
Futebol
Internacional brasileiro interessa ao Benfica e José Mourinho já esfrega as mãos
21 Out 2025 | 13:00
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
21 Out 2025 | 15:57 |
A equipa de sub-19 do Benfica venceu o Newcastle na tarde desta terça-feira, 21 de outubro, em mais uma jornada da fase de liga da UEFA Youth League, competição jovem europeia. Ao fim dos 90 minutos de uma partida de sentido único, as jovens águias derrotaram os magpie por 5-1.
Assim, o Benfica conseguiu dar uma resposta à altura, depois de ter perdido na jornada anterior da competição, a 30 de setembto, diante do Chelsea. Após uma exibição positiva diante dos londrinos, mas com um desfecho injusto, Vítor Vinha voltou a apostar no seu melhor onze. Estas foram as escolhas do Benfiquista: Diogo Ferreira, Daniel Banjaqui, Rui Silva, Gonçalo Oliveira, José Neto, Rafael Quintas, Gonçalo Moreira, Tiago Freitas, Eduardo Fernandes, Federico Coletta e Francisco Silva.
A jogar no reduto da equipa jovem do Newcastle, o Clube da Luz assumiu desde cedo as despesas do encontro e foi à procura do golo madrugador. Contudo, apenas à passagem do minuto 35 é que o marcador sofreu alterações, depois de um tento apontado por Eduardo Fernandes. Ao intervalo, o Benfica ia vencendo por 1-0.
No segundo tempo, galvanizados pelas palavras do treinador, o Glorioso não ficou pela vantagem mínima e mão tirou o pé do acelerador. Ao minuto 57, Francisco Silva voltou a abanar as redes adversárias e fez o 2-0. Porém. a contagem não ficou por aqui e, no espaço de 10 minutos, as águias chegaram ao 4-0. Primeiro, Eduardo Fernandes, que bisou no encontro, e depois Gonçalo Moreira. Brayson reduziu aos 88 minutos. Contudo, Eduardo Fernandes chegou ao hat-trick e fechou a contagem em 5-1.
De regresso aos triunfos, depois do desaire na ronda anterior, o Benfica volta assim às vitórias na competição europeia. Ao cabo de três jornadas realizadas e mais três pontos no bolso, o Clube da Luz salta para a quinta posição da tabela classificativa, com seis pontos conquistados.
Segundo ados revelados pela imprensa nacional, registo apresentado pelas águias, dedes que Special One chegou suscitam alguma estranheza e alerta
21 Out 2025 | 14:41 |
Não é mentira que uma das imagens de marca do Benfica é o caudal ofensivo que a equipa apresenta dentro do terreno de jogo, que geralmente se traduz em muitos golos. Contudo, na presente temporada, algo dá a entender que a tendência poderá não ter a mesma continuidade com José Mourinho e os n~umeros apresentados levantam alguma preocupação.
Segundo escreve o jornal A Bola, em vésperas de mais um embate europeu, diante do Newcastle, as águias têm apresentado um registo que revela que a média de golos esperados nas duas balizas reduziu de forma substancial. Valores que, podem agaradar uns, mas ao mesmo tempo, suscitar alguma apreensão.
Segundo os dados registados até ao momento, em 2025/26, o Benfica, sob o comando de Bruno Lage e de José Mourinho. apresenta um registo de 23 golos marcados e oito sofridos, em 16 jogos oficiais. O setubalense, que liderou a equipa em 10 encontros, tem uma média de 1,50 de golos esperados e 0,50 golos sofridos (15-5). Com o Special One, as médias são de 1,33 e 0,50 (8-3).
Apesar destes números, os dados revelam que este Benfica está longe das marcas alcanças nas épocas anteriores. Em 2022/2023 (Roger Schmidt): 131-40 em 55 jogos, médias de 2,38 e 0,73. Na temporada seguinte, 2023/2024 (Roger Schmidt): 114-54 em 56 jogos, médias de 2,04 e 0,96. Por fim, na época anterior, 2024/2025 (Roger Schmidt e Bruno Lage): 145-58 em 60 jogos, médias de 2,41 e 0,97.
Desde que José Mourinho chegou, o Benfica de facto tem sofrido menos golos, contudo, também tem feito o gosto ao pé em menos ocasiões. No entanto, é esperado que, frente ao Newcastle, onde o Special One fez a antevisão, o Clube da Luz consiga um resultado positivo na Liga dos Campeões.
Numa entrevista exclusiva, futebolista que foi uma das apostas de maior sucesso do setubalense reconheceu papel que técnico teve no Clube da Luz
21 Out 2025 | 14:10 |
Florentino Luís fez uma revelação sobre a sua ligação com Bruno Lage, enquanto os dois estavam vinculados ao Benfica. Numa entrevista, o trinco do Burnley explicou que o antigo treinador dos encarnados sempre foi um acérrimo defensor dos seus jogadores, sempre disposto a 'dar o corpo' pela equipa.
Florentino: "O míster [Bruno Lage] dava o corpo por nós"
Numa entrevista exclusiva ao jornal Record, onde também abordou a sua saída da Luz, o antigo camisola 61 recordou o compromisso do setubalense para com o plantel: "Esse momento foi marcante, porque demonstrou que o míster [Bruno Lage] dava o corpo por nós, ia sempre à frente em qualquer situação".
De seguida, o trinco explicou que o episódio entre o setubalense e os adeptos, na garagem do Estádio da Luz, motivou a equipa: "Essa atitude foi muito boa porque ele foi o primeiro a demonstrar que queria resultados diferentes. E isso fez com que ganhássemos o jogo seguinte, com a Juventus".
Florentino: "Mas todas as críticas que fazia, dentro ou fora do balneário, eram sempre para puxar por nós"
"São coisas polémicas que podem ser vistas de duas perspetivas. Mas todas as críticas que fazia, dentro ou fora do balneário, eram sempre para puxar por nós e depois respondíamos da melhor maneira", acrescentou o atleta, ainda sobre o tema dos áudios.
Por fim , Florentino explicou que sempre teve a confiança do treinador, apesar da chegada de reforços: "O Benfica sempre foi um clube de grande rotação, contratando jogadores de grande valor de mercado, não só para a minha, como para todas as posições".
Na contagem final para encontro da terceira jornada da Champions, presidente dos encarnados foi centro das atenções nas ruas inglesas
21 Out 2025 | 13:46 |
Rui Costa, Presidente do Benfica, fez questão de acompamhar a comitiva encarnada até Newcastle, onde ele próprio foi igualmente o centro das atenções. Apesar de ter sido uma manhã nublada, o tempo não desmotivou os adeptos que estavam nas proximidades do hotel, onde tiverama a oportunidade de trocar algumas palavras com o Líder das águias.
À espera de uma oportunidade para verem os seus ídolos, o momento mais alto para os adeptos foi quando avistaram Rui Costa, no exterior do edifício, durante esta manhã, 21 de outubro. O Presidente do Clube da Luz aproveitou o tempo para ir dar um pequeno passeio nas redondezas do hotel, onde o Benfica pernoitou desde que aterrou em Newcastle upon Tyne.
Sem ficar indiferente à presença de Benfiquistas nas imediações, Rui Costa fez questão de atravessar a rua, a fim de trocar algumas impressões com os adeptos. Entre algumas conversas rápidas, o antigo maestro das águias aproveitou a ocasião também para assinar alguns autógrafos.
Porém, pelo que o jornal A Bola conseguiu apurar, não eram apenas adeptos portugueses que se encontravam no local. Segundo a mesma fonte, houve também ingleses que não quiseram perder a oportunidade de ver um dos grandes nomes do futebol mundial. Entre os autógrafos distribuídos, Rui Costa também assinou um par de chuteiras e uma camisola do AC Milan, sempre com um sorriso na cara.
Recorde-se que o Benfica entra em campo esta noite, 21 de outubro, para defrontar o Newcastle, partida a contar para a 3.ª jornada da fase de liga da Champions League. O encontro terá o pontapé de saída às 20H00 e terá a arbitragem de Szymon Marciniak. Na antevisão, José Mourinho assumiu que ser+a um jogo exigente.
Internacional brasileiro interessa ao Benfica e José Mourinho já esfrega as mãos
21 Out 2025 | 13:00
Atleta que está na história do Benfica ‘baba-se’ para Cristiano Ronaldo: "Todos sabem"
21 Out 2025 | 12:44
Foi despachado por Rui Costa e agora vem esclarecer saída do Benfica: "Várias propostas"
21 Out 2025 | 12:28