Futebol
Números não mentem: a 'estranha relação' entre Mourinho e o banco do Benfica
07 Fev 2026 | 09:24
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
01 Jul 2024 | 17:34 |
O Benfica oficializou a contratação de Vangelis Pavlidis, esta segunda-feira, dia 1 de julho, e o diretor desportivo do AZ Alkmaar, Max Huiberts, já se despediu do antigo avançado grego do conjunto neerlandês. O dirigente destacou as qualidades pessoais do ponta-de-lança, para lá da qualidade enquanto jogador.
"Depois de um período de adaptação, teve um grande impacto na equipa. Não só pelos muitos golos, mas também pela sua personalidade e pelo seu profissionalismo. Com a mentalidade, atitude e ética de trabalho dele, conquistou os companheiros", começou por dizer Huiberts em declarações prestadas ao site do AZ Alkmaar.
"Como melhor marcador da Eredivisie [campeonato dos Países Baixos], chegou o momento de voar. Estamos convencidos de que o mundo do futebol vai ouvir falar muito mais de Vangelis nos próximos anos. Estamos orgulhosos dos progressos dele e dos passos que dá todos os dias. Desejamos-lhe os maiores sucessos e continuaremos a acompanhá-lo com o maior prazer", terminou o dirigente.
Em 2023/24, ao serviço do AZ Alkmaar, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 46 partidas: 34 no Campeonato Nacional, 10 na Conference League e dois na Taça. Nos 4.134 minutos que disputou, o avançado grego marcou 33 golo e fez seis assistência.
Desde que chegou ao AZ Alkmaar, no início de temporada 2021/22, Vangelis Pavlidis contabiliza 137 encontros, 80 finalizações certeiras e 25 passes para golo. O avançado faz parte agora do plantel do Benfica, orientado por Roger Schmidt, para a época 2024/25.
Futebolista, que tem integrado lote de lesionados nas últimas semanas, começa a mostrar sinais de impaciência para voltar a ajudar plantel encarnado
07 Fev 2026 | 10:50 |
Richard Ríos não consegue esconder as saudades que sente dos relvados. Pelo que foi possível verificar, o médio colombiano, através das redes sociais, partilhou uma imagem onde revelou a vontade que sente em ajudar o Benfica, numa altura em que se encontra a recuperar de uma lesão.
Através da sua conta oficial de Instagram, o camisola 20 publicou, na passada sexta-feira, 6 de fevereiro, uma fotografia do grupo, no centro do relvado do Estádio da Luz, na habitual comunhão antes de qualquer partida. A acompanhar a fotografia, Ríos escreveu o seguinte: "Saudades! ❤️🤍".
A recuperação da lesão sofrida no ombro tem sido um processo complicado para Ríos, que tem mostrado alguma impaciência para regressar aos relvados. Recentemente, foi tido em conta que o colombiano ficou bastante desiludido pelo facto de ter ficado de fora do duelo com o Real Madrid, onde o Benfica venceu por 4-2.
Vale a pena recordar que o colombiano não joga desde 14 de janeiro, altura em que sofreu a lesão no ombro. Desde então, Ríos tem-se empenhado em regressar o mais rapidamente possível às opções de José Mourinho e, segundo os rumores veiculados na imprensa, a data de regresso pode coincidir com o encontro da primeira mão do playoff da Champions, precisamente contra o colosso espanhol.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Richard Ríos — avaliado em 22 milhões de euros — leva 32 encontros disputados: 16 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.622 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez duas assistências.
Defesa-central português tem contrato válido até ao verão de 2027, contudo, negociações entre as duas partes têm-se arrastado durante vários meses
07 Fev 2026 | 10:29 |
António Silva continua sem mostrar interesse em aceitar a proposta do Benfica. Pelo que foi apurado, o processo de renovação entre o Clube da Luz e o defesa-central arrasta-se há meses e, com o tempo, a SAD encarnada, liderada por Rui Costa, vai ficando mais incapacitada de fechar um acordo mais vantajoso.
Segundo deu conta o jornal A Bola, na edição deste sábado, 7 de fevereiro, António Silva, que na temporada de 2026/27 entra no seu último ano de contrato, ainda não chegou a um acordo com o Benfica, situação que está a criar enorme pressão na estrutura, para evitar que o camisola 4 saia por um valor bastante reduzido, ou até a custo zero.
No entanto, apesar de, no passado mês de outubro, Rui Costa, na altura recandidato à Presidência das águias, ter revelado que o processo de renovação com António Silva estava bem encaminhado, não é esse o cenário que se tem verificado. Os meses passam e ainda não existe fumo branco entre os encarnados e o internacional português.
Por outro lado, a mesma fonte revela que um dos fatores por detrás da falta de acordo está relacionado com o descontentamento do jogador. Pelo que o diário desportivo apurou, António Silva combina jogos a titular com o banco de suplentes — algo a que Mourinho não recorre com regularidade. Além disso, o central geralmente rende sempre o compatriota Tomás Araújo.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, António Silva — avaliado em 30 milhões de euros — já realizou um total de 29 partidas oficiais: 13 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 2.294 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o português somou boas exibições.
Num período conturbado, devido às polémicas circundantes ao campeonato saudita, equipa do ex-Benfica sorriu à custa da turma do antigo portista
07 Fev 2026 | 09:50 |
O Al Nassr alcançou uma vitória importante na noite desta sexta-feira, 6 de fevereiro, na corrida pelo título saudita. A turma orientada pelo antigo treinador do Benfica, Jorge Jesus, recebeu e venceu o Al Ittihad, por 2-0. Tratou-se de uma “vingança” depois da derrota sofrida, diante do conjunto de Sérgio Conceição, na Taça do Rei da Arábia Saudita.
Com João Félix na equipa titular, o jogador formado no Seixal acabou por ser um farol do Al Nassr, depois de mais uma ausência forçada de Cristiano Ronaldo. Recorde-se que o capitão da seleção nacional tem-se recusado a jogar, como forma de protesto para com a falta de transparência nos investimentos que o PIF faz nos principais emblemas do campeonato saudita, beneficiando o Al Hilal.
Numa primeira parte onde não houve golos, o domínio do encontro pertenceu ao Al Nassr, que conseguiu neutralizar as principais valências do Al Ittihad. A equipa de Jorge Jesus teve mais posse de bola durante os primeiros 45 minutos de jogo, contudo, as oportunidades não se traduziram numa vantagem no marcador.
Numa partida envolta em polémicas, o encontro só ficou resolvido nos minutos finais. Em cima do minuto 80, o defesa do Al Ittihad cortou um lance com o braço, com o árbitro a assinalar uma grande penalidade, convertida por Sadio Mané. Com o Al Nassr a vencer por 1-0, Ângelo, em cima do minuto 90, fez o 2-0 e festejou como Cristiano Ronaldo.
Depois de um começo de 2026 terrível, o Al Nassr conquistou, frente à turma de Sérgio Conceição, a sexta vitória consecutiva. Feitas as contas, o clube do ex-Benfica Jorge Jesus e João Félix recuperou o segundo lugar da tabela classificativa, somando 49 pontos, ficando apenas a um ponto do líder Al Hilal (50).