
Futebol
A horas do Sporting - Benfica, Fábio Veríssimo responde às águias: "Magoado"
31 Jul 2025 | 09:26
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Set 2023 | 15:38 |
António Silva ainda tem 19 anos, mas os 50 jogos na equipa principal chegaram que 'nem uma flecha'. É uma marca importante, mas para o central, não dá direito a adormecimento. Em Vizela, o jovem central foi titular ao lado de Nico Otamendi, antingindo assim, a marca redonda com o Manto Sagrado.
Para o internacional português, é um sonho de criança: "É uma sensação muito boa. O meu objetivo sempre foi fazer o primeiro jogo e agora estou aqui a falar pelos cinquenta jogos. Cinquenta jogos de muita entrega, que é sempre aquilo que tento fazer durante todos os jogos, e espero vir a somar mais. Cinquenta jogos no início de uma segunda época e, por isso, estou muito feliz por chegar a esta marca", disse o jovem à comunicação do clube da Luz.
É a segunda época como elemento do plantel principal encarnado, assumindo a titularidade no Bessa, em agosto de 2022, recordando esse momento: Quando o mister me disse que ia jogar fiquei superfeliz. Liguei logo aos meus pais a dar a notícia, eles ficaram mais ou tão felizes como eu. E hoje estar nos cinquenta jogos [...] Recordo-me perfeitamente… Um jogo em que levo logo amarelo aos três, quatro minutos. Estava nervoso antes do jogo, com o intuito de tentar fazer um bom jogo. Acho que depois, com o desenrolar do jogo, as coisas foram correndo muito bem e penso que foi uma estreia muito positiva".
Agora, voltando ao jogo do minho no passado sábado, António Silva sabia do jogo especial e o que significava: "Sabia que se jogasse [em Vizela] ia ser o jogo cinquenta. É um jogo especial. Acima de tudo fica a exibição da equipa, principalmente na primeira parte, e a vitória para o Campeonato, que é o nosso grande objetivo".
Roger Schmidt subiu o jovem central à hierarquia de capitães. Na pré-temporada erguei a braçadeira no jogo diante do Celta de Vigo e Al-Nassr, dois momentos que ficaram marcados na memória do defesa: "E o jovem até já entra na hierarquia de capitães da equipa... «É sentimento especial. Foi um objetivo também concretizado. Na formação usei muitas vezes a braçadeira e acho que, enquanto líder, posso dar um pouco à equipa, também pela minha juventude. Gosto de sentir a responsabilidade".
Para o central, o momento de sucesso tem de ser gerido com cautela, sem precipitações: "Foi um percurso muito natural. Desde o jogo do Bessa que eu tenho tentado fazer o meu melhor dentro de campo. Claro que houve jogos em que cometi erros, penso que é normal, não só na minha idade, é normal num jogo de futebol. Os jogos foram-se desenrolando, as coisas foram correndo bem e para já tenho jogado, mas tenho de continuar a trabalhar, porque existe uma concorrência muito forte, na minha posição e também nas outras posições do campo. O Benfica está recheado de grandes jogadores e o mínimo que posso fazer é trabalhar ao máximo".
O Benfica entra, esta quarta-feira, na Liga dos Campeões 2023/2024, na receção ao Salzburgo, e António Silva já fez uma pequena antevisão desse jogo e dos objetivos do clube na maior prova de clubes: "O Benfica está habituado, nos últimos anos, a fazer grandes prestações na Liga dos Campeões, e queremos entrar com o pé direito. Jogamos em casa, queremos claramente uma vitória e acho que esse é o objetivo".
António Silva – avaliado em 45 milhões de euros – já participou em cinco jogos oficiais esta temporada. Na época passada fez 44 jogos e marcou por três ocasiões, tendo-se estreado com o Manto Sagrado no Bessa, diante do Boavista.
Encarnados defrontam os leões nesta quinta-feira, às 20h45, no Estádio do Algarve, e quarteto das águias está fora de combate
31 Jul 2025 | 10:38 |
Na reta final para o encontro da Supertaça Cândido de Oliveira, Bruno Lage conta com grandes dores de cabeça antes de enfrentar o Sporting. O treinador do Benfica, que procura conquistar o segundo troféu nesta passagem pelas águias, vê-se privado dos contributos de Tomás Araújo, Bruma, Alexander Bah e Manu Silva.
Se no caso do médio e do lateral-direito se tratam de ausências já há muito certas, as situações do central e do extremo são diferentes. O Benfica tinha a expectativa de contar com Tomás Araújo para a Supertaça, diante do Sporting, mas o internacional português não recuperou a tempo. Quanto ao ex-Braga, sofreu uma lesão grave e estará fora por vários meses.
No entanto, o caso que mais dores de cabeça tem dado ao Benfiquista de 49 anos é a situação de Tomás Araújo. O camisola 44 dos encarnados tem feito tratamento e treino individualizado para debelar os problemas físicos que o fustigaram durante a segunda metade da temporada. Com o português ausente, é mais do que certo que Amar Dedic seja a escolha natural para ocupar a vaga no lado direito da defesa do Glorioso.
Já Bruma, o extremo sofreu uma rotura do tendão de Aquiles no particular frente ao Fenerbahçe, no passado sábado, 26 de julho e, por isso, não volta tão cedo. Por outro lado, Alexander Bah e Manu Silva, lesionados desde o início de fevereiro rotura do ligamento cruzado do joelho - só devem regressar aos treinos e, mais tarde, às opções de Bruno Lage no final deste ano.
Todavia, não é só o técnico do Benfica que tem dores de cabeça, o mesmo também acontece com Rui Borges, que não vai poder contar com a presença de Matheus Reis e de Maxi Araújo. Recorde-se que a Supertaça Cândido de Oliveira - que simboliza o pontapé de saída da nova época - está agendada para esta quinta-feira, 31 de julho, às 20h45, no Estádio Algarve.
Apontado como possível reforço para ataque dos encarnados, negócio pelo espanhol pode acontecer graças a pormenor favorável às águias
31 Jul 2025 | 10:22 |
No mercado à procura de mais reforços, nomeadamente de um extremo, o Benfica colocou no topo da lista Marco Asensio, Contudo, Rui Costa, que está disposto a avançar pelo espanhol, tem um trunfo: as boas relações entre o Clube da Luz e o campeão europeu, situação que já se verificou em muitas ocasiões.
Ora, seguindo esta ideia, o Presidente dos vermelhos e brancos está a contar com o facto das duas equipas terem boas relações no que diz respeito à transferências para conseguir fechar a contratação de Marco Asensio. Por outro lado, o Correio da Manhã adiantou que os encarnados estão dispostos a pagar 11 milhões de euros pelo passe do extremo/médio-ofensivo de 29 anos.
Com negócios bem sucedidos recentemente, como as vendas de João Neves e Gonçalo Ramos, há outros factores que podem favorecer o Benfica. Além das boas relações com o PSG, as águias contam com o facto de Marco Asensio estar em final de contrato e, ao mesmo tempo, colocado na lista de dispensas do colosso francês, como é o caso de Renato Sanches.
No entanto, Marco Asensio não é o único nome que tem sido associado ao interesse do Clube da Luz nas últimas horas. Segundo o que informou o jornal O Jogo, Nicolò Zaniolo também é um alvo em cima da mesa. O mesmo diário desportivo adianta que a Direção, liderada por Rui Costa, está disposta a chegar aos 10 milhões de euros pelo italiano.
Na segunda metade da última temporada, depois de ter realizado 16 encontros pelo PSG, nos quais marcou dois golos e fez quatro assistências, Marco Asensio – avaliado em 20 milhões de euros – disputou 21 partidas com a camisola do Aston Villa, contabilizando oito golos e uma assistência.
Bruno Lage continua a enfrentar 'dores de cabeça' para o primeiro encontro da temporada 2025/26 e logo diante do eterno rival
31 Jul 2025 | 10:13 |
Tomás Araújo continua a recuperar de lesão e não será opção para o duelo da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Sporting, marcado para esta quinta-feira, 31 de julho, às 20h45, no Estádio do Algarve. O defesa-central do Benfica, que na temporada passada atuou na lateral direita, está a treinar à parte do restante do plantel desde o início dos trabalhos.
Na reta final da temporada passada, Tomás Araújo lidou com dores recorrentes que o afetaram em grande parte dos jogos, obrigando Bruno Lage a recorrer ao banco de suplentes para substituir o jogador. O defesa-central português sofreu uma pubalgia, lesão que tem um prazo estimado de três a quatro meses para recuperação total.
Segundo a imprensa nacional, e dito até por Roberto Martinez, treinador da Seleção Nacional, a pubalgia de Tomás Araújo trata-se de uma "lesão crónica". Sendo uma condição que, raramente, seja ultrapassada com recurso à cirurgia, resta ao jogador do Benfica repousar e fisioterapia. Ainda assim, o defesa formado no Seixal tem vindo a fazer exercícios com bola, separado do restante plantel.
Tomás Araújo não esteve disponível nos 15 minutos de treino aberto à imprensa na véspera do encontro para a Supertaça e, por isso, é muito difícil que venha a ser chamado por Bruno Lage para ir a jogo, até porque, o defesa central não chegou sequer a ser convocado para a Eusébio Cup, tendo o treinador optado por lançar os centrais Gonçalo Oliveira e Joshua Wynder na segunda parte.
Resta agora aguardar e perceber quanto tempo Tomás Araújo ficará de fora a recuperar, visto que nem sequer chegou a integrar a comitiva encarnada na participação no Mundial de Clubes, em junho. No departamento médico estão ainda Alexander Bah, Manu Silva, Nuno Félix e, mais recentemente, Bruma, que sofreu uma lesão no aquiles no jogo da Eusébio Cup.
A horas do Sporting - Benfica, Fábio Veríssimo responde às águias: "Magoado"
31 Jul 2025 | 09:26
Florentino pode mesmo rumar à Premier League, mas Benfica faz exigência
31 Jul 2025 | 08:50
Com Premier League e Bundesliga à espreita, Benfica dá murro na mesa por Akturkoglu
31 Jul 2025 | 08:33