Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Mar 2023 | 09:51 |
O Benfica soube, ontem, dia 17 de março, que vai defrontar o Inter de Milão, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, com um sorteio, na teoria, a ser bastante favorável ao Clube encarnado. De um lado da ‘árvore’ existem os encontros do Glorioso contra Inter de Milão e AC Milan contra Nápoles, sendo que do outro lado, os tubarões, Real Madrid enfrenta o Chelsea e o Bayern Munique encontra o Manchester City.
Os comentadores Benquistas Mauro Xavier e Nuno Campilho em declarações ao Glorioso 1904, analisaram o ‘destino’ do Clube da Luz na prova milionária, abordando principalmente se a questão ‘sorte’ existe ou não, e a necessidade de manter o foco no Campeonato.
Sorte em dia de St. Patricks
O sorteio das Champions decorreu no dia de St. Patricks, feriado original irlandês onde se celebra, apesar de outras coisas, a sorte. O contexto perfeito para os adversários que calharam ao Benfica. O comentador encarnado Mauro Xavier considera que “é indesmentível que são oito grandes equipas, mas das oito, ficámos do lado das que têm menor cotação na Europa. Podemos dizer que tivemos a sorte do nosso lado no sorteio”.
Por sua vez, Nuno Campilho, comentador habitual do Glorioso 1904, manda a estrelinha da sorte às malvas: “Não considero sorte. Nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, as equipas que lá chegam, estão lá por mérito próprio e, definitivamente, pela qualidade futebolística que apresentam. Ironicamente, admitir que quando o Inter de Milão eliminou o Porto, era mais forte, agora já deixou de ser”, afirma.
“É claro que se colocarmos em comparação com os três clubes menos apetecíveis (Real Madrid, Bayern Munique e Manchester City), obviamente que se me dessem a escolher eu procuraria evitar esses três. Agora, não se coloca a questão nem na sorte, nem no privilégio e nem na facilidade”, atira.
“Um pormenor muito grande”
Este momento de ‘favoritismo’ encarnado faz os Benfiquistas levantar os pés da terra, contudo é preciso estar ciente dos adversários que estão pela frente. Mauro Xavier destaca a importância do foco. “Mas, da sorte do lado do sorteio a querer saltar eliminatórias muito difíceis, quer com o Inter de Milão, e, em caso de passagem, com o Nápoles ou o AC Milan,… acho que é um pormenor muito grande”, afirma.
É irrefutável que nesta ramificação do torneio temos os dois últimos campeões italianos e o atual líder, isolado por 18 pontos, da tabela da Serie A.
Mauro Xavier salienta a necessidade do emblema da Catedral continuar o bom trabalho: “Os Benfiquistas devem encarar este sorteio como o resto da época. Muita confiança em Roger Schmidt, muita confiança na equipa e seguirmos ‘jogo a jogo’. Se estivermos ao nosso melhor podemos ganhar a qualquer equipa”.
Para Nuno Campilho o ‘trabalho’ não vai ser fácil, realçando a importância da turma de Roger Schmidt dar tudo em campo. “Vão ser dois jogos muito difíceis, intensos e de grande responsabilidade. Se o Benfica quer ir mais longe na competição terá de dar o seu melhor, não há outra hipótese. Convenhamos que o Inter de Milão tem equipa e jogadores para ganhar”, afirmou.
Batalha contra conquistadores no Estádio da Luz
Todo este frenesim ligado à Liga dos Campeões afasta as atenções da Liga Portugal Bwin e, por isso, Mauro Xavier salienta o objetivo principal das águias. “O jogo mais importante que o Benfica tem pela frente é contra o Guimarães e a seguir é preciso ir jogando ‘jogo a jogo’”, remata o conhecido adepto encarnado.
É necessário abordar o jogo contra a formação de Moreno com toda a concentração e humildade, depois das prestações europeias. A última partida entre as duas equipas acabou num empate sem golos e, nesse sentido, Nuno Campilho quer foco em todas as competições: “O Benfica tem decisões importantíssimas no campeonato, tem de ser o seu foco neste momento. Todos os jogos, de todas as competições, são para jogar ao mais alto nível”.
À entrada para a segunda volta da Liga Portugal Betclic, contas dos encarnados não são favoráveis, mas existe um cenário que pode sorrir às águias
17 Jan 2026 | 10:49 |
José Mourinho não abdica da conquista do título nacional. Depois de um final do ano de 2025 conciliado com um arranque de pesadelo em janeiro, o Benfica pode muito bem ver hipotecadas as suas hipóteses no campeonato, caso não faça algo inédito.
Segundo revelou o jornal O Jogo, o Benfica inicia este sábado, 17 de janeiro, a segunda volta da Liga Portugal Betclic, frente ao Rio Ave. Apesar de estar já a 10 pontos do primeiro lugar, ocupado pelo Porto, matematicamente ainda é possível sonhar com a conquista, se as águias não escorregarem nos próximos 17 duelos da competição.
Pelo que escreve o diário desportivo, o Benfica, caso queira sonhar ainda com o título, terá de conseguir algo histórico: vencer todos os jogos que restam na Liga Portugal Betclic, aguardando que os rivais diretos, Sporting e Porto, percam pontos pelo caminho.
A acontecer isto, seria um feito histórico no reino das águias que, em duas ocasiões, estiveram muito perto de alcançar tal registo. Para confirmar, é preciso recuar à temporada de 2018/19, quando Bruno Lage falhou a folha limpa ao conceder um empate. O mesmo aconteceu na época de 1962/63, sob o comando de Fernando Riera.
Vale a pena recordar que José Mourinho, que irá apresentar um 11 com algumas alterações, não atira a toalha ao chão, acreditando que levará o Benfica a melhores registos. O encontro entre Rio Ave e o Clube da Luz está agendado para este sábado, 17 de janeiro, às 20h30, em Vila do Conde.
Nas últimas horas, rumores apontam que os encarnados estão muito perto de fechar o regresso do antigo camisola 27, que deixou a Luz em 2024
17 Jan 2026 | 10:23 |
O Benfica está a investir todos os esforços para o regresso de Rafa Silva. Pelo que foi apurado, o Clube da Luz já tem tudo acertado com o antigo internacional português, contudo, ao contrário do que a imprensa nacional adiantou inicialmente, as águias ainda têm de negociar a transferência com o Besiktas.
Segundo escreveu o jornal O Jogo, na edição deste sábado, 17 de janeiro, o Benfica ainda tem a difícil tarefa de chegar a um acordo com o Besiktas, contrariando assim a notícia avançada pelo jornal Record, que antecipava uma transferência fechada entre as duas partes.
O mesmo diário desportivo adianta que o Benfica, que terá tudo acordado com Rafa Silva, está disposto a apresentar uma proposta de 5 milhões de euros fixos, à qual serão adicionados cerca de 2M€ em variáveis. No entanto, a imprensa turca revela que o Besiktas tem outros planos em mente.
Depois do presidente do emblema de Istambul ter confirmado que houve, de facto, uma proposta pelo português de 32 anos, os meios turcos explicam que as águias negras não abdicam de receber cerca de 7 milhões de euros fixos, juntando ainda o facto de pouparem cerca de 9M€ em salários.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Em contagem decrescente para regresso ao campeonato, confira as possíveis escolhas feitas pelo treinador encarnado, na visita aos vilacondenses
17 Jan 2026 | 09:56 |
Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Gianluca Prestianni, Leandro Barreiro, Georgiy Sudakov e Vangelis Pavlidis. Este deve ser o 11 inicial que José Mourinho irá apresentar no Rio Ave – Benfica.
Em comparação à equipa titular que alinhou no Estádio do Dragão, na partida da Taça de Portugal, frente ao Porto, o treinador de 62 anos é obrigado a fazer algumas alterações, tendo em conta a lesão sofrida por Richard Ríos, que o vai afastar dos relvados por um extenso período.
O guardião ucraniano vai continuar a ser a aposta entre os postes, visto que se trata da melhor solução dentro do plantel. No que diz respeito à defesa, Mourinho deve promover o regresso do capitão, depois de Otamendi ter falhado o duelo com os dragões, na sequência de um castigo por ter visto um cartão vermelho na Taça da Liga.
No meio-campo é que surgem as grandes dores de cabeça para o Special One. Face à ausência forçada de Richard Ríos, o técnico português tem de encontrar uma solução e o camisola 8 é uma das hipóteses. A avançar com esta escolha, o recuo de Aursnes abre a possibilidade de Prestianni fazer o corredor direito do ataque das águias.
Vale a pena recordar que o Benfica arranca este sábado, 17 de janeiro, a segunda volta da Liga Portugal Betclic, com uma visita ao Rio Ave, encontro a contar para a 18.ª jornada do campeonato. Na primeira volta, os vilacondenses conseguiram alcançar um empate na deslocação ao reduto encarnado.