Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa quer continuidade de Campeão pelo Benfica
28 Nov 2025 | 13:02
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
19 Set 2024 | 14:16 |
A equipa de basquetebol do Benfica foi a jogo esta quinta-feira para medir forças com o Rilski Sportist. Os pupilos de Norberto Alves acabaram por vencer por 89-88, em jogo das meias-finais da ronda de qualificação para a Liga dos Campeões.
Os parciais da partida foram 28-24 | 47-40 | 62-63 e 89-88.
Norberto Alves optou por apostar em Ahmaad Rorie, Trey Drechsel, José Silva, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho no cinco inicial. Eduardo Francisco, Marcus Thornton, José Barbosa, Diogo Gameiro, Daniel Relvão e Betinho Gomes começaram a partida desta no banco.
Já o cinco titular do Rilski Sportist contou com Alan Arnett, Laquincy Rideau, Aleks Simeonov, Hristo Bachkov e Jure Planinic. Deyan Karamfilov, Jordan Session, Chavdar Kostov, Aleksandar Georgiev, Miroslav Vasov, Mario Milushev e Krasimir Petrov foram os suplentes eleitos.
Os encarnados entraram com o pé direito, depois de terem perdido com o Real Madrid, vencendo desde o primeiro quarto (28-24). Ao intervalo, o marcador estava favorável ao Glorioso, que foi para os balneários com sete pontos de diferença.
Todavia, a equipa do Rilski Sportist conseguiu aplicar a cambalhota no placard no terceiro quarto, vencendo por 63-62. A desvantagem das águias acabou por não durar muito, com os pupilos de Norberto Alves a resolverem o duelo no último parcial. Num verdadeiro jogo de 'loucos', os encarnados acabaram por não deixar escapar o triunfo.
Depois deste triunfo, o Benfica vai defrontar o Porto. O Clássico está agendado para o próximo dia 28 de setembro, sábado, e vai contar para a final da Supertaça Mário Saldanha. O apito inicial está marcado para as 19h00, no Pavilhão Multiusos de Sines.
Capitão e figura incontornável do Clube da Luz pondera colocar um ponto final no seu percurso. Decisão não está fechada, mas cenário ganha força nos bastidores
03 Dez 2025 | 06:15 |
Betinho Gomes está a equacionar seriamente terminar a carreira no final da presente temporada. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta de que o extremo, que é uma das lendas vivas do basquetebol do Benfica, sente que o momento de pendurar ‘as botas’ pode estar a chegar, fechando assim um ciclo de ouro e de enorme dedicação ao serviço das águias. Confira outra notícia avançada em primeira mão sobre esta modalidade dos encarnados.
Esta não é, contudo, uma reflexão nova na cabeça do internacional português. Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, a possibilidade de reforma já esteve em cima da mesa no verão passado. Na altura, após conversas com a estrutura e sentindo-se ainda com capacidade física e mental para ajudar a equipa na luta pelos títulos, Betinho Gomes acabou por aceitar o desafio de renovar contrato por mais uma época, adiando o adeus aos pavilhões.
Do lado da direção e da secção de basquetebol, a postura é de total respeito e gratidão. A estrutura do Benfica atribui ao capitão total liberdade para decidir o seu futuro, garantindo que qualquer que seja a opção tomada – continuar ou parar – será aceite e apoiada pelo Clube. O estatuto que Betinho conquistou de águia ao peito dá-lhe o direito de escolher, sem pressões, como e quando quer sair de cena.
Caso a saída se confirme, o Benfica prepara-se para perder uma das suas maiores referências de balneário. A liderança de Betinho Gomes tem sido fundamental na hegemonia recente do basquetebol encarnado, sendo um exemplo de mística para os mais jovens e para os reforços estrangeiros que chegam à Luz.
Betinho Gomes conta com 10 temporadas ao serviço do Benfica. Ao todo, de acordo com os dados disponibilizados pelo Zero Zero, o extremo contabiliza 391 encontros, 4.448 pontos, 485 assistências e 15 títulos conquistados, entre os quais sete Campeonatos Nacionais (2011/12, 2012/13, 2013/14, 2021/22, 2022/23, 2023/24 e 2024/25).
Basquetebolista dos encarnados tem mostradoo seu devido valor e as últimas prestações podem valer notícia das boas ao Benfiquista
30 Nov 2025 | 16:39 |
Diogo Gameiro tem motivos para sorrir de águia ao peito. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que a estrutura do Benfica, liderada por Rui Costa está a ponderar prolongar o vínculo com o elemento da equipa de basquetebol, que tem outros atletas em destaque.
No plantel do basquetebol do Benfica, Diogo Gameiro luta pela titularidade com Aaron Broussard, Koby McEwen e Geno Crandall. Apesar de não ser a primeiro escolha do técnico encarnado, o internacional português tem vindo a ganhar peso e revelar-se como peça importante.
Outro dos aspetos que contribui para a intenção do Benfica em renovar contrato com Diogo Gameiro é o facto de ser formado localmente, ou seja, não contar para o número de estrangeiros. O salário do base também deve ser alvo de uma revisão salarial, fruto do bom rendimento que tem apresentado.
Diogo Gameiro renovou contrato com o Benfica pela última vez em agosto de 2024 e, na altura, não escondeu a satisfação por continuar no Clube da Luz: "Já estou nesta casa há muitos anos, tanto a nível de formação como de seniores, e, na verdade, é onde eu me sinto realmente em casa. É um grande orgulho renovar novamente com o Benfica".
Diogo Gameiro chegou ao Benfica em 2021, oriundo do CAB Madeira. Desde então, o internacional português realizou 255 encontros, marcou 817 pontos e 449 assistências. No que a títulos diz respeito, o base soma 16 conquistas: seis Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, quatro Supertaças e duas Taças da Liga.
Apesar do resultado não ter correspondido à exibição, basquetebolista português tem vindo a atravessar uma fase muito positiva na temporada
30 Nov 2025 | 15:52 |
Neemias Queta continua a somar boas exibições com os Boston Celtics. Na última noite, apesar da derrota frente aos Minnesota Timberwolves (110-115), o antigo poste do Benfica foi destacado por Joe Mazzulla. No mesmo encontro, o basquetebolista — que participou no EuroBasket — alcançou uma marca inédita na carreira.
Joe Mazzulla: "O mérito é dele, vai continuar a melhorar"
À margem do encontro que decorreu na madrugada de sábado para domingo, o técnico da formação de Boston teceu alguns comentários sobre o progresso que Queta tem tido com a equipa americana: "Ele está a melhorar, está a dar-nos uma oportunidade".
"Somos obviamente uma equipa diferente quando ele está em campo... em ambos os lados, mas esta noite viu-se uma clara diferença ofensiva quando ele jogou. O mérito é dele, vai continuar a melhorar", acrescentou Joe Mazzulla, elogiando a exibição do antigo atleta do Clube da Luz.
Na partida frente aos Timberwolves, o poste português registou um total de 19 pontos e 18 ressaltos, um novo máximo na sua ainda curta carreira na NBA. Além disso, Neemias Queta ficou apenas atrás do seu companheiro de equipa, Jaylen Brown, na folha de marcadores, que o norte-americano liderou com 41 pontos.
As últimas semanas ajudaram os fãs dos Celtics a perceber que Neemias Queta tem muito para oferecer ao clube. Inicialmente visto como um dos elementos mais fracos do cinco inicial da formação verde, o português tem mostrado, nas mais recentes exibições, que é de facto uma das peças mais importantes.