Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Já se vive a emoção em Leiria, palco da final da Taça da Liga, entre o Sporting e o Benfica, com o pontapé de saída a ser dado esta noite, 11 de janeiro, pelas 19h45. A poucas horas de entrar no relvado, há uma pormenor que Bruno Lage deve acautelar aos seus jogadores, em relação a uma estatística muito forte apresentada pela equipa de Rui Borges, com os leões a terem um 'trunfo na manga'.
O clube de Alvalade tem um registo forte no que diz respeito à lotaria das grandes penalidades, nos últimos oito encontros em que o resultado teve de ser decidido na marca dos 11 metros, os verdes e brancos foram sempre superiores ao seu adversário. No entanto, frente ao Clube da Luz, o registo leonino é infeliz.
O Benfica e a turma de Alvalade apenas disputaram entre si duas lotarias das grandes penalidades, que acabaram sempre por favorecer o Glorioso. No entanto, apesar de ter um registo positivo frente aos verdes e brancos, mais recentemente os encarnados não têm tido a mesma sorte que os leões, no que diz respeito à decisão de encontros através da marca dos 11 metros.
No somatório dos últimos 10 desempates das grandes penalidades, a equipa de Rui Borges apenas perdeu duas vezes, sendo que a última vez, foi precisamente contra o Benfica, na primeira final da Allianz Cup, disputada entre os dois rivais. Em 2008/2009, depois de um empate a uma bola ao fim de 90 minutos, o campeão teve de ser decidido nos penáltis (3-2). Antes desse encontro, as águias já tinham batido os leões nos penáltis, em 2004/2005, quando o Glorioso assegurou uma vaga nos quartos de final da Taça de Portugal.
No caso do Benfica, o registo não é tão favorável como os dos leões. Nas 10 últimas decisões, as águias só conseguiram vencer em cinco ocasiões. Sem dúvida, uma estatística que o timoneiro de 48 anos irá ter em conta para o encontro desta noite. Sporting e Benfica, recorde-se, irão disputar o título de Campeão de Inverno, este sábado, 11 de janeiro, às 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Futebolista é esperado este sábado em Alvalade para realizar os habituais exames médicos. Encarnados e leões medem hoje forças na final da Taça da Liga
|
0O negócio está fechado: Rui Silva, que esteve na mira do Benfica no mercado de verão transato, é esperado este sábado em Lisboa para assinar pelo Sporting. Assim, antes do dérbi a valer para a final da Taça da Liga, o emblema de Alvalade poderá oficializar a chegada do guarda-redes português.
De acordo com informações avançadas pelo jornal desportivo Record, Rui Silva deverá, inclusive, realizar os exames médicos ao longo do dia de hoje, tendo em cima da mesa um contrato válido até 2028 com os leões. A mesma fonte assegura que Sporting deverá pagar qualquer coisa como 4,75 milhões de euros ao Real Bétis, atual emblema do guardião. No entanto, existe ainda a possibilidade de o valor crescer em mais 1 milhão, mediante o cumprimento de objetivos.
Rui Silva, relembre-se, foi apontado ao Benfica para ser uma alternativa de Trubin, no último mercado de verão. O negócio entre as águias e o Bétis caiu por terra e os verdes e brancos acabam por conseguir garantir agora o antigo alvo do Glorioso.
O guardião, que acaba então por não rumar à Catedral, assegurou, em setembro, que tem o sonho poder representar um grande em Portugal: "Já jogo num grande clube. Estou muito feliz no Betis, um clube histórico de Espanha, mas em Portugal, desde pequeno, sonhamos sempre em defender uma das equipas mais importantes".
Rui Silva - Em Portugal, desde pequeno, sonhamos sempre em defender uma das equipas mais importantes
Na temporada 2024/25, Rui Silva conta já com 1.530 minutos, nos 17 encontros disputados: 15 na La Liga e dois na Conference League, sendo titular absoluto do emblema espanhol. Ao todo, com a camisola do Bétis, Rui Silva - atualmente avaliado em 5 milhões de euros - contabiliza uns impressionantes 114 encontros, cumprindo a quarta temporada com a camisola do clube espanhol, isto depois de ter estado ao serviço do Granada por cinco épocas (2016 a 2021) e ter realizado 128 jogos.
Camisola 32 dos encarnados não fez parte da ficha de jogo na meia-final da Taça da Liga, ficando de fora do encontro frente ao Braga
|
0Benjamín Rollheiser não fez parte da ficha de jogo na meia-final da Taça da Liga, tendo ficado de fora do encontro com o Braga. Bruno Lage, na antevisão do Sporting - Benfica, acabou por justificar a escolha, garantindo que "foi uma questão mais de opção", preferindo apostar em Renato Sanches.
"Falou do Rollheiser, pode falar do Prestianni, pode falar do Adrian [Bajrami], do [João] Rego, enfim... Temos um conjunto de jogadores que, neste momento, também não estão a ser solução. Aquilo que eu quero é que os jogadores tenham a preparação que eu acho que é indicada para todos, inclusive até mesmo para o capitão", começou por mencionar o treinador do Benfica.
Bruno Lage - Foi uma questão mais de opção, sentirmos que temos Renato [Sanches] mais próximo daquilo que nós achamos ideal
"Prepararem-se bem técnico-taticamente, perceberem bem a estratégia e emocionalmente estarem preparados para jogar, para jogar no Benfica, para jogar numa equipa que quer vencer troféus e numa equipa que, muitas das vezes, só tem dois dias de intervalo entre os jogos. Depois da final, temos um jogo três dias a seguir, ou seja, com domingo, segunda... na terça-feira temos de estar outra vez a top para vencer o Farense e para prosseguir na Taça de Portugal", acrescentou Bruno Lage.
"Por isso, é com tempo que leva, e nós temos tido esse tempo. Temos de olhar para exemplos como este homem que estava aqui ao meu lado [Otamendi], que é capitão, que já tem no currículo dele várias finais... Outros jogadores ainda não têm essa final. Aquilo que eu quero é para todos os jogadores – e nós estamos cá para ser exigentes com eles, com todos –, é estarem sempre dispostos para jogar. Temos um plantel com variadíssimas opções", disse.
"Neste momento, sobre a questão em particular, foi uma questão mais de opção, sentirmos que temos Renato [Sanches] mais próximo daquilo que nós achamos ideal", concluiu Bruno Lage.
Recorde-se que, o Benfica vai defrontar este sábado, 11 de janeiro, o Sporting, na finalíssima da Allianz Cup. Rollheiser volta a não estar apontado ao onze inicial, mas é provável que Bruno Lage promova alterações face à formação que mediu forças com o Braga, na meia-final da Taça da Liga.
Águias e leões irão disputar na noite deste sábado, 11 de janeiro, a final da Allianz e a honra de se auto-intitularem ‘Campeões de Inverno’
|
0A pouco menos de 10 horas para a final da Allianz Cup, já se vive a emoção do futebol em Leiria, com o Benfica e o Sporting a entrarem em campo para levantar o segundo troféu da temporada. No entanto, antes do pontapé de saída, ainda há muitos preparativos a fazer em ambas as equipas de Bruno Lage e Rui Borges, até lá, acompanhe este artigo e descubra cinco factos sobre os dérbis da Allianz Cup.
O Glorioso e a turma de Alvalade vão se defrontar pela terceira vez no encontro decisivo da prova organizada pela Liga Portugal, uma competição totalmente alheia da alçada da Federação Portuguesa de Futebol. Nas duas partidas anteriores, o espólio está dividido entre os dois rivais, cada conjunto venceu uma vez o adversário em finais distintas, Benfica em 2008/2009 e Sporting em 2021/2022.
Em ambos os confrontos, o resultado foi idêntico, um triunfo por 2-1 para o vencedor da Taça. Na partida decisiva em 2009, as águias orientadas por Jorge Jesus, apenas conseguiram levantar o 'caneco' depois da lotaria das grandes penalidades (3-2), depois de um empate a uma bola no tempo regulamentar, técnico o resultado ficou 2-1 para os encarnados. Em 2022, a vitória sorriu aos leões de Ruben Amorim, com os golos Gonçalo Inácio e Pablo Sarabia. Everton ainda abriu o marcador para o Clube da Luz.
Ángel Di Maria, veterano camisola 11 do Glorioso, é o único atleta do plantel de Bruno Lage, que sabe o que é derrotar os leões na final de uma competição destas. Durante a sua primeira passagem pelo Benfica, Fideo esteve presente no jogo decisivo de 2008/2009, onde os encarnados bateram os rivais nos penáltis. Por falar na lotaria dos 11 metros, tirando as grandes penalidades de 2008/2009, o Sporting tem sido muito mais feliz que o rival da Luz e, com toda a certeza, o setubalense irá querer evitar isso a todo o custo esta noite.
Por último, a última vez que o Glorioso disputou uma final contra os leões, o onze apresentado pelas águias, não conta com um único resistente até à data, a não ser o treinador do plantel, Nélson Veríssimo, atualmente à frente da equipa B encarnada. Em 2022, entraram em campo os seguintes jogadores, Vlachodimos na baliza, defesa constituída por Lázaro, Morato, Vertonghen e Grimaldo, no centro do terreno jogaram Meité, Weigl e João Mário, já o tridente ofensivo ficou à responsabilidade de Diogo Gonçalves, Yaremchuk e Everton Cebolinha.