
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Ago 2025 | 13:54 |
É esta noite, 6 de agosto, que o Benfica inicia a sua luta pela presença na próxima edição da Liga dos Campeões, às 20h00, e já se sabe qual será o onze provável. O Nice será o primeiro adversário das águias na primeira mão da terceira pré-eliminatória da prova europeia, disputada em França. Está assim marcado um encontro entre duas equipas que, apesar de serem rivais hoje, têm bastante em comum.
O primeiro elo que une de imediato o Benfica e o Nice é o ano de fundação dos dois clubes. Foi em 1904, meses após a fundação do Sport Lisboa, que o Gymnaste Club de Nice foi fundado, a 9 de julho. Inicialmente dedicado a ginástica e atletismo, o Nice iniciou o seu percurso no futebol em 1908. Nesse mesmo ano, em Portugal, dava-se a junção de dois emblemas lisboetas, que dariam assim origem ao Sport Lisboa e Benfica.
Depois, surge a segunda semelhança e, talvez, a mais incontornável. Tal como o Benfica, o Nice adotou a águia como mascote do clube. A ave está representada no emblema das duas equipas, com os franceses a colocarem-na de pé, atrás do brasão, enquanto que os encarnados optaram por posicioná-la no topo, sobre a faixa e coroa circular.
Para além disso, tal como no Estádio da Luz, os minutos que antecedem o pontapé de baliza no Stade Riviera têm como protagonista o animal presente nos emblemas dos dois clubes. Méfi é a águia fémea que faz o reconhecimento do relvado do Nice antes do apito inicial.
Os dois clubes, que partilham ainda a cor principal das suas camisolas, o vermelho, voltarão a encontrar-se para a segunda mão da pré-eliminatória no dia 12 de agosto, sendo que dessa vez será a águia Vitória a entrar em campo antes da bola começar a rolar.
Jornalista e comentador do canal Now analisou o futuro de alguns jogadores dos encarnados e admite que Rui Costa não ficará por aqui
06 Ago 2025 | 13:52 |
Falta cerca de um mês para o mercado de transferências fechar e o Benfica continua a movimentar-se. O rumor mais forte dos últimos dias tem envolvido Kerem Akturkoglu, que interessa ao Fenerbahçe, e abre a necessidade dos encarnados em substituirem o turco. Pedro Sousa, em declarações ao canal Now, deixou a garantia que Rui Costa vai avançar para a contratação de um extremo.
Pedro Sousa: "É real, o Benfica não aceitou transferir agora. Se o Benfica passar esta eliminatória, vai contratar um extremo-direito para o play-off"
"Há um interesse objetivo do Fenerbahçe de José Mourinho. É real, o Benfica não aceitou transferir agora. Se o Benfica passar esta eliminatória, vai contratar um extremo-direito para o play-off. Essa é a prioridade e o único reforço nos planos. Se sair Aktürkoglu, vai haver um substituto", começou por dizer o comentador, no programa 'Record na Hora' no Now.
Vário nomes de peso têm sido apontados ao Benfica para ocupar a posição de 10 ou de extremo. Bruno Lage revelou, em conferência de imprensa, que os encarnados não sentem a falta de um 'criativo', e por isso, Pedro Sousa sublinhou: "Esqueçam aqueles jogadores como Félix, Almada, Brahim Diaz, Dybala… aqueles devaneios".
Pedro Sousa: "Esqueçam aqueles jogadores como Félix, Almada, Brahim Diaz, Dybala… aqueles devaneios"
"Se o Benfica contratar um extremo direito, quem é que está a jogar na posição? Aursnes. Onde é que foi a época de maior sucesso dele? Médio esquerdo, onde está Akturkoglu. Portanto, no momento em que o Benfica contratar um extremo-direito, que é a prioridade absoluta da estrutura encarnada e de Bruno Lage, eu creio que as coisas ficam mais equilibradas", concluiu.
O interesse do Fenerbahçe em Akturkoglu é sério e o jogador já terá acertado um salário com o emblema orientado por José Mourinho. O Benfica aceita vender o jogador, mas apenas por valores acima dos 25 milhões de euros. Para a posição, Bruno Lage só conta com Andreas Schjelderup, que poderá ser titular no próximo encontro frente ao Nice, devido a lesão do turco.
Face certos problemas no setor ofensivo, comunicação social revela que jovem extremo deve ser titular, contudo, não existem certeza da parte das águias
06 Ago 2025 | 13:35 |
De olhos postos na Liga dos Campeões, é praticamente certo que Andreas Schjelderup vá ser o dono da ala esquerda do Benfica, frente ao Nice. Com Kerem Akturkoglu a ficar em Lisboa, o norueguês será o primeira em linha para o lugar, com Bruno Lage a ter de decidir os restantes nomes que vão entrar em campo.
Depois de ter dado um voto de que se sente feliz no Clube da Luz - participando na conferência de antevisão - o extremo norueguês tem assim, mais uma oportunidade de mostrar que é uma mais-valia para a equipa e para o setubalense, depois de ter ficado no banco de suplentes na Supertaça, frente ao Sporting - triunfo das águias por 1-0 -.
Assim, o jovem de 21 anos deve ser a aposta para figurar no 11 inicial do encarnados, depois de ter deixado uma garantia na antevisão: “Sinto que estou a melhorar todos os dias, mas os pontos em que preciso de evoluir muito são os aspetos defensivos e também conseguir correr durante os 90 minutos”.
As palavras de Schjelderup mereceram a aprovação de Bruno Lage, contudo, o mesmo não confirmou este cenário: “Mais importante do que dizer se ele vai jogar, quero pegar naquilo que são as palavras de um jovem, com uma qualidade muito boa e com uma maturidade enorme por saber daquilo que de bom tem e daquilo em que pode crescer”.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica, Andreas Schjelderup - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - participou em 40 jogos oficiais com a camisola do Benfica: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e três no Mundial de Clubes. Nos 1.519 minutos disputados, o extremo internacional pela Noruega apontou cinco golos e fez sete assistências.
Com um pé fora do Clube da Luz, situação do lateral/extremo encarnado pode ser uma vantagem para águias conseguirem desejado futebolista
06 Ago 2025 | 13:08 |
Ativo no mercado, à procura de mais reforços para o Benfica, Rui Costa vê em Tiago Gouveia a solução ideal para o negócio. Neste Exclusivo Glorioso 1904, nosso Jornal revela, segundo fonte próxima, que o Presidente dos vermelhos e brancos pretende incluir o extremo - que já manifestou querer deixar a Luz - para conseguir convencer o Braga a negociar Roger Fernandes.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, Roger é um dos grandes objetivos da SAD do Benfica para este verão. No entanto, o Braga pede cerca de 40 milhões de euros pelo internacional jovem português, valor que o Al Nassr esta disposto a pagar.
O valor é incomportável para a direção liderada por Rui Costa, pelo que Tiago Gouveia poderá ser utilizado como 'moeda de troca' no negócio. Ainda assim, o Benfica terá ainda de acordar com o Braga uma compensação financeira, uma vez que o 'camisola 47' tem valor inferior a Roger.
O Benfica está disposto a dar 20 milhões por Roger Fernandes, negociando ainda uma percentagem de futura venda para ficar na posse do Braga. As conversas deverão decorrer a bom ritmo durante os próximos dias, esperando-se novidades brevemente.
Em 2024/25, fruto da lesão que o atirou para fora dos relvados por vários meses, Tiago Gouveia – atualmente avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas oito encontros pelo Benfica: quatro na Liga Portugal Betclic, três no Mundial de Clubes dois na Segunda Liga e dois na Taça de Portugal. Nos 363 minutos em que esteve dentro das quatro linhas nesta época desportiva, o extremo marcou um golo e fez quatro assistências.