Futebol
Mesmo a milhares de quilómetros, ex Benfica não esquece aniversário de Otamendi
12 Fev 2026 | 16:32
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
22 Dez 2022 | 12:15 |
O antigo médio do Benfica, José Calado, deu uma entrevista à ‘Rádio Renascença’, onde abordou o momento que as águias estão a atravessar, ao comando de Roger Schmidt, e revelou que, a seu ver, é exagerado falar em quebra de rendimento da equipa, após os dois empates nos últimos jogos dos encarnados (Sevilha e Moreirense).
“Falar de um jogo amigável e de um empate com o Moreirense, mesmo sendo um objetivo falhado, para colocar em causa todo o trabalho é uma utopia”, começou por defender o antigo jogador.
O ex-Benfica mostrou-se ainda confiante e incentivou Roger Schmidt: “as coisas têm estado a correr muito bem. Não há razão para desconfiança. O trabalho está a ser muito bem feito e o grande objetivo é o campeonato nacional”.
O caminho até à consagração
“Prova dos nove será em Braga, dia 30 (de dezembro), no regresso da primeira liga para o Benfica? É um jogo muito difícil, mas não será decisivo. Há (ainda) muitos jogos”, refere o português, agora com 48 anos.
Quanto à possibilidade de as águias levarem para casa o troféu de Campeão Nacional, no final da época, Calado avisa: “nesse aspeto (ser campeão), o Benfica está muito bem encaminhado. Nada está ganho, mas já se criou a ilusão na cabeça de todos os benfiquistas. A ilusão, não só por estar na frente do campeonato, mas pelo futebol que tem sido praticado até ao momento”, concluiu.
A equipa do Glorioso tem deslocação marcada a Braga, no próximo dia 30 de dezembro, onde irá defrontar os Guerreiros do Minho, em jogo a contar para a 14.ª jornada do campeonato, último jogo do Benfica agendado para este ano.
José Calado alinhou pela equipa do Benfica entre 1995/1996 e 2000/2001, onde somou 186 jogos e oito golos de águia ao peito.
A estes números junta-se a conquista da Taça de Portugal, pelo Glorioso, em 1996, quando as águias bateram o Sporting, por 3-1, com golos de João Vieira Pinto (2) e Mauro Airez.
Nos bastidores do emblema encarnado, dirigente máximo das águias fez questão de passar uma mensagem inequívoca ao plantel
13 Fev 2026 | 03:00 |
Rui Costa continua a acreditar que o Benfica pode conquistar o título nacional, apesar da desvantagem atual de sete pontos para o primeiro lugar, sabe o nosso Jornal. O Presidente encarnado transmitiu internamente que a luta está longe de estar encerrada e que, enquanto houver pontos em disputa, o Clube não abdica do objetivo de ser campeão.
Nos bastidores da Luz, o dirigente máximo das águias fez questão de passar uma mensagem clara ao plantel: a crença no título é total, mas a margem de erro é inexistente, deixando o aviso de que há tolerância zero para facilitismos, exigindo máxima concentração, compromisso e regularidade competitiva.
O Presidente acredita que tanto o Porto como Sporting ainda irão perder pontos nas jornadas ainda em disputa. A convicção da estrutura passa pela ideia de que os rivais continuarão a ter oscilações e que a diferença atual pode ser encurtada se o Benfica fizer a sua parte dentro de campo.
Ainda assim, a mensagem é inequívoca: os encarnados não podem falhar. Rui Costa - que vai renovar com três futebolistas - entende que qualquer deslize poderá ser definitivo na corrida pelo título e, por isso, reforçou junto do grupo e de José Mourinho que cada jogo deve ser encarado como uma final.
Recorde-se que o emblema encarnado entra em campo nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores.
Após ter recentemente rescindido com o Chelsea, por já não fazer parte dos planos do emblema londrino, extremo inglês assinou com nova equipa
12 Fev 2026 | 18:08 |
Raheem Sterling - jogador que foi apontado ao Benfica - vai prosseguir a carreira no Feyenoord, sob o comando de Robin Van Persie, tendo assinado até ao fim da época. De recordar que o emblema de Roterdão foi afastado da Liga dos Campeões na terceira pré-eliminatória ao perder com o Fenerbahçe, de José Mourinho (6-4 no agregado).
Robin Van Persie: "O seu currículo no futebol fala por si só"
"Naturalmente, é uma conquista fantástica termos conseguido convencer um jogador do calibre do Raheem a assinar connosco. O seu currículo no futebol fala por si só: é um jogador cujas qualidades podem, sem dúvida, mudar o resultado de uma partida, e estou convencido de que será um reforço valioso para a equipa enquanto trabalhamos para alcançar os nossos objetivos na segunda metade da temporada", comentou Van Persie, aos meios de comunicação do Feyenoord.
Recorde-se que o Chelsea pagou pagou 56 milhões de euros pelo passe de Sterling em 2022. Nos dois anos seguintes, o avançado teve quatro treinadores – Thomas Tuchel, Graham Potter, Frank Lampard e Mauricio Pochettino –, fez 81 jogos e marcou 19 golos. Mas com a chegada da época 2024/25, Enzo Maresca deixou claro que o extremo inglês não fazia parte dos seus planos.
Na época passada, o futebolista foi cedido pelo Chelsea ao rival Arsenal e fez um golo e cinco assistências em 28 jogos. O último encontro oficial do inglês foi a 25 de maio de 2025, na vitória dos gunners frente ao Southampton, para a Premier League.
Aos 31 anos, Raheem Sterling que conta com passagens por Liverpool, Manchester City, Chelsea e Arsenal, segue agora para uma nova experiência, a primeira fora de Inglaterra. O Feyenoord ocupa o segundo posto da Eredivisie, com 42 pontos, a 17 do líder PSV.
Confira a publicação feita pelo Feyenoord:
Depois de terem perdido pontos para os açorianos em setembro, águias parecem estar cientes do objetivo principal; Clubes defrontam-se novamente esta sexta-feira
12 Fev 2026 | 18:03 |
O Benfica prepara-se para defrontar o Santa Clara, equipa que roubou os primeiros pontos aos encarnados, na Liga Portugal Betclic. Na primeira volta, os açorianos conseguiram um empate (1-1) na Luz, graças a um golo de Vinícius Lopes aos 90+2', depois de três triunfos consecutivos no arranque do campeonato, com E. Amadora (1-0), Tondela (3-0) e Alverca (2-1).
Gaspar Ramos: "É suficiente para ganhar"
Gaspar Ramos, antigo vice-presidente para o futebol do Clube, vê um atitude diferente nos comandados por José Mourinho, confiando no possível triunfo de amanhã. "Mesmo jogando à Mourinho vai dar para ganhar", afirmou, confiante, em recentes declarações ao jornal Record.
Vale a pena lembrar que, em setembro, Pavlidis colocou o Benfica em vantagem, aos 59', depois de Gabriel Batista ter defendido um cabeceamento de Otamendi. No entanto, o pior estava para vir. Em período de compensação, um erro do capitão das águias, regressado da seleção, ao falhar o atraso de cabeça para Trubin, deixou Vinícius Lopes isolado, que não perdoou.
Na altura, o capitão encarnado recorreu às redes sociais para comentar o 'tropeço'. "Numa jogada de m..., surgiu o empate. Cometi um erro. Eu assumo!", afirmou o central argentino, que hoje completa 38 anos. No final desse desafio, Otamendi - que foi recentemente elogiado por antigo treinador - pediu desculpas ao adeptos e acabou por ser aplaudido.
Recorde-se que o Benfica entra em campo nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores.
Mesmo a milhares de quilómetros, ex Benfica não esquece aniversário de Otamendi
12 Fev 2026 | 16:32
Otamendi faz 38 anos! Treinador argentino admira capitão do Benfica: "Um grande profissional"
12 Fev 2026 | 16:01
Fredrik Aursnes falha Santa Clara - Benfica e não só; Médio é baixa de peso
12 Fev 2026 | 16:48