
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
No próximo sábado, 10 de maio, Benfica e Sporting prometem entrar em campo para realizar um dos maiores Dérbis da história, existindo a possibilidade de ambos saírem do Estádio da Luz diretamente para o Marquês de Pombal. Porém, as probabilidades acabam por 'negar' a festa na 33.ª jornada, revelando que não é tão simples este cenário, sendo mais expectável que só se conheça o campeão na última jornada.
O diário A Bola realizou um estudo, onde pesquisou os últimos confrontos entre os dois maiores emblemas de Lisboa realizados na Catedral, para perceber qual a probabilidade da Liga ter um campeão já no dia 10 de maio. O que as duas equipas precisam fazer para serem campeãs não é segredo, mas a chance da festa acontecer acaba por ser pequena.
Pois bem, nos 90 jogos que se realizaram no Estádio da Luz o retrospecto é o seguinte: 50 vitórias do Benfica, 16 do Sporting e 24 empates. Assim sendo, o mais provável é que não haja campeão este sábado. Da meia centena de triunfos conquistados pelo Clube da Luz, são 24 os jogos que o Glorioso venceu por dois golos ou mais de diferença, porém, o último foi em 2014.
Já do lado do Sporting, os leões venceram as águias em 16 oportunidades, sendo a última em 2021/2022, quando triunfaram por 3-1. No total, a turma de Alvalade triunfou em quase 18% das vezes, enquanto o Benfica conseguiu o resultado que irá precisar no sábado 26,6% das ocasiões. Os encarnados venceram o último confronto por 2-1, no ano passado.
Assim sendo, a probabilidade de não haver um campeão no sábado é de 56%, enquanto a de haver um campeão é de 44%. Deste modo, a partida válida para a 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic está agendada para ter início no Estádio da Luz, às 18h00.
Emblema orientado por Claudio Ranieri está já em contacto com os representantes do futebolista, de maneira a garantir a assinatura do contrato
|
Soam as sirenes de mercado: Mile Svilar termina contrato com a Roma em junho de 2027, porém, os dirigentes do emblema transalpino estão já a pensar numa renovação de contrato. De maneira a afastar os pretendentes e garantir o antigo guardião do Benfica no plantel de 2025/26, os italianos querem avançar já com um novo vínculo.
Segundo revelou o especialista em questões relacionadas com o mercado, Ekrem Konur, esta quarta-feira, 7 de maio, os responsáveis da Roma estão já em conversações com os representantes de Svilar sobre a renovação da ligação ao clube. Contudo, as novidades sobre o destino do jovem guardião não ficam por aqui.
Já está mesmo prevista, para breve, uma reunião entre o diretor desportivo dos transalpinos, Florent Ghisolfi, e o agente do guardião sérvio, que enverga a camisola 99 da Roma, de acordo com informações veiculadas pelo jornalista turco, através da rede social X (antigamente conhecida por Twitter).
Importa recordar que, numa entrevista concedida em abril, Svilar recordou os tempos no Benfica, considerando que foi "impaciente" quando deixou a Bélgica. "Teria recebido mais no Anderlecht, não foi por dinheiro que aceitei ir jogar para o Benfica. Eu era um miúdo algo impaciente e pensei que a saída da Bélgica me poderia ajudar a crescer", afirmou o guardião.
Com o Manto Sagrado do Benfica, Mile Svilar - atualmente avaliado em 17 milhões de euros - marcou presença nos relvados em 23 jogos, onde sofreu 20 golos na sua baliza, mas também deixou a meta limpa de golos em oito partidas. Já pela Roma, o belga de 25 anos foi opção, esta temporada, em 48 encontros, somando qualquer coisa como 48 golos sofridos, nos 4.320 minutos disputados.
Confira aqui a publicação do especialista Ekrem Konur sobre o ex-Benfica, Svilar:
Entre várias coincidências que existem no mundo, a presença dos nerazzurri na final da prova pode ser um bom sinal para o Clube da Luz
|
Ao longo da História, várias são as coincidências que marcam o futebol, quer seja a nível nacional, como a nível internacional. Na última noite, terça-feira, 6 de maio, o Inter de Milão e o Barcelona defrontaram-se num encontro a contar para a 2.ª mão da meia-final da Liga dos Campeões. No entanto, a qualificação dos italianos pode ser uma premonição de um Benfica campeão nacional.
Isto porque, ontem à noite, o Inter qualificou-se para a sua sétima presença no encontro decisivo da prova milionária e, coincidência das coincidências, a sua participação na final coincidiu sempre com o Clube da Luz a levantar o troféu de Campeão Nacional.
O facto curioso foi partilhado nas redes sociais, onde na plataforma X, surgiu um tweet a dar conta das datas em que este fenómeno aconteceu. Em 1963/1964, foi a primeira vez que este evento aconteceu, o mesmo repetiu-se por mais duas vezes na década de 60, tal como nos anos 70. Voltou a acontecer em 2009/2010 e, mais recentemente, em 2022/2023.
Vale recordar que o encontro entre os transalpinos e os catalães foi uma ode ao futebol europeu. Depois de um clássico que terminou empatado a três bolas na 1.ª mão, foi necessário haver prolongamento para se encontrar o primeiro finalista desta edição. Um golo de Frattesi, à passagem do minuto 99, fez os adeptos italianos sonhar com uma nova conquista europeia.
Visto que muitos historiadores consideram que a História é cíclica, os Benfiquistas vêm na qualificação nerazzurri, um bom sinal para os encarnados. Recorde-se, que o dérbi que poderá decidir o novo campeão nacional está agendado para sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz e vai contar com a arbitragem de João Pinheiro.
Confira aqui a publicação:
Águias vão receber os leões no próximo sábado, 10 de maio, num Dérbi que pode ser decisivo para as contas do Campeonato Nacional
|
Zeki Amdouni continua ainda em dúvida para o Benfica - Sporting, agendado para o próximo sábado, 10 de maio. No entanto, caso o camisola 7 esteja 100 por cento recuperado da lesão contraída no Estoril, na jornada 32 do Campeonato Nacional, Bruno Lage poderá mesmo apostar no extremo suíço a titular.
É que Amdouni no onze inicial foi precisamente a surpresa que o técnico setubalense utilizou na deslocação do Benfica ao reduto do Sporting, na primeira volta da Liga Portugal Betclic. Assim, segundo revela esta quarta-feira, o jornal desportivo Record, Bruno Lage poderá pensar em colocar novamente o helvético de início.
Apesar da aposta em Amdouni não ter dado frutos no Sporting - Benfica, uma vez que as águias perderam o Dérbi por uma bola a zero, com golo de Geny Catamo, a verdade é que Lage tem sido surpreendido pela positiva com o suíço, que já foi titular nos últimos dois jogos do Campeonato.
Caso o craque emprestado pelo Burnley não esteja realmente em condições de ir a jogo, Ángel Di María deverá ser o eleito para o Dérbi eterno. Benfica e Sporting, recorde-se, vão a jogo no próximo sábado, 10 de maio, pelas 18h00, num duelo que pode decidir quem 'levanta o caneco'.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Zeki Amdouni – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – foi aposta de Bruno Lage em 43 encontros: 11 na Liga dos Campeões, 24 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal e ainda dois na Taça da Liga. Nos 1.372 minutos que disputou, o avançado internacional suíço marcou nove golos e realizou ainda duas assistências de águia ao peito.