
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na antecâmara para o dérbi que irá colocar frente a frente o Benfica e o Sporting, as duas equipas contam com muitos jogadores com experiência no capítulo das conquistas.No entanto, num dado curiosos, há dois nomes que saltam à vista, por terem festejado troféus com as cores dos rivais.
Estamos a falar de Nicolás Otamendi, capitão do Glorioso e de Nuno Santos, atualmente a representar a turma de Alvalade. Os dois atletas são os futebolistas com mais títulos nacionais conquistados nas duas equipas. O argentino conta com quatro, já o português festejou por três ocasiões distintas.
No entanto, tanto como o encarnado, como o leonino, ambos têm uma particularidade que os une, foram campeões nacionais pelos rivais das suas respectivas equipas atuais. Dos quatro troféus que conquistou, o camisola 30 apenas levantou o último com as águias, as três primeiras conquistas foram com o Porto. No caso do camisola 11 já festejou com o Sporting em duas ocasiões, contudo, a primeira vez que sentiu o sabor da conquista foi precisamente com o Benfica, em 2015/2016.
A fechar o pódio das conquistas, há vários jogadores que levantaram a Liga em duas épocas diferentes. Do lado do Clube da Luz, aparece Florentino Luís. Já do lado dos verdes e brancos, a lista conta com nomes de Gonçalo Inácio, Matheus Reis e Pedro Gonçalves.
Recorde-se, que o encontro está marcado para o próximo sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz, a partir das 18h00 e irá contar com a arbitragem de João Pinheiro, da AF Braga. Em caso de triunfo do Benfica, por uma diferença de dois golos, as águias festejam de seguida a conquista do 39.ª Campeonato Nacional.
Defesa não vive momentos fáceis, depois de ter sido associado ao Clube da Luz e de ter preferido rumar a outras paragens no mercado de inverno
|
Alberto Costa não vive um período fácil na Juventus. Depois de ter preferido rumar à Serie A ao invés de vestir o Manto Sagrado do Benfica, o lateral, que chegou a ser apontado como uma alternativa a Alexander Bah, foi, na passada terça-feira, 5 de maio, arrasado pela imprensa estrangeira, mais precisamente pelo diário desportivo Tuttosport.
Objeto misterioso de 15 milhões de euros
"Objeto misterioso de 15 milhões de euros", começa por escrever o diário transalpino, que considera que, apesar de Alberto Costa ter somado já várias oportunidades na Juventus, a verdade é que "nunca aproveitou as chances para brilhar". O Tuttosport realça ainda que nem a mudança de treinador, nem a chegada de Igor Tudor, inverteram a situação do alvo do Benfica que é "preterido em relação a outros jogadores, mesmo adaptados".
Alberto Costa, recorde-se, foi um dos vários alvos do Benfica na janela de transferências de inverno. Aquando da saída de Issa Kaboré, os responsáveis encarnados apontaram a mira ao antigo lateral do Vitória de Guimarães. Contudo, e face aos milhões apresentados pela Juventus, o Clube da Luz acabou por perder a corrida pelo jovem atleta.
Recentemente, perante a falta de minutos na vecchia signora, Alberto Costa tem vindo a ser associado a uma transferência. O lateral-direito nascido em Santo Tirso foi apontado ao Sporting para a janela de mercado de verão, sendo que os leões de Frederico Varandas também sondaram o atleta em janeiro.
Na presente temporada desportiva, ao serviço da Juventus, desde o mercado de inverno, Alberto Costa - atualmente avaliado em 10 milhão de euros - foi aposta em apenas sete embates: seis na Serie A e ainda um na Coppa Italia. O defesa direito, que chegou então a estar na mira do Benfica em janeiro de 2025, disputou qualquer coisa como 144 minutos pelos transalpinos.
Futebolista tem sido apontado a uma saída no mercado de transferências de verão e a possibilidade de mudança para a América do Sul está mesmo a ganhar força
|
Com o Mundial de Clubes a aproximar-se a passos largos e com o futuro de Darwin Núñez ainda por resolver, há quem garanta que o destino do antigo atacante do Benfica, que chegou a somar 15 assistências de águia ao peito, pode mesmo vir a mudar, com o craque a ser 'oferecido' ao... River Plate.
De acordo com informações veiculadas pela DSports Radio, esta quarta-feira, 6 de maio, o avançado uruguaio, que enverga agora as cores do Liverpool, terá sido colocado à disposição pelos reds, que viram o River Plate da Argentina como uma opção válida para um negócio no mercado de transferências de verão.
Segundo revela a mesma fonte, esta transferência tem em vista a participação de Darwin Núñez no Mundial de Clubes, com o ponta de lança a ser cada vez mais apontado a uma saída de Anfield. Pois bem, perante a proposta do Liverpool, o emblema argentino estará agora a avaliar a possibilidade de 'apertar as mãos' com os responsáveis ingleses.
Importa recordar que, além de contar agora com o River Plate como opção, Darwin Núñez está também na lista de compras do Atlético Madrid e Barcelona. O antigo avançado do Benfica deve mesmo mudar de ares na janela de transferências de junho, restando saber agora qual será o destino do uruguaio.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Liverpool, Darwin Núñez – atualmente avaliado em 50 milhões de euros – marcou presença em 44 encontros: 27 na Premier League, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça da Liga e dois na Taça de Inglaterra. Nos 1.989 minutos em que foi opção de Arne Slot, o ex- avançado do Benfica marcou sete golos e protagonizou ainda cinco assistências.
Confira aqui a publicação que revela que Darwin Núñez, ex Benfica, foi oferecido ao River Plate:
A preparar o duelo decisivo que irá determinar o próximo vencedor, o setubalense tem entre as fileiras um experiente nessa matéria
|
No próximo sábado, 10 de maio, a febre do dérbi vai atingir temperaturas sem igual, uma vez que haverá pela frente um encontro decisivo para descobrir quem será o novo Campeão Nacional. Do lado do Benfica, a experiência não falta e Bruno Lage vê em Nicolás Otamendi um especialista no capítulo de levantar troféus em Portugal.
Conforme escreveu o jornal A Bola, o capitão do Glorioso é o atleta com mais Campeonatos Nacionais no plantel dos encarnados, contando já com quatro Ligas no seu extenso currículo. No entanto, vale salientar que só o quarto troféu foi celebrado de águia ao peito, em 2022/2023, visto que os restantes títulos foram levantados com a camisola do Porto, na década anterior.
Contudo, além do veterano defesa central de 37 anos, o setubalense conta pelo menos com mais um atleta que já sabe o que é vencer a prova de regularidade em mais do que uma ocasião, nomeadamente Florentino Luís. O camisola 61, a par de João Mário, que saiu no início desta temporada, conta com duas conquistas pelo Benfica, 2018/2019, onde coincidiu com o setubalense e em 2022/2023, com Roger Schmidt.
Uma vez que, tanto Otamendi, como Florentino são os únicos Benfiquistas com mais do que um campeonato, Bruno Lage conta também com sete atletas que venceram a Liga por uma ocasião, numa lista em que surgem os nomes de Ángel Di María, Alexander Bah, Fredrik Aursnes, Andreas Schjelderup, Renato Sanches, António Silva e Samuel Soares.
O encontro decisivo está marcado para o próximo sábado, 10 de maio, às 18h00 e vai contar com a arbitragem de João Pinheiro. Vale lembrar, que o Benfica, para levantar o caneco no Estádio da Luz, terá de vencer os leões por uma diferença mínima de dois golos. Caso este cenário se concretize, os encarnados já têm a festa bem encaminhada.