
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica soube, ontem, dia 17 de março, que vai defrontar o Inter de Milão, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, com um sorteio, na teoria, a ser bastante favorável ao Clube encarnado. De um lado da ‘árvore’ existem os encontros do Glorioso contra Inter de Milão e AC Milan contra Nápoles, sendo que do outro lado, os tubarões, Real Madrid enfrenta o Chelsea e o Bayern Munique encontra o Manchester City.
Os comentadores Benquistas Mauro Xavier e Nuno Campilho em declarações ao Glorioso 1904, analisaram o ‘destino’ do Clube da Luz na prova milionária, abordando principalmente se a questão ‘sorte’ existe ou não, e a necessidade de manter o foco no Campeonato.
Sorte em dia de St. Patricks
O sorteio das Champions decorreu no dia de St. Patricks, feriado original irlandês onde se celebra, apesar de outras coisas, a sorte. O contexto perfeito para os adversários que calharam ao Benfica. O comentador encarnado Mauro Xavier considera que “é indesmentível que são oito grandes equipas, mas das oito, ficámos do lado das que têm menor cotação na Europa. Podemos dizer que tivemos a sorte do nosso lado no sorteio”.
Por sua vez, Nuno Campilho, comentador habitual do Glorioso 1904, manda a estrelinha da sorte às malvas: “Não considero sorte. Nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, as equipas que lá chegam, estão lá por mérito próprio e, definitivamente, pela qualidade futebolística que apresentam. Ironicamente, admitir que quando o Inter de Milão eliminou o Porto, era mais forte, agora já deixou de ser”, afirma.
“É claro que se colocarmos em comparação com os três clubes menos apetecíveis (Real Madrid, Bayern Munique e Manchester City), obviamente que se me dessem a escolher eu procuraria evitar esses três. Agora, não se coloca a questão nem na sorte, nem no privilégio e nem na facilidade”, atira.
“Um pormenor muito grande”
Este momento de ‘favoritismo’ encarnado faz os Benfiquistas levantar os pés da terra, contudo é preciso estar ciente dos adversários que estão pela frente. Mauro Xavier destaca a importância do foco. “Mas, da sorte do lado do sorteio a querer saltar eliminatórias muito difíceis, quer com o Inter de Milão, e, em caso de passagem, com o Nápoles ou o AC Milan,… acho que é um pormenor muito grande”, afirma.
É irrefutável que nesta ramificação do torneio temos os dois últimos campeões italianos e o atual líder, isolado por 18 pontos, da tabela da Serie A.
Mauro Xavier salienta a necessidade do emblema da Catedral continuar o bom trabalho: “Os Benfiquistas devem encarar este sorteio como o resto da época. Muita confiança em Roger Schmidt, muita confiança na equipa e seguirmos ‘jogo a jogo’. Se estivermos ao nosso melhor podemos ganhar a qualquer equipa”.
Para Nuno Campilho o ‘trabalho’ não vai ser fácil, realçando a importância da turma de Roger Schmidt dar tudo em campo. “Vão ser dois jogos muito difíceis, intensos e de grande responsabilidade. Se o Benfica quer ir mais longe na competição terá de dar o seu melhor, não há outra hipótese. Convenhamos que o Inter de Milão tem equipa e jogadores para ganhar”, afirmou.
Batalha contra conquistadores no Estádio da Luz
Todo este frenesim ligado à Liga dos Campeões afasta as atenções da Liga Portugal Bwin e, por isso, Mauro Xavier salienta o objetivo principal das águias. “O jogo mais importante que o Benfica tem pela frente é contra o Guimarães e a seguir é preciso ir jogando ‘jogo a jogo’”, remata o conhecido adepto encarnado.
É necessário abordar o jogo contra a formação de Moreno com toda a concentração e humildade, depois das prestações europeias. A última partida entre as duas equipas acabou num empate sem golos e, nesse sentido, Nuno Campilho quer foco em todas as competições: “O Benfica tem decisões importantíssimas no campeonato, tem de ser o seu foco neste momento. Todos os jogos, de todas as competições, são para jogar ao mais alto nível”.
Camisola 61 dos encarnados já falhou dois duelos na fase de grupos do Mundial de Clubes - os alemães da Baviera e Auckland
|
Bruno Lage não tem descanso e, desta vez, o culpado é Florentino. O camisola 61 continua a recuperar da lesão no ombro direito e nem marcou presença na ficha de jogo do Benfica - Bayern Munique. Depois do possível problema físico de Renato Sanches, o técnico fica sem 'trinco', caso Florentino não recupere a tempo.
Bruno Lage lançou várias novidades para enfrentar o Bayern Munique e apostou em Renato Sanches para ser o "trinco" da equipa. O camisola 85 tinha surgido como opção após a lesão do titular da posição frente ao Boca Juniors, ainda na primeira jornada, porém, sua condição física indica que o técnico terá de arranjar outra solução para os seus problemas.
Florentino Luís não esteve sequer no banco na partida contra os alemães e a recuperação para a próxima fase é incerta. Dentro do plantel do Benfica, já não existem mais jogadores inscritos na competição que executam esta função de "6", além do médio de 25 e de Renato Sanches, que não está na sua posição de origem.
Bruno Lage já tinha falado sobre a lesão sofrida pelo médio e não garantiu a sua presença na última jornada. Recorde-se que o Benfica tem sofrido muito com lesões nesta época, onde até mesmo o concorrente do camisola 61, Manu Silva, foi uma das vítimas da posição, estando de fora há vários meses.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 43 embates: 26 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um no Mundial de Clubes. Nos 3.487 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos uma assistência.
Capitão encarnado viu a continuidade na Luz 'ameaçada' por emblema, que agora quer desviar alvo de Rui Costa do caminho dos encarnados
|
Depois de ter tentado levar Otamendi do Benfica, colocando em causa a continuidade do capitão na Luz, o Sevilha junta-se à corrida por Giovanni Simeone. O futebolista argentino está na mira dos encarnados, contudo, pelos vistos, há mais um pretendente no horizonte.
O clube espanhol está interessado em assegurar a contratação do avançado do Nápoles e quem avança esta informação é o jornalista, Gianluca Di Marzio. O camisola 18 da formação italiana pretende mudar de ares, antes do começo de 2025/2026, e o Sevilha surge como uma hipótese, tornando-se concorrente do Benfica na corrida pelos serviços de Giovanni Simeone.
Até ao momento não surgiu nenhuma proposta oficial, pelo que o Benfica poderá respirar de alívio. Contudo, Rui Costa mantém-se atento e até mesmo a outras alternativas, caso Giovanni Simeone não aceite rumar para a Luz, neste defeso de verão. Vale a pena recordar que, Amdouni abandonou o Clube, antes do Mundial de Clubes, embora continue bastante atento à caminhada do plantel de Bruno Lage na competição.
Neste momento, um reforço no setor ofensivo é prioridade para os responsáveis das águias. As saídas de Arthur Cabral e Amdouni abriram vagas por ocupar. Atualmente, só Pavlidis é que é certo para 25/26, isto porque Belotti termina o empréstimo no final da campanha do Benfica no Mundial de Clubes, ainda que a contratação a título definitivo é um cenário que está a ser equacionado pela Direção de Rui Costa.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço do Nápoles, Giovanni Simeone - atualmente com um valor de mercado nos 8 milhões de euros - foi aposta em 30 encontros: 30 na Serie A e três na Taça de Itália. Nos 570 minutos em campo, o avançado, que está referenciado pelo Benfica para o verão, apontou dois golos e realizou duas assistências.
Futebolista do plantel dos vermelhos e brancos deixou uma mensagem de desabafo nas redes sociais, nesta quarta-feira, 25 de junho
|
Anatoliy Trubin viveu uma noite histórica pelo Benfica, não só pela vitória sobre o Bayern Munique, mas, especialmente, pela exibição do guardião. O ucraniano recorreu às redes sociais para destacar o triunfo por 1-0 que foi garantido através do esforço de equipa, de acordo com o jogador.
Na conta de Instagram, nesta quarta-feira, 25 de junho, Trubin realçou as emoções e o esforço do Benfica para garantir uma vitória sobre o Bayern Munique, que assegurava o apuramento à fase seguinte do Mundial de Clubes. "Muitas emoções com tudo o que aconteceu. Não foi fácil, mas o resultado valeu todo o esforço. Este torneio é realmente especial. Até à próxima ronda — os oitavos de final", escreveu o internacional pela Ucrânia.
Anatoliy Trubin sobre o Benfica - Bayern Munique: "Não foi fácil, mas o resultado valeu todo o esforço"
Relembre-se que, Schjelderup abriu o marcador a favor do Benfica, aos 12 minutos da primeira parte. Os pupilos de Bruno Lage não produziram mais nenhum golo e Trubin envergou a capa de herói ao evitar, por diversas ocasiões, o golo do Bayern Munique. O número 1 da baliza encarnada protagonizou defesas impressionantes, que garantiram ao guardião o prémio de melhor jogador em campo, na noite de ontem, no Bank of America Stadium, em Charlotte.
Graças à exibição de Trubin e da restante equipa de Bruno Lage, o Benfica tem partida marcada com o Chelsea, na etapa dos oitavos-de-final do Mundial de Clubes. Esse duelo, que vai assinalar o reencontro com Enzo Fernández, está agendado para o próximo sábado, 28 de junho, para as 21h00. Enzo Maresca, técnico dos blues, já reagiu com elogios aos vermelhos e brancos.
No que toca à presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 50 duelos: 12 na Liga dos Campeões, 32 na Liga Portuguesa, três na Taça da Liga e três no Mundial de Clubes. Nos 4.500minutos disputados dentro das quatro linhas, o guardião internacional pela Ucrânia sofreu um total de 50 golos, dando excelente conta de si.
Confira a publicação de Trubin: