Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na última noite, sábado, 11 de janeiro, o Benfica voltou a sentir o sabor da conquista, ao levantar o troféu da Taça da Liga, depois de derrotar o Sporting na lotaria das grandes penalidades (7-6), face ao empate a uma bola durante o tempo regulamentar. Ao adicionar a Allianz Cup ao museu do Clube, o Glorioso passa a somar 86 troféus e volta a igualar o registo do Porto.
O emblema da Luz tinha caído para o segundo lugar do ranking de troféus, depois dos dragões terem derrotado os leões no início da época, uma vez que, a 3 de agosto de 2024, os azuis e brancos conquistaram a Supertaça e isolaram-se, na altura, na liderança com 86 títulos. Este registo entretanto já foi igualado pelo Glorioso após a partida de ontem.
Com a conquista da oitava Taça da Liga, o primeiro troféu da prova levantado depois da goleada de seis bolas a duas contra o Marítimo, na longínqua época de 2015/2016, o Benfica voltou a igualar os 86 troféus dos portistas e ambos partilham a liderança da classificação. O Sporting, que é o campeão nacional em título, surge num distante terceiro lugar, com apenas 55 títulos no palmarés.
Feitas as contas e com 86 troféus no Museu Cosme Damião, o Clube da Luz passa a agora a apresentar duas Taças dos Clubes Campeões Europeus (equivalente a duas Ligas dos Campeões), 38 campeonatos nacionais, 26 troféus alusivos à Taça de Portugal, oito Taças das Liga e três campeonatos de Portugal. Além disso, as águias contam também com a conquista de uma Taça Latina, troféu que nunca foi reconhecido pela FIFA.
Após igualar o rival na liderança da classificação de clubes com mais títulos em Portugal, o próximo objetivo do Benfica passa por conquistar mais provas, de forma a conseguir isolar-se no topo da tabela e arrecadar para si o título de clube mais titulado de Portugal.
Lateral-direito apontado ao Glorioso esteve em destaque na Turquia na goleada do Trabzonspor frente ao Antalyaspor, por 5-0
|
0Pedro Malheiro, que chegou a estar com 'pé e meio' no Benfica, ganhou destaque na Turquia, com a camisola do Trabzonspor, ao marcar o primeiro hat-trick na carreira diante do Antalyaspor. A equipa do ex-alvo das águias goleou o adversário, por cinco bolas a zero.
Num jogo a contar para a 19.ª jornada do campeonato turco, o antigo lateral do Boavista teve motivos para sorrir, visto que fez história. No entanto, quem abriu o marcador foi Simon Banza, aos 21 minutos. Pedro Malheiro brilhou a partir do minuto 52, onde apontou o primeiro dos três golos que registou no encontro. Os restantes foram marcados à passagem dos minutos 64 e 87.
Além de ter feito o primeiro hat-trick da carreira, o lateral-direito cobiçado pelo Benfica fez o primeiro tento de cabeça e tornou-se o primeiro defesa a apontar três remates certeiros no campeonato da Turquia desde 2009. Vale a pena referir que Muhammed Cham também foi um dos autores dos cinco golos do Trabzonspor diante do Antalyaspor.
No que toca à ligação de Pedro Malheiro com o Benfica, é de recordar que, o lateral, quando ainda estava ligado ao Boavista, chegou a ser do interesse de Rui Costa, que procurava, já na altura, um concorrente para Alexander Bah, lateral titular indiscutível nas águias. O Boavista recusou algumas propostas e os encarnados acabaram por desistir da corrida.
Esta temporada, com a camisola do Trabzonspor, Pedro Malheiro - atualmente com um valor de mercado definido nos 4,8 milhões de euros - alinhou num total de 22 partidas: 17 no campeonato turco, uma na Taça da Turquia, três na Liga Europa e um na Conference League. Em 1.862 minutos, regista quatro golos e duas assistências.
Confira um dos golos de Pedro Malheiro:
Antigo capitão das águias e membro da estrutura encarnada, regressou ao Brasil há uns meses, mas não esqueceu o clube
|
0A conquista da Allianz Cup da parte do Benfica tem sido um momento que tem sido levado com muita euforia por parte de toda a nação Benfiquista, uma vez que foi o primeiro troféu que as águias levantaram desde a Supertaça, no início da temporada 2023/2024. Ainda não se passaram 24 horas deste acontecimento e e o Glorioso tem sido alvo de inúmeras mensagens de felicitação.
Entre as inúmeras personalidades e rostos conhecidos da família Benfiquista, salientou-se a mensagem deixada por Luisão, incontornável defes brasileiro e eterno capitão do Glorioso. Depois de ‘pendurar a chuteiras’, o antigo jogador dos encarnados começou a desempenhar funções na estrutura do Benfica, na qualidade de Diretor Técnico. E, ontem à noite, fez questão de deixar uma mensagem à equipa de Bruno Lage.
Luisão – Orgulho mesmo de longe
Recorde-se que, Luisão deixou o cargo de Diretor Técnico do Clube da Luz há uns meses, para rumar ao Brasil, com o objetivo de abraçar um novo futuro profissional. O antigo camisola 4 das águias foi nomeado, no passado mês de Dezembro, para o cargo de CEO da empresa Criativity Produções Eventos e segundo o mesmo, cumprir o ‘sonho’ de implementar várias escolas do Benfica em terras de Vera Cruz.
Recorde-se, que Luisão fez praticamente toda a sua carreira profissional no Benfica e tal como Di María e Renato Sanches, sabe o que é vencer a Taça da Liga, com o antigo central brasileiro a fazer parte do plantel encarnado que, levantou o troféu em sete ocasiões distintas, desde a época de 2008/2009 até 2015/2016.
Camisola 3 do plantel orientado por Bruno Lage voltou a ser 'dono e senhor' da ala esquerda e ainda viveu momento de tensão com titular de Rui Borges
|
0Álvaro Carreras voltou a ser 'senhor e dono' da ala esquerda do Benfica, em mais um Dérbi contra o Sporting, contudo, o lateral espanhol esteve 'picado' com um dos jogadores dos leões: Ousmane Diomande.
O momento aconteceu ao minuto 58, altura em que o capitão leonino, Morten Hjulmand, protegeu a bola na linha do fundo da área do Sporting. Nesse mesmo momento, o central da turma de Rui Borges interveio e o camisola 3 do Benfica acabou por empurrar Diomande, numa clara ação frustrada por parte de Álvaro Carreras. O craque encarnado acabou por ver um cartão amarelo exibido por João Pinheiro.
O reforço proveniente do Manchester United ainda esteve envolvido num outro lance da primeira parte. Álvaro Carreras sofreu uma entrada dura de Geny Catamo e João Pinheiro nem mostrou cartão amarelo para, momentos depois, assinalar uma grande penalidade a beneficiar o Sporting, que alcançou o empate através de Viktor Gyokeres.
É de referir que, no final da noite, foi o lateral espanhol a sorrir, juntamente com os restantes elementos do Clube da Luz. Depois do desempate por penáltis, onde Anatoliy Trubin envergou a capa de herói e salvou as águias, o Benfica conquistou a oitava Taça da Liga, num Dérbi, onde Florentino Luís foi considerado o Homem do Jogo.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 18 milhões de euros – marcou presença em 27 encontros: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. Nos 2.339 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou três golos e fez duas assistências, sendo uma das figuras do conjunto orientado por Bruno Lage.
Após um período de empréstimo de seis meses, o Benfica avançou para a contratação a título definitivo de Álvaro Carreras, pagando uma verba a rondar os 6 milhões de euros ao Manchester United. O internacional sub-21 espanhol tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
Assista ao momento em que Álvaro Carreras vê cartão amarelo pelo empurrão a Diomande no Sporting - Benfica: