Modalidades
Oficial! Benfica confirma saída de treinador após perder título com o Porto
23 Jun 2026 | 12:19
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
14 Dez 2024 | 15:50 |
A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este sábado, 14 de dezembro, o Galitos. Os encarnados acabaram por vencer, por 91-68 em jogo da 8.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic. Os parciais do duelo foram: 22-23 | 47-32 | 68-46 e 91-68.
O técnico das águias, Norberto Alves, apostou em Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Eduardo Francisco e Makram Ben Romdhane na formação inicial. José Silva, José Barbosa, Diogo Gameiro, Daniel Relvão, Betinho Gomes, Hugo Silva e João Panzo foram os suplentes eleitos pelo timoneiro luso.
Já o adversário foi a jogo com Claude Rodinson Lii, Miguel Correia, Elijah Cadden, Malcolm Richardson e Lloyd Bryan Jr., deixando Guilherme Mestre, Rui Palhares, Ricardo Guerreiro, Gamil Carvalho, Jaques Conceição e Daniel Machado no banco.
A equipa do Benfica queria dar uma resposta aos desaires europeus e entrou com tudo na partida disputada no Pavilhão Fidelidade, no entanto, começou com uma derrota no primeiro quarto (22-23). O parcial seguinte também não começou da melhor forma para a turma de Norberto Alves, que jogava em casa, mas foi a vencer, ao intervalo, por 47-32.
Os encarnados regressaram para a segunda parte do encontro e voltaram a mostrar todo o seu poderio diante do conjunto espanhol, triunfando no terceiro quarto por 68-46. No derradeiro período, as águias de Norberto Alves não fugiram muito ao domínio, confirmando a reviravolta no marcador com uma vitória por 91-68.
Depois do encontro desta tarde, o Benfica volta a virar as atenções para a Liga dos Campeões. Os pupilos de Norberto Alves vão defrontar o Niners Chemnitz na próxima terça-feira, 17 de dezembro, pelas 20h30, no Pavilhão Fidelidade. A partida é relativa à jornada 6 da fase de grupos da competição.
Atleta que também passou pelos leões acabará por sair da Luz e não fazer parte da reestruturação do plantel encarnado na próxima temporada
25 Jun 2026 | 03:00 |
Temidayo Yussuf está muito próximo de colocar um ponto final na sua passagem pelo Benfica. Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, o poste nigeriano não entra nos planos da estrutura encarnada para a próxima temporada, estando assim de saída numa altura em que Rui Costa prepara uma profunda remodelação na secção de basquetebol, na sequência de uma época que ficou aquém das expectativas.
Ao que o nosso Jornal apurou, a decisão surge no âmbito da reavaliação que está a ser feita ao plantel encarnado depois da perda do Campeonato Nacional para o Porto. A administração benfiquista pretende introduzir várias alterações na equipa, em busca de aumentar a competitividade do grupo e construir um projeto capaz de recuperar a hegemonia interna já na próxima temporada.
Temidayo Yussuf foi uma das peças utilizadas na rotação ao longo de 2025/26, mas nunca conseguiu assumir um papel verdadeiramente indiscutível. O poste de 30 anos participou em 20 encontros da Liga Betclic, registando médias de 10,1 pontos e 4,8 ressaltos por jogo. Na fase regular, os números foram ligeiramente superiores, com 11,3 pontos e 5,1 ressaltos de média, confirmando a sua utilidade dentro da rotação encarnada.
No entanto, o rendimento do atleta acabou por cair nos momentos decisivos da temporada. Durante os playoffs, Yussuf disputou apenas quatro encontros, registando médias de 5,3 pontos e 3,5 ressaltos por partida, números que ficaram abaixo das expectativas para um jogador da sua posição e experiência. A utilização mais reduzida acabou também por refletir a perda de protagonismo na reta final da época.
Perante este cenário, tudo indica que o ciclo do poste nigeriano no Benfica está prestes a chegar ao fim. Os responsáveis encarnados já trabalham na reformulação do plantel e a saída de Temidayo Yussuf, que também passou pelo Sporting, deverá ser uma das primeiras movimentações a ser concretizada. A prioridade passa agora por encontrar soluções que permitam elevar a qualidade da equipa e devolver o Benfica à conquista dos principais títulos nacionais na temporada 2026/27.
Clube encarnado confirmou uma mudança importante após vários anos de sucesso e muitos títulos conquistados, encerrando um ciclo marcante
24 Jun 2026 | 12:54 |
O Benfica oficializou a saída de Eugénio Rodrigues do comando técnico da equipa feminina de basquetebol. O treinador termina contrato no próximo dia 30 de junho e não continuará ligado ao Clube, encerrando uma passagem de seis anos repleta de conquistas e momentos históricos.
A despedida acontece poucas semanas depois de mais um título nacional conquistado pelas encarnadas. Ao longo da sua estadia na Luz, Eugénio Rodrigues transformou o Benfica numa das maiores potências do basquetebol feminino português, acumulando um impressionante palmarés.
Desde 2020, o técnico conquistou um total de 17 troféus ao serviço das águias, entre os quais cinco Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, duas Supertaças, três Taças Federação e três Taças Vítor Hugo, números que refletem o domínio encarnado na modalidade.
Além do sucesso interno, Eugénio Rodrigues liderou também a equipa nas competições europeias, garantindo a presença do Benfica na EuroCup e contribuindo para a afirmação internacional do projeto feminino de basquetebol do Clube.
Com a saída já oficializada, o Benfica prepara agora uma nova era. O escolhido para suceder a Eugénio Rodrigues deverá ser Ricardo Vasconcelos - saída anunciada por rival - , atual selecionador nacional feminino, que se encontra muito próximo de assumir o comando técnico das tricampeãs nacionais.
Assista a despedida do Benfica:
Emblema do Clube da Luz oficializou esta terça-feira a saída do treinador da equipa de basquetebol das águias e foram dadas as devidas justificações
23 Jun 2026 | 14:00 |
Após falhar a conquista do pentacampeonato, Norberto Alves deixou o comando técnico da equipa masculina de basquetebol do Benfica. Em declarações aos meios oficiais do clube, o treinador explicou a decisão e assumiu que sentiu necessidade de encerrar o ciclo na Luz.
Norberto Alves: "Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar..."
“Quando cheguei, cheguei com a esperança de poder acrescentar coisas ao Museu: troféus, conquistas, alegrias. Mas senti que era o fim de um ciclo. Este fim de ciclo não tem a ver com o facto de termos conquistado ou não o pentacampeonato. Era algo que já estava a ser pensado da minha parte”, começou por referir.
O técnico explicou que a decisão foi amadurecida ao longo do tempo e justificou-a também com o desgaste acumulado ao longo das últimas épocas: “Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar, vir alguém com outra energia. Houve muitos imponderáveis que ultrapassaram a nossa capacidade de estarmos coesos. Refleti muito sobre estes cinco anos no Benfica. É um clube exigente, fantástico, mas senti algum cansaço e esgotamento”, afirmou.
Norberto Alves acrescentou ainda que tentou manter sempre uma postura de liderança positiva dentro do grupo: “Tentei ser um exemplo para todos. E disse a quem me tentou demover que esta era uma decisão pessoal. Era importante trazer um treinador novo que continuasse a ganhar. Penso que isso é possível, porque no Benfica a normalidade é ganhar”, sublinhou.
Norberto Alves abandona o Benfica ao fim de cinco temporadas, período em que conquistou quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, deixando um registo de grande sucesso no basquetebol encarnado.
Veja as declarações de Norberto Alves:
Oficial! Benfica confirma saída de treinador após perder título com o Porto
23 Jun 2026 | 12:19
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa não perdoa época do Benfica; título do Porto acelera mudanças
17 Jun 2026 | 15:20
Extremo do Benfica pede desculpa aos adeptos: "Peço sinceramente o vosso perdão"
16 Jun 2026 | 10:33