.
Recorde-se que Rafa Silva foi oficializado pelo Benfica, na passa quinta-feira. Em comunicado, partilhado no site oficial dos encarnados, é possível ler a seguinte informação: "O avançado Rafa, de 32 anos, é reforço da equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica", confirmando assim o seu regresso.
Rafa deixa o Besiktas a troco de verba a rondar os €7,5 milhões e assina com os encarnados um contrato válido para duas temporadas e meia. O atacante não joga desde 2 de novembro e a grande preocupação passa agora por recuperar física e tecnicamente um jogador que tem a porta aberta do onze de Mourinho, que há muito reclama um extremo, para o lado esquerdo ou direito. Rafa pode ainda atuar atrás do ponta de lança.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em cinco milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Norueguês continua a ser um dos nomes que mais cobiça tem suscitado no mercado; contudo, ainda não há fumo branco neste dossiê
23 Jan 2026 | 10:18 |
A saída de Schjelderup pode estar presa por detalhes. Pelo que foi apurado, o extremo nórdico está decidido a deixar o Benfica neste mercado de inverno e tudo indica que o mesmo já terá um acordo verbal com o Club Brugge, emblema belga que tem mostrado interesse em contratar o atleta.
Segundo revelou o jornal Record, através das informações adiantadas por Florian Plettenberg, o norueguês já terá feito um acordo verbal com os belgas a respeito do novo contrato. Contudo, a mesma fonte explica que ainda falta convencer a SAD encarnada a libertar o jogador; porém, a oferta não parece aliciar Rui Costa.
O especialista em transferências revela que o Brugge terá feito chegar à mesa das negociações uma proposta concreta de 8 milhões de euros fixos, quantia que pode subir aos 11M€, consoante as variáveis que forem cumpridas pelo clube e por Andreas Schjelderup.
Apesar dos recentes encontros, ter sido titular tanto frente ao Rio Ave como à Juventus, Schjelderup não pretende permanecer na Luz e procura dar um novo rumo à carreira, a pensar numa eventual convocatória para o Mundial. Além disso, o facto de não ser uma opção de primeira linha para José Mourinho é um fator decisivo para esta decisão.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup — avaliado em 14 milhões de euros — realizou 24 jogos: 12 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.116 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou dois golos e fez três assistências.