Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Benfica informou que o empréstimo de Svava Gudmundsdóttir, extrema direita islandesa, terminou e que a jogadora de 28 anos vai regressar ao Gotham FC, equipa que cedeu a atleta ao Clube da Luz no mercado de transferências transato.
A passagem da internacional pela Islândia na equipa de futebol feminino dos encarnados foi de pouco furor, não conseguindo marcar a diferença ao serviço de Filipa Patão. A avançada fez somente duas partidas (84 minutos) desde que chegou ao Glorioso, com apenas uma titularidade.
"O Clube agradece o profissionalismo com que a avançada internacional islandesa encarou a presença entre as Inspiradoras, por cedência do Gotham FC, da Liga americana de futebol. O SL Benfica endereça a Svava votos de felicidades no rumo que definir para a sua vida", escreveram as águias na nota emitida no site oficial.
A saída da islandesa coincide com a chegada de Chandra Davidson, com o objetivo de reforçar a frente de ataque encarnada. De recordar que desde a saída de Cloe Lacasse, no mercado de verão, Filipa Patão não tem uma ponta-de-lança titular indiscutível.
Nesta temporada, Svava Gudmundsdóttir realizou as somente duas partidas pelas águias, onde não registou qualquer golo ou assistência. Na época transata, ao serviço do Gotham FC, participou em sete jogos, também sem qualquer registou individual.
Águias e vimaranenses entram em campo no próximo sábado, dia 7 de Dezembro, em nova jornada da Liga Portugal, no Estádio da Luz
|
0O Benfica entra, novamente, em campo, no próximo sábado, 7 de dezembro para medir forças com o Vitória de Guimarães. Bruno Lage quer ver a equipa encarnada dar continuidade ao bom momento que atravessa desde a última pausa para as seleções em 2024. O Glorioso deu início a um ciclo complicado de jogos e, até ao momento, tem correspondido às exigências com sucesso. Em vésperas de receber o conjunto minhoto, há quem faça o lançamento do encontro e adianta que irá ser uma grande partida entre as duas formações.
João Alves, antiga glória do Clube da Luz, esteve à conversa com a BTV, no dia em que completou 72 anos e começou por demonstrar o amor que sente pelo Glorioso, onde jogou na posição de médio. “O Benfica foi, desde pequenino, o clube do meu coração. Habituei-me, quando era miúdo, a ver a Taça dos Campeões Europeus, o Eusébio, os Bicampeões Europeus, de chorar pelo Benfica”, afirmou o antigo jogador do Benfica.
Além de falar do paixão pelo Glorioso, o antigo internacional português também fez questão de recordar os “momentos muito bons” que viveu na Luz, especialmente os “títulos” conquistados de águia ao peito e relembrou, com saudades, essas experiências especiais, “Felizmente, passei muito mais momentos excecionais do que alguns momentos maus”, salientou em declarações à BTV.
João Alves – Penso que vai ser um jogo aberto, em que poderá haver bastantes golos e ser um bom espetáculo
Recorde-se que, o antigo jogador do Glorioso, foi também treinador principal do conjunto de Guimarães, no início da década de 90 do século passado (1990/1991 e 1991/1992). Em relação ao encontro do próximo sábado, João Alves realçou a qualidade dos encarnados, mas salientou que o Vitória irá criar dificuldades, “O Benfica tem jogado muito bem em casa, e marcado muitos golos. Portanto espero uma equipa dentro dessa linha de atuação, mas não será fácil pois o V. Guimarães vai dar réplica”, frisou o Benfiquista de 72 anos.
Águias irão ter reencontro com duas formações oponentes bem conhecidas e irá um duelo de estreia com a formação da Nova Zelândia
|
0O sorteio do Mundial de Clubes da FIFA, realizado na última quinta-feira, dia 5 de dezembro, definiu que o Benfica, orientado por Bruno Lage, pertence ao Grupo C, onde o Glorioso irá medir forças com os alemães do Bayern Munique, os argentinos do Boca Juniors e os neozelandeses do Auckland City. O Mundial de Clubes irá decorrer entre 15 de junho e 13 de julho do próximo ano, nos Estados Unidos da América.
O evento de ontem ditou também que, o Clube da Luz irá iniciar o percurso na nova competição da FIFA, com uma estreia diante o Boca Juniors. A segunda jornada será uma novidade, contra o Auckland City. Por fim, os encarnados irão concluir a fase de grupos com uma partida diante a formação da Baviera que, recorde-se, já defrontou o Glorioso no início de novembro, para a Liga dos Campeões.
Boca Juniors
Traçando o perfil das equipas que irão defrontar o Benfica, comecemos pela formação argentina, orientada por Fernando Gago, O Boca Juniors tem um plantel que, está atualmente, avaliado em 92 milhões de euros. O nome mais sonante da formação sul-americana é Edinson Cavani que, em 2020 esteve muito próximo de assinar pelo Glorioso. O avançado uruguaio é o segundo melhor marcador da equipa, com quatro golos, estando apenas atrás de Miguel Merentiel (7). Ao todo, o conjunto de Buenos Aires conquistou 35 Campeonatos Nacionais e seis Taças dos Libertadores, ganhando o estatuto de um dos emblemas mais emblemáticos do futebol mundial.
Auckland City
O segundo adversário do Clube da Luz é formação neozelandesa, liderada pelo técnico Albert Riera. O Auckland City é o atual vice-campeão da liga da Nova Zelândia, depois de terem perdido na final contra o Birkenhead. O plantel do conjunto neozelandês está avaliado em cinco milhões de euros e foi fundado em 2004. Teoricamente é considerado o adversário mais acessível do Grupo C.
Bayern Munique
A fechar a fase de grupos, o Glorioso volta a medir forças com o conjunto alemão, depois dos pupilos de Bruno Lage terem perdido 1-0, em jogo a contar para a Champions. O conjunto bávaro, orientado por Vincent Kompany, está avaliado em 936 milhões de euros, fazendo dos alemães, a equipa mais valiosa do grupo. No palmarés, o Bayern conta com a conquista de seis Ligas dos Campeões e 33 Campeonatos Nacionais, as últimas 11 ligas foram conquistadas de forma consecutiva, até que o ciclo foi quebrado, na temporada passada, pelo Bayer Leverkusen.
Presidente do Clube da Luz estabeleceu a prioridade de ataque para o defeso de janeiro, que está muito perto de abrir
|
0Ao fechar portas a saídas em janeiro, Rui Costa definiu outras estratégias para o mercado de inverno. O Benfica vai ao ataque à procura de uma solução para o flanco direito, que conta com Alexander Bah e Issa Kaboré, atualmente.
De acordo com informações adiantadas pelo jornal A Bola, esta sexta-feira, 6 de dezembro, a contratação de um lateral-direito voltou a entrar nos planos dos responsáveis encarnados, face à falta de rendimento de Kaboré. Com o internacional pelo Burquina Faso apontado à saída já em janeiro, o Benfica pretende reforçar o plantel de Bruno Lage com uma nova solução para competir com Alexander Bah.
A mesma fonte garante que o reforço da zona central fica adiado para um próximo mercado de transferências, tendo existido a preferência para 'trancar portas', ao invés de deixar sair um dos três centrais (Otamendi, Tomás Araújo e António Silva). Apesar do camisola 4 do Benfica estar a ser associado a uma mudança para Itália, tendo a Juventus atenta, Rui Costa já deixou a promessa de que os jogadores encarnados só saem em janeiro se um clube se chegar à frente e pagar a cláusula de rescisão respetiva.
Com as finanças em vista, o Benfica optou, então, por dar prioridade a um reforço do setor direito, também, muito pela questão da urgência de dar soluções a Bruno Lage nessa posição. Alexander Bah tem sido alvo de muitos problemas físicos esta época e Issa Kaboré não convenceu, por isso, as águias querem garantir um lateral-direito o quanto antes, aproveitando, então, a janela de janeiro para dar uma prenda ao treinador do Glorioso.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Alexander Bah – atualmente avaliado em 13 milhões de euros – foi opção em 15 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões e um na Taça da Liga. Nos 1.206 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa direito de 26 anos apontou duas assistências e um golo.
Alexander Bah chegou ao Benfica no verão de 2022, deixando o Slavia Praga a troco de 8 milhões de euros. Ao todo, de águia ao peito, o lateral já fez 89 partidas, onde apontou quatro tentos e somou 12 passes para golo, conquistando um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).
Até ao momento, com a camisola do Benfica, Issa Kaboré – atualmente avaliado em 10 milhões de euros – realizou apenas seis encontros. Nos 192 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 23 anos não deixou as melhores indicações, sendo que Bruno Lage acabou mesmo por adaptar Tomás Araújo a lateral-direito.