Futebol
Benfica vê queixa dar frutos e CD castigado Porto em milhares de euros
11 Jun 2026 | 15:15
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
12 Mai 2026 | 16:43 |
O nome de Marco Silva continua a ganhar força nos bastidores do Benfica e, esta terça-feira, surgiu um episódio que voltou a aumentar a curiosidade em torno do futuro do comando técnico encarnado. O treinador do Fulham foi apanhado no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelo canal Now, momentos antes de seguir viagem para Londres… precisamente no mesmo avião de José Mourinho
A coincidência não passou despercebida, sobretudo numa altura em que continuam a crescer os rumores sobre uma possível saída do Special One para o Real Madrid. O Benfica já admitiu internamente diferentes cenários para o futuro e Marco Silva é um dos treinadores mais apreciados pela estrutura liderada por Rui Costa.
O técnico português termina contrato com o Fulham no final da temporada e continua sem anunciar qualquer decisão relativamente ao futuro. Essa situação mantém o treinador bem colocado numa eventual corrida à sucessão de Mourinho, caso o atual líder da equipa encarnada deixe efetivamente o Benfica no verão.
José Mourinho, por sua vez, viajou para Londres para visitar a família, mas o facto de ambos terem seguido no mesmo voo acabou imediatamente por alimentar novas especulações. Principalmente depois das notícias que ligam o treinador encarnado ao Real Madrid nas últimas semanas.
Marco Silva continua a ser visto como um nome muito forte dentro da estrutura benfiquista devido ao percurso realizado em Inglaterra e ao perfil valorizado pela SAD encarnada. Enquanto Mourinho mantém o foco na reta final da temporada, nos bastidores da Luz começam já a ganhar força os cenários para uma possível mudança no banco técnico.
Guarda-redes é visto como o alvo prioritário das águias para o caso do guardião ucraniano acabar por deixar o Clube da Luz neste verão
11 Jun 2026 | 17:09 |
Ederson pode voltar ao Benfica caso Anatoliy Trubin deixe a Luz no mercado de verão. O guarda-redes brasileiro, atualmente com 32 anos e ligado ao Fenerbahçe até junho de 2028, volta a ser associado aos encarnados numa altura em que o futuro do internacional ucraniano está em aberto.
Em maio, o Glorioso 1904 adiantou que Ederson atravessava um período de insatisfação no clube turco, marcado pela crescente contestação dos adeptos e pela pressão em torno das suas exibições. Segundo o nosso Jornal, o guardião considera que Lisboa foi um dos pontos altos da sua carreira, tendo sido no Benfica que ganhou projeção internacional e se afirmou ao mais alto nível.
De acordo com a SIC Notícias, o eventual regresso de Ederson só avançará caso o Benfica venda Anatoliy Trubin. O ucraniano tem despertado forte interesse em Inglaterra, com Aston Villa e Tottenham Hotspur entre os principais candidatos à sua contratação.
Segundo avançou o jornalista Sam C, o emblema de Birmingham acompanha o internacional ucraniano nas últimas semanas e poderá avançar com uma proposta formal, numa altura em que o clube se prepara para uma possível saída de Emiliano Martínez, apontado à Juventus.
Já o Tottenham vê no guarda-redes do Benfica uma solução de futuro para a baliza e poderá beneficiar da ligação de Roberto De Zerbi ao jogador. O técnico italiano trabalhou com Trubin no Shakhtar Donetsk e é apontado como um admirador das suas qualidades.
Com a despedida do experiente defesa central, há vozes que pedem um novo general encarnado apesar da dupla talentosa entre António Silva e Tomás Araújo
11 Jun 2026 | 17:02 |
A saída de Nicolás Otamendi para o River Plate obrigou o Benfica a acelerar a procura por reforços para o eixo defensivo. Com Tomás Araújo e António Silva como únicas opções consolidadas para o centro da defesa, os encarnados pretendem contratar dois centrais: um jogador experiente e outro com margem de progressão.
O adeus do internacional argentino deixa uma marca significativa no plantel. Além da qualidade exibida dentro de campo, Otamendi era uma das principais referências do balneário, acumulando o estatuto de capitão durante as últimas temporadas ao serviço das águias.
Os números ajudam a explicar a importância do defesa de 38 anos. Na última edição do campeonato, foi o jogador do plantel com mais duelos disputados e com uma das melhores taxas de sucesso, confirmando a influência que teve na consistência defensiva da equipa.
Em declarações ao jornal Record, João Manuel Pinto destacou precisamente essa característica do argentino. "Isto é próprio de jogadores sul-americanos, que têm esta forma de jogar, com intensidade e agressividade", afirmou o antigo capitão encarnado.
Também Hélder Cristóvão considera que o Benfica perde muito mais do que apenas um central. "O Benfica perde liderança, atitude e exemplo. Otamendi sempre deu tudo pelo Benfica e pela camisola que vestiu. E foi também um suporte para António e Tomás", referiu o antigo defesa das águias.
Hélder Cristóvão: "É preciso mais alguém para as outras provas"
Apesar da confiança depositada em António Silva e Tomás Araújo, ambos os antigos capitães consideram que a dupla necessita de concorrência e apoio de um jogador mais experiente. A ideia passa por acrescentar liderança e garantir maior profundidade ao plantel para todas as competições.
"Acredito que a dupla vai ser António e Tomás, embora o Benfica necessite de um central, com mais experiencia, que lhes faça sentir que o lugar não está seguro. Para o campeonato, os dois são suficientes, mas é preciso mais alguém para as outras provas", defendeu Hélder Cristóvão.
No mercado, um dos nomes mais bem posicionados é Jorge Cuenca. O central espanhol do Fulham, de 26 anos, agrada à estrutura encarnada e conhece bem Marco Silva, contudo a exigência milionária poderá impossibilitar o negócio. A capacidade de atuar com o pé esquerdo é vista como uma mais-valia importante para o futuro treinador das águias.
Além de Cuenca, o Benfica continua atento a outras soluções para o setor. Olivier Boscagli, atualmente no Brighton, voltou a ser associado aos encarnados, enquanto Tiago Gabriel, jovem internacional sub-21 português que representa o Lecce, também surge entre os jogadores referenciados para reforçar a defesa na próxima temporada.
Emblema da Luz continua a aguardar o pagamento total pelo jogador que não conseguiu singrar durante a sua estadia de águia ao peito
11 Jun 2026 | 16:38 |
Um ano depois da saída de Arthur Cabral para o Botafogo, continuam a surgir desenvolvimentos relacionados com a transferência do avançado brasileiro. O jogador deixou o Benfica a 9 de junho de 2025, numa operação avaliada em 12 milhões de euros fixos, aos quais poderiam acrescer mais 3 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
No entanto, segundo informações agora reveladas no âmbito do processo de Recuperação Judicial do emblema carioca, o Botafogo terá liquidado apenas cerca de um milhão de euros do valor acordado com os encarnados. De acordo com o juiz Marcelo Mondego de Carvalho Lima, da 2.ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, o clube brasileiro mantém uma dívida de 11,1 milhões de euros ao Benfica.
A situação surge numa altura particularmente delicada para a SAD do Botafogo, que enfrenta dificuldades financeiras significativas após a gestão liderada pelo empresário norte-americano John Textor. Segundo os dados divulgados no processo, o passivo do clube ascende atualmente aos 214 milhões de euros. Apesar do atraso nos pagamentos, o Benfica continua salvaguardado numa eventual futura transferência do avançado, mantendo direito a 10 por cento da mais-valia de uma venda futura de Arthur Cabral.
Entretanto, os problemas do Botafogo não se ficam pela situação financeira. O clube brasileiro foi recentemente alvo do sexto transfer ban imposto pela FIFA, desta vez devido a uma dívida relacionada com a contratação de Lucas Villalba ao Nacional de Montevideu, concretizada em janeiro deste ano.
Além deste caso, o emblema carioca já acumulava outras cinco sanções semelhantes. Quatro delas estão relacionadas com dívidas pendentes junto de Atlanta United, Ludogorets, New York City e Zenit, referentes às transferências de Thiago Almada, Rwan Cruz, Santiago Rodríguez e Artur. A quinta punição resulta do incumprimento no pagamento de multas administrativas.
Benfica vê queixa dar frutos e CD castigado Porto em milhares de euros
11 Jun 2026 | 15:15
Especulado no Benfica, César Peixoto está muito perto de rumar a Inglaterra
11 Jun 2026 | 14:36
Vítor Pinto 'pressiona' Rui Costa e exige transparência no Benfica: "A grande dúvida é..."
11 Jun 2026 | 13:36