Futebol
Pérola de Mourinho partilha mensagem emocionante após momento especial no Benfica: "Mãe, pai..."
12 Dez 2025 | 14:58
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Mar 2023 | 09:51 |
O Benfica soube, ontem, dia 17 de março, que vai defrontar o Inter de Milão, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, com um sorteio, na teoria, a ser bastante favorável ao Clube encarnado. De um lado da ‘árvore’ existem os encontros do Glorioso contra Inter de Milão e AC Milan contra Nápoles, sendo que do outro lado, os tubarões, Real Madrid enfrenta o Chelsea e o Bayern Munique encontra o Manchester City.
Os comentadores Benquistas Mauro Xavier e Nuno Campilho em declarações ao Glorioso 1904, analisaram o ‘destino’ do Clube da Luz na prova milionária, abordando principalmente se a questão ‘sorte’ existe ou não, e a necessidade de manter o foco no Campeonato.
Sorte em dia de St. Patricks
O sorteio das Champions decorreu no dia de St. Patricks, feriado original irlandês onde se celebra, apesar de outras coisas, a sorte. O contexto perfeito para os adversários que calharam ao Benfica. O comentador encarnado Mauro Xavier considera que “é indesmentível que são oito grandes equipas, mas das oito, ficámos do lado das que têm menor cotação na Europa. Podemos dizer que tivemos a sorte do nosso lado no sorteio”.
Por sua vez, Nuno Campilho, comentador habitual do Glorioso 1904, manda a estrelinha da sorte às malvas: “Não considero sorte. Nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, as equipas que lá chegam, estão lá por mérito próprio e, definitivamente, pela qualidade futebolística que apresentam. Ironicamente, admitir que quando o Inter de Milão eliminou o Porto, era mais forte, agora já deixou de ser”, afirma.
“É claro que se colocarmos em comparação com os três clubes menos apetecíveis (Real Madrid, Bayern Munique e Manchester City), obviamente que se me dessem a escolher eu procuraria evitar esses três. Agora, não se coloca a questão nem na sorte, nem no privilégio e nem na facilidade”, atira.
“Um pormenor muito grande”
Este momento de ‘favoritismo’ encarnado faz os Benfiquistas levantar os pés da terra, contudo é preciso estar ciente dos adversários que estão pela frente. Mauro Xavier destaca a importância do foco. “Mas, da sorte do lado do sorteio a querer saltar eliminatórias muito difíceis, quer com o Inter de Milão, e, em caso de passagem, com o Nápoles ou o AC Milan,… acho que é um pormenor muito grande”, afirma.
É irrefutável que nesta ramificação do torneio temos os dois últimos campeões italianos e o atual líder, isolado por 18 pontos, da tabela da Serie A.
Mauro Xavier salienta a necessidade do emblema da Catedral continuar o bom trabalho: “Os Benfiquistas devem encarar este sorteio como o resto da época. Muita confiança em Roger Schmidt, muita confiança na equipa e seguirmos ‘jogo a jogo’. Se estivermos ao nosso melhor podemos ganhar a qualquer equipa”.
Para Nuno Campilho o ‘trabalho’ não vai ser fácil, realçando a importância da turma de Roger Schmidt dar tudo em campo. “Vão ser dois jogos muito difíceis, intensos e de grande responsabilidade. Se o Benfica quer ir mais longe na competição terá de dar o seu melhor, não há outra hipótese. Convenhamos que o Inter de Milão tem equipa e jogadores para ganhar”, afirmou.
Batalha contra conquistadores no Estádio da Luz
Todo este frenesim ligado à Liga dos Campeões afasta as atenções da Liga Portugal Bwin e, por isso, Mauro Xavier salienta o objetivo principal das águias. “O jogo mais importante que o Benfica tem pela frente é contra o Guimarães e a seguir é preciso ir jogando ‘jogo a jogo’”, remata o conhecido adepto encarnado.
É necessário abordar o jogo contra a formação de Moreno com toda a concentração e humildade, depois das prestações europeias. A última partida entre as duas equipas acabou num empate sem golos e, nesse sentido, Nuno Campilho quer foco em todas as competições: “O Benfica tem decisões importantíssimas no campeonato, tem de ser o seu foco neste momento. Todos os jogos, de todas as competições, são para jogar ao mais alto nível”.
Chegou a ser capitão de equipa do rival da segunda circular, mas confessou ter estado muito próximo de assinar contrato com o Clube da Luz
12 Dez 2025 | 19:27 |
Bruno Fernandes revelou que esteve muito perto de rumar ao Benfica, em 2018, depois do infame ataque à Academia do Sporting. O médio português, que hoje capitaneia a equipa do Manchester United - que venceu recentemente -, esteve prestes a concluir um negócio que teria sido histórico no futebol português.
Bruno Fernandes: "Houve essa possibilidade. O Benfica queria. Financeiramente, era muito tentador mudar-me para o Benfica"
A revelação foi feita numa entrevista de Bruno Fernandes ao Canal 11. O médio do Manchester United foi um dos jogadores que rescindiu contrato com o Sporting, depois do ataque à Academia verde e branca, por parte de adeptos dos leões, em 2018.
Foi pouco depois dessa ocasião que recebeu uma abordagem do Clube da Luz para a sua contratação, como o próprio contou à imprensa nacional: "Houve essa possibilidade. O Benfica queria. Financeiramente, era muito tentador mudar-me para o Benfica."
"Acredito que, mesmo até hoje, foram muito poucos os jogadores que tiveram a oferta que eu tive. A nível financeiro era um contrato melhor do que o primeiro que tive aqui no Man. United", revelou, ainda, Bruno Fernandes, sobre essa proposta das águias.
O jogador acabou por voltar atrás na sua decisão de deixar o Sporting, e ficou em Alvalade até 2020, quando foi vendido ao Manchester United no mercado de inverno. Desde então que é uma das maiores figuras dos red devils, equipa que capitaneia há vários anos.
Jogador de equipa que está no caminho das águias na prova milionária falou desse embate, mas também do técnico português do Clube da Luz
12 Dez 2025 | 18:39 |
Leonardo Spinazzola considerou justa a vitória do Benfica sobre o Nápoles, e deixou elogios a José Mourinho, treinador com quem já se cruzou durante a sua carreira. O defesa-lateral italiano defrontou as águias recentemente, na Liga dos Campeões, e analisou a derrota frente ao Clube da Luz.
"Em Lisboa, desde o primeiro minuto, percebeu-se que eles tinham uma energia diferente", começou por explicar o experiente defesa-lateral italiano. O Benfica, relembre-se, venceu o Nápoles por 2-0, resultado que permite às águias sonhar com o apuramento na Liga dos Campeões.
O jogador do Nápoles prosseguiu, revelando mais detalhes que ajudaram a ditar a derrota do emblema italiano no Estádio da Luz: "Chegavam primeiro às segundas bolas, ganhavam mais disputas e vimos isso também ao analisar o vídeo do jogo: faltou um pouco de brilho".
Leonardo Spinazzola falou, depois, do treinador do Benfica. As palavras foram elogiosas mas curtas, sobre o treinador com quem se cruzou na Roma, entre as épocas 2021/22 e 2023/24, e com quem disputou 63 partidas: "Mourinho? Achei-o bem, até rejuvenescido".
O italiano terminou, com uma reflexão sobre o que falta para o Nápoles na Champions: "Acreditamos que podemos avançar para a próxima fase da Liga dos Campeões. Ainda há seis pontos em disputa. Mas agora não é hora de pensar nisso. Precisamos de nos concentrar nas próximas partidas. Temos um jogo intenso contra a Udinese pela frente".
Presidente encarnado não quis esperar pelo mercado de inverno para trazer mais um nome importante para a estrutura da formação encarnada
12 Dez 2025 | 16:02 |
Patrick Dippel vai ser o novo chief scout do Benfica. Rui Costa tinha deixado a garantia de que esta vaga seria preenchida pouco depois das eleições do Clube da Luz, e o anúncio oficial das águias deve estar iminente, para uma posição importante na estrutura encarnada.
Rui Costa, relembre-se, já tinha falado desta contratação durante o período eleitoral no Clube da Luz, onde foi reeleito como Presidente das águias: "O Benfica tem neste momento um ótimo grupo de scouting, que será reforçado com um chief scout após as eleições".
"Não vou revelar [o nome] porque a pessoa está empregada e se eu não ganhar as eleições essa pessoa vai continuar onde está, naturalmente. Mas está tudo apalavrado e é um ótimo chief scout. Está acompanhado por uma equipa que temos internamente, que é muito válida, e que tem dado resultados", explicou, ainda, Rui Costa.
Patrick Dippel é, então, o escolhido para ocupar esta vaga tão importante no Benfica. O futuro chief scout das águias cumpria funções semelhantes no Basileia, equipa da Suíça, mas também trabalhou com várias equipas alemãs, como o Hamburgo ou o Bayern Munique.
O Basileia já confirmou, entretanto, a saída de Patrick Dippel do emblema suíço. Sendo assim, o anúncio oficial do Benfica em relação ao novo chief scout deve estar para breve, sendo que o novo elemento da estrutura encarnada deve entrar em funções logo depois dessa apresentação.