Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 - Mudança de planos afasta símbolo do Benfica da estrutura
11 Jun 2026 | 15:15
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
29 Jun 2024 | 18:22 |
De saída do Benfica, o atleta de hóquei em patins, Pablo Álvarez, recorreu às redes sociais para confirmar que não vai fazer parte do plantel das águias da próxima temporada. Este anúncio surge, ainda, antes do oficial vindo do Clube da Luz.
O astro sul-americano partilhou uma mensagem a despedir-se de todos os Benfiquistas, deixando uma nota de agradecimento pelo apoio sentido ao longo das três temporada. "Chegou o momento da despedida! Quero agradecer por todo o carinho recebido desde o primeiro até ao último dia", começou por escrever o hoquista.
"Agradeço ao Benfica por me ter integrado neste projeto, obrigado a toda a equipa técnica e médica por ter cuidado de mim e por tudo o que aprendi. Obrigada aos meus companheiros de equipa pelo trabalho e sacrifício que tantas alegrias nos deu!", acrescentou, ainda, Pablo Álvarez, que voltou a dirigir-se aos Benfiquistas na parte final da mensagem.
"Por fim, obrigada a todos os adeptos por todo o apoio. Estou muito orgulhoso por ter jogador no maior clube de Portugal!", completou Pablo Álvarez, que agora regressa ao Barcelona, clube que abandonou para reforçar o Clube da Luz. Com a saída de Pablo Álvarez, como deu conta, exclusivamente, o Glorioso 1904, o avançado do Barcelona, Pau Bargalló, vai reforçar as águias de Rui Costa, integrando o plantel do Benfica, que também está à procura de um novo treinador.
Pablo Álvarez - que chegou à Catedral em 2021 e na época de estreia apontou 33 golos - contou com 39 jogos, tendo somado 37 tiros certeiros, na temporada 23/24. No que respeita à época 22/23, o atleta marcou presença em 45 embates, tendo faturado 63 tentos.
Vale destacar que o craque representou os catalães entre 2011 e 2021, tendo sido contratado pelo Benfica, em 2021. De águia ao peito por três épocas, Pablo Álvarez regista um total de 194 jogos e 249 golos marcados. O craque argentino conquistou, ainda, um Campeonato Nacional e uma Supertaça.
Confira aqui a publicação:
Águias venceram os leões em Alvalade de forma bastante convincente e estão agora com 'uma mão' no tão desejado campeonato nacional
18 Jun 2026 | 14:05 |
O Benfica ficou a uma vitória do título nacional após vencer o dérbi frente ao Sporting por 5-2, no Pavilhão João Rocha, num jogo em que Zé Miranda foi a grande figura ao assinar um hat-trick decisivo. O encontro contou com a presença de Frederico Varandas na tribuna presidencial e confirmou a superioridade encarnada na final do playoff, depois do triunfo já alcançado no jogo anterior disputado na Luz.
Apesar de o Sporting ter entrado melhor na partida e assumir a iniciativa ofensiva, foi o Benfica quem abriu o marcador aos 5 minutos. Num lance individual pela direita, Zé Miranda isolou-se e, frente a Xano Edo, finalizou com um remate em picadinha, inaugurando o marcador.
A resposta leonina surgiu de imediato, com Verona a criar perigo e a ficar perto da igualdade. Ainda assim, voltou a ser Zé Miranda a desequilibrar, bisando aos 9 minutos após uma jogada bem trabalhada com Nil Roca, aumentando a vantagem encarnada.
O segundo golo deixou o Sporting em dificuldades, com a equipa a sentir problemas em contrariar a organização defensiva do Benfica e a ter pouca eficácia na finalização durante o primeiro tempo. Do outro lado, a formação encarnada mostrou-se mais eficaz e controlada nos momentos-chave do encontro. Ainda antes do intervalo, os lões conseguiram introduzir a bola na baliza, mas o lance viria a ser invalidado devido a infração na jogada de Rafael Bessa, após uma ação individual de Verona.
Na segunda parte, Zé Miranda voltou a assumir protagonismo ao completar o hat-trick, confirmando uma exibição de grande nível e selando praticamente o resultado a favor do Benfica. Sem o espanhol Paul Bargalló, que continuou ausente por problemas físicos, o Sporting voltou a sentir dificuldades para acompanhar o ritmo do adversário. Com este triunfo por 5-2, o Benfica coloca-se a uma vitória de conquistar o título nacional, depois de uma exibição marcada pela eficácia ofensiva e pela inspiração individual de Zé Miranda.
Conforme avançado por nosso Jornal, jogador deixa o emblema encarnado após praticamente toda a carreira a honrar a camisola das águias
14 Jun 2026 | 11:38 |
Está prestes a chegar ao fim uma das mais longas e marcantes ligações da história recente do hóquei em patins do Benfica. Diogo Rafael prepara-se para deixar a Luz no final da temporada, cenário que ganhou ainda mais força este sábado, quando o experiente jogador foi homenageado após o primeiro encontro da final do Campeonato Nacional frente ao Sporting.
A distinção prestada pelo Clube da Luz surge precisamente na sequência da saída já antecipada pelo Glorioso 1904 e acaba por representar um reconhecimento pelo percurso de uma das maiores referências da modalidade do emblema encarnado.
Apesar de ter em cima da mesa a possibilidade de continuar ligado ao clube em funções fora das quatro linhas, Diogo Rafael pretende prolongar a carreira enquanto jogador. Nesse sentido, o internacional português conta com uma proposta para permanecer no hóquei nacional, podendo representar o Barcelos na próxima temporada.
A ligação de Diogo Rafael ao Benfica começou em 2004 e prolongou-se ao longo de mais de duas décadas, período durante o qual se transformou numa das figuras mais emblemáticas da equipa. Capitão durante várias épocas, o hoquista de 36 anos desempenhou um papel determinante em inúmeras conquistas nacionais e internacionais, tornando-se uma referência dentro e fora de pista.
Um dos momentos mais marcantes da sua carreira aconteceu em 2013, quando assinou o golo de ouro frente ao Porto, na final da Liga Europeia disputada na Dragão Arena. O remate decisivo no prolongamento garantiu o triunfo encarnado por 6-5 e ficou para sempre gravado na memória dos adeptos benfiquistas.
Equipa da Luz sai em vantagem após o primeiro jogo da decisão frente aos leões e precisa apenas de mais duas vitórias para garantir Campeonato
13 Jun 2026 | 17:02 |
A equipa de hóquei em patins do Benfica recebeu e venceu o Sporting, por 3-2, neste sábado, 13 de junho, no Pavilhão Fidelidade, em encontro relativo ao primeiro jogo da final do play-off do Campeonato Nacional. As águias - que eliminaram o Barcelos - adiantaram-se por João Rodrigues, viram os leões empatarem ainda na primeira parte, mas acabaram por garantir a vantagem na eliminatória graças aos golos de Viti e Roberto Di Benedetto.
A partida começou equilibrada, com os dois conjuntos a procurarem assumir o controlo do encontro. Apesar das oportunidades repartidas nos instantes iniciais, o marcador apenas sofreu alterações aos 16 minutos. Na sequência de uma grande penalidade favorável aos encarnados, João Rodrigues viu Xano Edo defender a primeira tentativa, mas, na recarga, o internacional português não desperdiçou e fez o 1-0 para o Benfica.
A resposta do Sporting surgiu já na reta final da primeira parte. Aos 21 minutos, Nolito Romero tentou a sua sorte de meia distância e contou com um desvio de Danilo Rampulla para restabelecer a igualdade no marcador. Contudo, a reação leonina durou pouco tempo. Apenas dois minutos depois, Viti protagonizou um dos momentos do encontro ao desferir um remate de grande qualidade que recolocou as águias na frente da partida, fixando o resultado em 2-1 antes do intervalo.
No regresso dos balneários, o Benfica entrou determinado em ampliar a vantagem e conseguiu-o logo aos 26 minutos. Após um lance de insistência na área adversária, Roberto Di Benedetto apareceu no sítio certo para fazer o terceiro golo dos encarnados e dar maior tranquilidade à equipa orientada por Edu Castro. A partir daí, as águias controlaram largos períodos do desafio, embora sem conseguirem sentenciar definitivamente o encontro.
Já perto do final, aos 45 minutos, o Benfica atingiu a décima falta coletiva, permitindo ao Sporting beneficiar de um livre direto. Chamado à conversão, Nolito Romero não desperdiçou a oportunidade e reduziu para 3-2, relançando a incerteza nos instantes finais. Ainda assim, os encarnados conseguiram segurar a vantagem até ao apito final e colocaram-se em posição favorável na luta pelo título nacional. O próximo jogo é na quarta feira, dia 17.