Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

Após derrota na Taça de Portugal, Benfica volta a entrar no caminho dos triunfos

Turma vermelha e branca foi a jogo este domingo, acabando por sair vitoriosa no Campeonato Nacional, acabando por somar mais três pontos

Sport Lisboa e Benfica foi a jogo este domingo, 30 de março, acabando por somar um triunfo, isto depois de ter caído na Taça de Portugal
Sport Lisboa e Benfica foi a jogo este domingo, 30 de março, acabando por somar um triunfo, isto depois de ter caído na Taça de Portugal

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol feminino do Benfica defrontou este domingo, 30 de março, o AD Sanjoanense. As encarnadas acabaram por vencer, por 67-56, em jogo a valer para a jornada 22 da fase regular do Campeonato Nacional. Os parciais do duelo foram: 18-14| 46-20 | 59-38 | 67-56.


O técnico das águias, Eugénio Rodrigues, apostou emInês Faustino, Milica Ivanovic, Evelyn Ovner, Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro de início. Inês Viana, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Leonor Peixinho e Mariana Silva começaram a partida no banco. 


Já a turma adversária foi a jogo com Genesis Rivera, Joana Arieiro, Carolina Anacleto, Bruna Ressurreição e Schekinah Bimpa, optando por deixar Marta Costa, Rita Morgado, Bárbara Calvinho, Maria Leite, Inês Pinho, Ana Cavadas e Diana Pinho a suplentes. 


Vindas de uma derrota na final da Taça de Portugal, a turma de Eugénio Rodrigues teve de 'dar corda aos sapatos' para garantir mais um triunfo. As águias encontraram dificuldades diante da Quinta dos Lombos, tendo entrado a perder, logo, no primeiro parcial (18-14). A história foi diferente no segundo quarto, onde o Benfica acabou por conseguir fugir ao adversário, chegando ao intervalo a vencer por 46-20.

No regresso dos balneários, a turma encarnada foi à procura de continuar por cima. No final do terceiro quarto, a equipa feminina de basquetebol da Luz continuou por cima, e acabou por vencer (59-38). No derradeiro parcial, a turma de Eugénio Rodrigues viu a resposta do adversário ser insuficiente e acabou por garantir o triunfo por 67-56, somando mais três pontos na última jornada da fase regular.


Depois desta jornada, a última, o Benfica fecha esta fase da competição com 40 somados, ficando a dois do Esgueira que foi líder com 42. A fechar o pódio da tabela classificativa ficou o GDESSA com 38.


Modalidades

Peça-chave do Benfica faz revelação surpreendente: "Época mais difícil"

Encarnados tiveram de suar na temporada 2024/25, que chegou agora ao fim. Campeão pelas águias concedeu uma entrevista, onde fez o balanço da jornada

Norberto Alves, peça-chave do basquetebol do Benfica, fez um balanço da época, garantindo que foi a temporada mais dura da carreira
Norberto Alves, peça-chave do basquetebol do Benfica, fez um balanço da época, garantindo que foi a temporada mais dura da carreira

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Benfica sagrou-se tetracampeã, depois de ter batido o Porto no jogo 4 da final. Em entrevista à Agência Lusa, Norberto Alves - que viu Betinho fazer um balanço garantiu que esta foi a " época mais difícil" da sua carreira, considerando que a Liga esteve mais forte nesta temporada. 



Norberto Alves: "Foi a época mais difícil da minha carreira"


"Esta temporada foi, sem dúvida, a mais difícil, quer no Benfica, quer na minha carreira já longa. Caracterizou-se logo a seguir à pré-temporada por uma quantidade completamente anormal de lesões sucessivas que nos comprometeram a qualidade do trabalho diário, houve um momento que foi preciso ser muito resiliente e resistente em termos mentais, porque de um plantel de 12 jogadores tínhamos apenas seis a treinar", começou por referir. 


O treinador do Benfica acabou por evidenciar o "salto" dado pela equipa: "Este ano a Liga foi mais forte, o Porto estava muito forte, sem dúvida nenhuma, o Sporting num processo de alguma renovação mas também se encontrou mais para o fim, a Oliveirense esteve forte, a Ovarense muito bem também e, depois, equipas que causam sempre dificuldades para ganhar como o Vitória de Guimarães ou o Galitos do Barreiro, que fez uma parte final da época muito boa. Mas, realmente, o nosso grande adversário foram as circunstâncias que encontrámos no dia-a-dia". 

Norberto Alves: "Este ano vamos diretamente à Champions que é uma competição que nos exige estar sempre no limite, não pode haver maus momentos para se poder vencer"

Norberto Alves falou ainda da qualificação para a Liga dos Campeões. "Este ano acontece algo pela primeira vez que é apurarmo-nos diretamente, ou seja, não vamos ter de disputar os 'qualifiers' para conseguir entrar na Champions League, e isso também se deve ao facto de, também pela primeira vez, nas últimas três épocas uma equipa portuguesa ter lá estado sempre. Fomos sempre com o grande mérito de ir aos 'qualifiers' e ali, em 10 dias, fazer vários jogos contra campeões de outros países e ganhá-los para ir à Champions", disse. 

Por fim, o técnico destacou a grandeza da Champions: "Este ano vamos diretamente à Champions que é uma competição que nos exige estar sempre no limite, não pode haver maus momentos para se poder vencer. É um grande prémio para a equipa, para o clube e para os rapazes, vamos preparar essa competição, sabendo que, sem dúvida nenhuma, temos de estar sempre nos limites". 

"É outro mundo e para nós é muito difícil competir a esse nível, não temos dúvidas sobre isso, mas não nos impede de ir com a ambição de ganhar cada vez mais jogos porque este ano foi o mais difícil para nós, por causa das lesões, jogámos muitos jogos sem os melhores jogadores, mas provámos que podemos competir a esse nível e ganhar jogos. Vamos querer fazê-lo outra vez, sem dúvida", concluiu. 

Com a vitória no Clássico frente ao Porto – a 37.ª em 47 encontros na presente temporada –, o basquetebol do Benfica conseguiu conquistar o tão desejado tetracampeonato, fazendo a festa no Dragão Arena. O Glorioso arrecadou o 31.º Campeonato Nacional, juntando-o às 23 Taças de Portugal, 4 Troféus António Pratas LBP, 13 Taças da Liga e 15 Supertaças.

Recorde a conquista do Tetracampeonato do Benfica:


Modalidades

Depois de falhar bicampeonato da NBA, Neemias Queta ganha motivos para festejar

Ex-basquetebolista do Benfica tem estado sem competir desde a eliminação dos Celtics, mas, durante o dia de hoje, recebeu boas notícias sobre o seu futuro

Neemias Queta deu conta da informação durante o dia de hoje, que são muito favoráveis ao antigo poste do Benfica
Neemias Queta deu conta da informação durante o dia de hoje, que são muito favoráveis ao antigo poste do Benfica

  |

Icon Comentário0

Terminada a sua temporada na presente edição da NBA, onde não conseguiu revalidar o título de campeão nacional com os Boston Celtics, Neemias Queta volta a ter motivos para sorrir. Durante o dia de hoje, 18 de junho, o antigo poste do Benfica viu o seu surgir na lista dos 15 convocados para representar Portugal no EuroBasket 2025.


Assim sendo, trata-se de uma grande novidade na lista apresentada por Mário Gomes, Selecionador Nacional. No entanto, a lista apresentada não é definitiva, visto que, até ao arranque oficial do Europeu, o timoneiro do conjunto português terá de riscar mais três jogadores, havendo assim, uma possibilidade do ex-atleta do Benfica ficar de fora.


Vale a pena lembrar que, Portugal assegurou a qualificação inédita para a competição 14 anos depois da sua última presença. Neemias Queta, recorde-se, não integrou nenhuma das convocatórias durante a fase de qualificação, uma vez que se encontrava impedido devido aos compromissos com os Boston Celtics.


Além do antigo basquetebolista que jogou de águia ao peito, o Benfica vê-se representado na convocatória de Mário Gomes através dos nomes de Daniel Relvado e Diogo Gameiro que, recentemente, ajudaram o Glorioso, orientado por Norberto Alves, a conquistar o tetracampeonato nacional na modalidade.

Feitas as contas, esta será a quarta participação de Portugal numa fase final europeia, depois de ter marcado presença nas edições de 1951, 2007 e 2011. Os linces vão marcar presença na Lituânia, onde vai competir no Grupo A, juntamente com a seleção anfitriã, Sérvia, Chéquia, Turquia e Estónia.



Modalidades

Após perder tetracampeonato para o Benfica, Miguel Sousa Tavares atira: “Frustação…”

Jornalista e conhecido adepto do Porto comentou esta terça-feira, 17 de junho, o título perdido pelos dragões diante os encarnados

Na mais recente crónica, Miguel Sousa Tavares menciona a mais recente conquista do Benfica para salientar o desportivismo do Porto
Na mais recente crónica, Miguel Sousa Tavares menciona a mais recente conquista do Benfica para salientar o desportivismo do Porto

  |

Icon Comentário0

Numa altura em que as competições nacionais estão a chegar ao fim, tanto a nível de futebol, como de modalidades, Miguel Sousa Tavares lamentou o desfecho inglório do Porto, que o sofreu às mãos do Benfica. No seu texto de opinião, o portista também destacou os comportamentos dos adeptos e ainda abordou o Mundial de Clubes.


Miguel Sousa Tavares: “O Porto perdeu a finalíssima de andebol e a de basquetebol em pleno Dragão Arena contra Sporting e Benfica”


Na crónica intitulada de ‘Mundial de ricos, futebol de pobres’, o jornalista que escreve para o jornal Record, começou por lamentar o dissabor que os dragões sofreram, às mãos dos rivais, em duas modalidades distintas: “O Porto perdeu a finalíssima de andebol e a de basquetebol em pleno Dragão Arena contra Sporting e Benfica, respectivamente”.


Apesar de se sentir desapontado com o facto dos azuis e brancos terem visto o Glorioso conquistar o tetracampeonato nacional, ‘aplaudiu’ o desportivismo testemunhado: “Apesar da frustração, não houve qualquer incidente no final, os adversários campeões festejaram em pleno pavilhão portista e os treinadores do Porto felicitaram os campeões”.

Miguel Sousa Tavares: “Os adversários campeões festejaram em pleno pavilhão portista”


Depois de salientar o fair-play que se verificou no basquetebol, o jornalista «rasgou’ o comportamento dos adeptos leoninos no hóquei em patins: “Já no pavilhão João Rocha, a eliminação do Sporting pelo FC Porto, nas meias-finais de hóquei em patins, levou a uma tentativa de homicídio de adeptos portistas às mãos de uns jovens do 'clube de cavalheiros'”.

Miguel Sousa Tavares: “Participam mesmo forçando os seus jogadores para além do suportável, como outrora se forçavam os cavalos para atravessar o continente americano”

Por fim, sobre o Mundial de Clubes, que conta com a participação do Benfica e Porto, Miguel Sousa Tavares deixou duras críticas ao torneio: “Quanto aos outros 31 clubes profissionais que estão lá, na fornalha americana, participam mesmo forçando os seus jogadores para além do suportável, como outrora se forçavam os cavalos para atravessar o continente americano em direcção à Califórnia. E estão lá por várias e distintas razões: porque o patrão manda, pelo prestígio, pela oportunidade de mostrar as suas estrelas ascendentes aos compradores VIP do mercado, ou simplesmente por dinheiro”.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Após mais um título pelo Benfica, Norberto Alves deixa elogios a craque: “Exemplo”
Modalidades

Após mais um título pelo Benfica, Norberto Alves deixa elogios a craque: “Exemplo”

 

Icon Comentário0
Tetracampeão! Benfica não deixa Porto 'tocar na chicha' e faz a festa no Dragão
Modalidades

Tetracampeão! Benfica não deixa Porto 'tocar na chicha' e faz a festa no Dragão

 

Icon Comentário0
Basquetebol do Benfica adia festa do Tetra e cai frente ao Porto
Modalidades

Basquetebol do Benfica adia festa do Tetra e cai frente ao Porto

 

Icon Comentário0