
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois do triunfo importante obtido contra o Monaco (3-2), na última quarta-feira, 27 de novembro, que permitiu ao Benfica subir ao 14ª lugar da fase de liga da Champions, as águias preparam um ciclo infernal. Com o encontro da prova milionária para trás, Bruno Lage deu início aos trabalhos, com vista, a preparação da difícil deslocação a Arouca. Depois disso, os encarnados irão ter um intervalo de seis dias para preparar a visita do Vitória de Guimarães, após o encontro com os vimaranenses, o Glorioso entra num frenesim de duelos até ao final do mês.
O Benfica terá jogos difíceis em todas as frentes em que se encontra a participar, começando logo com a receção importante aos italianos do Bolonha, em nova jornada a contar para a Liga dos Campeões. Após duelo europeu, as águias vão para a estrada, com duas deslocações a contar para a Liga Portugal Betclic, primeiro contra o AVS e depois o acerto de calendário na Choupana, frente ao Nacional. O encontro na Madeira é essencial para o Clube da Luz, uma vez que um triunfo irá permitir ultrapassar o Porto e reduzir a desvantagem para o Sporting, líder do Campeonato. Ainda antes do Natal, os rapazes de Lage ainda recebem o Estoril na Luz.
Depois do Natal, o Benfica volta a entrar em ação, mais folgado e com seis dias para preparar a deslocação a Alvalade, onde irá medir forças com o Sporting. Teste de dificuldade máxima para o Glorioso, onde a margem para errar não existe e o triunfo é essencial, para reduzir ainda mais a diferença entre águias e leões na corrida pelo título nacional.
Contudo, o ciclo infernal não termina neste mês de dezembro. O Benfica entra em 2025 com mais jogos importantes nas várias frentes competitivas. As águias iniciam janeiro com um duplo compromisso diante o Braga, a contar para o campeonato e depois para a Taça da Liga, no caso de ultrapassar os guerreiros do Minho, os encarnados terão a final no dia 11 desse mês. Três dias depois, visita ao reduto do Farense, encontro a contar para a Taça de Portugal. Mais tarde, a turma encarnada regressa a casa, onde irá preparar os duelos frente ao Famalicão e Barcelona. O ciclo infernal irá culminar comas deslocações ao estádio do Casa Pia e da Juventus.
Recorde-se que, o Benfica entrou com o pé direito neste ciclo de jogos importantes e onde a margem de erro é nula. A formação orientada por setubalense de 48 anos já somou dois triunfos, goleada frente ao Estrela Amadora (7-0) para a Taça de Portugal e vitória suada diante do Monaco, em Monte Carlo (3-2), na quinta jornada da liga milionária.
Continuidade do médio formado no Seixal tem sido muito discutida nestas últimas semanas, numa altura em que o jogador disputa o Mundial de Clubes
|
Nova reviravolta no futuro de Renato Sanches! Afinal, o médio formado no Seixal tem altas possibilidades de se manter de águia ao peito em 2025/2026. A Direção de Rui Costa tomou uma nova decisão sobre a continuidade do futebolista português e deverá avançar com a renovação do empréstimo do atleta junto do PSG.
O jornal Record dá conta desta mudança de postura por parte dos responsáveis da Luz e adianta que o motivo para esta nova decisão é o facto de acreditarem que podem controlar as lesões de Renato Sanches, agora que o Benfica descobriu o fator principal para os constantes problemas musculares do internacional português. Relembre-se que, a falta de colagénio deixa o médio numa posição mais frágil e vulnerável a contrair lesões, um cenário que tem assombrado o jogador nos últimos anos.
Além disso, existe um outro aspeto que está a ser analisado pela Direção encarnada. O facto de Renato Sanches estar a corresponder às expectativas colocadas no futebolista neste Mundial de Clubes ajuda a que o Benfica considere mesmo o cenário de uma continuidade na Luz. Embora tenha saído com queixas do último jogo, não aparente ser nada de grave, o que dá ainda mais confiança aos dirigentes do Clube de forma a avançar com a renovação do empréstimo.
Recorde-se que, Renato Sanches já esteve longe dos relvados por quatro vezes, em 2024/2025. O Benfica chegou a deixar passar o tempo disponível para ativar a opção de compra, contudo, Rui Costa vai entrar em negociações junto da direção do PSG para tentar perceber as condições de um novo empréstimo, ao invés de uma contratação a título definitivo.
Na temporada de 24/25, com a camisola do Benfica, Renato Sanches – avaliado em 3 milhões de euros – realizou 21 encontros: 10 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga, três no Mundial de Clubes e um na Taça de Portugal. Nos 635 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio marcou um golo, diante do Auckland City.
Futuro do camisola 3 continua a dar que falar todos os dias face ao interesse vivo do Real Madrid em levar o defesa espanhol para longe da Luz
|
Afinal, a história é outra: as declarações de Rui Costa ao jornal espanhol Marca sobre a novela de mercado entre Carreras e o Real Madrid não aconteceram. Fonte oficial do Benfica desmentiu as palavras do Presidente do Clube da Luz, assegurando que o dirigente não falou sobre as propostas dos merengues.
O jornal A Bola revela que a fonte do Benfica afirmou que Rui Costa "não prestou as declarações que lhe são atribuídas pelo jornal Marca". Depois da vitória sobre o Bayern Munique, o Presidente encarnado limitou-se a parabenizar a equipa de Bruno Lage pelo resultado histórico, não falando sobre o futuro de Álvaro Carreras.
Recorde-se que, Rui Costa, alegadamente, terá deixado um 'aviso' nas declarações prestadas ao jornal Marca. "Que façam uma proposta" foram as alegadas palavras do Presidente do Benfica, que ainda esclareceu que não tinha chegado nenhuma proposta do Real Madrid pelo defesa-esquerdo. Ora, afinal, essas mesmas declarações são mentira.
Refira-se que, no início do Mundial de Clubes, Rui Costa tinha colocado os pontos nos i's sobre a situação de Carreras no Benfica, garantindo que, à data, não existia nenhum entendimento entre o emblema da Luz e o Real Madrid, "Carreras está a fazer o Mundial de Clubes connosco e é jogador do Benfica. Depois logo se verá o que acontece com todo o mercado, não apenas com o Álvaro. Está concentrado em fazer o Mundial de Clubes pelo Benfica. Houve propostas que não foram do nosso agrado. Nem para o Álvaro nem para qualquer jogador", afirmou Rui Costa.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – avaliado em 35 milhões de euros – marcou presença em 52 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.519 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou quatro golos e fez cinco assistências
Futebolista não entra nos planos do treinador para 2025/2026 e poderá estar de malas feitas para abandonar o Clube da Luz
|
O AEK pode vir a dar 'mãozinha' a Rui Costa para 'despachar' David Jurásek do Benfica. O emblema grego está interessado na contratação do lateral-esquerdo, que terminou o empréstimo no Hoffenheim e está de regresso ao Clube da Luz. Contudo, pode já estar de malas aviadas para a Grécia.
De acordo com informações adiantadas pelo portal 'Gazetta', o futebolista de 24 anos não entra nos planos de Bruno Lage para 2025/2026 e, por isso mesmo, Rui Costa volta a tentar 'despachar' Jurásek. O AEK poderá ajudar a que o Presidente do Benfica consiga resolver esta situação.
A mesma fonte assegura, ainda, que as negociações já estão muito avançadas, pelo que Rui Costa poderá alcançar um acordo com a direção do AEK nas próximas semanas, oficializando a saída de David Jurásek. Recorde-se que, além dos gregos, o Torino tinha demonstrado interesse no defesa do Benfica.
Além disso, vale a pena relembrar que, David Jurásek nunca conseguiu vingar de águia ao peito. O jogador foi contratado ao Slavia de Praga para ocupar a vaga deixada por Grimaldo, no verão de 2023, contudo, no defeso de inverno, acabou por fazer as malas no Benfica e rumar ao Hoffenheim, onde cumpriu dois empréstimos.
Na temporada de 24/25, ao serviço do Hoffenheim, David Jurásek – atualmente com um valor de mercado em 7 milhões de euros – realizou 22 encontros pela turma germânica: 14 na Bundesliga, cinco na Liga Europa, um na Regionalliga e dois na DFB Pokal. Nos 1.122 minutos que disputou, o defesa-esquerdo de 23 anos apontou apenas três assistências.