
Modalidades
Fechado! Rui Costa diz adeus a peça importante do Benfica: "Felicidades"
21 Jul 2025 | 15:50
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
14 Dez 2024 | 15:50 |
A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este sábado, 14 de dezembro, o Galitos. Os encarnados acabaram por vencer, por 91-68 em jogo da 8.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic. Os parciais do duelo foram: 22-23 | 47-32 | 68-46 e 91-68.
O técnico das águias, Norberto Alves, apostou em Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Eduardo Francisco e Makram Ben Romdhane na formação inicial. José Silva, José Barbosa, Diogo Gameiro, Daniel Relvão, Betinho Gomes, Hugo Silva e João Panzo foram os suplentes eleitos pelo timoneiro luso.
Já o adversário foi a jogo com Claude Rodinson Lii, Miguel Correia, Elijah Cadden, Malcolm Richardson e Lloyd Bryan Jr., deixando Guilherme Mestre, Rui Palhares, Ricardo Guerreiro, Gamil Carvalho, Jaques Conceição e Daniel Machado no banco.
A equipa do Benfica queria dar uma resposta aos desaires europeus e entrou com tudo na partida disputada no Pavilhão Fidelidade, no entanto, começou com uma derrota no primeiro quarto (22-23). O parcial seguinte também não começou da melhor forma para a turma de Norberto Alves, que jogava em casa, mas foi a vencer, ao intervalo, por 47-32.
Os encarnados regressaram para a segunda parte do encontro e voltaram a mostrar todo o seu poderio diante do conjunto espanhol, triunfando no terceiro quarto por 68-46. No derradeiro período, as águias de Norberto Alves não fugiram muito ao domínio, confirmando a reviravolta no marcador com uma vitória por 91-68.
Depois do encontro desta tarde, o Benfica volta a virar as atenções para a Liga dos Campeões. Os pupilos de Norberto Alves vão defrontar o Niners Chemnitz na próxima terça-feira, 17 de dezembro, pelas 20h30, no Pavilhão Fidelidade. A partida é relativa à jornada 6 da fase de grupos da competição.
Basquetebolista português, que passou pelo Clube da Luz, vai para a quinta temporada na NBA e há um novo papel à espreita
28 Jul 2025 | 17:17 |
Neemias Queta pode ser o titular dos Boston Celtics na temporada 25/26. O poste português, que teve uma passagem curta pelo Benfica, vai para o quinto ano na liga de basquetebol americana (NBA) e espera, ansiosamente, por uma época recheada de oportunidades. Ao que tudo indica, deverá integrar o quinteto inicial da equipa campeã em 2024.
A informação foi avançada pelo jornalista Brian Robb, de Boston, que segue, atenciosamente, e de perto, a equipa dos Celtics. O plantel, outrora campeão, foi eliminado nas meias-finais dos play-offs da Conferência Este na temporada passada e, devido a lesões e gastos elevados, o diretor-geral de operações Brad Stevens, viu-se obrigado a fazer uma revolução.
Os Boston Celtics perderam três postes na rotação habitual do treinador Joe Mazzula. Kristaps Porzingis, Al Horford e Luke Kornet saíram nesta 'off-season' e, com isso, Neemias Queta foi o único jogador da posição que sobrou no plantel. Por esse motivo, e apesar de já terem adquirido duas novas caras, o português deverá mesmo ser o titular no começo da temporada.
Esta temporada representa uma oportunidade de ouro para Neemias Queta se afirmar como um jogador importante na NBA. Nos últimos quatro anos, o português raramente foi uma opção real ou consistente nas equipas que representou (Sacramento Kings e Boston Celtics), ainda que, com Joe Mazulla, já tenha disputado quase 100 partidas. A minutagem tem vindo a aumentar, mas 2025/2026, deverá ser mesmo o ano de afirmação do poste luso.
Neemias Queta vai agora representar Portugal no EuroBasket2025, antes de regressar aos Estados Unidos para integrar o 'training camp' e preparar a nova temporada. A NBA começa apenas a 21 de outubro e, até lá, o treinador dos Boston Celtics deverá confirmar, ou não, se o poste português vai integrar o quinteto inicial, através dos jogos de pré-época, que estão marcados para ínicio de outubro.
Confira, aqui, a publicação:
Sorteio da competição realizou-se esta quarta-feira, 23 de julho, e encarnados sabem quem vão enfrentar na prova europeia
23 Jul 2025 | 17:07 |
A equipa feminina de basquetebol do Benfica já sabe quem vai defrontar na fase de grupos da EuroCup Women 2025/26. O sorteio da competição europeia realizou-se nesta quarta-feira, 23 de julho, em Munique, na Alemanha, e ditou que as bicampeãs alinhassem no grupo K da prova, que vai começar a 9 de outubro.
O Benfica vai defrontar o BAXI Ferrol (Espanha), o MB Zaglebie Sosnowiec (Polónia) e ainda a formação vencedora da eliminatória entre o SBS Ostrava (Chéquia) e o Troistorrents-Chablais (Suíça), que disputam uma vaga através da fase de qualificação. A equipa feminina de basquetebol garantiu a presença após vencer o campeonato nacional.
Em declarações aos meios do Clube, Sofia Ramalho, team manager da equipa feminina de basquetebol do Benfica, comentou o sorteio e a exigência que vai sobre cair sobre as águias: "O Ferrol foi finalista da última edição da EuroCup. Defrontámos esta equipa na última pré-época e pudemos observar como se trata de um adversário difícil".
"Espanha e Polónia são dois dos países que mais equipas colocam na EuroCup, e isso diz bem da qualidade destes adversários". Em relação à equipa polaca, o MB Zaglebie Sosnowiec, Sofia Ramalho não tem dúvidas: "Será bastante competitiva". Falta ainda descobrir quem será o terceiro adversário do grupo.
Apesar da "incógnita", seja qualquer um dos representantes, tanto os checos como os suíços são "equipas difíceis", que podem provocar "jogos competitivos", uma vez que, estando na EuroCup Women, tratam-se de equipas com bastante poderio de países com maior investimento na modalidade. "Agora vamos fazer o nosso trabalho de casa, para nos prepararmos da melhor forma", concluiu a team manager da equipa que, recentemente, perdeu mais uma das titulares.
Basquetebolista português que passou pelo Benfica, e brilha agora na NBA, ainda não se juntou aos trabalhos da seleção nacional
23 Jul 2025 | 13:36 |
A Seleção portuguesa de basquetebol iniciou na passada terça-feira, 22 de julho, os trabalhos de preparação para a fase final do EuroBasket 2025, que se realiza entre 27 de agosto e 14 de setembro. Apesar de já ter confirmado a presença no torneio, Neemias Queta, ex-jogador do Benfica, foi o grande desfalque nos primeiros treinos.
"O Neemias vem mais tarde e ainda não sabemos ao certo quando virá. Há um convénio entre a NBA e a FIBA para que os jogadores se juntem às seleções 28 dias antes do início da competição", explicou o selecionador nacional Mário Gomes, em declarações à agência Lusa. O poste dos Boston Celtics foi o único ausente no treino.
Desta forma, foram 14 os jogadores presentes na primeira sessão de trabalho do conjunto das 'quinas', realizado no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, num dia que começou, pela manhã, com os habituais exames médicos. Dos 15 pré-convocados, três terão de sair, pois a lista final só pode ter 12 elementos.
Além de Neemias Queta, Mário Gomes chamou para o EuroBasket os bases Anthony da Silva, Diogo Brito, Diogo Gameiro, Diogo Ventura, Francisco Amarante e Rafael Lisboa, os extremos Nuno Sá, Travante Williams e Vladyslav Voytso e os postes Cândido Sá, Daniel Relvão, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz e Ricardo Monteiro.
Até o arranque do EuroBasket, a Seleção Nacional terá seis jogos ou testes de preparação frente a várias seleções e até clubes. A formação das 'quinas', com a ajuda e contributo de Neemias Queta, vai defrontar a Sérvia, a coanfitriã Letónia, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos. Para conseguir o apuramento para a fase seguinte, terá de ficar num dos quatro primeiros lugares.
Fechado! Rui Costa diz adeus a peça importante do Benfica: "Felicidades"
21 Jul 2025 | 15:50
Oficial! Rui Costa deixa fugir um dos atletas mais valiosos do plantel do Benfica
18 Jul 2025 | 12:25
Oficial! Campeão pelo Benfica está de saída e já se despediu: "Nem sei por onde começar"
17 Jul 2025 | 12:03