
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Hidemasa Morita está recuperado para defrontar o Benfica no dérbi do próximo domingo, dia 12 de novembro. O médio-centro japonês foi dado como baixa por Rúben Amorim, na conferência de antevisão ao duelo frente ao Rakow, mas, segundo o jornal Record, está pronto para defrontar as águias.
"O Morita não está para este jogo, vamos ver para o próximo. Não há mais novidades, está tudo apto. Temos também alguns miúdos da formação que vamos levar para estes jogos, que são sempre importantes", tinha afirmado o técnico dos verdes e brancos.
O regresso do japonês provoca uma indefinição em relação ao meio-campo que Amorim vai utilizar na visita ao Estádio da Luz. Nas últimas três partidas, Daniel Bragança foi o jogador titular na posição de número 8, mas o médio do Sporting pode ser relegado para o banco.
Posto isto, o único jogador do Sporting que não está disponível para o dérbi é Geny Catamo. Já do lado encarnado, a situação é mais preocupante. Alexander Bah, Juan Bernat, Orkun Kokçu e David Neres estão todos de fora das contas de Roger Schimdt.
Na última temporada, Hidemasa Morita - avaliado em 12 milhões de euros - alinhou em 41 partidas, onde marcou seis golos e registou quatro assistências. Esta época, o nipónico soma 12 jogos (1002 minutos), onde realizou um passe para golo e assinou um tento.
Encarnados surpreenderam tudo e todos e triunfaram diante do conjunto alemão, garantindo um lugar nos oitavos-de-final da nova competição da FIFA
|
O histórico triunfo do Benfica frente ao Bayern Munique, por 1-0, não significou apenas a vitória no Grupo C e consequente qualificação para os oitavos de final do Mundial de Clubes. O tento de Andreas Schjelderup permitiu aos encarnados alcançar o seu 40.º triunfo na temporada, algo que apenas tinha acontecido quatro vezes na história do Clube da Luz.
Para atingir a marca redonda das 60 finalizações certeiras na presente temporada, o Benfica precisou de realizar um total de 59 partidas. No entanto, vale a pena salientar que o feito de 2024/25 acaba por ter um sabor especial, uma vez que foi na sequência da vitória frente ao conjunto bávaro, algo que nunca antes tinha acontecido.
Além disso, consultando os dados partilhados pelo Playmaker, Bruno Lage surge como o obreiro de duas das temporadas onde as águias ultrapassaram a barreira das 40 vitórias. Depois do registo fixado na passada terça-feira, o setubalense junta a nova marca aquela que tinha conquistado em 2018/19, na sua primeira passagem pelo banco técnico das águias, onde ajudou a conquistar o 37.º Campeonato Nacional.
Nota ainda para as temporadas de 2013/14 e 2015/16, 42 e 40 vitórias, respetivamente, onde as águias conquistaram o inédito tetracampeonato nacional, dividido sobre a batuta de Jorge Jesus e de Rui Vitória. A última vez que os encarnados ultrapassaram a barreira das quatro dezenas de triunfos foi na época de 2022/23, ano em que Roger Schmidt conquistou o 38.º título nacional.
Nos oitavos-de-final do Mundial de Clubes, o Benfica irá medir forças com o Chelsea. A partida está agendada para o próximo sábado, às 21h00, no Bank of America Stadium, em Charlotte. O encontro ficará marcado pelo reencontro entre Enzo Fernández e os adeptos do Glorioso, após a saída conturbada do argentino da Luz.
Confira a publicação do Playmaker:
Depois de seis temporadas ao serviço dos encarnados, treinadora pentacampeã fechou o ciclo mais vitorioso e marcante da sua carreira
|
Filipa Patão, treinadora principal da equipa de futebol feminino do Benfica, está de saída do clube após seis temporadas. A comandante das ‘Inspiradoras’ fechou este ciclo vitorioso com a conquista do histórico pentacampeonato, que juntou a um palmarés recheado de títulos que se juntaram ao Museu Cosme Damião. Através das redes sociais, o Clube reagiu à saída da treinadora com uma nota de agradecimento: “🦅 Obrigado, Filipa Patão!”.
No canal do YouTube, o Benfica publicou um vídeo de homenagem a Filipa Patão, pelos anos de serviço e os títulos conquistados: cinco Campeonatos Nacionais, cinco Taças da Liga, duas Supertaças e uma Taça de Portugal Feminina. É a treinadora mais vitoriosa da curta história da secção, tendo até mesmo conseguido o feito inédito em Portugal, de levar esta equipa aos quartos de final da Liga dos Campeões Feminina, em 2024.
“O Benfica sempre foi um clube que esteve muito em casa, onde eu passei muito tempo da minha vida profissional, e sentir que podia abraçar uma missão tão importante como ser treinadora da equipa, era um motivo de muito orgulho e acho que fiz bem em aceitar. (...) Hoje, olhando pra trás, é aquilo que eu digo, nós nunca podemos de nos arrepender daquilo que não fizemos, só daquilo que arriscamos fazer e eu acho que felizmente esse risco compensou ao dia de hoje”, disse a treinadora no vídeo de homenagem.
Recorde-se que, já existe nome para assumir o cargo técnico das Inspiradoras do Benfica e suceder a Filipa Patão. Ivan Baptista será o próximo treinador da equipa feminina de futebol do Clube da Luz. O timoneiro assumia o cargo de treinador-adjunto do Molde, sendo que agora vai mudar de ares para ser anunciado como 'reforço' para a equipa técnica das Inspiradoras.
Vale a pena destacar, ainda, que, embora tivesse contrato até 2027, o Benfica confirma, agora, que Filipa Patão vai rumar para os Estados Unidos da América, onde irá orientar a equipa dos Boston Legacy. Esta mudança acontece depois de se ter sagrado pentacampeã de águia ao peito, em 2024/2025.
Confira aqui o vídeo de despedida do Benfica nas redes sociais:
Confrontado com próximo adversário na prova, timoneiro dos londrinos deixou algumas indicações e frisou qual o objetivo a cumprir
|
Na última madrugada, o Chelsea bateu o Espérance de Tunis, marcando assim encontro com o Benfica nos oitavos-de-final do Mundial de Clubes. Confrontado com o duelo frente às águias, Enzo Maresca reconheceu as dificuldades e deixou rasgados elogios ao plantel orientado por Bruno Lage.
Enzo Maresca: “Sabemos que o Benfica é um clube top”
No rescaldo da partida, onde venceu a equipa tunisiana por três bolas a zero, o técnico transalpino virou as baterias na direção do Clube da Luz, deixando rasgados elogios aos jogadores, mas também ao seu homólogo encarnado, Bruno Lage: “Sabemos que o Benfica é um clube top, com um treinador top e jogadores top”.
A par do resultado histórico que os vermelhos e brancos asseguraram frente ao Bayern Munique, o timoneiro dos blues assumiu que daqui para a frente, os jogos vão ficar cada vez mais complicados, deixando o 'aviso' de que o Chelsea só pensa em seguir para a próxima fase.“Vai ser difícil, mas o torneio começou com 32 equipas e estamos agora entre 16 apurados. O próximo objetivo é chegar aos quartos de final", alertou.
Enzo Maresca: “O próximo objetivo é chegar aos quartos de final”
Sobre a partida frente à formação da Tunísia, que também estava a disputar uma vaga nos oitavos de final do Mundial de Clubes, o transalpino considerou que se tratou de uma boa exibição: “Não foi fácil, e foi difícil contornar a organização defensiva deles até ao primeiro golo. Fomos bastante pacientes, e depois desse primeiro golo o jogo ficou mais aberto e tornou-se mais fácil para nós”.
Enzo Maresca: “É importante recuperar energia para vencer o próximo jogo”
“É impossível não rodar jogadores, pois estamos a jogar de três em três dias, nestas condições, o que significa que é impossível que alguém participe nos jogos todos. Estamos a dar repouso a muitos jogadores. É importante recuperar energia para vencer o próximo jogo”, concluiu Enzo Maresca no final do duelo.