
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
A equipa de basquetebol feminino do Benfica defrontou este domingo, 23 de março, o Quinta dos Lombos. As encarnadas acabaram por perder, por 75-65, em jogo da final da Taça de Portugal. Os parciais do duelo foram: 18-22 | 33-41 | 51-56 | 65-75.
O técnico das águias, Eugénio Rodrigues, apostou em Inês Faustino, Milica Ivanovic, Evelyn Ovner, Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro de início. Inês Viana, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Leonor Peixinho, Mariana Silva e Clarissa dos Santos começaram a partida no banco. Já a turma adversária foi a jogo com Madelynn Utti, Sara Caetano, Chanaya Pinto, Jessica Hanson e Nahomis Hardy, optando por deixar Laura Silva, Beatriz Polici, Marta Roseiro, Suraya Rijal, Rafaela Henriques, Rosinha Rosário e Dilma Semedo a suplentes.
Vindas de um triunfo, que ficou confirmado no prolongamento, a turma de Eugénio Rodrigues teve de 'dar corda aos sapatos' para garantir mais um troféu para o Museu Cosme Damião. As águias encontraram dificuldades diante da Quinta dos Lombos, tendo entrado a perder, logo, no primeiro parcial (18-22). A história não foi diferente no segundo quarto, onde perderam mais ritmo e viram as adversárias a distanciarem-se, ainda mais, no marcador. Ao intervalo, o Benfica perdia por 41-33.
No regresso dos balneários, a turma encarnada foi à procura da reviravolta e, para isso, teve de correr atrás do tempo. No final do terceiro quarto, a equipa feminina de basquetebol da Luz já tinha recuperado alguma da distância e fechou o penúltimo quarto com uma desvantagem de cinco pontos. O Benfica voltou a protagonizar uma boa entrada no quarto parcial, procurando aproveitar alguns erros técnicos que a Quinta dos Lombos ia cometendo. No entanto, o adversário mostrava-se forte, aumentando a vantagem sobre as águias de Eugénio Rodrigue, e acabou mesmo por vencer a final por 75-65, derrotando as encarnadas, que perderam a oportunidade de somar a quarta Taça de Portugal Feminina na história da modalidade.
Depois deste encontro, o Benfica volta a jogo para medir forças com a AD Sanjoanense, no domingo, dia 30 de março. O embate, que vai valer para a jornada 22 da fase regular do Campeonato Nacional, está agendado para as 15h00, no Pavilhão Municipal Paulo Pinto.
Ex-basquetebolista do Benfica tem estado sem competir desde a eliminação dos Celtics, mas, durante o dia de hoje, recebeu boas notícias sobre o seu futuro
|
Terminada a sua temporada na presente edição da NBA, onde não conseguiu revalidar o título de campeão nacional com os Boston Celtics, Neemias Queta volta a ter motivos para sorrir. Durante o dia de hoje, 18 de junho, o antigo poste do Benfica viu o seu surgir na lista dos 15 convocados para representar Portugal no EuroBasket 2025.
Assim sendo, trata-se de uma grande novidade na lista apresentada por Mário Gomes, Selecionador Nacional. No entanto, a lista apresentada não é definitiva, visto que, até ao arranque oficial do Europeu, o timoneiro do conjunto português terá de riscar mais três jogadores, havendo assim, uma possibilidade do ex-atleta do Benfica ficar de fora.
Vale a pena lembrar que, Portugal assegurou a qualificação inédita para a competição 14 anos depois da sua última presença. Neemias Queta, recorde-se, não integrou nenhuma das convocatórias durante a fase de qualificação, uma vez que se encontrava impedido devido aos compromissos com os Boston Celtics.
Além do antigo basquetebolista que jogou de águia ao peito, o Benfica vê-se representado na convocatória de Mário Gomes através dos nomes de Daniel Relvado e Diogo Gameiro que, recentemente, ajudaram o Glorioso, orientado por Norberto Alves, a conquistar o tetracampeonato nacional na modalidade.
Feitas as contas, esta será a quarta participação de Portugal numa fase final europeia, depois de ter marcado presença nas edições de 1951, 2007 e 2011. Os linces vão marcar presença na Lituânia, onde vai competir no Grupo A, juntamente com a seleção anfitriã, Sérvia, Chéquia, Turquia e Estónia.
Jornalista e conhecido adepto do Porto comentou esta terça-feira, 17 de junho, o título perdido pelos dragões diante os encarnados
|
Numa altura em que as competições nacionais estão a chegar ao fim, tanto a nível de futebol, como de modalidades, Miguel Sousa Tavares lamentou o desfecho inglório do Porto, que o sofreu às mãos do Benfica. No seu texto de opinião, o portista também destacou os comportamentos dos adeptos e ainda abordou o Mundial de Clubes.
Miguel Sousa Tavares: “O Porto perdeu a finalíssima de andebol e a de basquetebol em pleno Dragão Arena contra Sporting e Benfica”
Na crónica intitulada de ‘Mundial de ricos, futebol de pobres’, o jornalista que escreve para o jornal Record, começou por lamentar o dissabor que os dragões sofreram, às mãos dos rivais, em duas modalidades distintas: “O Porto perdeu a finalíssima de andebol e a de basquetebol em pleno Dragão Arena contra Sporting e Benfica, respectivamente”.
Apesar de se sentir desapontado com o facto dos azuis e brancos terem visto o Glorioso conquistar o tetracampeonato nacional, ‘aplaudiu’ o desportivismo testemunhado: “Apesar da frustração, não houve qualquer incidente no final, os adversários campeões festejaram em pleno pavilhão portista e os treinadores do Porto felicitaram os campeões”.
Miguel Sousa Tavares: “Os adversários campeões festejaram em pleno pavilhão portista”
Depois de salientar o fair-play que se verificou no basquetebol, o jornalista «rasgou’ o comportamento dos adeptos leoninos no hóquei em patins: “Já no pavilhão João Rocha, a eliminação do Sporting pelo FC Porto, nas meias-finais de hóquei em patins, levou a uma tentativa de homicídio de adeptos portistas às mãos de uns jovens do 'clube de cavalheiros'”.
Miguel Sousa Tavares: “Participam mesmo forçando os seus jogadores para além do suportável, como outrora se forçavam os cavalos para atravessar o continente americano”
Por fim, sobre o Mundial de Clubes, que conta com a participação do Benfica e Porto, Miguel Sousa Tavares deixou duras críticas ao torneio: “Quanto aos outros 31 clubes profissionais que estão lá, na fornalha americana, participam mesmo forçando os seus jogadores para além do suportável, como outrora se forçavam os cavalos para atravessar o continente americano em direcção à Califórnia. E estão lá por várias e distintas razões: porque o patrão manda, pelo prestígio, pela oportunidade de mostrar as suas estrelas ascendentes aos compradores VIP do mercado, ou simplesmente por dinheiro”.
Treinador dos encarnados conquistou o quarto Campeonato Nacional ao serviço das águias e destacou a importância do atleta
|
Norberto Alves, treinador da equipa de basquetebol masculina do Benfica, foi o comandante do grupo tetracampeão da Liga Betclic. Após a conquista, o técnico de 57 anos deixou largos elogios a Betinho que, apesar da longa idade, foi peça fundamental dos encarnados na caminhada rumo ao quarto título consecutivo.
Norberto Alves: “Melhor ferramenta é o exemplo”
“Os grandes jogadores são aqueles que fazem os colegas ser melhores todos os dias. Muitas vezes fazemos aquisições só pelas estatísticas, mas os jogadores excecionais são aqueles que, pelo exemplo diário, fazem os colegas ser campeões. A melhor ferramenta é o exemplo”, elogiou o treinador em declarações ao jornal Record.
O treinador reconhece que os 40 anos de idade de Betinho é um fator em ter em consideração, mas não vê como obstáculo, e comparou a situação do jogador com a sua: “Eu também tenho 57 anos, também me sinto mais cansado, logo temos de ser mais reservados e conservar a energia para o momento em que as coisas têm de ser bem feitas”.
Betinho anotou cerca de 11 pontos de média nos quatro jogos da final do play-off da Liga Betclic, com destaque para o último e decisivo encontro no Dragão Arena, em que o extremo marcou 24 pontos e contribuiu para a vitória de 93-71 do Benfica sobre o Porto. O atleta internacional termina contrato com os encarnados esta temporada, mas já revelou que tem o desejo de continuar nas águias.
Norberto Alves está no comando do Benfica há 4 anos e, em todas essas épocas, sagrou-se Campeão Nacional. Juntando aos dois títulos que havia conquistado em 2018 e 2019 pela Oliveirense, é atualmente o segundo treinador com mais campeonatos de basquetebol, apenas atrás do treinador do Sporting, Luís Magalhães.