
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Parece que a vida de Alberto Costa na Juventus está finalmente a melhorar. Depois de ter recusado uma transferência para o Benfica, onde poderia ser muito bem a concorrência direta a Alexander Bah, o lateral direito preferiu Turim, onde teve alguns meses difíceis, no entanto, o azar deixou o antigo vimaranense.
Face às ausências que o plantel da vecchia signora tem vindo a acumular nos últimos tempos, o defesa português teve nova oportunidade de mostrar o seu devido valor e não desiludiu na aposta feita por Igor Tudor.
A verdade é que, nas duas últimas semanas, o antigo atleta do Vitória de Guimarães foi titular nas duas últimas partidas e acabou por causar uma ótima impressão entre a comunicação social transalpina, que parece ter mudado de ideias sobre as qualidades do lateral. “Boa surpresa” foi o que escreveu o jornal Gazzetta dello Sport, impressionado com o rendimento do português.
As críticas positivas somadas nas duas últimas semanas acabam por ser um contraste com a visibilidade negativa que Alberto Costa estava a ter da parte dos mesmos órgãos de comunicação social, que questionavam o real valor do atleta, que tinha custado 15 milhões de euros ao emblema de Turim, durante o último mercado de transferências.
Em 2024/2025, o atleta que recusou o Benfica, realizou ao todo 30 partidas oficiais, num total de 1.750 minutos em campo, onde contribuiu com um golo e duas assistências, entre o Vitória de Guimarães e Juventus. Ao serviço da vecchia signora, o lateral direito foi lançado em nove jogos, onde jogou apenas 313 minutos.
Após anunciar os nomes que vão representar a equipa das quinas, o selecionador nacional explicou algumas das suas escolhas e novidades
|
Durante o início da tarde de hoje, 20 de maio, na Cidade do Futebol, Roberto Martínez revelou o nome dos 27 jogadores que vão integrar a convocatória de Portugal para a fase final four da Liga das Nações, onde vão medir forças com a Alemanha, Entre os nomes anunciados, consta o nome do defesa central do Benfica, António Silva.
No final do anúncio, a Federação Portuguesa de Futebol abriu espaço para as habituais perguntas. Entre um dos intervenientes, um jornalista questionou o espanhol sobre o facto de ter convocado quatro sportinguistas e apenas um Benfiquista. Tema do qual Martínez procurou esclarecer: “Para jogar na Seleção não é por jogar num clube ou numa Liga. É o perfil individual, a atitude e o que podem acrescentar à seleção”.
Roberto Martínez - É o perfil individual, a atitude e o que podem acrescentar à seleção
De seguida, para reforçar a sua posição, o timoneiro da equipa das quinas recordou que a atual edição do Campeonato nacional apenas foi decidido à 34.ª jornada, defendendo que isso é sinónimo de qualidade: “Uma Liga decidida no último jogo mostra competitividade, mostra um alto nível de competência. Os meus parabéns ao campeão”.
Recordando que ainda falta disputar a final da Taça de Portugal, que irá decorrer no próximo domingo, 25 de maio, Roberto Martínez deixou um desejo: “Os meus parabéns também para os dois finalistas para a Taça de Portugal. Que seja uma festa do futebol português”.
Por fim, deu os parabéns ao Vitória de Guimarães e deixou votos de boa sorte aos encarnados e portistas, uma vez que vão participar no Mundial de Clubes: “Parabéns para uma equipa como a Vitória Guimarães que teve prestações na Europa muito importantes para o futebol português. Desejo felicidades para o Benfica e o FC Porto no Mundial de Clubes. Tudo bom para o futebol português”.
Meses depois de ter confirmado que iria colocar um ponto final na sua carreira profissional, o jogador realizou o seu último jogo como futebolista
|
É oficial. Jan Vertonghen, que chegou a vestir a camisola do Benfica, colocou um ponto final na sua carreira de jogador profissional. A despedida aconteceu na passada segunda-feira, 19 de maio, com o antigo central belga a cumprir o último jogo ao serviço do Anderlecht, que perdeu na receção ao Club Brugge, por três bolas a uma.
No vídeo em que o emblema belga partilhou no Instagram, foi possível ver a entrada apoteótica que o antigo camisola 5 das águias teve direito antes do apito inicial da partida frente ao rival de Brugge. Perante um grande gesto de fair-play, o belga entrou no relvado depois das equipas e foi ovacionado por todo o estádio.
No mesmo vídeo, Jan Vertonghen pisou o relvado a dirigir aplausos em direção aos adeptos presentes nas bancadas, agradecendo todo o apoio. Ao mesmo tempo, o antigo Benfiquista foi cumprimentando as pessoas que estavam presentes no tapete verde, desde dirigentes, jogadores e até árbitros.
Vale recordar que, no final de março, o antigo internacional pela Seleção da Bélgica publicou um vídeo no Instagram, onde revelou que iria terminar a carreira. Na publicação, o belga explicou que seriam os últimos jogos: “Estes vão ser os meus últimos jogos, não pelo Anderlecht, mas na minha carreira”. Deixando a garantia que ia dar tudo até ao fim: “Para as próximas semanas vou dar o meu melhor. Mas esta é a decisão e penso que é o momento certo”.
Recorde-se, que Jan Vertonghen esteve no Benfica entre 2020 e 2023, onde vestiu o Manto Sagrado nas temporadas de 2020/2021, 2021/2022 e no arranque de 2022/2023, onde acabou por regressar à Bélgica. De águia ao peito, disputou 89 jogos oficiais, onde apontou um golo e duas assistências. Juntamente com o Glorioso, o ex-camisola 5 conquistou um Campeonato Nacional.
Confira aqui o vídeo:
Futebolista está de regresso às opções do timoneiro setubalense, podendo ser hipótese para o duelo da Taça de Portugal no próximo domingo
|
É notícia das últimas horas! Bruno Lage tem um reforço de peso para a final da Taça de Portugal. De acordo com as imagens partilhadas durante o treino desta terça-feira, Renato Sanches voltou ao leque de opções do timoneiro setubalense na equipa do Benfica.
Na sessão realizada durante a tarde desta terça-feira, o camisola 85, que recentemente esteve envolvido num episódio polémico com os adeptos do Braga, marcou presença no relvado do Estádio Nacional. Depois de ter estado ausente nas últimas semanas, Renato Sanches está, assim, de regresso ao lote de opções de Bruno Lage no Benfica, estando apto para enfrentar o Sporting na final da Taça de Portugal.
Porém, e apesar desta novidade relativa ao centrocampista, Bruno Lage continua a ter dúvidas em relação à disponibilidade de Fredrik Aursnes e Zeki Amdouni na equipa do Benfica. A dupla de futebolistas não marcou presença na sessão desta tarde, e continua em risco de falhar a partida que irá consagrar o vencedor da prova rainha.
Recorde-se que, o jogo da final da Taça de Portugal já tem data e horário confirmados. O Benfica volta a medir forças com o Sporting no próximo domingo, 25 de maio, com o pontapé de saída agendado para às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor. O último Dérbi disputado entre ambas as formações acabou com um empate a uma bola, na penúltima jornada da Liga Portugal Betclic. Akturkoglu foi o autor do único tento das águias, após um trabalho fenomenal e assistência de Pavlidis.
Renato Sanches, na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica – atualmente avaliado em 4 milhões de euros – marcou presença em 17 encontros pelos encarnados: quatro na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Bectlic e três na Taça da Liga. Ao todo, o craque somou 416 minutos dentro das quatro linhas, não tendo apontado qualquer golo ou assistência de águia ao peito em 2024/25.