Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0António Silva chegou aos 100 jogos pelo Benfica no triunfo dos encarnados diante do Gil Vicente. Em conversa com António Bastos Lopes, num novo episódio da rubrica ‘Mística a Dois’ em que o atleta de 20 anos deixou uma bicada a Roger Schmidt, o defesa-central elegeu os quatro jogos mais marcantes pelo Clube da Luz.
António Silva: "Ser o mais jovem de sempre neste século a fazê-lo é um motivo de orgulho"
“Sabia que, antes do jogo, iria ser o primeiro, mas era algo que nunca pensei que fosse possível concretizar. Tinha o sonho, sim, de jogar na equipa A do Benfica. Agora de chegar aos 100 jogos… Era algo muito longínquo e que teria de ter muito trabalho envolvido. Felizmente consegui fazê-lo e, com 20 anos, ser o mais jovem de sempre neste século a fazê-lo é um motivo de orgulho para mim", começa por referir António Silva.
"Lembro-me da minha estreia, que foi no Bessa [3-0, 27 de agosto de 2022]. Era algo que eu já estava mais ou menos à espera, na altura, que pudesse acontecer devido às lesões no plantel. O jogo que mais me marcou… Individualmente é capaz de ter sido o jogo com o PSG [1-1, 5 de outubro de 2022]”, acrescente António Silva.
António Silva: "Aquele em que senti mais aquilo que era o Benfica foi com o Sporting"
“Aquele em que senti mais aquilo que era o Benfica, e que era realmente o sentir Benfica, foi com o Sporting, no golo do João Neves no último minuto [2-2, 21 de maio de 2023]. Naquele do Braga [1-0, 6 de maio de 2023], no ano em que fomos campeões, também senti uma adrenalina dentro de mim que nunca tinha sentido antes", finaliza António Silva.
Com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 45 milhões de euros – contabiliza 100 encontros, nos quais apontou oito golos e fez uma assistência. O defesa-central formado nos encarnados conquistou, ainda, dois títulos pela equipa principal: um Campeonato Nacional (202/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).
Em jogo da quarta jornada da Liga BPI, águias triunfaram no Estádio José Alvalade, por 2-0, com golos de Cristina Martín-Prieto e Nycole Raysla
|
0O futebol feminino do Benfica foi vencer ao reduto do Sporting, por 2-0, com golos de Cristina Martín-Prieto e Nycole Raysla. No final do encontro, Filipa Patão estava satisfeita, mas pediu que a equipa mantenha os pés no chão porque nada está ganho nesta fase da temporada.
Filipa Patão: "Sabemos o amor que temos por esta camisola"
“Era exatamente esta a resposta que estava à espera que a equipa desse, porque dá sempre e, acima de tudo, porque os nossos adeptos, o nosso Clube e a nossa instituição merece. Nós sabemos o amor que temos por esta camisola e foi por aí que as jogadoras sabiam a importância de estarem sempre positivas no jogo e saber que não podíamos desconcentrar e dar a parte fraca”, afirmou Filipa Patão.
“Sabíamos dessa importância e demos uma resposta à Benfica. Temos de manter os pés na terra. Sabemos que qualquer equipa que vencesse este jogo não indicava nada para o que é o campeonato, estamos na quarta jornada. Sabemos que temos de continuar a trabalhar, ser uma equipa humilde e coesa como fomos hoje”, referiu Filipa Patão.
"Cristina Martín-Prieto? "Sabíamos a qualidade dela"
“Já podíamos ter ouvido falar dela [Cristina Martín-Prieto] há mais tempo, mas não aconteceu. Sabíamos a qualidade dela, daquilo que iria chegar ao nosso clube e foi com naturalidade que ela chegou aos golos. Já o fez em Espanha, em equipas que não eram de topo, por isso é uma jogadora que, por si só, indicava golo”, considerou Filipa Patão.
“Acima de tudo é uma jogadora que trabalha muito, é humilde e quer continuar a crescer apesar de ter 31 anos. Dá tudo o que tem e o que não tem pela equipa, mas numa fase destas eu não quero individualizar. É uma excelente jogadora, mas tivemos um excelente coletivo e só assim é que saímos com a vitória”, finalizou Filipa Patão.
Defesa-central formado nos encarnados chegou, com apenas 20 anos, aos 100 jogos pelo Clube da Luz no triunfo diante do Gil Vicente
|
0António Silva considera que, ao dia de hoje, o ambiente que se vive no Benfica é bastante melhor. Em entrevista aos meios de comunicação do Clube da Luz, o defesa-central – que chegou aos 100 jogos de águia ao peito com apenas 20 anos – deixou uma bicada a Roger Schmidt e teceu rasgados elogios a Bruno Lage.
António Silva: "Estamos todos a remar para o mesmo lado"
“O grupo está a caminhar bem, a equipa está bastante equilibrada, estamos unidos e sinto o que estava a dizer de passar a mística, começo a sentir que os jogadores estrangeiros também sentem o que é preciso para estar no Benfica, o saber estar, principalmente quando entram no estádio e veem aquela multidão de pessoas a apoiar”, começa por referir António Silva.
“Estamos todos a remar para o mesmo lado, o mister [Bruno Lage] também nos passa muito o que são os valores do Clube e estamos todos juntos para conquistar grandes coisas pelo Benfica este ano”, afirma António Silva.
António Silva: "Temos de continuar a trabalhar"
“Neste momento, o ambiente é de muita felicidade e alegria e isso está a transportar-se para o campo. Temos de continuar a trabalhar, porque foram apenas alguns jogos e como sabemos, é preciso uma consistência grande de resultados. É o que vamos tentar fazer, mas pensando sempre no próximo jogo e não no que vem mais para a frente», acrescentou o defesa”, finaliza António Silva.
Com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 45 milhões de euros – contabiliza 100 encontros, nos quais apontou oito golos e fez uma assistência. O defesa-central formado nos encarnados conquistou, ainda, dois títulos pela equipa principal: um Campeonato Nacional (202/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).
Turma de Filipa Patão foi a jogo, no reduto leonino, esta segunda-feira, dia 30 de setembro, em partida a valer para a Liga BPI
|
0A equipa de futebol feminino do Benfica mediu forças com o Sporting, esta segunda-feira, 30 de setembro, no Estádio José Alvalade, para a jornada 4 da Liga BPI. As águias venceram por 2-0, com Cristina Prieto (34') e Nycole Raysla (48') marcarem os golos. Veja AQUI como decorreu a partida.
Filipa Patão foi a jogo com Lena Pauels, Catarina Amado, Marit Lund, Carole Costa, Laís Araújo, Andreia Norton, Andreia Faria, Anna Gasper, Chandra Davidson, Nycole Raysla e Cristian Martín-Prieto. Rute Costa, Joana Silva, Beatriz Cameirão, Jody Brown, Letícia Almeida, Lara Martins, Pauleta, Marie Alidou e Neide Guedes estavam no banco de suplentes.
Já Mariana Cabral apostou em Hannah Seabert, Ana Borges, Georgia Eaton-Collins, Fátima Pinto, Alícia Correia, Cláudia Neto, Andreia Bravo, Maiara Niehues, Jacynta Gala, Telma Encarnação e Ana Capeta na formação inicial.
A turma da Luz entrou bem no jogo, no entanto, os primeiros minutos foram equilibrados, com remates perigosos de ambas as formações. Bastou a 'suspeita do costume', Cristina Martín - Prieto, colocar a bola no fundo da baliza das leoas, aos 34 minutos, para que as águias começassem a mostrar uma maior superioridade no Dérbi feminino.
Ao intervalo, o Benfica vencia pela vantagem mínima. O 1-0 não durou muito tempo, uma vez que, no arranque do segundo tempo, num contra-ataque, Nycole Raysla fez praticamente tudo sozinha e só parou quando a bola ficou no fundo da baliza leonina. Os Benfiquistas presentes em Alvalade fizeram a festa com a turma de Filipa Patão. Em cima dos 90 minutos, as leoas fizeram um remate à baliza encarnada e, após falta de comunicação entre Lena Pauels e a linha defensiva do Benfica, a bola passou a milímetros da baliza do Glorioso, fazendo o coração parar. Ainda assim, a vitória não escapou às Inspiradoras, que reinaram em Alvalade com o 2-0.
Depois deste triunfo, o Benfica solidifica o segundo lugar na tabela classificativa da Liga BPI, somando nove pontos, os mesmos que o líder, Braga. Já o Sporting continua no pódio, no terceiro posto, registando um total de seis pontos.
As Inspiradoras do Benfica voltam a entrar em campo no próximo dia 5 de outubro, sábado, para medir forças com o Marítimo. A jogar em casa, as águias orientadas por Filipa Patão vão iniciar o duelo às 10h30.
Confira os golos do Benfica: