
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica recebe este sábado o Sporting, às 18h00, no Estádio da Luz, num jogo em que as águias podem celebrar a conquista do 39.º título nacional, em caso de um triunfo por dois golos de diferença. Se os encarnados conseguirem vencer a Liga Portugal Betclic, a tarde será histórica para Bruno Lage, uma vez que o timoneiro setubalense pode alcançar um recorde nunca antes visto em Portugal.
Depois de ter rendido Roger Schmidt no banco das águias, o técnico pode sagrar-se campeão pelo Benfica pela segunda vez. Contudo, este dado ganha uma outra relevância, uma vez que Bruno Lage Lage fará o que nunca outro treinador fez em Portugal: ganhar dois campeonatos entrando a meio da época, dado esse que não deixa de ser curioso.
Tal como em 2018/2019, quando substituiu Rui Vitória no cargo de treinador do Benfica, o timoneiro setubalense pode repetir o feito em 24/25, uma vez que acabou por render a Roger Schmidt no banco do Clube da Luz. O germânico começou a temporada, porém um empate em Moreira de Cónegos acabou por ditar a sua saída das águias, tendo Rui Costa depositado as suas fichas em Bruno Lage para assumir a equipa encarnada.
Esta situação, lembre-se, foi abordada por Bruno Lage na antevisão ao duelo com o Sporting, tendo mesmo o setubalense recordado, tanto Roger Schmidt como Rui Vitória: "Quota-parte [responsabilidade de Roger Schmidt]? Claro que sim. No Museu do Benfica, no troféu de 2018/19 estão lá as duas fotografias, a do Rui Vitória e a minha. Vamos trabalhar para estarem lá duas agora também".
O Benfica e Sporting, recorde-se, medem forças este sábado, 10 de maio, às 18h00, no Estádio da Luz. Em caso de triunfo da turma de Bruno Lage por dois golos de diferença diante dos leões, as águias conquistam o 39.º título de Campeão Nacional da história dos encarnados, isto depois do triunfo na competição em 2022/23.
Em conversa com o nosso Jornal, o comentador desportivo falou sobre a importância do Dérbi para o futuro do treinador no comando técnico das águias
|
O Benfica irá disputar mais um Dérbi decisivo este época com vista a conquista do '39'. A poucas horas do Estádio da Luz abrir portas para receber o Sporting, o Glorioso 1904 esteve à conversa com João Malheiro, que anteviu este jogo. O comentador, em declarações exclusivas, não escondeu o desejo de ver os encarnados a ganharem, tendo, ainda, abordado a importância do desfecho do encontro para o futuro de Bruno Lage.
"Espero a vitória do Benfica. Gostaria que fosse uma vitória superior a um golo de diferença, que levaria, à partida, ao título nacional. Esta esperança é que eu tenho. De uma forma mais fria, espero um jogo muito combativo entre duas equipas, que perseguem apenas um objetivo", começou por considerar João Malheiro, em conversa com o Glorioso 1904.
"O Benfica não joga sozinho, mas sim como uma equipa que tem exatamente o mesmo objetivo e que pode alcançar mais facilmente. Naturalmente, o palco é no Estádio da Luz, portanto, o Benfica joga em casa e o fator-casa favorece a equipa que atua no papel de anfitriã, como é o caso do Benfica. O Benfica pode e deverá usufruir da vantagem de jogar em casa", analisou o comentador desportivo, que admite a Catedral como um 'trunfo' para a vitória encarnada sobre o Sporting.
João Malheiro: O Benfica pode e deverá usufruir da vantagem de jogar em casa
Futuro de Bruno Lage
Com o Dérbi a poder decidir quem será o campeão nacional, o futuro de Bruno Lage no comando técnico do Benfica começa a ser um tema do dia. Em conversa com o nosso Jornal, João Malheiro desvalorizou e mostrou que o treinador setubalense tem tudo para se manter no 'leme' das águias.
"Bruno Lage tem contrato por mais uma temporada. Os contratos, à partida, são para ser cumpridos, logo, terá condições para cumprir esse contrato, independentemente do desfecho deste jogo, ou do desfecho do campeonato. Não é apenas o campeonato que está em causa. Estará também a segunda prova mais importante, a Taça de Portugal", relembrou João Malheiro.
João Malheiro: Terá condições para cumprir esse contrato, independentemente do desfecho deste jogo, ou do desfecho do campeonato
"Não deixo de reconhecer que seria uma grande frustração perder os dois jogos [Campeonato e Taça de Portugal], ou mesmo apenas um. Até que ponto isso pode ter implicação no futuro de Bruno Lage? Contratualmente não tem. Há mais um ano de contrato. Evidentemente, os responsáveis saberão, perante o cenário que estiver em cima da mesa, avaliar e tomas as opções mais corretas", realçou.
O jornalista português, no entanto, ainda destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por Bruno Lage nesta segunda passagem pelo comando técnico do Benfica: "Tomou as rédeas da equipa à quinta jornada e, desde esse momento, Bruno Lage conseguiu 'roubar' 17 pontos ao Porto e cinco ao Sporting. Este é o trajeto de Bruno Lage, ao qual acresce a vitória na Taça da Liga, o único título oficial que o Benfica até ao momento".
Ainda no tema dos Dérbis, João Malheiro contou ao nosso Jornal algumas das suas memórias de jogos passados contra o Sporting. Em exclusivo, o comentador desportivo relembrou vitórias do Benfica, que trouxeram boas memórias a todos os Benfiquistas.
"Lembro-me, particularmente, de um jogo, num ano em que o Benfica não foi campeão. Estou a falar de 73/74. Tinha apenas 13 anos, quando o jogo se disputou. Com muita surpresa, o Benfica, que era tricampeão, estava a pontos significativos do Sporting. O Benfica foi jogar a Alvalade e muitos previam que fosse 'cilindrado'. O Sporting tinha uma grande vantagem. Pois bem, o Benfica ganhou o jogo por 5-3, em Alvalade, com uma exibição absolutamente fantástica. Recordo-me desse jogo como se tivesse acontecido há meses ou até mesmo dias e não há mais de 50 anos", relembrou João Malheiro, ao Glorioso 1904, destacando esta vitória encarnada sobre o eterno rival, em Alvalade.
O palco será diferente, mas a turma de Bruno Lage espera alcançar um novo triunfo para adicionar ao registo já histórico entre as duas equipas. Sendo assim, importa relembrar que, o Benfica vai receber o Sporting, este sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz. O pontapé de saída do Dérbi decisivo está agendado para às 18h00.
Timoneiro encarnado falou sobre a possibilidade de vir a contar com nome de grande peso no plantel da próxima temporada, na antevisão ao duelo com o Sporting
|
Com uma saída a voltar a ser tema do dia, Bruno Lage abordou o futuro de Ángel Di María na antevisão ao Benfica - Sporting. O treinador das águias abordou a possibilidade de vir a contar com o craque argentino no plantel de 2025/2026, sendo um dos 'reforços de verão' face a uma eventual renovação de contrato. Ora, o timoneiro acabou por admitir que é uma situação que tem de ser resolvida nos próximos tempos.
Bruno Lage - Gosto muito de trabalhar com Di Maria, é uma situação que terá de ser resolvida
Bruno Lage garantiu apenas que "gosta de trabalhar" com o camisola 11. "Não lhe sei responder. Tiramos notas é da forma como o Sporting joga. Já jogámos com 'n' adversários. O nosso trabalho parte disso, como preparar a melhor estratégia para o jogo. Gosto muito de trabalhar com Di Maria, é uma situação que terá de ser resolvida", afirmou o técnico dos vermelhos e brancos.
Recorde-se que, com o Rosario Central à 'perna', Rui Costa tem intenção de renovar contrato com Ángel Di María. O extremo argentino prolongou a ligação com as águias no começo da presente temporada, assinando por mais uma época. Caso não volte a rubricar o vínculo com o Glorioso, Bruno Lage acaba por 'perder' um dos titulares dos vermelhos e brancos.
O Benfica e Sporting medem forças no próximo sábado, 10 de maio, às 18h00, no Estádio da Luz. Em caso de triunfo da turma de Bruno Lage por dois golos de diferença diante dos leões, as águias conquistam o 39.º título de Campeão Nacional da história dos encarnados, isto depois do triunfo na competição em 2022/23.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 37 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.442 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 15 golos e fez oito assistências.
Internacional português é um dos nomes que Rui Costa quer ver regressar à Luz na próxima temporada, no entanto, as novidades não são boas para as águias
|
Bernardo Silva surgiu, recentemente, na mira do Galatasaray, que quer poder contar com os serviços do português na próxima temporada. Ora, agora, veio a público detalhes de uma alegada proposta dos turcos pelo craque, o que poderá complicar os planos de Rui Costa em trazer de volta o craque.
De acordo com informações adiantadas pela imprensa da Turquia, o médio de 30 anos está a ser negociado para uma possível mudança para o Galatasaray, sendo que a direção do clube já entrou em contactos com os responsáveis do Manchester City. Quem também está nestas negociações é Jorge Mendes. O agente de Bernardo Silva tem uma oferta a 'sair do forno', que poderá estragar os planos de Rui Costa no Benfica.
A mesma fonte assegura que Jorge Mendes estará a pensar num contrato válido por três temporadas, sendo que ainda existe a hipótese de adicionar mais uma de opção. Os novos detalhes desta proposta acabam a dar más notícias ao Benfica, sendo que colocam Bernardo Silva cada vez mais próximo de uma saída do Manchester City, no final da presente época.
Refira-se que, o Presidente, Rui Costa, integra Bernardo Silva como uma prioridade para o próximo mercado de transferências. O líder do Benfica pretende realizar um sonho já antigo, que é o regresso do médio, que nunca se conseguiu afirmar de águia ao peito na equipa principal, após ter brilhado na formação do Clube da Luz.
Na presente temporada desportiva, ao serviço do Manchester City, Bernardo Silva - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - já contabiliza 45 jogos: nove na Liga dos Campeões, 30 na Premier League, quatro na FA Cup, um na League Cup e um na FA Community Shield. O médio internacional português, que passou pela formação do Benfica, conta com quatro golos e quatro assistências, nos 3.544 minutos totalizados em 2024/25.