Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Benfica entra em campo amanhã, para defrontar o Sporting. No entanto, antes do encontro de 29 de dezembro de 2024, existe várias coincidências a envolver os dois rivais, mais o Porto, que apenas aconteceu em mais duas épocas distintas. Nos anos de 1990, 2004 e 2024, houve, à 16ª jornada do campeonato, um Sporting – Benfica e os triunfos estão divididos entre si.
Há 34 anos atrás, venceram as águias e, há duas décadas, os leões foram os vitoriosos. A questão que fica no ar é: Quem irá assegurar os três pontos no encontro de amanhã à noite? Existem tantos cenários em cima da mesa. Caso se registe um empate em Alvalade e os dragões vencerem o dérbi da Invicta, então a Liga terá o Porto como novo líder. Em caso de triunfo, as águias reforçam a liderança, se perderem, podem cair para a terceira posição.
Na longínqua temporada de 1990/1991, mais concretamente a 8 de dezembro de 1990, a classificação, ainda no regime de dois pontos por triunfo, ditava a liderança partilhada dos leões e dragões, ambos com 27 pontos e o Glorioso em perseguição, com 26 pontos. Na altura, as águias, lideradas por Sven-Goran Eriksson, bateram o rival por duas bolas a zero. No fim da ronda, o líder passou a ser o Porto, com 29 pontos, o Benfica ascendeu à segunda posição (28) e o Sporting para o fim do pódio (27).
14 anos depois do triunfo no reduto do leão, os planetas voltaram a alinhar-se na temporada de 2004/2005. A 8 de janeiro de 2005, novamente à 16ª jornada, mais um Sporting Benfica e a classificação ditava a liderança dos azuis e brancos, com 29 pontos e seguidos pelos rivais da 2ª Circular, ambos com 28 pontos. Desta vez, a vitória sorriu aos verdes e brancos e a tabela classificativa ficou equilibrada a cinco equipas, o Sporting subiu â liderança (31), seguido pelo Boavista e Porto (30), Braga (29) e o Benfica caiu para o quinto lugar com os mesmos 28 pontos.
No próximo domingo, 29 de dezembro de 2024, vai ser o terceiro encontro entre os dois rivais, dentro dos moldes registados em 1990 e 2004. O apito inicial, em Alvalade, está agendado para as 20h30 da noite e terá implicações diretas na luta pelo título de Campeão Nacional. Resta saber quem é que vai sair por cima e reclamar a vitória e os três pontos.
Técnico setubalense foi questionado sobre a chegado do novo treinador aos leões na antevisão ao dérbi do próximo domingo, 29 de dezembro
|
0O Benfica volta a entrar em campo no próximo domingo, 29 de dezembro, frente ao Sporting no Estádio José de Alvalade. Nesse sentido, Bruno Lage realizou este sábado a antevisão à partida, tendo sido confrontado sobre a sua análise ao leões, uma vez que no espaço recente passaram três treinadores pelo banco.
Bruno Lage - Mostrámos fotografias de posicionamentos semelhantes dos três
"Olhe, mostrámos fotografias de posicionamentos semelhantes dos três. Há muitas semelhanças do Sporting de Ruben Amorim para o de João Pereira. Muitas vezes não defendia com cinco, o Vitória também defendia assim com o Rui", começou por revelar o técnico dos encarnados.
"O importante é estarmos preparados para a nossa dinâmica, mas em termos de estratégia foi procurar um pouco isso. Posicionamentos semelhantes. Não interessa quem é favorito, interessa sentirmos que estamos prontos para um grande jogo", acrescentou Bruno Lage na antevisão ao duelo da 16.ª jornada.
Bruno Lage - O importante é estarmos preparados para a nossa dinâmica
O dérbi eterno, recorde-se, está agendado para a última jornada de 2024. O Benfica vai medir forças com o Sporting orientado agora por Rui Borges no próximo domingo, dia 29 de dezembro, pelas 20h30, no Estádio de Alvalade. A equipa de arbitragem já está eleita (saiba mais AQUI).
No que respeita à tabela classificativa, neste momento, o Benfica de Bruno Lage ocupa o primeiro lugar da Liga Portugal Betclic, com 38 pontos. O Sporting assume a segunda posição, com 37 pontos, enquanto que o Porto fecha o pódio do Campeonato Nacional, em igualdade pontual com os verdes e brancos.
Alvo dos encarnados, que já fintou o Clube da Luz no passado, está de malas feitas de Itália e já tem novo destino à vista para o mercado de inverno
|
0Depois de ter fintado o Benfica no passado, Arthur Melo está muito perto de escapar novamente aos encarnados- O médio a Juventus, que não tem tido espaço no conjunto italiano, está mais perto de assinar pelo Betis.
De acordo com informações avançadas, na passada sexta-feira, 27 de dezembro, pela imprensa do país vizinho, o atleta, que está a viver um momento difícil na Juventus, não sendo opção para o técnico Thiago Motta, já terá tudo apalavrado com o conjunto orientado por Manuel Pellegrini. Assim, a mesma fonte garante que Arthur Melo está a um passo de reforçar o Betis.
Importa recordar que, na corrida pelo alvo do Benfica encontram-se ainda outros emblemas. Além de Rui Costa e do Betis, também o Olympiacos e o Valencia estarão a seguir atentamente o camisola 17 da vecchia signora, que tem cada vez menos espaço na Juventus.
Recorde-se que, esta não é a primeira vez que o meio-campista de 28 anos surge no radar do Benfica. No último mercado de transferências, Arthur Melo foi associado aos encarnados, no entanto, não passou de um interesse, não tendo existido quaisquer contactos para uma eventual transferência. Além disso, o médio brasileiro esteve na mira do Sporting, acabando por preferir assinar pela Fiorentina.
Esta temporada, Arthur Melo - atualmente avaliado em 5 milhões de euros - ainda não conseguiu ser aposta do técnico, não somando qualquer minuto com a camisola da Juventus. Já na época transata, quando esteve emprestado à Fiorentina, o médio brasileiro marcou presença em 48 encontros, tendo somado dois golos e três assistências
Vale destacar que Arthur Melo, que tem contrato com a Juventus até junho de 2026, iniciou a carreira no Goiás, do Brasil, em 2010, e passou por clubes como o Grémio, Barcelona, Juventus, Liverpool e Fiorentina.
Defesa-esquerdo tem sido associado a uma possível saída no mercado de transferências de inverno, tendo já vários pretendentes em lista
|
0Face aos rumores de mercado, o Benfica terá toma uma decisão relativamente ao futuro de Jan Niklas Beste. A imprensa nacional garante que as portas estão fechadas em janeiro, com as águias apenas a aceitarem vender o lateral no próximo defeso de verão.
De acordo com informações avançadas, na edição deste sábado, 28 de dezembro, pelo jornal Record, os planos da SAD encarnada são de manter Beste pelo menos até ao final da presente temporada desportiva, mesmo estando neste momento a ocupar a segunda posição na hierarquia da ala esquerda.
Segundo informa a mesma fonte, mesmo tendo sido titular apenas em seis partidas, o defesa germânico é visto como um reforço importante na formação de Bruno Lage. Assim sendo, a saída do alemão neste mercado de transferências de inverno não está a ser equacionada pelos encarnados, com Rui Costa a considerar Beste um atleta intransferível em janeiro.
Posto isto, o RB Leipzig terá de mudar de foco, uma vez que o Benfica não vai facilitar nas negociações pelo defesa, que tem ainda contrato até 2029 com o Clube da Luz.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Jan-Niklas Beste – atualmente avaliado em 14 milhões de euros –marcou presença em 19 jogos: 11 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 789 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o alemão marcou dois golos (Pevidém) e fez duas assistência (Atlético Madrid e Estoril).
Jan-Niklas Beste, recorde-se, chegou ao Benfica no passado mercado de transferências de verão, oriundo do Heidenheim, emblema da Bundesliga. Os encarnados pagaram qualquer coisa como 8 milhões de euros pelo ala alemão, que tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.